Se você gostou desse Blog clique no +1:

Período fértil: como calcular seu período e quais os sintomas

Não importa se você está pensando em virar mamãe ou se engravidar está totalmente fora dos seus planos nesse momento. Conhecer e entender bem seu período fértil é fundamental para que tenha uma maior conexão com seu corpo e com sua feminilidade.

Eu, que já sou mãe, aprendi muito sobre meu período, por isso tomei a decisão de escrever este artigo e de compartilhar meus conhecimentos com você. Boa leitura!

como calcular o período fértil Cátia Damasceno

Neste conteúdo, vou tentar responder todas as dúvidas comuns que as mulheres têm sobre o próprio período fértil. Veja os tópicos sobre os quais vou falar:

  • O que é o período fértil feminino
  • Como calcular período fértil
  • Qual o período fértil para engravidar
  • Dúvidas comuns sobre o período fértil

Depois dessa leitura, você se sentirá muito mais segura em relação ao seu próprio corpo, entendendo melhor seu funcionamento. Irá, também, entender como saber o período fértil para tentar aquela tão sonhada gravidez – ou até mesmo evitá-la, se este não for o momento ideal para ter filhos.

Como é o período fértil feminino

sintomas do período fértil Cátia Damasceno

Tenho certeza de que você já estudou isso na escola, mas não custa relembrar! Até porque, com o passar dos anos, a gente acaba esquecendo tudo que aprendeu, não é mesmo?

Então vamos lá, o período fértil é aquele momento do seu ciclo menstrual em que o óvulo fica maduro e pronto para receber um espermatozoide, dando início a gravidez.

Isso acontece todos os meses durante nossa vida fértil, da primeira menstruação até a menopausa. Normalmente, são três dias, que acontecem por volta do 14° dia após sua menstruação descer, considerando um ciclo de 28 dias.

O período fértil corresponde àquela fase do mês em que você está propensa à gravidez, normalmente com duração de três dias e após o 14° dia depois da menstruação.

Como calcular período fértil

Para quem está tentando engravidar, é importante ficar de olho ao período fértil, para aumentar as probabilidades da gestação. Como nosso corpo está sujeito a tantas variações hormonais, causadas pelos mais diversos motivos, apenas considerar o 14° dia após a menstruação ter descido por não ser efetivo.

Por isso, para saber como calculá-lo, os médicos ginecologistas recomendam que você sempre acompanhe as datas de sua menstruação – algo que a maioria das mulheres não costuma fazer, mas que é importante por vários motivos.

O recomendado é analisar pelo menos três meses de menstruação, assim você irá descobrir a duração exata de seu ciclo. Embora o mais habitual sejam ciclos de 28 dias, existem mulheres que chegam a ter até 31 dias de pausa entre cada menstruação. Com isso, você deve subtrair o número 14 ao número total de dias do seu ciclo, chegando ao dia final do período fértil, sempre em relação à data da menstruação.

Mulheres com ciclo irregular também podem calcular o período fértil, mas para isso recomenda-se que sejam registradas as datas de menstruação por pelo menos 1 ano para encontrar maior exatidão.

Calcular seu período fértil não é tão simples, especialmente se possui ciclo irregular. Por isso, a tabelinha não é um método contraceptivo eficaz! Use o cálculo apenas para estimar o melhor período para tentar uma gravidez.

Qual o período fértil para engravidar

como engravidar no período fértil

Como falei, o período fértil para engravidar são aqueles três dias por volta do seu 14° dia após a menstruação descer. É claro, é possível ter uns dias antes ou depois desse período de fertilidade, uma vez que não exista exatidão, cada mulher tem suas próprias características hormonais e reprodutoras.

Para identificar melhor o período, existem alguns sintomas que você pode observar, para ajudá-la a entender se é o momento certo para tentar uma gravidez.

Principais sintomas do período fértil

  • Corrimento vaginal transparente: este é o primeiro sinal da ovulação, quando a liberação de um hormônio chamado estradiol produz mais líquido do que o normal. O objetivo é ajudar no trajeto dos espermatozoides até o óvulo e a aparência desse corrimento é como uma clara de ovo crua, sem cor e sem cheiro.
  • Espinhas: no período fértil, mulheres com propensão à acne também tem maior incidência de espinhas, ficando com a pele mais oleosa.
  • Aumento da temperatura: não é por acaso que mulheres que tentam engravidar usam termômetro todas as manhãs para medir a temperatura, pois ela pode aumentar de 0,3 a 0,8°C neste período.
  • Aumento do tesão: sabe aquele período do mês em que você fica subindo pelas paredes? É sinal de que seu período fértil chegou e seus hormônios a estimulam a encontrar um parceiro para reprodução!
  • Irritação: é comum também que algumas mulheres sintam-se mais irritadas durante o período fértil, indício de que seus hormônios estão à mil!
  • Dor abdominal: é mais raro, mas também possível, que a mulher durante o período fértil sinta dores no ventre inferior, semelhantes a cólicas menstruais, porém menos intensas.

Se você tiver dificuldade em identificar esses sintomas, pode, ainda, procurar um teste de farmácia que indique o período fértil. Vale lembrar, porém, que o estresse e a ansiedade em engravidar podem dificultar a consolidação da gestação. Por isso, converse com seu ginecologista e tente fazer deste momento o mais natural possível!

Dúvidas comuns sobre o período fértil

Para você não terminar de ler este artigo com dúvidas, separei algumas perguntas bem comuns sobre o tema e suas respostas.

1. As chances de engravidar são iguais durante os dias do período fértil?

Não, na verdade, quando liberado, seu óvulo dura menos de 24 horas sem ser fertilizado, depois não tem qualidade suficiente para gerar uma vida. Por isso, as mulheres que estão tentando engravidar, devem procurar ter relações logo no início deste período, pois os espermatozoides conseguem sobreviver no seu corpo por mais tempo e estarão lá esperando pelo óvulo quando ele descer do seu ovário.

2. Os homens sentem quando uma mulher está no período fértil?

Tem homem que adora sair por aí contando que sabe identificar quando uma mulher está no período fértil, não é mesmo? Grande mentira! Eles até podem saber, mas não de forma consciente. Alguns estudos demonstraram que os hormônios que uma mulher libera nestes dias são capazes de aumentar a pressão e os batimentos cardíacos dos homens.

3. Se não transar durante o período fértil, é possível evitar a gravidez?

Controlar os dias do período fértil e usar a tabelinha como método contraceptivo é coisa da época das nossas avós, quando não existiam outras opções ou elas eram condenadas pelas tradições de família ou igreja.

Se quer mesmo evitar a gravidez, existem hoje formas muito mais seguras e eficazes, como camisinha, camisinha feminina, pílula, DIU e diafragma. Nada de ficar correndo risco de uma gravidez indesejada.

4. Tomar pílula acaba com o período fértil?

Sim, a maioria das pílulas anticoncepcionais têm hormônios que inibem a ovulação. Ou seja, você não tem período fértil enquanto estiver usando este método.

E não se preocupe em precisar fazer uma longa pausa sem tomar a pílula quando quiser engravidar. A gestação pode acontecer assim que você suspender seu uso, ao contrário do que acontecia antigamente, quando a alta dosagem de hormônios fazia com que as mulheres não ovulassem por mais alguns meses.

São muitas as dúvidas que as mulheres têm sobre seu período fértil, mesmo passando por essa fase todos os meses. Por isso é muito importante conversar sempre com seu ginecologista e procurar informações de qualidade para ajudá-la a entender seu ciclo e suas chances de engravidar.

Conheça seu corpo!

calcular período fértil

Ficou mais claro como funciona o período fértil para você? Como sempre falo por aqui, é nosso dever como mulheres conhecer, respeitar e cuidar muito bem do nosso corpo. Assim como devemos buscar realização como profissional, como esposa, como mãe e tantas outras coisas, para ser uma mulher bem resolvida, você precisa estar realizada e conectada com seu próprio corpo. Entender melhor seu período fértil, período máximo de sua feminilidade durante o mês, está totalmente relacionado a isso!


Você tem mais alguma dúvida sobre o período fértil feminino ou sobre como calculá-lo? Escreva um comentário neste artigo com sua pergunta e irei ajudá-la a entender!

Não deixe também de compartilhar este artigo com suas amigas, é muito importante que elas também sejam mulheres bem resolvidas e que conhecem o próprio corpo e seu funcionamento!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

  • Mari

    Oi Cátia estou seguindo recentemente o Método de Ovulação Billings e é exatamente pra identificar esse período fértil e o período infértil e é um método cientificamente comprovado. Estou amando pois me facilita a identificar a minha fertilidade (saúde) e a infertilidade período no qual pode ser ter relação tranquilamente sem nem um tipo de anticoncepcional que é algo que me fez muito mal. Vc poderia falar um pouco mais sobre esse em todo tb. Bjus! 😉