No post de hoje,  vou te mostrar 5 tipos de relacionamento para você descobrir em qual o seu se encaixa. 

E, já quero te fazer uma pergunta bem séria: por que você está casada ou namorando? Você já parou pra pensar no que te uniu e te mantém nessa relação?

Faça aí a sua reflexão,  mas olha, eu sei muito bem que viver a dois pode ser um tanto complicado, mas fica bem mais fácil quando você entende a razão disso.

O que não falta por aí, são pessoas se relacionando sem propósito algum e, foi por isso que resolvi abordar esse tema com você hoje: tipos de relacionamentos.

Vamos lá identificar em qual o seu se encaixa.

Tipos de relacionamentos:

Por mais liberal que ele possa ser, os tipos de relacionamento ideais são aqueles que, mesmo com suas singularidades, são baseados sempre no respeito e na confiança. 

Como eu já deixei claro, se engana quem acha que ter um relacionamento é coisa fácil, não é impossível, mas tem que ter entrega e dedicação de ambos os lados. Concorda?

E, mesmo com essas dificuldades, a gente também sabe, que mesmo assim, os seres humanos não foram feitos para ficarem sozinhos.

Se relacionar é uma necessidade física e emocional e acordos devem ser feitos para que ninguém saia machucado Independente do tipos de relacionamentos existentes ele se encaixe. O que a gente espera de qualquer relação é ser FELIZ!

O segredo para um relacionamento duradouro:

Conceito de relacionamento 

Você já notou que existem inúmeros tipos de relacionamento, vou até te apresentar alguns no decorrer desse artigo, mas o termo em si tem bastante significado.

Relacionamento é uma ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que acabam se unindo com os mesmos interesses, objetivos e afinidades. E que consequentemente acaba envolvendo convivência, comunicação e alguns perrengues, faz parte. É uma construção diária!

E muitas pessoas, além de mim, podem afirmar que ter um parceiro para dividir a vida, as alegrias e tristezas compensa o desafios de um relacionamento.

Até porque, todo relacionamento passa por suas fases, boas e ruins. Saber lidar com essas situações é que vão te dizer se a relação vai durar. Agora vamos conferir 5 tipos de relacionamentos e ver em qual o seu se encaixa.

1- Tipos de relacionamento: arranjado

Os relacionamentos da idade média, eles eram arranjados pelas famílias, utilizados principalmente pelas classes altas para acomodar questões financeiras e familiares.

Período onde o amor não era levado em consideração, os relacionamentos envolviam apenas interesses materiais.

Com certeza, ainda existem relacionamentos com base em interesse, espero que o seu seja motivado pelo maior e melhor interesse de todos: o de ser feliz.

Quem nunca ouviu um “fulaninha casou por interesse”, acontece? Sim, acontece muito. Mas será que vale o esforço? Infelizmente, dinheiro não compra amor e nem felicidade, pode até proporcionar coisas boas, mas que não preenchem o espaço de um sentimento verdadeiro.

Tem outro tipo de relacionamento arranjado. Aquele que a amiga(o)  apresenta alguém e dá super certo, rola aquela química e quando você vê, já foi.

Quem nunca se relacionou com alguém que um amigo(a) apresentou despretensiosamente? Às vezes você é mais tímida e o amigo acaba vendo essa necessidade e dá aquele empurrãozinho.

Se não aconteceu com você, com certeza tem alguém próximo que começou a namorar ou se casou por meio desses tipos de relacionamentos arranjados.

2- Tipos de relacionamento: tecnológicos

Diferente do relacionamento arranjado, nos tecnológicos é você quem dá o match, você quem escolhe o parceiro com quem pode dar certo com base nos interesses em comum e nas qualidades que te agradam em uma pessoa.

E, muitos tipos de relacionamentos estão sendo desenvolvidos dentro de plataformas digitais e aplicativos de namoros, seguindo essa ideia.

Ainda mais depois da pandemia, a tecnologia veio para revolucionar até mesmo os relacionamentos. 

Os relacionamentos tecnológicos também envolvem aqueles casais que se relacionam à distância. O que acaba dividindo opiniões.

Uns falam que dá certo, outros falam que não aguentariam viver longe da pessoa amada, mas fato é:  a internet é a melhor forma de conhecer pessoas e “manter próximo” quem muitas vezes pode estar do outro lado do mundo. 

E aí, se identificou com esse tipo de relacionamento? 

tipos de relacionamento: relacionamento tecnológico
Relacionamento a distância

3- Tipos de relacionamento: afetivo

Esse tipo de relação é muito comum, ela nasce e se mantém não por uma obrigação, mas porque realmente existe afeto, cumplicidade e afinidade emocional e intelectual entre os envolvidos e não precisa necessariamente ser um relacionamento amoroso. 

Ele é composto por relações que são baseadas nos sentimentos entre qualquer pessoa que você tem contato, como acontece nos relacionamentos familiares, amizades e entre casais, inclusive muitos relacionamentos se iniciam a partir desse sentimento.

O afeto começa a ser tão grande a reciprocidade também e quando você se dá conta, já está amando aquela companhia.

tipos de relacionamento: relacionamento afetivo

4 – Tipos de relacionamento: profissional

Sabe aquelas pessoas que convivem a maior parte do tempo no trabalho? Então, elas acabam criando um tipo de relação: relacionamento profissional no trabalho.

E, não tem coisa melhor do que se relacionar bem com os colegas de trabalho e superiores, com respeito e empatia acaba que o ambiente se torna mais produtivo, saudável  e prazeroso de se trabalhar. 

Tem mais, muita gente acaba encontrando o príncipe encantado no próprio trabalho, naquela conversinha marota, naquela troca de informações e ideias vai criando um laço afetivo que pode evoluir, e, esse sentimento acaba evoluindo.

Só não pode ultrapassar os limites no local de trabalho, se esse for este o seu caso, porque muitas empresas possuem um código de conduta mais conservador, não permitindo que funcionários se relacionem e a justa causa acaba vindo.

Se esse for um fetiche seu, dar uma namorada no ambiente de trabalho, cuidado redobrado para essa vontade não sair cara demais. 

Tipos de relacionamento: profissional - namoro no trabalho

5 – Tipos de relacionamento: poliamor, relacionamentos não monogâmicos e abertos

As novas formas de amar tem moldado novos tipos de relacionamentos, novos formatos familiares que impactam em nosso modo de ver o mundo e viver em sociedade, e nos levam rumo a relações mais inclusivas.  

Tenho até que fazer menção à canção do Lulu Santos, devemos considerar justa toda forma de amor. A gente concordando ou não, está tudo bem.  Quem vive esse tipo de relacionamento é quem tem que estar realizado.

Assista o vídeo onde eu falo mais sobre esses tipos de relacionamentos:

6 – Tipos de relacionamento: em crise 

Quem nunca saiu com casais de amigos que do nada começam a ter uma D.R na sua frente?  É uma daquelas situações embaraçosas que só quem pode opinar e discutir é quem está dentro dela. 

Mulher de Deus, é uma lavagem de roupa suja sem fim, o relacionamento está tão em crise que nem as aparências eles conseguem manter.

Se você está nessa situação ou conhece alguém nela, eu recomendo que você envie esse post para ela se identificar, e no vídeo a seguir eu dou algumas ferramentas para mudar esse status de relacionamento. Porque ninguém merece se relacionar para ser infeliz. 

7 – Tipos de relacionamento: enrolado

Quem nunca teve um relacionamento enrolado que atire a primeira pedra, esse tipo de relacionamento é aquele que você não sabe se é amor, se é paixão, só sabe que é MUITO BOM!

Os problemas somem quando estão juntos, podem até explodir o mundo lá fora, mas tudo estará bem entre vocês, desde que estejam enroladinhos juntos.

Esse tipo de relacionamento pode durar meses ou anos, se for o que as duas partes quiserem, sem compromisso, sem satisfações, sem status de casal, esse é o típico relacionamento enrolado. 

8 – Tipos de relacionamento: chiclete

Já presenciou algum casal cheio de apelidinhos carinhosos em algum lugar? Cheio de cute-cute, mozão pra cá, amorzinho pra lá, com muitas juras de amor eterno, um verdadeiro grude, que nem chiclete?!

Para quem não está por perto o tempo todo desse tipo de casal, pode até parecer fofo, mas infelizmente, esses tipos de relacionamentos tem prazo de validade.

Um relacionamento saudável deve conter individualidade, o boy tem que ir jogar bola, a mulher tem que ir fazer a unha, independente dos hobbies de cada um. 

É necessário um tempo de qualidade individual para que o relacionamento dê certo. O amor precisa de espaço e liberdade para conseguir respirar, caso contrário, ele morre sufocado.

Se você se identifica com esse tipo de relacionamento, mantenha a calma, respire, busque controlar melhor as suas emoções, se for preciso busque a ajuda profissional de um psicólogo para entender melhor as causas que te fazem querer ficar o tempo todo grudada no parceiro. 

Tipos de relacionamento: relacionamento  chiclete

Dica: comece dando um tempo maior longe um do outro, focando em suas prioridades, trabalho, estudos, saúde, sempre tem uma pendência, vida da mulher não para! 

Comece a pensar um pouco mais em você, inicie uma atividade que você gosta, por exemplo. Assim, você vai conseguir tirar o crush da cabeça por um tempo, fazendo com que ele perceba a sua ausência e vocês sintam a falta um do outro. 

Como apimentar o relacionamento:  ginástica íntima

O melhor eu sempre deixo para o final, agora que você já sabe mais ou menos qual é o seu tipo tipo de relacionamento, a minha dica para apimentar essa relação é a prática do pompoarismo feminino

Os benefícios para a saúde da mulher são imensuráveis e se seu relacionamento é enrolado, aberto, grudinho, se ele está em crise então, vai ser o momento da trégua. 

Quando você começar a pôr em prática os exercícios e o seu parceiro perceber os movimentos diferentes acontecendo, ele vai ficar louco e você também, pois quem pratica ginástica íntima, consegue intensificar o prazer!

Qual é o seu tipo de relacionamento? Me conta lá no meu Instagram @CatiaDamasceno.

Tipos de relacionamentos com final feliz:

Para que você tenha um final feliz independente dos tipo de relacionamentos existentes, é preciso muito autoconhecimento, renúncia, investimento do seu tempo e emoções, inteligência emocional, perdão e principalmente o auto perdão.

Nós mulheres, costumamos nos cobrar muito na busca de um final feliz, de um relacionamento perfeito e acaba esquecendo de viver o hoje. Pecando na construção diária do seu relacionamento.

Então, mulher maravilhosa, desperte e saiba que você merece não só um final feliz, mas toda uma jornada assim.

Saiba que independente de um relacionamento movido pelos motivos certos ou errados, da época das cavernas ou da tecnologia, você primeiramente tem que ter um relacionamento consigo mesma, para conseguir ter alegria redobrada acompanhada.

Espero que tenha gostado do assunto de hoje e até o próximo.

Um super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.