A técnica do pompoarismo realizada da maneira correta oferece inúmeros benefícios para a saúde e sexualidade feminina e pode ser intensificada com a utilização de acessórios: como as bolas de pompoarismo.

Não sei se você já sabe, mas o pompoarismo é uma arte milenar que tem como finalidade fazer com que as mulheres aumentem a compreensão e o controle sobre os músculos do assoalho pélvico (MAP). 

O que são e para que servem as bolas de pompoarismo?

As bolas de pompoarismo são um dos acessórios mais utilizados na prática da ginástica íntima, já que podem ser utilizadas a partir da terceira semana de treino dentro do meu método Aperta & Solta. A verdade é que muitas das pessoas que compram este item nem imaginam que existe um jeito certo de usar, quando usar, e por que usar. Essas são questões que eu vou buscar responder neste post para você, continue lendo. 

Esse acessório tem um formato bem interessante, geralmente são duas bolas pouco menores que um ovo médio de galinha, normalmente ligadas por um cordão de silicone ou fio nylon, contendo 3 cm podendo variar,  e pesos internos que ajudam a fortalecer o assoalho pélvico quando utilizado da maneira correta.

Dica: é importante você saber que os seus acessórios devem ter cordinhas de silicone para evitar infecções. Fique atenta a essa dica de amiga na hora da compra, pois ainda há no mercado bolas de pompoarismo sendo vendidas com fio de nylon.

Hoje em dia, existem tantos produtos sexuais disponíveis no mercado que a gente acaba ficando meio confusa sem saber qual a funcionalidade de cada um deles. É muito comum que as pessoas ao procurar por esse tipo de acessório, se depararem com vários nomes diferentes e por isso ficam confusas. As bolas de pompoarismo também podem ser chamadas corretamente como ben-wa, mas são confundidas com o famoso colar tailandês, porém, existe uma pequena diferença entre esses dois acessórios que também possuem funções distintas.

Diferença entre bolas de pompoarismo e colar tailandês

Bolas de Pompoarismo: Ben-wa 

Com as bolas de pompoarismo Ben-wa, se possibilita o fortalecimento da musculatura íntima da mulher, melhorando também a sensibilidade vaginal e percepção da contração e relaxamento dos músculos da vagina através da prática de exercícios de pompoarismo. Por que esse é o indicado

Colar Tailandês

O colar tailandês foi originalmente criado da necessidade de melhorar a prática do sexo anal, também é bastante associado à prática do pompoarismo, mas eu não indico. Geralmente esse acessório é composto por 5 bolinhas presas a um cordão rígido. 


Como suas bolinhas são menores do que a do Ben-Wa, acabam pensando que é preciso fazer menos força na hora do aperta e solta, e o que acontece na prática é justamente o contrário. E, é por isso que eu recomendo a utilização das bolas de pompoarismo (Ben-wa).

Tipos de materiais de bolas de pompoarismo ben-wa para comprar

É comum pesquisar o ben-wa em lojas de sexshop e acabar se deparando com vários tipos, cores, formatos e materiais deste acessório. Confira: 

  • Material: procure por acessórios que contenham as alças de silicone, são mais higiênicas, não alérgicas e evitam infecções.
  • Tamanho: as bolas medem 3 cm de diâmetro, cada bola pesa aproximadamente 20g e o comprimento total das bolas com o cordão dá 23 cm.
  • Cores: as cores podem variar, mas a cor do Ben-Wa vendido no Caixa Oculta é rosa
  • Composição: polímero plástico atóxico. 

Bolas de pompoarismo: Qual o valor?

O custo do Bem-Wa pode variar de R$15,00 podendo chegar até R$350,00. Tudo vai depender do tipo de material em que ele é confeccionado e se possui algum detalhe diferente dos demais.

Onde comprar? 

As bolas de pompoarismo Ben-Wa são comumente encontradas em sex shop físicos ou online, mas como existem especificações mais adequadas na hora de comprar eu já montei um kit com todos os outros 2 acessórios que indico na prática do pompoarismo e pode ser adquirido por este link da Caixa Oculta.

As bolas de pompoarismo e seus exercícios podem ser usadas e praticadas por qualquer pessoa?

Quem não pode:

Mulher grávida no parque

Gestantes: é recomendável que até os três primeiros meses (só a partir da 12º semana) não realizem os treinos de pompoarismo. 

Os movimentos podem gerar contrações no útero e até ocorrer aborto. Por isso, é importante o acompanhamento com o seu médico. Vale ressaltar que os treinos do pompoarismo podem contribuir tanto para o parto normal quanto cesárea. Infecções: 

Casos de infecções: Antes de continuar o treinamento do pompoarismo, é importante tratar a causa da infecção, que pode ser uterina, vaginal ou urinária. Nesses casos, a prática deve ser suspendida. 

Com a infecção presente, o aumento da vascularização local pode ocasionar proliferação das bactérias ou fungos e, assim, retardar o tratamento.

Quem pode?

Virgens:  diferente do que muitas mulheres acham, não há contraindicações para as virgens, inclusive os resultados obtidos são excelentes. A única observação é evitar o uso das bolas de pompoarismo e acessórios em geral. 

Mulheres no período menstrual: não é porque você está menstruada que tem que deixar de viver, não é mesmo? O que eu oriento é continuar os treinos nesse período, mas sem a utilização dos acessórios por conta da higiene e para evitar infecção.  De acordo com os relatos e experiências em consultório, realizando o treino contínuo, sem pausas, minhas alunas e pacientes já relataram melhora das cólicas menstruais e regulação do período menstrual durante a prática dos exercícios. 

Mulheres com ovário policístico: não há contraindicações. Se a mulher tem ovário policístico, nada a impede de treinar pompoarismo. Os cistos ovarianos estão ligados a uma questão hormonal, e para haver uma regulação sistêmica do seu corpo é importante a prática de exercícios.

Mulheres com útero retrovertido: O trabalho do pompoarismo é ligado diretamente a musculatura externa, não chegando a interferir no posicionamento do órgão. Então, posição e músculo não interferem

Mulheres que usam DIU: A prática do pompoarismo não interfere na ação do DIU, mas vale uma observação: espere a liberação do médico após a colocação do dispositivo, porque é importante fazer a consulta de revisão para constatar que o DIU está posicionado corretamente. Após a liberação, pode iniciar os treinos tranquilamente.

3 Erros comuns ao comprar as bolas de pompoarismo

Adquirir o ben-wa sem saber como usar da forma correta

No meu curso, eu ensino de forma prática e objetiva como funciona os movimentos, a identificação da musculatura pélvica, o ganho de força e coordenação motora, para só depois desse treino inicial, ir aos poucos introduzindo os acessórios na terceira semana de exercícios. Nada de pressa nesse momento, é todo um processo é você consegue identificar os benefícios já na primeira semana.

Comprar o produto de qualidade questionável

Quem nunca aproveitou uma promoçãozinha que atire a primeira pedra. Quem sou eu para te julgar, adoro. Mas fique atenta, é preciso ter bastante cuidado ao adquirir os seus acessórios e produtos de sex shop, seja seletiva, desconfie da qualidade de produtos muito baratos. Quando se trata da sua satisfação sexual, algo que te proporciona prazer, é bom investir um pouco mais em um produto de qualidade que pode durar mais tempo. Afinal, você merece! 

Usar o colar tailandês no lugar do ben-wa (bolas de pompoarismo)

Como eu já falei antes, as bolinhas do colar tailandês são ainda menores do que as bolas de pompoarismo Ben-Wa. Com isso, a mulherada acaba achando que é preciso fazer menos força com esse acessório, e o que acontece na prática é justamente o contrário. E, é por isso que eu recomendo a utilização das bolas de pompoarismo (Ben-wa).

Prática do pompoarismo com o ben-wa

Agora que você já sabe o que são bolas de pompoarismo e como funcionam na prática a ginástica íntima e deseja saber mais sobre os benefícios que os exercícios trazem a sua saúde e vida sexual, eu liberei 7 dias grátis do meu curso para você se aprofundar nessa técnica.  Tenho certeza que vai ser de grande valia e você vai amar ainda mais a arte do pompoarismo.

Outros acessórios usados nos exercícios, além das bolas de pompoarismo Ben-Wa

Existem outros dois acessórios utilizados na prática do pompoarismo que eu indico de olhos fechados e que realmente ajudam nos resultados da ginástica íntima quanto utilizados dentro do método da maneira correta.

Personal

O personal te permite modular sensações em torno de sua textura ondulada, diversificando as opções de pressão e toques na pele. O ajuste multivelocidade dele fica na base para facilitar a sua utilização.

  • Tamanho: 13,5×2,5×1,5cm; diâmetro: 2,5cm; penetráveis: 12,5cm e pesa 110g. 
  • Cores: as cores são variadas
  • Composição: ABS
  • Modo de usar: Você vai abrir a tampa do compartimento de pilhas, colocar 1 pilha AA alcalinas e fechar essa tampa. Vai girar o botão no sentido horário para ligar e controlar a intensidade da vibração e partir para a emoção.

Cones vaginais

Esse acessório é uma pequena cápsula de material resistente e formato anatômico, utilizado na prática do pompoarismo, com foco no fortalecimento do assoalho pélvico

  • Tamanho: Os cones padrões medem 5 cm de comprimento e possuem 45g, mas você encontra pesos e tamanhos diferentes.
  • Cores: as cores são variadas.
  • Composição: ABS e pigmento ou metal.
  • Modo de usar: lubrificar para facilitar a penetração e puxar levemente o fio para na hora de removê-lo.

Manutenção e limpeza do ben-wa

A limpeza dos acessórios não é nenhum bicho de sete cabeças, eles podem ser lavados com sabonete neutro e devem ser muito bem enxugados. Feito isso, é só colocar em uma nécessaire e guardar em um cantinho especial, preferencialmente longe de crianças para evitar situações constrangedoras. 

Caso surja alguma dúvida sobre as bolas de pompoarismo e demais acessórios, deixe aqui seu comentário que vou ficar feliz em te responder.

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.