Por muito tempo, ser solteira (principalmente depois dos 30) era visto como algo ruim para a vida da mulher.

O homem poderia se relacionar sem se comprometer com ninguém, que mesmo assim teria sua imagem de “conquistador” inabalada.

Enquanto a mulher era vista como problemática, com algefeito grave, e desesperada para arrumar um parceiro.Hoje, embora ainda possa sofrer com comentários maldosos, a mulher solteira costuma estar muito bem com seu status civil.

Sim, às vezes é normal sentir carência. Mas isso não significa que ser solteira seja algo ruim.

Ao contrário: até 2017, o número de solteiros era de 78 milhões apenas no Brasil. Afinal, as pessoas andam cada vez mais conscientes de que entre um parceiro ruim e sua liberdade, a segunda opção vale muito mais a pena. 

Ok, você sabe que a liberdade é muito boa, mas a família continua pegando no seu pé e a carência anda forte.

Mesmo construindo sua carreira, pagando suas contas e tendo uma vida ativa, você ainda ouve aqueles comentários maldosos sobre sua vida amorosa — muitas vezes vindos até dos seus amigos. Será que ser solteira é algo realmente bom? Sim, é ótimo!

Neste post, você vai entender:

  • Por que as mulheres recebem tantas cobranças sobre sua vida amorosa e sexual;
  • Se ter um casamento depois dos 30 é algo ruim;
  • Quais as principais vantagens de ser solteira.

Vamos lá?

Você acha que ser solteira é algo ruim? Descubra neste post por que não ter um parceiro pode ser algo muito positivo!

Por que mulheres recebem tantas cobranças na vida amorosa?

Nós vivemos em uma sociedade machista que, embora já tenha sido muito pior, ainda precisa avançar bastante. Enquanto homens são celebrados quando saem com muitas mulheres (os famosos “pegadores”), as mulheres são criticadas (as “galinhas”).  

Pode parecer reconfortante ter um relacionamento e cessar esse tipo de questão. Ledo engano.

Uma pesquisa revelou que os homens são muito mais beneficiados pelo casamento do que as mulheres. Para se ter uma ideia, o mesmo estudo revela que os casados sofrem menos com problemas de saúde do que os solteiros. Mas que tipo de conclusão podemos tirar dessas informações? Que, infelizmente os homens ainda enxergam as mulheres como mães ou babás deles.

Mas saiba que não há uma fórmula mágica para relacionamentos. Você pode se casar cedo e ter uma vida feliz com seu parceiro, ou deixar para mais tarde, e mesmo assim ter uma união infeliz. Apenas a convivência poderá revelar se a decisão foi correta.Portanto, antes de se casar, namore bastante, conviva de perto com seu parceiro e veja se vocês se complementam em outros fatores além do sexo.

Você acha que ser solteira é algo ruim? Descubra neste post por que não ter um parceiro pode ser algo muito positivo!

Casar mais velha pode ser ruim?

Não, mas, como em qualquer relacionamento, não há certeza de que vá ser bom. A grande vantagem é que uma mulher mais madura tem mais chances de se casar por vontade, e não por impulso.

Além disso, a probabilidade de que esteja bem-sucedida em sua carreira é maior quando mais velha. Isso significa que ela, dificilmente, será financeiramente dependente de um marido — e, caso seja, não ficará presa a um relacionamento por isso.

Segundo um estudo do Institute for Family Studies, quem se casa aos 25 anos tem 50% menos de probabilidade de se separar em relação a quem se casa aos 20.

No entanto, após os 30, as chances de separação aumentam 5% a cada ano. Isso significa que quem se casa aos 34 anos tem 5% de chances a mais de se separar do que quem se casa aos 33. Entretanto os motivos para esse aumento não estão claros.

A suspeita é de que quem se casa mais velho está acostumado à vida de solteiro e tem mais dificuldades de se adaptar ao convívio. Ou seja, para essa pessoa, vale mais a pena ser solteira.

Quais as principais vantagens de ser solteira?

Veja por que você deve aproveitar sua solteirice!

Independência

Pergunte a uma amiga casada do que ela mais sente falta da época de solteira.

Provavelmente ela vai responder sobre fazer as coisas do seu jeito, sem ter que tentar entrar em um acordo com a outro com o parceiro. A liberdade de ser solteira é que, se você mora sozinha e paga suas próprias contas, pode tomar as decisões que achar mais corretas. 

Desde ir ao novo restaurante até começar um emprego novo na Europa. Todas as decisões implicam apenas na mudança de sua vida. Além disso, apenas o fato de não ter que dar satisfações a ninguém sobre cada passo que você der já é uma grande vantagem de ser solteira, não é verdade?

Felicidade

Segundo Paul Dolan, professor de ciências comportamentais da London School of Economics, as mulheres solteiras são mais felizes. Para o professor, são elas quem mais perdem quando resolvem dizer sim ao casamento. Enquanto os homens deveriam se preocupar em encontrar uma parceira, para elas, isso não deveria ser um fator a se considerar.

Já o professor Elyakim Kislev, da Hebrew University de Israel, não só concorda com Dolan, como também afirma que solteiros costumam ter uma formação acadêmica muito melhor que a dos casados.

Amizades

Quando se está em um relacionamento, é bem normal que vocês dividam os amigos — quase ao ponto de ambos conhecerem as mesmas pessoas, sem ninguém novo para apresentar ao outro. Mas, na hora da separação, esses grupos acabam se dividindo, pelo menos por um tempo.

Assim, ser solteira permite que você conheça pessoas novas com mais facilidade, porque não é preciso entrar em um consenso de quais lugares frequentar — do clube de crochê às aulas de pole dance, por exemplo. Tendo tempo, dinheiro e disposição, as únicas despesas afetadas serão as suas.

Aliás, outro detalhe é que casais costumam visitar os mesmos lugares e, consequentemente, acabam vendo as mesmas pessoas.

Ao ser solteira, é você quem determina se deve continuar na rotina ou procurar por algo novo. Além disso, há casos de pessoas que abandonam suas amizades por causa de um parceiro.

Nesse caso, é provável que haja dois problemas: a excessiva dependência emocional do parceiro (você acha que sua vida gira ao redor dele) ou uma relação abusiva (ele controla todos os seus passos e exige que pare de falar com amigos). Em ambos os casos, procure ajuda.

Economia

Segundo o economista Samy Dana, solteiros gastam mais com festas, bebidas, alimentação, lazer e cultura, estudos e viagens, enquanto os comprometidos têm mais despesas com presentes, jantares e programas culturais para os dois.

Além disso, estar casada pode significar a divisão de contas, mas também o dobro de gastos. Já na solteirice, todas as despesas são de sua responsabilidade — mas você gasta seu dinheiro como achar melhor.

Por fim, se o dinheiro estiver curto, você não vai ter que gastar com presentes em datas comemorativas.

Espaço

Não é preciso dividir cama todos os dias, nem sair de casa para ter uma hora só para você. Além disso, nada de ter que se preocupar com a tampa do vaso sanitário aberta, a toalha molhada em cima da cama.

Mas é você quem faz tudo isso? Beleza. A casa é sua, e você pode fazer o que quiser!

Escolha

Você pode ser solteira e não ser sozinha — isso vai de sua escolha.

Ser solteira, aliás, permite que você conheça homens diferentes e tenha uma percepção mais apurada, tanto afetiva quanto sexualmente. Afinal, conhecendo pessoas diferentes, é possível ter mais bagagem para saber qual tipo de beijo, práticas sexuais e até características de personalidade são mais compatíveis com você.

Isso não significa, também, que você deva sair pegando todo mundo caso não queira. Mas caso deseje, não se esqueça da camisinha, hein?

Planejamento

Estar solteira permite que você tenha mais liberdade para planejar o que deseja fazer da vida, principalmente com relação à carreira.

Em um relacionamento, a outra pessoa é sempre um fator a ser considerado quando o cargo exige alterações significativas da sua rotina — mudança de estado, por exemplo.É claro que um namorado não deve ser impedimento para que você siga seus sonhos.

Mas se uma mulher deseja fazer um mestrado internacional e seu parceiro tem um emprego estável, as chances de que ele queira abrir mão da carreira para ir contigo são menores. Com isso, ela pode se sentir desencorajada e até insegura. Novamente, digo a você: o parceiro não deve impedir nada em sua vida.

Ao contrário, nada melhor do que estar cercada de gente que te apoie. Além disso, muitos casais conseguem superar a distância.

Porém, para quem é solteira, tomar esse tipo de decisão é muito mais fácil. Afinal, a única vida afetada (quando se é financeira e emocionalmente independente) é a sua.

Programas de família

Ok, essa vantagem é bastante relativa. Há quem goste bastante de frequentar programas de família.

Mas se você é mais tímida, reservada ou se não aguenta mais responder “e quando vai ser o casamento?” ou “e os filhos?”, não ter que visitar a tia-avó ou o primo de terceiro grau de um parceiro pode ser uma grande vantagem.

Conclusão

Viu como ser solteira é ótimo quando você sabe aproveitar a fase? Portanto, não ligue para a opinião alheia.  Se você deseja ficar sozinha, fique; se quer um relacionamento com alguém que gosta de você, entre sem medo. O importante é saber aproveitar a própria companhia e não jogar sua felicidade nas costas de outra pessoa.

Assim, seus relacionamentos serão muito mais saudáveis porque acontecerão por desejo de ambos, não por medo da solidão. Pronta para ser feliz sem precisar de um parceiro? 

Gostou do artigo sobre ser solteira? Então fique aqui no blog e leia outros textos sobre sexo, relacionamentos e autoestima!

Beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.