O que são exercícios Kegel e por que são importantes para a sua saúde?

Se você gostou desse Blog clique no +1:

O que são exercícios Kegel e por que são importantes para a sua saúde?

Você é do tipo de mulher que faz de tudo para estar com a saúde em dia, evitando ao máximo tomar remédio ou, até mesmo, precisar recorrer a uma cirurgia? Se pensa da mesma forma que eu, que o melhor caminho é a prevenção, os exercícios Kegel precisam fazer parte de sua rotina de cuidados!

Ainda não sabe o que é essa prática tão importante para o universo feminino? Então está na hora de descobrir! Leia nesse artigo que preparei as informações mais importantes sobre os exercícios Kegel e sobre como eles podem ajudar na sua saúde.

exercícios Kegel

Veja abaixo sobre quais temas iremos conversar hoje:

  1. O que são os exercícios Kegel;
  2. Como os exercícios Kegel ajudam sua saúde;
  3. Como praticar exercícios de Kegel;

Ao final desta leitura, quero que você esteja preparada e livre de preconceitos para cuidar de sua saúde. Afinal, uma mulher bem resolvida também precisa ter toda a energia concentrada em lidar com os desafios de seu dia a dia.

Boa leitura!

1. O que são os exercícios Kegel

exercícios de kegel

Os exercícios de Kegel têm esse nome em homenagem ao ginecologista americano que desenvolveu essa técnica, lá nos anos 1940. Seu objetivo era reduzir a necessidade de intervenções cirúrgicas para os mais diferentes motivos associados à flacidez da musculatura do assoalho pélvico, como são conhecidos os músculos da nossa região íntima.

As técnicas são baseadas na contração e descontração desses músculos (como se fosse mesmo uma musculação), de forma a fortalecê-los, evitando uma série de problemas que podem surgir com a idade ou com o número de gestações. É claro, essa prática também tem um efeito importante na satisfação sexual!

Embora tenham se tornado populares com os estudos do Dr. Kegel, esses exercícios, entretanto, são bastante antigos e fazem parte da cultura taoísta. Você provavelmente já ouviu falar deles, mas sob o nome de pompoarismo! Os exercícios de Kegel também podem ser chamados de ginástica íntima – tema sobre o qual eu falo bastante aqui no blog e no canal do Youtube!

Os exercícios de Kegel são baseados nas técnicas do pompoarismo, uma antiga prática oriental que faz parte do tantra. São ensinamentos muito antigos e importantes, mas que, mesmo assim, ainda não fazem parte da rotina de cuidados da maioria das mulheres. Qual será sua escolha para a própria saúde?

2. Como os exercícios de Kegel ajudam sua saúde

benefícios do pompoarismo Cátia Damasceno

Gravidez, parto, idade e excesso de peso: esses são os principais fatores que podem enfraquecer sua musculatura vaginal, situações pelas quais todas as mulheres podem passar ao longo de sua vida. Assim como acontece em qualquer outra parte do corpo, os músculos do assoalho pélvico podem se tornar flácidos, ou seja, menos fortes.

O problema é que a maioria das mulheres não se dá conta da importância de exercitá-los também, de forma a evitar que eles enfraqueçam. Para que você reconheça ainda mais a importância dos exercícios de Kegel, e não veja mais esta como uma prática apenas associada ao sexo, listei alguns dos benefícios do pompoarismo para a sua saúde:

  • Permitem melhor controle urinário, evitando problemas como a bexiga solta ou incontinência;
  • Auxiliam na preparação do parto durante a gravidez, pois ensinam à mulher como fazer a força certa, na hora certa;
  • São fundamentais também na recuperação pós-parto normal, fortalecendo a musculatura pélvica para que retorne à sua condição anterior, evitando a flacidez vaginal;
  • Previnem o prolapso pélvico, situação em que, durante o parto, os órgãos femininos podem mudar de lugar, inclusive com o útero podendo se tornar externo;
  • Redução dos sintomas causados pela menopausa, como ressecamento do canal vaginal;
  • Diminuição das dores com cólicas;
  • Auxílio na prevenção de infecções vaginais, como a candidíase;
  • Melhora no funcionamento do intestino.

Os exercícios de Kegel são uma forma de prevenir diversas doenças que afetam a saúde feminina. Muito mais do que auxiliar na satisfação sexual, eles podem afastá-la de maiores problemas, para os quais seja necessário recorrer a cirurgias.

3. Como praticar exercícios Kegel

Sabe qual a melhor parte dos exercícios de Kegel? Você não precisa ir para a academia e vestir a roupa de ginástica para praticá-los! Dá para fazer esse tipo de ginástica em qualquer hora e em qualquer lugar: enquanto dirige, assiste televisão, cozinha, toma banho…

E não precisa ficar assustada, não. Ninguém percebe que você está fazendo pompoarismo se não estiver usando acessórios, como as bolinhas tailandesas… Dá para se exercitar e ainda manter a maior cara de tranquilidade, enquanto conversa com outras pessoas ou faz suas tarefas diárias.

Se está interessada em praticar os exercícios de Kegel, o mais recomendado é sempre procurar auxílio de um ginecologista ou de um fisioterapeuta, podendo inclusive participar de um curso realizado por um desses profissionais.

Como fisioterapeuta especializada neste assunto, já vi muita dica errada na internet ou até mesmo em cursos. Para cuidar da sua saúde de verdade, busque referências sobre o que está aprendendo. Combinado?

De toda forma, para você não terminar essa leitura sem nada para colocar em prática, vou ensinar uma técnica bem básica para você começar.

Funciona assim: identifique seus músculos do assoalho pélvico enquanto está fazendo xixi. Sabe aquela contração que fazemos para segurar a urina? É exatamente este o exercício que irá fazer, porém nunca quando estiver com vontade de ir ao banheiro.

Comece as sessões contraindo e relaxando essa musculatura com intervalos de 3 segundos. Você pode fazer de 10 a 15 vezes esse movimento, em várias sessões por dia. Ao longo da semana, tente aumentar o tempo das contrações, chegando até os 10 segundos.

Mesmo com o início dessa técnica mais simples, é possível que em poucas semanas você consiga observar algum resultado, principalmente se tiver problemas de incontinência urinária.

Gostou da dica? Então recomendo que assista ao vídeo abaixo no qual dou algumas dicas e explico um pouco do que o nosso corpo faz depois que começamos a praticar o pompoarismo.

Para mim, pompoarismo é tudo de bom! Mas é preciso aprender essa prática com profissionais que realmente entendem do assunto, ou você pode acabar até prejudicando sua saúde!

Por que não começar a praticar pompoarismo?

Entendeu melhor o que são os exercícios de Kegel e como eles podem ajudar sua saúde como mulher? Não importa o nome que você dê a essa prática, Kegel, pompoarismo ou ginástica íntima, mas certamente está na hora de repensar os cuidados que tem consigo mesma e começar a aprender um pouco mais sobre essa técnica, não concorda?

Eu recomendo os exercícios de Kegel para mulheres em qualquer momento de sua vida, desde a primeira menstruação até a menopausa. Lembre-se que as práticas não estão somente associadas à sua satisfação sexual, mas de forma muito mais ampla à sua saúde e à prevenção de muitas situações indesejadas no universo feminino.

Que tal fazer o teste? Pratique alguns exercícios mais simples em casa, busque um curso de pompoarismo e procure conhecer mais sobre o tema!


Ficou interessada em conhecer mais sobre exercícios de Kegel? Que tal deixar as suas dúvidas aqui nos comentários deste artigo, perguntando tudo o que tem vontade de saber sobre o tema?

Não deixe de indicar este artigo para suas amigas e para as mulheres da sua família, cuidar do próprio corpo é fundamental para uma vida mais plena e resolvida!

Faça o download do meu ebook de Pompoarismo e aprenda um passo a passo o exercício hoje mesmo.

Neste guia que virou febre entre as mulheres e já tem mais de 200 mil downloads.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)