Uma das maiores queixas das mulheres é que os homens não sabe estimular e dar prazer na hora do sexo. Geralmente isso acontece por que o orgasmo feminino depende de diversos estímulos, um deles é a estimulação do ponto G, você já conhece sobre ele? Então confira nosso post exclusivo sobre o assunto e tenha uma vida sexual muito mais feliz e prazerosa!

Neste post, você vai entender:

  • O que é ponto G;
  • Como encontrá-lo;
  • Como estimular o local;
  • Vibradores ponto G;
  •  Melhores posições sexuais para estimular o ponto G.

O que é ponto G

O ponto de Gräfenberg ou ponto G é um definição do médico alemão Ernst Gräfenberg. O ginecologista zona erógena da mulher, que fica na vagina, e, ao estimular essa área, a mulher pode ter prazer sexual, orgasmo e ejaculação. 

É Importante que entender que o ponto G fica localizado entre a abertura vaginal e o canal da uretra, entre 5,1 a 7,6 cm da parte superior frontal da vagina.

Dessa forma, essa área sensitiva feminina fica entre o canal da uretra e da abertura da vagina. 

Apesar de já ser aceita pelos médicos, a existência dessa área nunca foi comprovada, embora tenha tido alguns estudos sobre ele na década de 1940. 

Assim, não há uma conclusão definitiva da estrutura do ponto G, sua localização e definição. A conclusão mais difundida é que o ponto G faça parte do clítoris, sendo uma extensão dessa área.

Vale lembrar que achar o local e fazer a sua estimulação não é a única forma da mulher sentir prazer durante o sexo ou masturbação.

Homem também tem ponto G?

Engana-se quem pensa que somente a mulher tem ponto G, o homem também possui uma parte na região íntima que é mais sensível e pode dar muito prazer quando estimulada, seja durante a relação sexual ou masturbação.

Ela fica na região inervada da próstata, e sua estimulação deve ser feita através do toque retal ou  na parte exterior do períneo (testículos e ânus).

Contudo, os homens ainda veem esse tipo de estímulo como tabu ou associado a homossexualidade, porém não é verdade. E os homens que não querem ou não gostam desse tipo de toque, podem ser estimulados pelo períneo.

Como encontrá-lo

Como a localização dessa zona erógena é diferente de acordo com cada mulher, encontrar o ponto G nem sempre é simples.

Além da localização, a textura, espessura e tamanho do ponto G podem variar conforme cada mulher, mas sempre entre púbis andróide, na parede anterior da vagina, na sua abertura ao colo do útero.

Antes de mais nada, para localizar o seu ponto G, é preciso estar relaxada, afinal, por ser um área tão escondida e difícil de ser encontrada, a ansiedade só atrapalha o tato e a estimulação do local. 

Somente em estado relaxado e com as paredes vaginais bem lubrificadas, é possível perceber uma saliência rugosa e oval, com tamanho aproximado de 2 cm.  

A forma mais prática para encontrar o ponto G é deitada, utilizando o dedo médio para penetrar a vagina e estimular a área onde fica essa área. Com o dedo médio dentro da vagina, deixe-a palma da mão em contato com o clítoris. Enquanto o dedo deve ficar em cima de uma área mais saliente e rugosa, fazendo a sua estimulação.

Além do mais, o uso de vibradores também auxiliam a mulher a encontrar o ponto G, como eles são acessórios específicos para estimulação e prazer sexual, a mulher consegue encontrar as áreas que mais sente prazer em seu corpo e região íntima, incluindo o ponto G. 

Conheça seu corpo

Independente do método utilizado, é preciso entender que nem sempre a falta de prazer sexual e libido está relacionado a problemas de saúde no homem ou na mulher, algumas vezes é apenas a falta de conhecimento do próprio corpo e de formas que inovem o sexo e deixem a vida sexual mais satisfatória e prazerosa. 

As mulheres que praticam a ginástica intima tem um maior autocontrole durante uma relação, exatamente por que esses exercícios propiciam a autodescoberta do corpo em vários aspectos.

Dê uma olhadinha no material que vou deixar aqui abaixo para você começar os seu processo de autodescoberta corporal.

Não enviamos SPAM. Ao se cadastrar você autoriza receber newsletters e informações da Cátia Damasceno.

Encontrar e estimular o ponto G não é a fórmula mágica para um sexo mais feliz, é necessário esforço e vontade para testar formas novas e prazerosas de ter uma vida sexual mais divertida e ativa. 

Como estimular o local

Agora que você já sabe o que é o ponto G, como  é a melhor forma encontrar essa área em seu corpo, é preciso saber como estimular o local. Confira as dicas e movimentos para estimular a região e tirar maior proveito e ter mais prazer com essa prática.

Deite de bruços

Para estimular esse local, um movimento simples que podem ser feito é ficar deitada de bruços e com a ajuda dos dedos, fazer movimentos firmes e lentos na parte superior da vagina.

Essa estimulação também pode ser feita com o uso de um vibrador apropriado, se preferir.

Simule uma penetração rápida

Outro estímulo do ponto G que pode ser feito é a simulação de uma penetração. Para isso, fique de bruços, e com a ajuda dos dedos, faça movimentos que simulam uma penetração rápida.

Deitada de lado

Deitar de lado e estimular o ponto G também é uma dica para sentir prazer nessa área. Para facilitar, utilize um travesseiro entre as pernas. 

Faça movimentos como se estivesse escavando

Para fazer essa estimulação, você precisa deitar na cama de barriga pra baixo e utilizar o dedo com movimentos como se estivesse cavando até o colchão.

Se preferir, você não precisa utilizar os dedos, um vibrador de ponto G também é uma ótima escolha na hora de fazer essas estimulações na região. 

Vibradores ponto G

Com a inovação dos produtos de sex shop, as mulheres que querem descobrir o prazer no ponto G também podem recorrer aos vibradores exclusivos para estimular essa região.

Esse acessório, ao contrário de outros modelos, serve especificamente para estimular e proporcionar prazer feminino através da estimulação do ponto G.

Vibrador ponto G

O vibrador específico para o ponto G, estimular apenas essa área, porém, geralmente possui diversas vibrações, que ajudam a variar o tipo de estímulo recebido no local, além de evitar o cansaço do dedos, que o toque apenas com as mãos pode causar.

Massageador rabbit

Esse vibrador é ideal para estimular o ponto G, e não é somente ele que é estimulado durante o uso, como ele é duplo, uma parte massageia o ponto G e a outra o clitóris.

Esse massageador tem diversos tipos de vibrações, o que permite brincar e escolher a melhor e mais prazerosa forma de estimular a região íntima e ponto G.

Possui tamanho pequeno, sendo muito discreto e fácil de utilizar  e transportar para qualquer lugar que você queira.

Vibrador casal

Esse tipo de vibrador pode ser utilizado durante o sexo entre o casal, pois além de estimular o ponto G e o clítoris, se utilizado com o parceiro pode estimular a glande, área da cabeça do pênis, além de poder alcançar até o comprimento do pênis.

Esses vibradores são muito discretos, recarregáveis e em silicone, alguns também são a prova d´água.

Melhores posições sexuais para estimular o ponto G

mulher estimulando o ponto G

Na hora do sexo é possível investir em posições sexuais que facilitam a estimulação do ponto G, confira algumas delas:

O balanço

Uma das posições indicadas para estimular o ponto G é o balanço. é uma posição onde o homem deve ficar sentado e a mulher em cima e de costas para o parceiro, com os joelhos dobrados fazendo movimentos para frente e para trás. Dessa forma, quando a mulher se inclina para frente, o seu ponto G é estimulado.

A deusa

Nessa posição, a mulher deve sentar no colo do homem, que precisa estar sentado. Com isso, os parceiros conseguem ficar mais conectados, enquanto o homem acaricia os seios da mulher, facilitando a chegada do orgasmo e a estimulação da vagina.

Super G

Essa posição onde a mulher fica de quatro e posicionada para frente, enquanto o homem aproveita a visão e faz uma penetração mais profunda, que ajuda a estimular mais a vagina e também o ponto G.

Uma cadeira para dois

Nessa posição, o homem deve ficar sentado em uma cadeira confortável e que suporte o peso do casal, enquanto a mulher senta no colo do parceiro, com as pernas sobre os ombros dele. A posição cadeira para dois é ótima para estimular a região, pois ela é bem precisa no ponto G.

A clássica

A posição conhecida como clássica é quando o homem fica por cima da mulher, ambos com as pernas estendidas e retas, o homem deve suportar todo o seu peso pelos braços, que devem ficar apoiados na superfície. Dessa forma, é possível estimular os quadris de forma simultânea, garantindo prazer a  mulher e ao homem.

A ostra

A mulher deve ficar deitada com  as pernas dobradas sobre os seios, já o homem deve ficar ajoelhado e inclinado para a mulher, segurando as pernas delas e fazendo movimentos que garantem uma penetração profunda.

Gostou de saber onde fica o seu ponto G e como estimular essa região para ter mais prazer? 

Então acompanhe sempre o blog MBR e confira dicas sobre sexo, autoestima e relacionamentos!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.