Como perder o cara com uma conversa desinteressante: evite este erro!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Como perder o cara com uma conversa desinteressante: evite este erro!

Você já sentiu que as pessoas simplesmente se desligam quando estão conversando com você? Ou pior ainda, em algum ponto da conversa, você sente que elas estão incomodadas? Provavelmente, passam mil coisas pela sua cabeça: “será que eu sou tão chata assim?”, “o que eu posso ter dito de errado?”, “minha conversa deve ser muito desinteressante…”. Pode parecer estranho, mas há pequenos hábitos que você tem na sua fala que podem arruinar uma boa comunicação e simplesmente afastar a pessoa na qual você está interessada. Veja no texto de hoje como perder o cara com uma conversa desinteressante!

  • Reconhecendo alguns hábitos
  • Pulgas na conversa
  • Como perder o cara com uma conversa desinteressante
  • Dicas para deixar a conversa interessante e não perder o cara
  • Hábitos que precisam ser mudados
  • Agora é a sua vez!

Reconhecendo alguns hábitos

Você já parou para ouvir uma gravação de sua própria voz ou assistiu a algum vídeo em que você aparece falando frases longas? Pode ser uma experiência muito interessante e reveladora. É a mesma sensação de ser observada por um microscópio!

Na primeira vez que eu decidi fazer isso, fiquei chocada. Vi hábitos desajeitados e irritantes, que eu nem imaginava que eu tivesse. Fiquei pensando como ninguém nunca tinha me alertado sobre isso antes. Será que era daquela forma que as pessoas me viam? A resposta é: provavelmente sim. No entanto, ninguém vai ter coragem de falar na sua cara e apontar os seus defeitos.

Pulgas na conversa

Outra coisa que me chamou bastante a atenção, ouvindo com atenção os meus áudios e vídeos, foi a mania irritante de repetir palavras. Perdi a conta de quantas vezes eu falei a palavra “então” no início das minhas frases. Chegou um momento que eu sentia uma dor física a cada vez que eu ouvia o “então”. E isso aconteceu com várias outras palavras. Decidi que ninguém mais tinha que passar por esse tormento e por isso decidi tirar essa pulga do meu discurso!

conversa chata

Como perder o cara com uma conversa desinteressante?

As pulgas no discurso são apenas a ponta do iceberg, há vários outros hábitos que podem tornar a conversa um tédio e fazer você perder o cara que está interessada. Veja alguns deles:

1. Usar frases para compartilhar experiência

Frases comuns como: “Você acha o que aconteceu com você ruim? Tem que ver o que aconteceu comigo…” poderiam até ter a intenção de compartilhar uma experiência, mas, na verdade, dão a impressão de que você desconsidera a mensagem ou a experiência da outra pessoa. Isso pode ser realmente desanimador e chato. De repente, seu parceiro de conversa ou público é colocado em modo defensivo, em vez de ouvir o que você tem a dizer.

2. Usar palavras de “preenchimento”

Palavras como “hum”, “sabe” ou “então”, “né” são palavras de preenchimento – também chamada de “pausas vocalizadas” – que costumamos repetir por hábito ou por nervosismo. Embora falar essas frases não atrapalhem a mensagem, quando elas são repetidas mais de seis vezes por minuto torna difícil para o ouvinte se concentrar no que você tem a dizer.

3. Fingir ser alguém que você não é

Da mesma forma, a primeira regra da grande comunicação é entender seu próprio estilo, pontos fortes e fracos e adaptar-se a eles. Tentar ser excessivamente formal quando não é realmente quem você é, pode parecer estranho e fazer com que a pessoa que está com você não preste atenção na mensagem. Além disso, faz com que você seja pretensiosa, o que aumenta as chances de perder o cara que está interessada.

4. Falar em tom monótono

Quando você fala no mesmo tom durante toda a conversa corre o risco de perder a atenção de uma pessoa. É importante mudar seus padrões de fala, especialmente quando você está falando com grupos. Ir de um padrão de fala animado e acelerado para um padrão mais descontraído pode ajudar a manter uma pessoa envolvida na conversa. Se ela ouve muito do mesmo padrão de fala, podem divagar, porque padrões de fala monótonos podem ser chatos.

5. Ultrapassar o espaço pessoal do outro

Quando você conversa com alguém é essencial garantir espaço pessoal adequado e não ultrapassar o limite do outro. Invadir o espaço pessoal pode ser o motivo para você perder o cara que te interesse.

Observação: Esse item não é tão simples quanto parece. Se alguém se aproximar e você recuar abruptamente, você pode inadvertidamente enviar o sinal de que você não está aberta para o que ele tem a dizer. Ao mesmo tempo, se a pessoa está deixando você desconfortável, você precisa ajustar sua distância para continuar a falar.

6. Ignorar interação

Se você está falando com uma pessoa e ignorar a interação, pode fazer com que ela sinta que você não se importa com o feedback dela. Essas trocas devem incluir dar e receber. Quando não há oportunidade de participar, as pessoas podem perder o interesse.

perder o cara por causa da conversa

Dicas para deixar a conversa interessante e não perder o cara

1. Faça perguntas melhores

Perguntas de qualidade tornam você mais interessante do que qualquer outra coisa. As pessoas adoram poder falar sobre seus pontos de vista e opiniões, e quanto mais você der permissão para fazer isso, mais elas irão querer ter conversas com você.

Em um nível mais pessoal, você pode perguntar a alguém sobre sua história, por exemplo: “Quando você percebeu que amava ser engenheiro?”, “o que fez você decidir mudar para outro país?”. As pessoas adoram falar sobre como chegaram e como estão agora (assim como onde eles gostariam de ir). Então não tenha medo de mergulhar em seu passado e futuro.

2. Leia mais

Uma ótima conversa é essencialmente duas mentes interagindo, então é importante manter seu cérebro alimentado com pensamentos interessantes para compartilhar.

Não há atalhos para isso: o melhor conselho é simplesmente ler e aprender mais. Artigos, livros, blogs, podcasts, qualquer coisa que lhe dê munição para uma conversa.

3. Mostrar vulnerabilidade e confiança

Quando você dá mais na conversa, você recebe mais de volta. As pessoas frequentemente confundem vulnerabilidade com revelar toda a tristeza e as piores experiências. Elas assumem que isso significa liberar seu lado mais fraco. Mas não é esse o caso.

O que precisamos é de uma vulnerabilidade confiante: isso significa deixar nosso ego de lado, estar disposta a baixar a guarda e ser real. Vulnerabilidade é compartilhar essa história que faz você parecer menos do que perfeita. É apenas estar confortável com a sua reação autêntica, ou dar conforto a alguém, ou estar bem com o seu lado idiota.
Quanto mais autênticas são suas emoções, mais alguém se sentirá conectado a você, em vez de sentir que está falando com uma máscara que você usa em público.

Hábitos que precisam ser mudados

Pode parecer uma coisa pequena, mas pequenos hábitos irritantes em uma conversa podem ser o motivo para você perder o cara que te interessa. Essa pequena mudança pode ser a chave para atrair a pessoa que você deseja.

Um hábito irritante repetido 100 vezes pode se tornar uma marca definidora da sua comunicação, tudo porque você nunca para por um momento para corrigi-lo. É um trabalho constante, mas agora eu tento resistir à tentação de fazer falar “então” toda vez que quero falar sobre uma nova ideia. É uma atitude pequena? Sim. Mas essas pequenas atitudes se somam.

perder o cara

Agora é a sua vez

Pequenos ajustes que fazemos ao longo do tempo podem ter um grande resultado na nossa vida. Veja onde você está errando nas suas conversas, reveja vídeos, escute seus áudios e esteja aberta a mudanças. Sorria mais na hora de falar com as pessoas, principalmente com o cara em que você está interessada, puxe os ombros para trás para não se curvar, permita pausas confortáveis, fale em alturas diferentes para mantê-lo interessado…Todas essas mudanças vão melhorar – e muito – sua comunicação com as pessoas e garantir que você nunca mais tenha que perder o cara por causa de uma conversa desinteressante.

Gostou do artigo sobre como perder o cara com uma conversa desinteressante? Já tinha cometido alguns desses erros? Conta para a gente aqui nos comentários! Terei prazer em conversar com você! além disso, vou deixar aqui embaixo o link para você baixar gratuitamente gratuitamente o meu ebook sobre os segredos dos relacionamentos felizes.

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)