As suas ações impactam o mundo! Aprenda a usar esse poder

Se você gostou desse Blog clique no +1:

As suas ações impactam o mundo! Aprenda a usar esse poder

Como nossas ações afetam outras pessoas? Às vezes, nós sabemos imediatamente. Às vezes, nunca sabemos. O fato é que tudo que fazemos, seja algo grande ou pequeno, afeta alguém. Esse pensamento pode ser assustador, porém, pode nos ajudar a ter mais cuidado com nossas decisões ou escolhas. Se as suas ações impactam o mundo, você precisa aprender a usar esse poder da melhor forma. Quer saber como? Então leia esse texto até o final.

suas-açoes-impactam-o-mundo-catia-damasceno

O texto de hoje será divido nos seguintes tópicos:

  • O poder das escolhas
  • A responsabilidade de suas ações
  • Controlando situações cotidianas
  • Toda ação tem uma consequência
  • Quando não é sua responsabilidade
  • O impacto das boas ações no mundo
  • Perguntas que podem te ajudar a ver como suas ações impactam o mundo
  • Impacte o mundo da melhor forma!

O poder das escolhas

Hoje existe uma atitude em muitas pessoas que faz escolhas com pouca ou nenhuma consideração pelos outros. Não é egoísmo; mais egocentrismo através da ignorância e falta de empatia. A cultura obcecada pelo individualismo encoraja as pessoas a pensarem apenas em si mesmas quando se trata de decisões e não se preocupam com o impacto em outras pessoas. No entanto, as vidas estão entrelaçadas em milhões de maneiras diferentes, e não há como escapar da influência que temos sobre os outros.

A responsabilidade de suas ações

Existe uma série chamada 13 Reasons Why que fez muito sucesso quando foi lançada. A história gira em torno de uma adolescente que se suicida e deixa 13 fitas de áudio contando os 13 porquês que a levaram a decisão de se suicidar. O interessante é que alguns desses porquês não significavam nada para as pessoas que praticaram a ação, mas para a adolescente foi um dos fatores de decisão para o suicídio. Ou seja, às vezes ações que para nós parecem idiotas, para alguém podem ser a gota d’água. Ou mesmo o oposto, algum gesto de cuidado, carinho ou atenção pode transformar o dia de alguém sem que você perceba.

Controlando situações cotidianas

Ninguém sabe exatamente o que o outro está passando, então é por isso que precisamos tratar cada ser humano com bondade. Eu sei o que é sentir como se o mundo inteiro fosse seu inimigo simplesmente por causa de ações de terceiros. Por isso, decidi ser a pessoa que pode provar para alguém que a vida vale a pena ser vivida. Provar que ainda há bondade em um mundo que pode parecer tão cruel. Tento viver minha vida sem odiar, tornando os sentimentos dos outros uma prioridade porque nunca sei quando minhas ações podem mudar a vida de alguém, positivamente ou negativamente.

suas-açoes-impactam-o-mundo-catia-damasceno

Toda ação tem uma consequência

Toda ação que você faz tem uma consequência pode ferir ou curar direta ou indiretamente alguém. Depois da minha experiência de ser ferida, escolhi curar e continuar a ser uma pessoa que cura os outros. Claro que estou longe de ser perfeita, mas eu me esforço através do meu discurso e ações diárias. Um pequeno ato de bondade, como um sorriso ou uma palavra de encorajamento pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.

Há uma frase que diz: “Se você é neutro em situações de injustiça, você escolheu o lado do opressor”. Portanto, mesmo uma ação tão simples como não fazer nada tem um impacto, porque todos os que ficam de braços cruzados e observam uma provocação de intimidação permitem que a vítima seja mais danificada.

Quando não é sua responsabilidade

Ok, já dissemos aqui que suas ações impactam o mundo, porém em alguns casos, o impacto pode ser negativo, sem sua responsabilidade. Você deve estar se perguntando: como assim? Você toma suas decisões e coloca algumas decisões em prática e isso pode causar inveja nos outros. Pode ser qualquer coisa, algo que você fez que resultou em uma conquista de trabalho, algo que você comprou ou simplesmente o fato de estar feliz. Há pessoas que vivem rodeadas de sentimentos negativos e qualquer coisa que você fizer, despertará o sentimento de inveja.

Nestes casos, você não pode fazer nada. Você não é responsável pelo que alguém sente, pela imaturidade ou pelo sentimento negativo que é despertado nessas pessoas. Eu sei que é irritante saber que nossas alegrias, nossas conquistas afetam alguém dessa forma, porém temos que tentar lidar com essa situação da melhor maneira possível. Um conselho que eu dou para lidar com esse tipo de pessoa: fique exposta a ela o menor tempo possível. Vai ser melhor para a sua saúde mental.

O impacto das boas ações no mundo

As boas ações são muito poderosas e impactantes, além de trazer inúmeros benefícios, tanto para quem realiza, quanto para quem recebe. Há muitos benefícios para fazer essas ações. Alguns desses benefícios podem ser muito óbvios para você, enquanto outros, você nem imagina. Veja como as boas ações podem impactar você e o mundo.

Como afeta os outros

Quando você faz uma boa ação, você está naturalmente ajudando alguém. Quando você dá uma comida para um sem teto, por exemplo, você não está apenas matando sua fome. Além de obter comida, ele também recebeu a mensagem de que é importante e vale a pena ser ajudado. Essa boa ação aquece seu coração e também enche seu estômago.

Como afeta você

Além de ajudar alguém, fazer uma boa ação aquece seu próprio coração e faz você se sentir bem. Ao se concentrar em alguém que não seja você mesmo, lembre-se de que você não é o único no mundo que tem problemas. Na verdade, é possível que haja muitas pessoas lá fora cujos problemas são muito piores do que os seus.

Estar ciente de como suas ações afetam os outros irá ajudá-la a tomar decisões mais sábias, tornar-se mais simpática para os outros, aumentar a positividade em seus relacionamentos e aumentar a sua autoconfiança. A consciência de como suas ações impactam o mundo criará um clima de felicidade e te orientará a viver um estilo de vida mais mais prazeroso.

suas-açoes-impactam-o-mundo-catia-damasceno

Perguntas que podem te ajudar a ver como suas ações impactam o mundo

Como você vê suas ações?

Antes de pensar sobre como suas ações afetam o mundo, considere como você vê as ações que você faz. Quais são as suas verdadeiras intenções ao fazer alguma coisa? Por que você escolheu tomar essa decisão e você está feliz com isso?

Como suas ações influenciam os outros?

Pense sobre as pessoas em sua vida e sobre as relações que você tem. Você pode ver um padrão entre a forma como escolhe tratar os outros e os relacionamentos que você possui. Você luta para ter uma relação positiva com sua família?

Você percebe o poder de suas ações?

Você pode estar em uma posição em que você está subestimando o poder das escolhas que você faz. Você tem o poder de fazer alguém feliz, triste, inspirado ou deprimido. Reflita sobre o verdadeiro poder de suas ações.

Quais são as suas alternativas?

É fácil para gente tomar uma decisão e sentir que é a coisa certa a fazer, sem considerar as outras opções. O que primeiro vem à mente geralmente parece ser a ação correta a ser tomada, embora muitas vezes não seja. Veja todas as opções e escolha a melhor.

Como posso ser uma observadora melhor?

Compreender como suas ações influenciam o mundo ao seu redor envolve você desenvolver suas habilidades como observadora. Você tem que aprender a ouvir e a ver as coisas de uma perspectiva diferente. É muito importante prestar atenção à forma como as pessoas respondem às coisas que você diz ou faz.

suas-açoes-impactam-o-mundo-catia-damasceno

Impacte o mundo da melhor forma

Sempre lembre de como as suas ações impactam o mundo, por isso, faça com que suas ações tenha as melhores repercussões possíveis. Tenha responsabilidade sobre o que você diz ou faz e lembre-se de que você pode fazer a diferença na vida de alguém.

A vida está cheia de oportunidades para ser uma influência positiva sobre os outros, ou uma influência negativa sobre os outros. Nós temos a escolha. E o que fazemos ou não fazemos pode ser a diferença para deixar alguém no topo ou empurrar para o abismo.

Todos nós temos a oportunidade de afetar os outros de maneira profunda. Todo dia. O que você está fazendo hoje que está afetando positivamente os outros? O que você pode fazer para ser uma luz para outra pessoa?

Até amanha. Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)