Como preservar um bom relacionamento, seja ele amoroso ou não? Será que é tão difícil assim encontrar um parceiro em que você possa confiar e amizades verdadeiras que te compreendam sem querer nada em troca?

Relacionamento não se resume apenas ao amoroso, existe as relações interpessoais que são super importantes para que você consiga viver em harmonia na sociedade.

Ou será que o problema da má convivência está está apenas nas pessoas à sua volta? A resposta para esses e outros questionamentos eu vou te dar no decorrer deste post. Vamos lá!

7 truques para salvar o seu relacionamento:

Saiba como manter a chama do seu relacionamento acesa. Clique aqui!

O que é um relacionamento?

Se você fizer uma busca rápida na internet, você vai ver que relacionamento em si é a capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com as pessoas à nossa volta. 

Na teoria parece algo simples e bem natural, mas se fosse assim tão fácil não teria tantas pessoas com problemas de convivência.

Conflitos com os vizinho, com o parceiro, com os familiares ou com o colega do trabalho… É,  a lista ficou extensa.

Por que é tão difícil ter bons relacionamentos? 

O pior erro do ser humano é projetar expectativas em cima de outras pessoas. Somos especialistas nisso.

Ao mesmo tempo que geramos essa expectativa em terceiros, esquecemos o quanto somos falhos e imperfeitos. E, quando aquela pessoa importante para nós não atinge a expectativa esperada, surge o sentimento de decepção e frustração. E a culpa é de quem?

Temos que entender que o único e grande responsável pelas nossas vidas, somos nós. É você! E antes que você permita que alguém faça parte da sua vida, que afete seus sentimentos de alguma forma, você tem que estar bem consigo mesma.

Para isso é essencial a busca por amor próprio e autoconhecimento.

Como ter um relacionamento sadio longe de brigas?

Como anda o seu relacionamento consigo mesma?

Você já parou para pensar nisso? Dentro de qualquer relacionamento, para ser feliz é preciso que primeiro você seja feliz sozinha.

Nós também somos especialistas em se apegar com facilidade à coisas e pessoas, projetando nossas emoções em quem não pode controlá-las. Por isso nos decepcionamos tanto e acabamos achando difícil com o tempo se relacionar.

É por isso, e por vários outros motivos que não gosto muito de termos popularmente ditos como a  “minha cara metade” a “tampa da minha panela”…

Isso faz com que muitas pessoas vivam uma busca incessante para encontrar uma metade, a alma gêmea, na ilusão de que isso vai preencher o vazio existente dentro de dela.

A busca por um relacionamento para preencher um vazio

A verdade é que a nenhuma metade, algo ou pessoa consegue preencher por muito tempo um vazio.

Aquele algo a mais que sentimos estar faltando às vezes, as razões que te fazem buscar preencher o vazio não estão fora e sim dentro de cada pessoa.

O autoconhecimento proporciona essa visão clara de nós mesmos, nos dá liberdade para escolher e planejar conscientemente o nosso futuro. 

E quando você se questiona sobre quem de fato você é, e quer descobrir… O que te deixa incompleta, as coisas começam a mudar. Você entende e passar a agir como protagonista da sua própria história.

Você passa a praticar o amor próprio e autoconhecimento, ambos totalmente interligados. Terá em mente o que te faz bem e o que você merece de fato: sempre o melhor, não aceitando mais qualquer tipo de relacionamento em sua vida.

Importante: Não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda para buscar entender melhor as suas necessidades, entender os seus sentimentos, busque ajuda profissional de um psicólogo se achar necessário.

 3 Exercícios de autoconhecimento para você praticar hoje

Após assistir este vídeo, fica bem claro perceber que o relacionamento que você pode se dedicar por inteira é consigo mesma.

No processo de autoconhecimento que é contínuo, você começa a notar mudanças positivas que vão ressoar em todas as áreas da sua vida.

É a partir de um relacionamento mais aprofundado consigo mesma, conhecendo os seus limites e as suas limitações que você vai perceber que não precisa de ninguém para ser inteira.

Porque dentro de um relacionamento você não precisa de uma metade e sim de uma parceiro, alguém que vem para agregar, somar e não te dividir.

Regras para um relacionamento dar certo:

1 –  Combo do relacionamento

Todo e qualquer relacionamento que se preze tem que ter como base esse combinho para dar certo: respeito acima de tudo e todos, aceitação, comunicação e liberdade para você ser quem você é, e quiser ser.

Se algum desses itens faltar no seu relacionamento, pode ter certeza que algo errado não está certo.

2 – Pare de perder tempo com quem não agrega

Para ter um relacionamento e relações melhores é preciso parar de perder tempo com quem não quer nada, com quem não te agrega, com pessoas que não te valorizam e desperdiçam o seu tempo.

Elas acabam não valendo a pena, seja aquele parceiro que não quer namorar sério por algum motivo ou aquele amigo que só te procura quando precisa. 

Você não precisa consertar ninguém, então fica aqui a primeira dica, pare de perder tempo com quem não agrega valor na sua vida.

3 – Comunicação

Eu sempre falo isso, a comunicação é a chave para qualquer tipo de relacionamento, não tem como dar certo sem.

Ninguém tem uma bola de cristal para saber o que está passando pela cabeça da outra pessoa, e às vezes acabamos imaginando coisas que não existem que com uma simples conversa resolveria tudo.

Sem falar que é algo extremamente tóxico ficar guardando coisas, tem uma hora que você não aguenta e acaba explodindo, despejando tudo no parceiro ou na amiga. 

Aprenda a se expressar através do diálogo e resolva os seu problemas através do diálogo que é sempre um bom remédio.

4 – Não romantize o seu relacionamento

Sabe aquela qualidade que te encanta em uma pessoa? Te faz apaixonar e esquecer o restante do pacote? Então, você tem que fazer uma análise, ser racional nesse momento e não agir apenas pelas emoções.

Análise se você está disposta a encarar essa virtude que você tanto valoriza e se os defeitos condizem com o que você consegue suportar.

 Não romantize o seu relacionamento, não fantasie o perfil perfeito na sua cabeça, pois eles não existem e pensar e agir dessa forma faz com que muitos relacionamentos cheguem ao fim.

A convivência , a atratividade é sim possível de desenvolver, como todo comportamento pode ser treinado, como na arte de conquistar, a linguagem corporal é desenvolvida.

O poder natural da sedução também pode ser desenvolvido, mas faça essa análise, bote tudo na balança e veja o que você consegue suportar para ver se vale todo o esforço.

Como salvar um relacionamento em crise: 

Conclusão sobre relacionamento:  

Saiba apreciar e viver intensamente todos os status de relacionamento no decorrer da sua vida. Seja solteira, seja ficando, namorando, casada, separada, divorciada, solteira de novo ou não, do jeitinho que você se encontra, hoje!

Se ame, se aceite e se permita ser feliz em todas as suas fases. 

Como anda o seu relacionamento consigo mesma? Autoconhecimento e amor próprio é tudo para quem deseja ser feliza

Na vida tudo passa e é preciso viver intensamente cada momento da vida, então, Passe a enxergar de outra perspectiva o seu  status de relacionamento atual.

Ninguém nasceu pra ser feliz em um só momento da vida, busque se amar mais, cuide-se, pratique cada dia mais o processo de autoconhecimento, saiba dar valor a quem te valoriza e realmente quer estar ao seu lado.  

Espero que você tenha se identificado com o assunto!

Se tiver ficado alguma dúvida, use a hashtag #Catiaresponde para me enviar a sua pergunta  nas minhas redes sociais. Terei o maior prazer em te responder. Até o  próximo post.

Um super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.