Sexo pós-parto: 20 dicas para você retomar sua vida sexual sem complicações!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Sexo pós-parto: 20 dicas para você retomar sua vida sexual sem complicações!

Ter relações sexuais após o parto pode ser a última coisa na mente de uma mulher, especialmente depois de ficar acordada a noite toda cuidando de um bebê recém-nascido. Mas depois de um tempo, as necessidades sexuais voltam a aflorar. A vontade de retomar essa parte importante do relacionamento fica cada vez maior, porém, junto com o aumento do desejo, surgem dúvidas e inseguranças. Afinal, as relações sexuais são seguras? Vai doer? Eu vou sentir algum desconforto? No texto de hoje vamos tirar algumas dúvidas e dar 20 dicas para você se dar bem no sexo pós-parto. Vamos lá?

sexo pós parto

No texto de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Período de adaptação
  • Apreensão é normal
  • Depois de quanto tempo posso voltar a ter relações sexuais?
  • 20 dicas para você se dar bem no sexo pós-parto
  • Não se preocupe, as coisas vão melhorar!

Período de adaptação

A realidade é que, nos primeiros meses após o parto, você está privada de sono, sua rotina diária mudou drasticamente, e seu relacionamento com seu parceiro provavelmente está diferente devido às novas responsabilidades. Então é normal que sua vida sexual passe por um período de adaptação.

Algumas mulheres mal podem esperar para  começar a fazer sexo logo depois de ter um bebê. Mas voltar a ativa pode ser difícil para muitas mães novas, especialmente tendo em conta tudo o que se acumula contra elas. Uma mulher que teve um filho há pouco tempo, pode sofrer com dor prolongada do parto, hormônios furiosos, depressão pós-parto, mudanças estranhas no corpo e, claro, a quase morte do desejo.

Apreensão é normal

Todas são diferentes. Para algumas, conseguir o ritmo de volta no quarto é fácil, mas para muitas outras pode ser um pouco mais difícil. É normal ficar apreensiva com o sexo pós parto. Você pode se sentir exausta e é difícil reunir o entusiasmo para depilar suas pernas e ficar animada para uma noite de namoro.

Depois de quanto tempo posso voltar a ter relações sexuais?

Se você teve um parto normal …

A maioria das novas mães é aconselhada a suspender as relações sexuais até seis semanas após o parto, que é quando é feito um check up. Você vai querer ter certeza de que teve a chance de se curar, e que os lóquios (secreção de restos de sangue e tecido uterino) pararam. Porém, preste atenção ao seu corpo – o tempo que ele leva para se recuperar é amplamente individual.

Se você passou por uma episiotomia, cesariana ou outro procedimento …

Se você tiver uma episiotomia ou outra laceração, o tempo necessário para cicatrizar dependerá de quão extenso foi e onde o corte foi feito. Mesmo com seis semanas, as mulheres que tiveram esse procedimento provavelmente ainda terão desconforto se tentarem ter relações sexuais. Felizmente, existem maneiras de aliviar um pouco desse desconforto. Em alguns casos, um lubrificante vaginal de venda livre, à base de água, pode ajudar.

sexo pós parto

20 dicas para você se dar bem no sexo pós-parto

Quando você retoma o sexo, pode ser um pouco (ou muito) desconfortável no começo. Você e seu parceiro podem ter alguns receios sobre se você curou completamente (mesmo que seu médico tenha lhe dado permissão para fazer sexo). Aqui está o que você precisa saber para ter um ótimo sexo pós-parto:

1. Use o controle de natalidade.

Converse com seu médico sobre controle de natalidade antes de retomar o sexo. Você pode ter dado à luz recentemente, mas seu corpo pode estar pronto para outro bebê (mesmo que você não esteja). Então você precisa tomar medidas para evitar uma nova gravidez. Fale com o seu ginecologista e peça para ele indicar qual método anticoncepcional  é melhor para você nesta fase de amamentação. Enquanto isso, certifique-se de usar preservativos para evitar uma gravidez não planejada.

2. Vá com calma.

Nem todas as mulheres estão prontas para o sexo exatamente seis semanas depois de terem um bebê. Comunique seus medos para o seu parceiro. É importante perceber que não há “normal” quando se trata de sexo pós-parto. Algumas  demoram meses para se sentirem remotamente interessadas, enquanto outras não podem esperar pelo período de recuperação sugerido de seis semanas.

Tome um belo banho, coloque um sutiã de amamentação sexy (sim, eles existem) e faças as coisas no seu próprio tempo. Se você se sentir desconfortável, fale com o seu parceiro e pare. Não tente parecer corajosa só porque vocês ficaram na seca durante algumas semanas. Respeite seu corpo e seu próprio tempo.

3- Lubrificação

Mesmo que o lubrificante nunca fizesse parte do seu repertório antes, ele será o seu melhor amigo no sexo pós-parto. A amamentação e a montanha-russa hormonal pós-natal podem reduzir o estrogênio, levando à secura vaginal. E secura leva a dor! Mas não é nada que um pouco de lubrificante à base de água não possa consertar. Lembre-se de que os lubrificantes à base de óleo podem romper a camisinha, por isso, fuja deles.

4.  Mantenha o senso de humor

Depois de ter um bebê, seus seios que agora estão mais cheios, mais firmes, podem vazar em você e em seu parceiro durante o sexo. É completamente normal. Rir vai ajudar a perceber o humor nessas situações e te ajudar a lidar com essa nova fase da sua vida.

5. Reconheça os medos do seu parceiro.

Seu parceiro pode ter medos ocultos ou perguntas que tem medo de mencionar. Os homens esperam que os corpos das mulheres passem por grandes mudanças durante a gravidez, mas muitos não estão preparados para as mudanças físicas que as mulheres experimentarão após o parto. Se o seu parceiro está na sala de parto com você, ele pode ficar impressionado com o milagre do nascimento, mas ao mesmo tempo atordoado pela dor física e pelo trauma que você está sentindo. A boa notícia: isso geralmente prova ser uma fase temporária e, como acontece com a maioria das coisas no pós-parto , tudo que é necessário para ajudar a diminuir essas imagens é um pouco de tempo.

sexo pós parto

6. Masturbe-se

O auto-prazer é fundamental para recuperar sua vida íntima. Seu corpo não é totalmente seu há quase um ano e é hora de começar a desenvolver seu relacionamento com ele. Por isso, antes e durante o sexo, faça uma exploração no seu corpo, seja sozinha ou com o seu parceiro. Descubra novos pontos de prazer e use isso na hora do sexo.

7.  Pare de pensar tanto em sexo

Soa como uma contradição, mas obcecada porque sua vida sexual não é o que costumava ser, pode deixar você e seu parceiro se sentindo distantes e frustrados um com o outro. Apenas pare. Reconheça o que está acontecendo e, em seguida, concentre-se em outras partes do seu relacionamento. Conte ao seu parceiro algo que você goste nele. Relembre suas memórias favoritas juntas. Faça questão de conversar sobre algo que não seja o bebê. Essas conexões farão com que você se lembre das coisas que vocês amam e do relacionamento que tiveram antes mesmo de começar uma família, e isso será fundamental na hora do sexo.

8- Conhecer-se novamente

Pode ter sido um tempo desde que você e seu parceiro exploraram os corpos um do outro, e as coisas estão fadadas a mudar desde que tiveram um bebê. Quer se trate de alterações físicas (cicatrizes de episiotomia) ou psicológicas (preocupações sobre como o seu parceiro se sente depois de ver você dar à luz), isso pode afetar o modo como você vê e sente o sexo. Às vezes os seus desejos mudaram e é preciso conhecer seu corpo novamente para descobrir isso.

9- Dê tempo a si mesma

Não espere voltar direto para uma rotina diária de sexo. Em vez disso, concentre-se em qualidade versus quantidade. Seu corpo pode não parecer o mesmo de antes do nascimento, então dê a si mesma tempo para se acostumar a nova forma, se  isso for importante para você. Aprecie que seu corpo mudou e se apaixone pela nova você.

16. Acostume-se a ser interrompida

Ah, bebês… Eles dormem o tempo todo, mas nunca quando você realmente quer. Assim que você começar a fazer negócios, ouvirá seu bebê mexendo no outro cômodo. É frustrante, mas não há muito o que fazer sobre essa forma de coito interrompido. Tente não deixar isso estressar você. Se seu bebê se acomodar rapidamente, você pode até ser capaz de continuar de onde parou.

Lembre-se, um dia seu bebê vai dormir a noite toda e então você poderá ter tanto sexo (ou dormir) quanto quiser.

sexo pós parto

11- Você pode parecer diferente

Você provavelmente está se perguntando se o sexo vai ser diferente após o nascimento . Não importa como você deu à luz, se você teve um parto normal ou uma cesariana, você pode achar que o sexo é diferente, pelo menos por um tempo. Na verdade, pode ser bastante desconfortável. Lembre-se, seu corpo ainda está se recuperando após o nascimento, e pode demorar um pouco até que as coisas voltem ao normal. Infelizmente, não há muito o que fazer sobre isso. Continue fazendo os exercícios do assoalho pélvico para estimular o fluxo sanguíneo para a área (isso é útil para ajudar na cura) e seja paciente.

12. Pare de criticar a si mesma

Você não deve esperar que seu corpo pareça exatamente como antes de você ter um bebê, se o seu bebê tiver apenas 6 semanas de vida. Vá com calma consigo mesma e perceba que você acabou de trazer uma nova vida ao mundo! Se você é autoconsciente, mantenha uma camisa ou diminua as luzes, mas perceba que provavelmente está sendo muito duro consigo mesma.  Acredite, seu companheiro passou tanto tempo na seca que não vai ligar para algumas gordurinhas a mais.

13. Seja honesta

Provavelmente, vocês estão se sentindo um pouco apreensivos. A comunicação pode desempenhar um papel importante em sua vida sexual. Não saber como a outra pessoa se sente pode levar a uma preocupação desnecessária, por isso vale a pena esclarecer as coisas. Se você está preocupada, diga ao seu parceiro. Se você não pode esperar para fazer sexo com ele, diga a ele. Se você está fazendo sexo e é desconfortável, diga a ele! Ele não sabe como você está se sentindo, a menos que você diga a ele.

Se você não fala, ambos estarão no escuro. Ele vai estar ocupado se perguntando por que você não quer fazer sexo com ele e você vai estar se perguntando por que ele não parece querer fazer sexo com você .

14. Preliminares

É claro que o seu parceiro provavelmente está tão ansioso para este momento (depois de seis semanas ou mais fora do curso, ele está pronto para ir de zero a 100 em seis segundos ou menos). Mas enquanto ele não precisa de muito para ficar excitado, você definitivamente precisa. Então peça por isso. E depois peça mais. Quanto maior o esforço que ele fizer para aquecer você (se o tempo permitir, é claro), melhor será o evento principal para vocês dois.

Você vai querer tanto preliminares quanto conseguir antes de chegar aos finalmentes. Com a secura vaginal mencionado acima, combinado com uma cabeça cheia de preocupação, você precisará de uma quantidade decente de preliminares para afastar sua mente das coisas.

15. Estar cansada é normal

O problema em ser uma nova mamãe é que você fica mais exausta do que jamais esteve. Não é exatamente ótimo para sua vida sexual e, infelizmente, não há muito o que fazer sobre isso. Não importa o quanto você se esforce, esse lindo pequeno bebê está se recusando a dormir a noite toda.

Então, mesmo que você tenha passado pela primeira tentativa de sexo pós-parto, você estará cansada demais para fazê-lo novamente por algum tempinho. Não se preocupe, você não será esse sono privado para sempre. Em algum momento, seu bebê vai dormir um pouco mais a cada vez. É só ter paciência.

sexo pós parto

16- Exercícios de Kegel

Depois do parto, é comum que algumas mulheres sofram com a flacidez vaginal ou com dor durante o sexo. Os exercícios de Kegel ou pompoarismo, que envolvem contrair e soltar  a vagina, ajudam a fortalecer os músculos em torno da pélvis no período pós-parto e podem atenuar esse problema. O aumento do tônus ​​muscular na vagina pode tornar o sexo mais prazeroso para as mulheres.

17. Deixe suas expectativas baixas

Você pode começar a fazer sexo pela primeira vez  e apenas parar porque dói demais ou você está com medo. Ou talvez seu bebê decida acordar quando você estiver no meio das coisas. Seja qual for o caso, perceber que expectativas exageradas colocam mais estresse em todos os envolvidos. Deixar as expectativas baixas irá protegê-la de uma decepção de não ter a vida sexual “perfeita” imediatamente. O meu conselho é: aproveite o momento.

18. Tente posições diferentes

Às vezes a posição que dava certo antes da gravidez não é a mais confortável agora.Por isso, tentativa e erro podem ser necessários para encontrar uma posição confortável no sexo pós parto. E isso não é uma coisa ruim! Vocês podem se divertir a cada nova tentativa e até recorrer ao kama Sutra para buscar novas inspirações.

19. Seja criativa

É definitivamente possível ter uma ótima vida sexual depois das crianças, e talvez até mesmo ser melhor do que antes, porque ter filhos obriga a ser criativa. Você pode precisar se esgueirar criativamente durante períodos de sesta, ou fazer sexo fora do quarto, se é onde seu bebê dorme. Use isso como uma oportunidade para pensar fora da caixa!

20. Aumente seu repertório

Sexo não se limita a penetração, por isso vocês podem aumentar o repertório sexual. Uma massagem, carícias ousadas, sexo oral, vale tudo na busca pelo prazer. Vocês podem recorrer também a brinquedos eróticos para ajudar a aumentar excitação. Abra sua mente e liberte suas fantasias!

sexo pós parto

Não se preocupe, as coisas vão melhorar

Para algumas mulheres, pode demorar um pouco para que as coisas voltem ao normal. Graças à privação do sono, aos hormônios e aos negócios gerais da vida com um novo bebê, sua vida sexual simplesmente não estará no topo da sua agenda agora.

Mas não se preocupe, você chegará lá. Assim como você não tinha ideia do que estava fazendo com seu bebê quando ele chegou, o mesmo pode ser dito para o sexo pós-parto. Manter linhas de comunicação abertas misturadas com humor e espontaneidade pode realmente ajudá-la a manter as coisas em perspectiva.

Algumas mães dizem que suas vidas sexuais ficaram melhores do que nunca depois de dar à luz; então tente não se preocupar muito se essa parte da sua vida não está 100%. As coisas ficarão melhores e, com o tempo, você estará fazendo sexo alucinante de novo!

Deixe sua sugestão nas minhas redes sociais para eu escrever mais artigos para você!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/mulheresbem…

➜ Facebook: https://www.facebook.com/mulheresbemr…

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)