Quando você ouve a palavra penetração a sua cherolaine dá uma piscada já pensando no bradpinto que você queria sentir entrando bem devagarinho por ali? Chega a dar até um calor, não é mesmo? Mas, vamos se acalmar que o assunto de hoje não é esse. Pega um leque, se abana e presta atenção no papo sério.

Na hora do sexo, da penetração, a gente corre o risco de contrair ISTs, que são as Infeccções Sexualmente Transmissíveis. Mesmo as relações homossexuais ou com brinquedinhos podem trazer riscos. A solução para isso não é parar de transar. Muito menos evitar o sexo com penetração.

Embora estejam surgindo novas técnicas, onde o casal alcança o prazer sem penetração, como o Gouinage, o preservativo não pode ficar de fora. No Gouinage, é como se acontecesse de tudo nas preliminares mesmo, só que as preliminares já são o começo, o meio e o fim, que loucura! Se você for testar com o boy, volta aqui para me contar como foi. Hoje, seguimos com penetração mesmo, porque tem como transar de forma segura sim. 

Afinal, o que é penetração no sexo?

Penetração é todo tipo de relação sexual em que há introdução do pênis: seja vaginal, anal ou até sexo oral. Em outras palavras: é toda vez que o boy coloca o bradpinto em algum orifício – não se resumindo apenas à cherolaine. A penetração também acontece nas relações entre duas mulheres, com o auxílio de acessórios.

Não importa se o seu pinto é de verdade ou de borracha, é muito importante que antes e depois de qualquer relação você lave os instrumentos que vai usar, os seus e os do boy. Só isso ainda não é o suficiente para proteger contra ISTs, mas é um bom começo.

E se no meio do rala e rola acontecer uma troca de buraco onde a penetração está acontecendo, vocês decidirem pular do sexo anal para o vaginal, ou vice versa, tem que trocar a camisinha, tá? Eu sei que na hora da nhanhação, ninguém quer parar, mas essa atitude bem simples, é uma grande aliada na prevenção.

Principais dificuldades do sexo com penetração para as mulheres

Um dos fatores que podem atrapalhar na hora de gozar na penetração é a distração. As contas para pagar, as roupas no varal, as tarefas do trabalho e qualquer outra preocupação que esteja passando na sua cabeça precisa ficar de lado para que você consiga sentir prazer.

As preliminares são sempre grandes aliadas na hora de nos excitar e deixar nossos corpos prontos para a penetração. Tente criar um clima agradável para você e o boy no ambiente que a relação vai acontecer. Deixe a luz mais baixa, coloque uma música de fundo, experimente velas com aromas. Dessa forma fica mais fácil entrar no clima.
Para que a mulher sinta mais prazer durante a penetração, precisamos lembrar que homens e mulheres chegam lá de formas diferentes. Nós costumamos alcançar o prazer através de movimentos repetidos e duradouros, já os homens preferem mais força e intensidade. Com certeza você já passou por alguma situação onde disse “não para” com a intenção de que o movimento continuasse igual e o boy resolveu acelerar ou intensificar e você viu o orgasmo que tava bem pertinho indo embora e demorando muito para voltar. Nesses casos, uma simples conversa pode resolver.
Algumas mulheres também sofrem com problemas de lubrificação da região vaginal. Nestes casos é indicado o uso de lubrificantes, e a prática da ginástica íntima também pode ajudar. Os lubrificantes devem ser sempre à base de água, visto que lubrificantes à base de silicone ou o óleo de coco podem danificar a camisinha, fazendo com que ela perca sua eficácia. 

Outro fator que costuma atrapalhar o prazer na hora da penetração é o vaginismo, que é a contração involuntária da musculatura vaginal e causa dor na relação sexual. Para esses casos, o pompoarismo também é uma excelente solução, já que são exercícios que trabalham a musculatura vaginal.

>>> Saiba tudo sobre Pompoarismo e aprenda o tutorial completo para fazer os exercícios em casa.

Lembrando que o consentimento é indispensável em qualquer relação sexual. E caso um dos parceiros não esteja disposto, a relação não deve acontecer.

Principais riscos da penetração: como fazer sexo seguro?

O termo sexo seguro pode ter signicados difrentes. Para algumas pessoas é apenas quando evitamos uma gravidez, mas o real siginificado de sexo seguro, é a prevenção de ISTs. A melhor forma de prevenir é usando camisinha antes que a penetração aconteça. Colocar a camisinha depois que ela já aconteceu não protege, nem ISTs, nem gravidez. Fique atenta!

Se você está se perguntando o que fazer, nas situações onde já foi adotado outro método contraceptivo e você quer sentir todo o bradpinto do seu par sem nenhuma barreira e sem contrair qualquer tipo de infecção. Eu tenho algumas dicas.

A ausência da camisinha deve ser adotada apenas para casais com relacionamentos sérios, onde houve um acordo de fidelidade. Mas, antes de eliminar a camisinha de vez, é recomendado que os 2 façam os testes de DSTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis. Com os resultados negativos em mãos, bora ser feliz minha filha!

penetração

Caso a relação esteja no início ou ainda não haja um combinado sobre transar com outras pessoas ou serem exclusivos, o uso da camisinha segue recomendado. Para as gulosas, que transam com dois boys ao mesmo tempo, e que gostam de dupla penetração, também devem seguir com o uso da camisinha. Afinal, se um é pouco, dois é bom. 

Casais não monogâmicos ou em relações que você ou seu parceiro pulam a cerca, a camisinha também deve ser mantida. Caso você não tenha certeza da fidelidade do seu parceiro, a melhor forma de se proteger é voltar a usar o preservativo. 

Existem diversos tipos de preservativos no mercado, e é possível escolher opções com diferentes texturas e tamanhos. Existem versões de preservativos sem látex, para que quem possui alergia ou irritação ao material também possa transar de forma segura. Escolha a que melhor atende às necessidades da sua relação e sinta prazer sem medo.

Atenção, caso você opte pela penetração com brinquedos sexuais ou vibradores, também é recomendado o uso da camisinha nestes objetos. 

Dificuldades em ter prazer com penetração: como preparar seu corpo?

Para tornar a penetração um ato mais prazeroso para nós mulheres, aqui vão algumas dicas. Tente limpar sua mente e se concentrar apenas no ato que está acontecendo, esqueça qualquer insegurança ou vergonha. Foque no seu prazer.
Conheça seu corpo, saiba quais regiões são mais sensíveis ao toque, quais zonas você sente mais prazer e abuse das preliminares. Talvez uma rapidinha não seja o ideal para que você tenha uma relação prazerosa. Ficar pensando no pouco tempo que tem para concluir o ato pode tirar o foco da relação e dificultar o prazer feminino.
Nós geralmente precisamos de mais tempo para nos excitar e sentir prazer, por isso a pressa pode ser uma inimiga nessas horas. Para se preparar para uma relação prazerosa, prefira momentos nos quais você não precise ter pressa.


Escolha um parceiro ou parceira em quem você confie, que ajude a proporcionar um momento bacana para ambos. Uma relação prazerosa deve ser boa para todos os envolvidos. A escolha de um bom parceiro também diminui as chances de você se sentir insegura ou com vergonha.
Outra forma de preparar o seu corpo é se exercitando. O pompoarismo é uma técnica de exercícios para o fortalecimento da musculatura vaginal que traz diversos benefícios para a mulher, um dos principais é o aumento da irrigação sanguínea, que aumenta a sensibilidade e o prazer da mulher no ato sexual.
O prazer não é o único benefício adquirido com essa prática. O pompoarismo também garante a prevenção de infecções vaginais, redução de cólicas no período menstrual e claro, um melhor controle do seu corpo.

tipos de orgasmo

Turbine a penetração com o curso de Ginástica Íntima da Cátia Damasceno

Eu, como sexóloga e fisioterapeuta pélvica, te convido a conhecer meu curso de Ginástica Íntima. No curso você vai aprender tudo sobre o pompoarismo, inclusive como sentir mais prazer e como dar mais prazer também.
Os exercícios trazem um melhor domínio do próprio corpo, fazendo com que a mulher tenha facilidade de contrair o músculo vaginal quando quiser, o que ocasiona mais prazer ao casal. Uma das possibilidades adquiridas é retardar a ejaculação, contraindo o períneo para apertar a base do pênis e retardar a ejaculação do parceiro e ter prazer por mais tempo.

O pompoarismo também auxilia no tratamento do vaginismo, que é uma contração involuntária durante a penetração que ocasiona dor. Os exercícios ajudam no controle do músculo, evitando assim que ele seja contraído involuntariamente.

Para alcançar os resultados, basta praticar os exercícios regularmente e de forma correta, de acordo com o curso Ginástica Íntima. Os exercícios podem ser feitos em qualquer lugar e os primeiros resultados podem ser percebidos já nas primeiras semanas de aula.

Mulheres de todas as idades podem praticar, inclusive virgens. O curso é recomendado para solteiras e casadas que querem melhorar sua saúde íntima e sentir mais prazer durante a penetração.