O que é inteligência emocional? Descubra e torne-se uma mulher de sucesso - Mulheres Bem Resolvidas

Se você gostou desse Blog clique no +1:

O que é inteligência emocional? Descubra e torne-se uma mulher de sucesso

Você já ouviu falar na inteligência emocional? Ela é a capacidade de administrar as próprias emoções para atingir os próprios objetivos. É por isso que é necessário saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações a fim de realizar as suas atividades!

A inteligência emocional faz toda a diferença no dia a dia de uma mulher, podendo aumentar a sua satisfação e resultados em vários aspectos da vida!

Descubra mais sobre o assunto nesse post e torne-se uma mulher de sucesso. Você vai entender:

  • Afinal, o que é inteligência emocional?;
  • Dicas para aumentar a sua inteligência emocional;
  • Vantagens da inteligência emocional;
  • Conclusão.
A inteligência emocional faz toda a diferença no dia a dia de uma mulher.

Afinal, o que é inteligência emocional?

De forma simplificada, a inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de conseguir lidar de forma correta com suas emoções, favorecendo o seu dia a dia, vida e relacionamentos com outras pessoas.

Então, uma pessoa com inteligência emocional consegue minimizar as suas emoções negativas e focar nas positivas.

Dessa forma, gerar bons resultados fica mais fácil, afinal de contas, você não se deixa levar pelas emoções nocivas que podem causar danos na sua vida familiar, amorosa ou profissional.

Aliás, engana-se quem pensa que a inteligência emocional não pode ser desenvolvida. Como qualquer outra, essa inteligência deve ser aprendida e aprimorada ao longo da vida de uma pessoa.

Psico.online

Dicas para aumentar a sua inteligência emocional

Agora que você entendeu o que é inteligência emocional e quer colocar em prática na sua vida, dê uma olhadinha nas dicas abaixo. Tenho certeza que irão te ajudar. Vamos lá!

Busque desenvolver seu autoconhecimento

Muitos têm a impressão de que a pessoa que possui um bom nível de inteligência emocional já nasceu pronta e não é necessário fazer mais nada.

Mas não é bem assim.

Na verdade, são raras as pessoas que já nascem com essa inteligência. Saiba que a maioria dos indivíduos precisa de muito autoconhecimento para identificar e mudar comportamentos prejudiciais.

Aliás, ao desenvolver o autoconhecimento é possível verificar que você possui pontos fortes e fracos. Portanto, ao saber disso, o ato de receber feedbacks positivos e negativos não causam nem soberba e, muito menos, baixa autoestima.

Aliás, tudo isso traz conhecimento para utilizar as próprias qualidades ao seu favor, sem se deixar abalar pelas críticas, ou ficar arrogante pelos elogios recebidos.

Não tenha medo de falar sobre você

Uma outra característica de uma mulher com inteligência emocional é gostar de falar de si, mas não de um modo convencido ou vitimista.

Uma mulher poderosa sabe reconhecer as suas conquistas ou uma tarefa bem feita. Por isso, não espere o elogio de terceiros, expresse seus bons resultados aos colegas de trabalho, chefe, família e amigos.

Pense antes de agir

Pensar antes de agir é uma característica de uma mulher poderosa e inteligente.

Afinal, ela sabe que a impulsividade pode até parecer uma boa ideia no primeiro momento, mas os frutos do falar e agir sem pensar podem trazer grandes prejuízos para sua vida.

Dessa forma, ela pensa e analisa bem antes de tomar qualquer decisão, ainda mais quando envolve terceiros.

Aperfeiçoe suas habilidades sociais

A mulher que quer melhorar a sua inteligência emocional também precisa aperfeiçoar as suas habilidades sociais.

Com isso, é necessário conviver com pessoas que pensam e agem de formas diferentes. Essa é uma atitude favorável, pois ao lidar com conflitos e opiniões diversas, é possível desenvolver a interação social e aumentar a sua inteligência emocional.

Certamente, o isolamento social pode até parecer algo razoável quando não conseguimos lidar com opiniões ou personalidades contrárias. Entretanto, a mulher de sucesso sabe lidar com essas adversidades, enfrentando as situações que a colocam a prova.

Inegavelmente, algumas pessoas podem pensar que enfrentar as situações é tratar os outros de forma rude.

Mas essa não é a atitude correta.

Ter inteligência emocional é saber que mesmo que as opiniões de outras pessoas sejam contrárias as suas, é possível tratar e debater diversos temas sem brigas, de forma cordial e educada.

Conheça as suas emoções

Em primeiro lugar, conhecer as suas emoções é essencial para desenvolver a inteligência emocional. Dessa forma, é preciso identificar os gatilhos para que as suas emoções sejam ativadas.

Nessa etapa é recomendado anotar todas as suas emoções e quais foram os estímulos para que elas surgissem, tanto as boas quanto as ruins.

Assim, você conseguirá identificar mais facilmente as suas emoções e também as causas, e terá mais conhecimento para controlá-las.

Controle as suas emoções

A ansiedade, o estresse e outras situações do dia a dia podem acabar causando emoções pouco favoráveis na nossa vida. Ter o controle sobre elas é o que vai garantir uma maior estabilidade e sucesso em todas as áreas da vida.

Então, você deve estar se perguntando como controlar as suas emoções, não é?

Saiba que esse é um exercício diário, que precisa de atenção e empenho até que você consiga identificar e controlar as suas emoções mais facilmente.

Posteriormente, um dos grandes segredos para controlar as emoções é deixar de agir de forma impulsiva, pois quando a emoção da raiva, impaciência ou outra que seja nociva é desencadeada, a primeira vontade que temos é demostrá-las em ações imprudentes. Essas atitudes podem ser a causa de muito arrependimento logo em seguida.

Cada situação tem diversas formas que podemos agir. Dessa maneira, pense com calma na atitude ou até na reação a algo que te estressa, te desafia ou que causa pressão em você.

Manter a calma, evitar a ansiedade e praticar exercícios de respiração e atividades de lazer prazerosas ajudam nessa fase.

Se automotive

A automotivação facilita no desenvolvimento da inteligência emocional. Lembre-se que a sua motivação é você quem faz.

Para isso, é importante não deixar a sua energia se esgotar por coisas que não valem a pena tomar a sua atenção.

Tenha mais empatia

A empatia é outra característica de uma mulher com inteligência emocional.

Ser mais sensível e perceptiva com as emoções dos outros permite entender melhor as atitudes delas, facilitando o relacionamento interpessoal.

Criar um clima mais positivo e com mais empatia com sua família, amigos e colegas de trabalho favorece os relacionamentos e melhora a qualidade de vida de todos que convivem no mesmo ambiente.

Vantagens da inteligência emocional

Existem muitas vantagens em ser uma mulher com inteligência emocional. Conheça algumas delas:

1. Diminui os níveis de ansiedade e estresse

Com as cobranças, falta de tempo e dificuldade no relacionamento interpessoal, muitas mulheres lidam com a ansiedade e altos níveis de estresse.

Dessa fora, desenvolver a inteligência emocional ajudará a diminuir esses problemas.

2. Aumenta a autoestima e autoconfiança

O aumento da autoestima e da confiança também são outras vantagens de controlar melhor as suas emoções, já que o medo e baixa autoestima são algumas das causas para estagnação na vida.

3. Aumenta capacidade de tomada de decisão

Muitas mulheres reclamam da dificuldade em tomar decisões, mas com o controle das emoções é possível avaliar melhor as situações em que se encontra e ter um aumento na capacidade de decisão.

4. Aumenta o nível de comprometimento com suas metas

A dificuldade de concretizar sonhos está ligada ao não comprometimento para cumprir metas. Com o uso da inteligência emocional ao seu favor, é possível aumentar o nível de compromisso e execução das metas definidas.

5. Clareza nos objetivos e ações

Saiba que uma mulher de sucesso tem mais clareza nos seus objetivos de vida e em suas ações. Isso acontece graças a sua inteligência ao lidar com as suas emoções.

6. Diminui atritos nos relacionamentos

A maioria dos problemas nos relacionamentos são causados pela falta de inteligência emocional, facilitando brigas e discussões desnecessárias.

A mulher que lida bem com suas emoções convive melhor com as pessoas e tem menos atritos em suas relações seja amorosas ou familiares.

A mulher que quer melhorar a sua inteligência emocional também precisa aperfeiçoar as suas habilidades sociais.

7. Empatia pelo outro

A empatia pelo outro também é uma das vantagens que pode ajudar no desenvolvimento pessoal e no sucesso em todas as áreas da vida.

Uma pessoa com empatia pelas emoções de outras convive melhor em todos os ambientes que passa.

8. Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional oferece uma qualidade de vida maior. Assim, a mulher com inteligência emocional também possui um dia a dia mais equilibrado e feliz.

9. Maior senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro

A visão de futuro permite traçar e ir em busca dos objetivos, e o aumento do senso de responsabilidade oferece mais disciplina para conseguir realizar cada meta e ter uma vida de sucesso. Somente com inteligência emocional é que isso é possível.

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de conseguir lidar de forma correta com suas emoções.

10. Melhora a administração do tempo e produtividade

Para aumentar a produtividade é necessário ter uma administração melhor do tempo.

Quando você controla as suas emoções, isso pode oferecer alguma vantagem, pois há um progresso da concentração e as tarefas são realizadas em menor tempo.

11. Acaba com a autosabotagem

O medo de tentar, de não conseguir, de passar vergonha são alguns sintomas da autossabotagem. A principal culpada desse problema é a falta de habilidade para lidar com as emoções.

Entretanto, quando você trabalha a inteligência emocional é possível eliminar a autossabotagem e conquistar seus sonhos e ser uma mulher de sucesso.

12. Melhora os relacionamentos interpessoais

Toda mulher que quer ser bem sucedida na vida precisa melhorar os relacionamentos interpessoais.

Ao adquirir a inteligência emocional isso se torna possível! Em suma, você fica com uma maior habilidade, paciência e empatia para lidar com outras pessoas.

A mulher com inteligência emocional também possui um dia a dia mais equilibrado e feliz.

Conclusão

Nunca se esqueça que as suas emoções impactam diretamente o seu cotidiano.

Sabe aquelas pessoas que estão sempre cercadas de pessoas, são adoradas e queridas por todos?

Elas têm e emanam a inteligência emocional que possuem.

Por que você também não pode ter?

Tenha certeza que, ao seguir as nossas dicas e desenvolver a inteligência emocional, sua vida será muito mais plena, feliz e bem sucedida!

Gostou de saber mais sobre inteligência emocional e nossas dicas para se tornar uma mulher de sucesso? Então acompanhe o blog e confira sempre nossos conteúdos!

Beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)