Atraída pela inteligência? Você pode ser sapiossexual! - Mulheres Bem Resolvidas

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Atraída pela inteligência? Você pode ser sapiossexual!

O que realmente faz você prestar atenção naquele boy e dizer “uau, esse eu pegaria”? Para algumas mulheres, a resposta é um rosto perfeito ou os músculos torneados.

Porém, se você não faz tanta questão dessas e outras características físicas, mas não resiste a um homem inteligente, você pode ser sapiossexual!

Calma, isso não é nenhuma doença. Pelo contrário! Ser sapiossexual pode garantir a você relacionamentos extremamente interessantes, em que o prazer acontece não só nos momentos de intimidade, mas nas muitas conversas envolventes e inesquecíveis. Ficou curiosa para saber mais? Continue a leitura!

A mulher sapiossexual não sente repulsa por homens bonitos, mas prefere os inteligentes.

O que é sapiossexualidade?

Sapio é um prefixo que, na Língua Portuguesa, está relacionado à sabedoria, inteligência. É por isso que a nossa espécie, o homo sapiens sapiens, se difere dos outros animais por ter o cérebro muito mais desenvolvido que o deles.

Portanto, sapiossexualidade é a característica da pessoa — homem ou mulher — que considera a inteligência do parceiro como o principal fator de atração, inclusive sexual. Na verdade, embora o nome seja relativamente novo, é algo que nós já conhecemos há muito tempo.

Aliás, não é de hoje que nós vemos que muitas mulheres gostam de homens inteligentes. Para elas, o intelecto é mais importante que o físico. Dar valor à capacidade mental em vez da aparência pode, inclusive, garantir a formação de relacionamentos interessantes e gratificantes, já que conviver com uma pessoa que tem uma boa conversa, mente aberta e ideias surpreendentes é realmente delicioso!

Ou seja, isso não significa que a mulher sapiossexual sente repulsa por homens bonitos.

Essa preferência mostra apenas que os atributos físicos não estão em primeiro plano. Portanto, ela sente tesão pelo parceiro porque ele é inteligente, mas se também for bonito, isso é um bônus, e não um requisito básico.

Ademais, ainda existe um certo debate sobre a sapiossexualidade. Alguns estudiosos afirmam que ela é considerada uma preferência. Já outros têm uma posição mais radical a respeito. Eles dizem que, quando esse fator realmente é predominante para a manifestação da atração sexual e escolha do parceiro, trata-se de uma orientação sexual, assim como heterrossexual, homossexual ou bissexual.

Independentemente dessa polêmica, o fato é que o sapiossexual se interessa mesmo é pelo intelecto do outro. Todas as outras características são um brinde, e não mais que isso.

Sapiossexual é a atração por pessoas inteligentes.

Quem é mais sapiossexual — o homem ou a mulher?

Sentir uma forte atração por pessoas inteligentes não é uma característica exclusiva das mulheres. Porém, depois de estudos e atendimentos clínicos, os especialistas afirmam que elas tendem a se interessar muito menos pela aparência que eles.  

Existe ainda uma outra questão que os especialistas observaram. Eles perceberam que, quanto mais instruídas são as mulheres, maior é a porcentagem de sapiossexuais. 

E quanto aos homens?

Na verdade, existe uma posição bastante controversa em relação ao que eles desejam, mas os estudos não são muito favoráveis. O que eu vou contar a você agora está baseado em pesquisas, e não na minha opinião pessoal.

Cientistas da Universidade do Texas fizeram uma pesquisa em que os homens precisavam avaliar seu desejo por uma lista de 88 fatores que poderiam fazer uma mulher parecer mais sexy ou atraente. Os resultados foram surpreendentes.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não foram os fatores físicos que tiveram maior influência sobre o desejo sexual. Mesmo quando a aparência apresentava alguns “pontos negativos”, eles não foram tão destacados ou considerados pelos participantes.

Porém, os pesquisadores apuraram, a partir das respostas daqueles homens, que um dos fatores que mais atrai os homens é a vulnerabilidade psicológica — ou seja, as mulheres mais imaturas ou não tão inteligentes são aquelas que fazem sucesso entre eles, justamente por serem consideradas “presas” fáceis. 

Eu sei que esse resultado é polêmico, mas foi o que o estudo apurou. Além disso, nós sabemos que cada pessoa é diferente e existem muitos homens que valorizam e se sentem atraídos por mulheres inteligentes. Porém, no caso dos meninos, essa não é exatamente a regra. 

Ser sapiossexual seria uma adaptação aos tempos em que vivemos.

De onde vem essa atração sapiossexual?

Mais uma vez segundo os especialistas, a sapiossexualidade seria uma adaptação aos tempos em que vivemos. Calma que eu vou explicar direitinho!

Esses especialistas afirmam que, lá na época das cavernas, a maior necessidade era de homens fortes, capazes de defenderem a fêmea e sua família dos animais selvagens. Ele também precisava se aventurar em um território hostil para caçar e voltar com o alimento.

Portanto, o homem ideal do período das cavernas era realmente forte. Seus atributos físicos eram essenciais para garantir a proteção e o sustento da família.

Atualmente, essa situação é completamente diferente. Do que uma pessoa realmente precisa para se dar bem na vida, manter sua família em segurança e proporcionar bem-estar aos seus queridos? De conhecimento, inteligência.

Então, de forma natural, a cultura se transforma de acordo com essas mudanças. A sociedade de modo geral passa a valorizar mais essas características, que acabam por  motivar o interesse e a atração sexual.

Existe uma outra corrente que explica a sapiossexualidade de maneira diferente. Afinal, hoje em dia a mulher já conquistou uma série de espaços e não precisa do homem para sustentá-la ou protegê-la, a menos que ela opte por esse papel. Ela estuda, trabalha, conquista seus próprios bens ou faz isso em parceria com alguém, mas não depende mais de apenas receber.

A sapiossexualidade então chega com esse outro papel — o de levar menos em conta as características que geram a dependência. Já que a mulher não precisa mais dessa proteção e sustento, ela pode focar sua atenção em itens mais importantes que o físico, mas que trazem extremo prazer devido à possibilidade de uma convivência agradável e uma experiência enriquecedora.

Sapiossexual é a atração por pessoas inteligentes.

O que uma mulher sapiossexual realmente valoriza?

Mas afinal, qual é essa inteligência / conhecimento / sabedoria que o sapiossexual valoriza e que o faz se sentir tão atraído pela outra pessoa?

Será que são os diplomas colecionados na parede, um bom papo cheio de informações relevantes ou a capacidade de solucionar problemas?

Na verdade, existem muitos fatores que tornam um homem interessante e atrativo para a mulher sapiossexual. Veja alguns exemplos:

Capacidade de manter um bom papo

Não é de hoje que a gente sabe que um bom papo conquista o coração.

É bom estar na companhia de uma pessoa agradável, com quem o assunto nunca acaba e que nos envolve com sua linha de raciocínio, com as histórias que conta, com sua bagagem cultural e a maneira inteligente de fazer humor de forma sofisticada.

Capacidade de solucionar problemas

Uma mulher sapiossexual também tende a gostar de homens capazes de solucionar problemas.

Existem tarefas do dia a dia, fáceis e difíceis, que elas não estão acostumadas a resolver. Isso não significa que elas são incapazes, mas que seu foco está voltado para outras atividades.

Quando a mulher encontra um homem que soluciona essas questões, ele é percebido como alguém inteligente, uma pessoa que agrega. Aqui vale o princípio da complementaridade — cada um usa suas próprias habilidades, facilitando a vida dos dois.

Tratamento especial

Mas não precisa saber tudo para ser considerado inteligente por uma mulher sapiossexual. A atração também acontece quando ela se sente bem tratada pelo pretendente ou parceiro.

Qualidades como gentileza e cordialidade são associadas à inteligência e cultura.

Bagagem cultural

Para ter uma boa bagagem cultural, o homem não precisa necessariamente ter viajado por diversos países. Essa característica tem muito mais a ver com a abertura para viver novas experiências, interagir com pessoas completamente diferentes e aprender com essas perspectivas variadas.

Portanto, existem pessoas que viajaram o mundo inteiro e não têm essas características. A quilometragem é alta, mas a bagagem cultural é ínfima. Por outro lado, tem gente que pouco sai de sua cidade e tem essa mente aberta, aprende muito e sempre tem ideias ricas para compartilhar.

Com exceção dos homens, a maioria das pessoas é sapiossexual.

Todas as pessoas são sapiossexuais?

Talvez agora você esteja pensando: com exceção dos homens (que nós já vimos a pesquisa), a maioria das pessoas é sapiossexual.

Afinal, geralmente gostamos de nos relacionar com pessoas inteligentes e não procuramos o menos dotado intelectualmente.

Não é bem assim.

Já existe uma avaliação psicométrica da sapiossexualidade, ou seja, um teste científico que mostra em que grau a nossa atração é direcionada pela inteligência do parceiro ou parceira.

Aliás, existe até uma medida de sapiossexualidade: o SapioQ score, que poderia ser traduzido como uma espécie de “placar da sapiossexualidade”.

E esse teste foi aplicado na Austrália. Os participantes receberam uma série de sentenças e precisavam marcar se concordavam ou discordavam, em uma escala de 1 a 5. Alguns exemplos de frases foram: 

  • Escutar alguém falar de forma extremamente inteligente me excita sexualmente;
  • A aparência física de uma pessoa tem pouca influência sobre o quanto eu a considero sexualmente atrativa;
  • Já perdi o interesse sexual por alguém depois de perceber que a pessoa não era suficientemente inteligente para mim.

O resultado foi que a maioria das pessoas, mesmo quando valorizam a inteligência, dificilmente fazem dela o fator predominante para a manifestação da atração sexual. Apenas 8% dos participantes tirou uma nota maior que 4, ou seja, podem realmente ser considerados sapiossexuais.

Você pode ser sapiossexual e ainda nem sabe disso!

E você? se considera sapiossexual? Sente que seu tesão desperta por causa da aparência física ou acredita que a atração depende de um conjunto de fatores? Deixe sua opinião nos comentários. Estou curiosa para saber as respostas!

Beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)