O que é pompoarismo? O guia definitivo com o que você precisa saber!

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O que é pompoarismo? O guia definitivo com o que você precisa saber!

O que é pompoarismo? Você já deve ter ouvido alguém falando sobre pompoarismo, ginástica íntima ou exercício de Kegel, mas deve ter algumas dúvidas sobre a prática. Todos eles são a mesma coisa, mas sua prática tem sido cada vez mais divulgada e você sabe o porquê? Porque além de trazer benefícios para a saúde da mulher, o pompoarismo surpreende e eleva o prazer na hora do sexo. E tudo isso com simples exercícios que podem ser praticados por poucos minutos todos os dias. Ansiosa para saber mais sobre o que é pompoarismo? Então continue lendo, pois trago uma novidade para você!

No post de hoje vamos falar sobre:

  1. O que é pompoarismo

  2. Benefícios para a saúde

  3. Benefícios sexuais

  4. Exercícios de pompoarismo para fazer em casa

o que é pompoarismo Cátia Damasceno
Eu leio muita coisa errada por aí e quero conversar com vocês sobre essa prática tão fácil e que traz tantos benefícios para nós, mulheres. Eu, como profissional da saúde, quero passar algumas dicas para vocês e tenho certeza que, assim como eu mudei, vocês podem conseguir a vida sexual e os benefícios que tanto queremos!

O que é pompoarismo

Pompoarismo, ou ginástica íntima, é uma técnica de contração e relaxamento do canal vaginal que proporciona vários benefícios para a saúde da mulher e para a sexualidade feminina. Os músculos que são exercitados são os músculos do assoalho pélvico, que sustentam alguns órgãos internos do baixo vente, como a bexiga, a uretra, o útero e o reto.

anatomia pompoarismo
O canal vaginal é um músculo e, como qualquer outro músculo, quando você o exercita o fluxo sanguíneo aumenta no local. A ginástica íntima funciona assim: você contrai e relaxa o músculo do canal vaginal em movimentos repetidos por um tempo determinado. Com a prática regular da ginástica íntima a mulher adquire força na musculatura do assoalho pélvico para realizar movimentos precisos.

A combinação de fluxo sanguíneo aumentado e força muscular no pubococcígeo faz com que os orgasmos fiquem mais intensos e a mulher mais excitada, além, é claro, dos benefícios para a saúde.

Agora, falando um pouco sobre minha experiência com o que é pompoarismo… Eu era travada no sexo, não me sentia confiante, nem sexy, e ao ver a reação que meu parceiro esboçava quando eu fazia os movimentos me deixava muito satisfeita. Além disso, meu prazer e minha libido aumentaram muito!

Eu pratico os exercícios há alguns anos e posso dizer que minha vida sexual mudou completamente! Hoje sou uma mulher feliz e realizada na área sexual.

2. Benefícios para a saúde

  • Reduz as cólicas e o período menstrual

As cólicas menstruais são contrações involuntárias para expulsar a camada interna do útero que não teve o óvulo fecundado.

Com os exercícios, a mulher consegue diminuir a intensidade da cólica, pois consegue ter um controle maior sobre as contrações, além disso, com o períneo altamente irrigado por causa da ginástica íntima, a quantidade de sangue que “necessita” sair durante a menstruação diminui, consequentemente diminuindo os dias do período menstrual.

pompoarismo reduz cólica menstrual
  • Ajuda no tratamento de anorgasmia (dificuldade em chegar ao orgasmo)

Muitas mulheres têm dificuldade em alcançar o orgasmo, seja por fatores psicológicos ou fisiológicos. A ginástica íntima auxilia a trabalhar as terminações nervosas que existem na vagina, além de a mulher conseguir contrair quando quiser o músculo, o que aumenta a fricção entre as genitálias e, consequentemente, aumenta o prazer para o casal.

  • Ajuda no tratamento de vaginismo ou dispareunia (contração involuntária da musculatura vaginal e dor na relação sexual)

O vaginismo, ou a dispareunia, é a dor durante a relação sexual de origem psicológica. A mulher, por vergonha, medo, traumas ou estresse, “trava” o músculo na hora da relação e não consegue ser penetrada. Como os exercícios auxiliam na contração voluntária, a mulher consegue ter controle sobre seu músculo e deixa de travá-lo inconscientemente.

  • Diminui os sintomas da menopausa

A menopausa é quando o ovário deixa de produzir óvulos e há um desequilíbrio hormonal por conta deste fato. Os principais sintomas que a ginástica íntima trata são: secura vaginal, redução da libido e dispareunia (dor durante o ato sexual).

  • Ajuda no pré e pós-parto

A mulher que pratica pompoarismo tem vantagens na hora do parto por conta também das contrações voluntárias. Como ela adquire força conforme pratica os exercícios, na hora do parto normal, a força que ela fará será muito mais potente e a contração mais forte, facilitando a saída do bebê.

Já após o parto, como a mulher tem a musculatura trabalhada, é mais rápida a recuperação.

  • Melhora o funcionamento do intestino

O treino trabalha também a musculatura abdominal e aumenta os movimentos peristálticos, que são os que fazem com que o intestino funcione normalmente.

  • Trata a incontinência urinária

O períneo é a região muscular que, dentre outras coisas, controla a saída de urina e fezes. Com os exercícios da ginástica íntima, a mulher consegue controlar estes músculos e assim abrandar os sintomas da incontinência urinária.

  • Combate a flacidez vaginal

Comum a todas as mulheres na fase mais avançada da vida. A flacidez vaginal acomete todas as mulheres, pois com o tempo e a falta de exercícios internos, a musculatura, como qualquer outra, começa a ficar flácida. O problema é que a musculatura do assoalho pélvico sofre com constante desgaste, tanto pelas relações sexuais quanto pelo peso que a bexiga, a uretra, o reto e o útero exercem sobre ela. A ginástica íntima fortalece e sustenta os órgãos internos.

Benefícios sexuais

Como você viu, os benefícios para a saúde são muitos, mas você quer saber por que as mulheres procuram tanto saber o que é pompoarismo e como encontrar cursos de ginástica íntima? Os benefícios sexuais certamente são uma das respostas!

pompoarismo ajuda no sexo
  • A mulher alcança orgasmos múltiplos e mais intensos

A mulher consegue ter orgasmos múltiplos pelas razões similares às citadas acima. A mulher que pratica pompoarismo há certo tempo consegue ter controle total da musculatura do assoalho pélvico, portanto consegue fazer movimentos que intensificam a contração da vagina e aumentam a fricção entre as genitálias, assim ela chega ao orgasmo com mais facilidade e mais vezes.

  • Ajuda a retardar a ejaculação do parceiro

Isso acontece porque a mulher consegue alcançar consciência corporal e força suficientes para apertar a base do pênis do parceiro com o períneo e retardar a ejaculação dele.

  • A mulher fica mais “apertadinha” e consegue simular virgindade

Com a força que adquire com os exercícios, a mulher consegue contrair totalmente o seu músculo, simulando o rompimento do hímen novamente, ou deixar apertado o suficiente para que o casal possa aproveitar mais a sensação.

3. Exercícios de pompoarismo para fazer em casa

Chegamos a uma das partes mais importantes deste post. Eu tenho certeza que você irá se surpreender com a facilidade que é praticar os exercícios de pompoarismo.

Você já deve ter escutado sobre as bolas de Ben-wa, o cone, e alguns outros acessórios, mas vamos começar do começo: fazendo alguns exercícios para que você consiga obter resistência. É só a partir daí que evoluímos para os acessórios. Portanto, nada de pressa! Não quero que você se machuque, muito pelo contrário, quero que descubra o prazer que eu descobri e depois venha contar aqui para mim.

Vou te indicar dois exercícios que consistem na contração básica do músculo do assoalho pélvico. Para você localizar o músculo que irá exercitar, vamos fazer uma dinâmica rápida, mas atenção, se você estiver com vontade de fazer xixi, vá! Nada de fazer os exercícios do pompoarismo com a bexiga cheia. E mais uma restrição: quem tem infecção urinária deve evitar os exercícios até o final do tratamento. Mas voltando à localização do músculo, faça o movimento como se fosse segurar o xixi. Sentiu uma leve contração? É exatamente este músculo que iremos trabalhar!

  • Exercício 1

Sentada na cama ou em uma cadeira com as pernas descruzadas, contraia a musculatura da vagina e solte. Repita esse movimento 20 vezes seguidas e descanse. Repita por 10 minutos.

  • Exercício 2

Este requer um pouco mais de paciência, afinal, encontrar o anel vaginal sentada é o jeito mais fácil. Mas vamos evoluir esta musculatura! Deitada na cama e de barriga para cima, respire profundamente. Faça as contrações durante 10 minutos. Não esqueça de manter o ritmo da respiração!

Os resultados podem aparecer em até um mês, mas algumas alunas minhas me contaram que na primeira semana já sentiram muita diferença. O importante é manter os treinos!

exercícios de pompoarismo
Eu espero que suas dúvidas sobre “o que é pompoarismo” tenham ficado esclarecidas e que você comece a colocar tudo isso em prática para conseguir os resultados que tanto deseja.

Para quem quer saber mais sobre a ginástica íntima, dia 8 (terça-feira) eu farei uma aula online ao vivo gratuita para todo o Brasil. Para se inscrever é só clicar neste link. Não fique de fora porque eu vou contar muito mais sobre o pompoarismo nesta aula e vou tirar suas dúvidas. Te espero lá. Super beijo!

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