Um dos principais fatores que geram conflitos na relação amorosa de diversos casais é a comunicação ou a falta dela. A forma como ele é realizada pode fazer um relacionamento dar certo e evoluir ou acabar e fracassar de vez.

Podemos usá-la para melhorar o relacionamento ou o contrário, criando mais conflitos, mas o que a gente deseja é reverter a situação positivamente, não é mesmo?

Eu acredito que o objetivo é sempre melhorar e evoluir, então aqui abaixo vou mostrar o que pode estar gerando conflitos no seu relacionamento, acabando com ele aos poucos, mas também vou te mostrar como reverter isso, caso já esteja acontecendo. 

conflitos na relação com o parceiro. Mão com ilustração de um casal discutindo.

Como lidar com os conflitos na relação?

Minhas dicas não fazer com que você e o seu parceiro nunca mais tenham conflitos no seu relacionamento, brigas ou discussões, afinal você e ele são pessoas diferentes, com personalidades, comportamentos, valores, histórias e experiências diferentes, então é natural que pensem diferente.

A questão é saber como lidar com estes conflitos no relacionamento e entender por qual motivo eles acontecem.

Estudos mostram que 2/3 dos conflitos nos relacionamentos que dão certo permanecem o mesmo.

Um conflito no relacionamento que pode permanecer o mesmo, por exemplo, é a organização da casa, pontualidade etc. 

Você é super organizada e/ou pontual (isso é característica de um perfil comportamental) e o seu parceiro nem um pouco organizado e/ou pontual (também é característica de um perfil comportamental).

Isso provavelmente vai ser sempre um ponto a ser discutido, porém se feito com respeito, um entendendo a razão do outro e fazendo acordos, a chance desses conflitos no relacionamento diminuírem ou sumirem é grande. 

relação na cama

Perfil comportamental:

Se você descobrir qual é o seu perfil comportamental e o do seu parceiro, vai entender por que vários conflitos no relacionamento de vocês acontecem e até resolvê-los de uma vez por todas.

Para saber como descobrir seu perfil comportamental e do seu parceiro, leia até o final.

Os conflitos no relacionamento são sempre passíveis de acontecer, não prevemos quando vão acontecer e nem porque (apesar que alguns a gente já sabe quando e como vai acontecer), porém se ocorrerem, o importante é haver um reparo para que o impacto não seja avassalador. 

E também é de extrema importância saber quando dar uma pausa nas discussões. Se a discussão está muito acalorada, dê uma pausa de 20 minutos e quando a tensão baixar volte a conversar. 

4 assuntos que mais geram conflitos em uma relação:

  • Financeiro
  • Divisão de tarefas
  • Criação de filhos
  • Ciúmes

Como reverter os conflitos dentro da relação:

Apenas criticar:

Acontece quando envolve críticas constantes e a forma de reclamar acaba atacando o jeito de ser da outra pessoa.

Lembre-se: críticas constantes de coisas pequenas irritam e acabam gerando conflitos no relacionamento.

É fácil identificar quando uma pessoa critica constantemente o parceiro, geralmente ela usa os seguintes termos:

  • Vai conter na frase a palavra sempre ou nunca
  • Fala sobre o que você é e não sobre o que você fez
  • Ataca a pessoa ou a personalidade dela

O que é totalmente diferente de fazer uma queixa ou uma crítica específica sobre determinado comportamento, acontecimento ou situação a fim de que a pessoa aprenda e procure mudar, ao invés de apontar o erro sem apontar a solução.

O certo e o errado da relação:

Errado: Criticar o problema, o comportamento ou a situação especificamente.

Certo: Começar uma conversa sutilmente, com foco no comportamento específico e nas suas próprias emoções e escolha a queixa que vai fazer. Vou de dar exemplos.

Caso 1:

O seu parceiro chega em casa tarde sem avisar qual é a sua reação?

Reação A: Você solta o verbo dizendo que ele sempre se atrasa, o chama de irresponsável e diz coisas do tipo: você nunca pensa na forma como o seu comportamento afeta outras pessoas. Você é muito egoísta. Fiquei toda preocupada e você numa boa…

Reação B: Você o chama para uma conversa e abre o seu coração e diz algo semelhante: Eu queria te falar uma coisa, mas não queria brigar, porém isso me chateou. Você chegou atrasado e a gente tinha combinado de você chegar mais cedo e como você não avisou eu fiquei preocupada.

Dá para notar nos casos acima que na situação B é a mais eficiente, a forma como lidamos com os problemas faz toda a diferença e pode surtir muito mais efeito do que apenas atacar o parceiro com várias críticas.

Além disso, o seu parceiro ficará mais aberto ao diálogo porque não foi atacado e não precisou ficar na defensiva, além de parar para pensar na sua atitude e na preocupação que te provocou.

Caso 2:  

Seu parceiro fez uma limpeza que não ficou tão boa ou nem fez o que você havia pedido para ele. Qual é a sua reação?

Situação A: Você é porco, relaxado, nunca faz as coisas direito, nunca pensa em mim, eu tenho que fazer tudo nessa casa, ainda tem farelo na mesa, eu tenho outras coisas para fazer ao invés de ficar te servindo, eu não sua faxineira, você nunca faz o que diz que vai fazer ou o que eu te peço.

Situação B: Eu tinha te pedido para lavar a louça hoje e você não lavou e fiquei bem chateada. Queria conversar com você sobre isso, preciso da sua ajuda para que as coisas fluam em nossa casa e a gente não brigue por coisas tão pequenas. Posso contar com a sua ajuda?

Deu para notar a diferença nas falas, né? A forma como nos comunicamos pode ser a solução de muitos problemas. Avalie o seu diálogo e veja como você está se comunicando dentro do seu relacionamento para que as coisas fluam melhor.

Ficar na defensiva

As relações não vão para frente porque acontece demais do casal ficar na defensiva, aí já viu, é briga na certa. O que importa é o grau em que a pessoa se coloca na defensiva ou se faz de vítima para ver se tem jeito.

Se atentar para o uso de desculpas e do contra-ataque e não aceitar a própria responsabilidade pelo ocorrido e pelas críticas recebidas também é ficar na defensiva. 

O ideal é pedir desculpas e aceitar pelo menos a sua parcela de responsabilidade pelo que aconteceu, orgulho nesse tipo de situação só afasta o casal.

Exemplo: o seu parceiro chega em casa tarde sem avisar…

Situação A – Eu tive um dia super ocupado e você já chega me atacando?

Nesta situação ele está se colocando como vítima. 

Situação B – Desculpa, não foi minha intenção. Acabei tendo um dia super ocupado e acabei perdendo a noção do tempo trabalhando.

Ele se justifica e informa o motivo que o fez ter chegado tão tarde. Assim ele acaba aniquilando qualquer dúvida. Aquela satisfaçãozinha que fortalece a relação e gera ainda mais confiança entre o casal. Isso deve acontecer de ambos os lados para que dê certo.

Desrespeito e/ou desprezo na relação:

O desrespeito e o desprezo são identificados pela superioridade, por comentários esnobes, ofensivos e que atacam o caráter de alguém.

Este em específico é o que mais gera conflitos nos relacionamentos e afeta diretamente a vida do casal, pois quando tem o desrespeito e o desprezo, raramente uma pessoa cede para depois a outra pessoa ceder. 

Lembre-se que a emoção dura 90 segundos, então, se está com muita raiva, pronta para despejar vários xingamentos, pare e respire por 90 segundos para o pico desta emoção passar e você não se arrepender depois. 

Cultivar uma cultura de sentir orgulho do seu companheiro, de ter gratidão e respeito pela sua vida é o caminho caminho do respeito, de um relacionamento harmonioso e feliz

Você deve abolir da sua relação esse tipo de comunicação:

Você é um mimado!

– Falou a rainha da pontualidade!

– Vai tomar banho! (isso se não for algo mais pesado e desrespeitoso)

– Você nunca vai entender isso! – este caso envolve superioridade, de que a pessoa não é capaz o suficiente para entender.

– Qual é o seu problema?

Obstruir-se

É quando uma pessoa sai do conflito, da discussão, fecha a cara e não responde mais. O que leva a desesperança ou sobrecarga emocional do outro, deixando a pessoa ainda mais nervosa e irritada e se sentindo ignorada.

Ex: “Nada do que eu fizer vai fazer diferença” ou “Estou tão incomodada que prefiro me afastar.”

O que é diferente de fazer uma pausa na discussão quando a o nível emocional da briga está muito alto e voltar a conversar mais tarde, de cabeça fria. 

Estudos identificaram que se você faz uma pausa durante 20 a 30 minutos os batimentos cardíacos já baixam, a tensão reduz e a chance de resolução do conflito é muito maior.  E quando digo pausar a discussão é por cerca de 20 minutos e não por um dia ou uma semana inteira. 

Este caso de obstrução é mais comum de acontecer com homens, em cerca 85% das vezes. 

Como evitar conflitos na relação?

  • Buscar entender para depois ser entendido. É importante você também tomar a iniciativa e ser a primeira a ceder. 
  • Fazer reparos e receber reparos – o que faz você se sentir bem e o que faz ele se sentir bem? Ou ainda, o que faz o casal se sentir bem?
  • Usar o humor a seu favor, sem ofender ou ser sarcástica
  • Pedir desculpas
  • Se permitir chorar se sentir vontade
  • Reconhecer o erro
  • Ceder quando for necessário
  • Escolher o momento certo para conversar. Escolha um momento em que nenhum dos dois esteja tenso ou estressado.
  • Refletir juntos sobre a origem do conflito. Será que não é porque vocês têm sonhos/valores/perfis comportamentais diferentes?
  • Escuta ativa – enquanto um fala o outro escuta atentamente e sem julgamento
  • Se acalmar antes de explodir (lembre-se que a emoção dura 90 segundos)
  • Faça acordos, afinal, como diz o ditado, combinado não sai caro.
  • Perdoe
  • Não acumule insatisfações ou guarde para você. Escolha um momento calmo e fale. (Lembre-se que ninguém tem bola de cristal para adivinhar, por mais óbvio que pareça)
  • O que é óbvio para você pode não ser óbvio para a outra pessoa, então fale. 

Profissional Master Love

Agora que você já entendeu quais podem ser os conflitos na relação e os 4 sinais claros de que a sua relação amorosa está chegando ao fim, você já sabe como reverter esta situação.

Maaaaas, se você acredita que precisa de ajuda de uma profissional Master Love para te ajudar a restaurar o seu relacionamento e saber mais a fundo saber sobre o seu perfil comportamental ou ainda te ajudar a identificar seus valores, pode contar com minha ajuda.

Durante o processo Master Love vamos descobrir qual o seu perfil comportamental, seus valores, entender a fonte de conflitos no seu relacionamento e como minimizar ou eliminá-los e passar por cada ponto relevante de maneira mais aprofundada e usando várias outras técnicas, tudo isso de maneira personalizada e com o meu acompanhamento.

Danusa Hansmann

Certificação: 1912021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Danusa Hansmann na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Texto de MasterLove

O Portal Master Love tem o objetivo de reunir profissionais certificadas para atender suas demandas relacionadas a questões amorosas e sexuais. Hormônios, questões emocionais, rotinas, questões fisiológicas, culturais e vários outros desafios podem gerar conflitos na sua vida amorosa e sexual. Todo mundo enfrenta dificuldade quando o assunto é amor ou sexo. Lidar com cada um desses problemas sem ajuda profissional é muito mais difícil. O trabalho de uma Master Love é te apresentar um caminho mais assertivo para te ajudar a lidar com suas questões.