Preparem – agora é hora do show da mulher poderosa! Quando falamos neste assunto, muitas vezes a imagem que vem à mente é a daquela diva com conta bancária recheada, vestindo roupas de grife, e com um status social de fazer inveja, né? Mas, calma lá, será que se trata disso mesmo? 

Poderosa de verdade é a mulher que, com ou sem grana, com ou sem um homem ao lado, se sente completa e dona de si.  É aquela que sabe que a sua força não vem de fatores externos, como uma aliança de casamento com alguém influente ou o último modelito da moda. 

O verdadeiro poder é ser livre para fazer suas próprias escolhas, correr atrás dos seus sonhos e, principalmente, buscar a sua felicidade. A verdadeira mulher poderosa é aquela que, mesmo nos dias de tempestade, segura firme o leme da sua vida e navega com confiança rumo ao seu destino.

Então, mulherada, que tal mergulhar nessa jornada comigo e descobrir o que realmente significa ser uma mulher poderosa na vida real e como trazer este cenário para a sua vida? Vamos juntas desvendar os segredos e as verdades por trás desse conceito, e  redescobrir o poder que já existe dentro de cada uma de nós. Bora lá?

O que é ser uma mulher poderosa

Ser uma pessoa poderosa é ter poder de decisão. Ser uma mulher poderosa na vida real é se bastar – ser dona da própria vida, livre para fazer suas escolhas, independente do seu status de relacionamento. 

Isso vai muito além da marca das suas roupas e sapatos, da estética do seu corpo, do seu status social ou da sua conta bancária. Envolve estar tão confiante no seu autovalor, a ponto de entender que não depende de ninguém, a não ser de si mesma, para alcançar seus sonhos.

Algumas mulheres têm a liberdade necessária para assumir seu lugar de poder, mas não sabem utilizá-la por causa da insegurança e do medo. E estamos aqui, juntas, para mudar este cenário e ativar a versão bem-resolvida que já mora aí dentro de você!

Há também o caso das mulheres que têm sua liberdade totalmente limitada, por dependerem emocionalmente e financeiramente dos seus maridos ou dos pais para viver. Por isso, as realizações das suas vidas só vão até onde eles permitem.

Prepare o terreno para superar a dependência emocional e financeira

Em primeiro lugar, se você está vivendo esta situação, para conseguir tirar proveito desta leitura precisa deixar a culpa de lado. Provavelmente está vivendo assim porque é a única escolha que teve. Ou não sabia decidir diferente no passado, ou simplesmente não existiam outras opções.

E está tudo bem – não podemos mudar aquilo que já foi, apenas aprender e usar esta sabedoria para fazer novas escolhas e escrever um futuro bem mais feliz para as nossas vidas. Porque sim – temos este direito!

Só de estar dedicando seu tempo e sua atenção nesta leitura, é sinal que a transformação já começou a acontecer na sua cabeça. Por isso, confie no seu processo e dedique-se a dar um novo passo por dia. Quando menos esperar, já estará livre para ser poderosa e brilhante da maneira que nasceu para ser. 

Antes de mais nada, você precisa ter consciência que precisará se livrar dessas amarras. Conquistar sua independência financeira e emocional são os primeiros passos para uma vida livre e poderosa, de fato. Essa é uma jornada intensa e profunda, mas fique tranquila pois estou aqui para te ajudar e, juntas, sairemos do outro lado.

Os 3 passos para ativar e transbordar sua força interior

Não é em um passe de mágica que esta transformação acontece. É preciso seguir um roteiro, organizado e consciente, para entender suas limitações e traçar a rota de superação delas.

Eu mesma, Cátia Damasceno, apliquei essa lógica inúmeras vezes na minha vida. Foi assim que consegui superar baixa autoestima, dependência emocional, relacionamento abusivo e uma montanha de dívidas que me acompanhou por muito tempo. E deu tão certo que hoje levo a vida de sucesso que vocês conseguem acompanhar aqui pela internet. 

Os três passos resumem-se naquilo que chamo de Aspiral do Poder Interior. Envolvem olhar para dentro, olhar para fora e ativar sua versão bem resolvida. Entenda, abaixo

Olhando para Dentro

Explore o autoconhecimento, cultive a autoestima e viva com autenticidade, para despertar e reconhecer poder interno.

Você em primeiro lugar

Dedique um momento da semana para si mesma. Você deve satisfazer suas próprias necessidades emocionais e assim, poderá se desenvolver emocionalmente a cada dia. Quando lidamos com muito stress, ficamos bloqueadas e não conseguimos avançar em nenhum aspecto da nossa vida. As mulheres são as primeiras a pensar nos outros e os filhos, maridos ou namorados acabam se tornando prioridades.

Comprometa-se

Quando você descobrir sua grande paixão, comprometa-se e corra atrás do que você quer. Não adianta ter metas, sonhos e ideias se você não faz nada para tornar tudo isso possível. Escreva um plano e ponha em marcha hoje e não amanhã. Dê seguimento a esse plano todos os dias da sua vida.

Encontre  a sua paixão

Todas somos boas para algo. Algumas têm vocação para a engenharia, outras para trabalhar em um salão de beleza, preparando refeições incríveis, gerenciando empresas, ou produzindo conteúdo na internet, como eu.  Todas temos uma paixão que devemos identificar para trazer satisfação pessoal e, em muitos casos, remuneração justa para nossas vidas. Invista tempo de qualidade em descobrir e aprimorar seus talentos – você só tem a ganhar.

Não dependa de um homem para ser feliz

Algumas mulheres ficam encantadas em depender emocionalmente e financeiramente de um homem. Isso é um grave erro. Primeiro ame a você mesma e depois encontre esse homem que te quer e te respeita . Seja a dona da sua vida.Uma mulher poderosa não precisa de um homem para ser feliz. Ele pode pode até completar sua felicidade, mas ela também pode ser feliz sozinhas.

Mulher poderosa acredita em si mesma

Quando você acredita nas suas habilidades, projeta uma força imensurável. Por isso, persiga os seus sonhos. Quando você não tem confiança em si mesma e acredita que é incapaz de fazer algo, você não evolui. Exercite sua habilidade de acreditar em si mesma, não importa o que aconteça. Estabeleça pequenas metas de progresso e comemore cada conquista. Essa atitude vai te ajudar a fortalecer sua autoconfiança e ter muito mais coragem para voar cada vez mais alto.

Fuja das expectativas irreais

Que desgastante tentar ser a mulher maravilha. Ela tem que ter a casa impecável, o melhor trabalho, as melhores roupas e ser um ser humano perfeito. Isso é impossível. Não há como você se tornar esse ser humano exemplar e não terminar morta. Conheça e abrace suas limitações – elas têm muito a ensinar sobre você. Está tudo bem manter algumas delas na sua vida. Você não precisa melhorar tudo, a perfeição não existe.

Olhando para Fora

Depois de se fortalecer por dentro, é hora de começar a manifestar toda essa transformação para o mundo. Isso ajudará você a delimitar seus novos limites, bem como a conectar-se com pessoas que têm objetivos semelhantes e que também acreditem no seu potencial.

Cuide da sua saúde

Cuide de você mesma e do seu corpo. Se quer ser uma mulher forte e poderosa você deve cuidar da sua saúde, pois ela é indispensável para que possamos realizar nossos planos. Vá ao médico e faça exames regulares. Passe tempo na natureza, descanse quando estiver cansada e comece a entender o seu corpo.

Melhore sua Comunicação

Para se tornar uma mulher poderosa, a comunicação é chave. É sobre expressar suas ideias, desejos e limites com clareza, ao mesmo tempo em que se escuta e se respeita as perspectivas alheias. Aperfeiçoar sua habilidade de se comunicar não só melhora suas relações interpessoais, mas também fortalece sua autoconfiança, permitindo que você se posicione com autoridade e autenticidade em qualquer cenário.

Vença os medos

Se permanecermos em nossa zona de conforto, nós nunca vamos ser capazes de, por exemplo, encontrar o emprego dos meus sonhos ou nossa alma gêmea. Os sonhos não valem nada, se não lutarmos de fato por eles. Ouse tentar e acreditar que você pode!

Não se detenha

Seja perseverante e paciente. Nada de se render e desistir quando as falhas acontecerem. Você é humana e, por isso, a única certeza que temos é que uma hora ou outra vai falhar. Exercite sua mente para ver esses momentos como aprendizado e conseguir ter melhores decisões em situações semelhantes, no futuro. A culpa e o medo são as armadilhas que a vida põe para provar se você é realmente merecedora de realizar o seu grande sonho. Não desanime, tente outra vez! Você é forte e capaz.

Atirando a Versão Bem Resolvida

Aqui é o momento de transbordar. Assumir sua verdadeira essência sem se importar com quem vai desagradar, pois já vive a realidade de sua felicidade não depender da aprovação nem da aceitação de ninguém. 

Seja autêntica

Brilhe com seu próprio estilo. As mulheres poderosas se vestem como elas querem e gostam. Use a moda como uma forma de expressar seus valores, sua criatividade, seu estado de ânimo e suas preferências. O mais importante é que você se sinta cômoda e segura.

Posicione-se

Deixar de ser sempre a boazinha, que aceita tudo calada pode até evitar brigas, mas não é uma atitude saudável. Os sentimentos reprimidos fazem mal e podem até te deixar doente.Não estou dizendo para você procurar uma briga a toa, mas sim posicionar-se, com firmeza, para defender seus limites e não tolerar mais qualquer tipo de abuso.  

Conecte-se com outras mulheres poderosas

Conectar-se com mulheres poderosas é abrir caminho para um ciclo de fortalecimento mútuo. Quando compartilhamos conhecimento, experiências e apoio, contrariamos a falsa narrativa de competição feminina e criamos uma rede de colaboração e crescimento. Esse ambiente incentiva não apenas o sucesso individual, mas o coletivo, fortalecendo a ideia de que juntas somos mais fortes e capazes. 

E, para ajudar mulheres comprometidas com o seu autodesenvolvimento e em alcançar sua versão poderosa e de sucesso, criei minha primeira presencial.

Trata-se do Encontro Bem Resolvida, que terá 03 dias de imersão profunda, desbloqueios, experiências intensas e exercícios práticos que ativarão sua melhor versão e aproximarão você do seu sucesso.

Mas fica esperta porque as vagas são limitadas, viu? Garanta logo a sua, estou doida pra ver você na primeira fila! 

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.