Pode parecer bobagem, mas o vibrador é um grande amigo da mulher. Por isso é importante saber como usar um vibrador.

Ele tirou do homem o poder de dar prazer a ela e mostra que, sim, você não depende de ninguém para gozar!

Mas, por uma questão moralista, há uma certa vergonha de ler sobre o assunto, conversar com as amigas ou entender o funcionamento do aparelho.

Então afinal, como usar vibrador?

Com o avanço da tecnologia, até os brinquedos eróticos avançaram. Hoje, um vibrador pode ter dezenas de intensidades para vibrar e pulsar. E se você não gosta do velho conhecido consolo, não se preocupe: há aparelhos tão discretos que sequer dá para imaginar que são brinquedos eróticos.

Neste post, você vai aprender:

  • O que é vibrador;
  • Como usar vibrador;
  • Quais os modelos mais conhecidos no mercado.

Vamos lá?

O que é vibrador?

É um aparelho introdutório para simular a penetração masculina e estimular sexualmente a mulher. 

Como usar vibrador?

Existem diversos modelos de vibrador, portanto as formas de utilização podem variar. Mas 4 principais maneiras são:

No clitóris

Apesar de introdutório, quem sabe como usar vibrador já descobriu que o aparelho também pode ser usado externamente, próximo ou em cima do clitóris, para estimulá-lo.

O importante é que você vá com calma, numa vibração em menor intensidade, já que a região é hipersensível.

Na vagina

É a penetração convencional, com a introdução na vagina. Nesse caso, o clitóris será estimulado por trás.

As vibrações e pulsações estimulam as zonas erógenas internas da vagina, excitam e melhoram a lubrificação vaginal e o fluxo sanguíneo.

No períneo

O períneo é aquela região que fica entre a vagina e o ânus. Usar o vibrador nessa área pode ser uma boa estimulação para quem ainda não tentou a penetração anal.

O uso é da mesma maneira que a estimulação clitoriana — basta encostar o aparelho. O prazer vem pelo aumento da circulação sanguínea que a vibração proporciona.

No ânus

Se você já gosta ou quer experimentar a penetração anal, saber como usar vibrador na região pode ser a melhor escolha! No entanto, é necessário ter muuuuuito mais cuidado, já que nem todos os aparelhos foram feitos para esse tipo de estimulação.

Não tem medo?

Então, preste atenção no perigo: quando o aparelho não é voltado para o ânus, a pressão anal pode puxá-lo para dentro do corpo, e só poderá ser retirado com intervenção cirúrgica. Ui!

Então, fique atenta: os vibradores voltados para o ânus tem a base mais larga. Antes de tentar, leia todas as especificações do produto, certo?

Ah, tenho mais duas especificações para sua higiene e saúde (já avisei que o cuidado é muito maior, hein!): nunca use o vibrador no ânus e em seguida na vagina sem lavar antes.

Essa região está sempre em contato com fezes, e a vagina é hipersensível aos micro-organismos da região. Mas se a sua intenção for essa, use uma camisinha no vibrador antes de introduzi-lo no ânus.

Como usar vibrador - não existe um tipo perfeito de vibrador, pois cada mulher sente prazer de maneiras diferentes.

Qual o modelo de vibrador ideal?

Não existe um tipo perfeito, pois cada mulher sente prazer de maneiras diferentes.

Saber como usar vibrador é também entender o que você deseja. Hoje, a tecnologia possibilitou uma enorme gama de modelos, que vão desde aqueles que imitam a textura da pele peniana até os pequenos e discretos.

Os menores são voltados à estimulação clitoriana, enquanto os com formato peniano são usados também para a penetração. Por isso, muitas mulheres costumam ter os dois — o menor, por exemplo,  pode ser usado com o parceiro colocando em você.

Já os maiores podem servir para experimentar fantasias, como a dupla penetração e o sexo a três.

Quais os modelos de vibrador disponíveis no mercado?

Além de saber como usar vibrador, você precisa conhecer o que está disponível no mercado. Veja:

Pênis

O formato peniano é extremamente popular por ser uma prótese com vibração.

Observe o material de fabricação e a largura da base (quando larga, o produto pode ser introduzido no ânus). Vibradores feitos com ciberskyn têm textura que imita a pele humana.

Antes de comprar, pergunte ao vendedor ou leia as especificações e pergunte se ele pode ser introduzido e, principalmente, se vibra. Muitas pessoas compram próteses achando que são vibradores.

Cápsula ou bullet vibratório

A cápsula ou bullet tem um formato de uma pílula grande. Ele pode ter um fio que o liga ao controle de velocidade e vibração ou apenas uma cordinha para puxá-lo da vagina.

Antes de usá-lo, higienize a  cápsula com água e sabão e seque bem. Depois, coloque pilhas e ligue-o.

Ele é multifuncional: pode ser usado no clitóris, introduzido na vagina ou encostado no períneo. De jeito nenhum coloque-o no ânus: o vibrador pode ficar preso e, ao tentar puxá-lo, o fio se romper.

Personal

O vibrador personal também tem formato fálico, mas é mais simples e discreto.

Além disso, tem uma enorme gama de texturas (de borracha, lisa, aveludada, ondulada), cores, tamanhos e até pontas — as mais curvas estimulam pontos vaginais mais sensíveis. Costuma ser o mais barato e pode ser usado tanto na vagina quanto no períneo. A maioria tem a base mais fina e não pode ser introduzida no ânus.

Ele também precisa de higienização prévia e de pilhas. Ligue-o antes da utilização e, se o modelo não for do tipo liso, use um lubrificante. 

Butterfly

Como o nome indica, o butterfly tem a forma de uma borboleta.

Apesar do design diferente, sua utilização é bem simples: basta prendê-lo ao corpo com a cinta que vem acoplada e colocá-lo em cima do clitóris, para estimulá-lo. Não precisa de lubrificante.

Rabbit

Mais um vibrador com nome de bicho — mas, diferentemente do seu irmão, o rabbit não lembra um coelho.

Os diferenciais desse aparelho são o tamanho (ele é grande!), a forma de utilização (é rotatório ou seja, circular) e a versatilidade. Também conta com uma ponta que permite estimular o clitóris durante a penetração vaginal.

Há modelos que contam com uma terceira pontal, para estimulação anal ou perineal. Antes de utilizá-lo, faça a higienização com água e sabão, coloque pilhas e use um lubrificante.

Ponto G

Ele tem formato fálico, mas um pouco mais discreto que o personal. Conta com uma ponta curva para estimulação clitoriana. Sua utilização é também semelhante a do personal.

Em formato de U

Esse estimulador tem dois cabinhos — por isso o formato de U. Enquanto um deve ser colocado dentro da vagina, o outro fica na parte externa estimulando o clitóris.

Antes de utilizá-lo, faça a higienização e coloque pilhas.

Anel vibratório

Esse foi feito para ser utilizado na base do pênis do parceiro. O anel é emborrachado e conta com um vibrador que vai funcionar durante a penetração.

Só é necessário tomar cuidado, já que ele aperta o pênis e pode atrapalhar a circulação sanguínea.

O parceiro também pode utilizar o aparelho?

Pode, mas apenas na parceira — ele não pode massagear ou introduzir o aparelho no próprio corpo.

Assim como uma escova de dentes, o vibrador é um item de uso pessoal e intransferível.

Por mais limpo que esteja, ele entra em contato com regiões sensíveis e de alta contaminação do corpo, podendo até passar infecções sexualmente transmissíveis (IST). Portanto, é melhor não arriscar.

Devo usar o vibrador sempre com camisinha?

Dependendo do modelo, sim.

Além do que te falei ali em cima sobre higiene, a camisinha preserva o vibrador e prolonga sua vida útil.

Quais os benefícios do vibrador?

A mulher que sabe como usar vibrador já entendeu bem os seus benefícios. Olha só:

Prazer próprio

Quando a mulher sabe como usar vibrador e escolhe um modelo perfeito às suas necessidades, descobre que não precisa de homem para ter prazer. 

Lembre-se, é claro, de que o vibrador não substitui uma relação sexual — que é muito mais do que a penetração.

Porém, inúmeras mulheres nunca conseguiram chegar ao orgasmo durante o sexo com o parceiro. Outras já ficaram presas a relacionamentos ou se submeteram a coisas que não queriam apenas pelo sexo com um cara.

Autoconfiança

Justamente por saber que pode dar prazer a si mesma, a mulher fica mais confiante e se sente mais atraente.

Relaxamento muscular

O vibrador promove o relaxamento da musculatura do períneo e melhora, fluxo sanguíneo (fundamental para a excitação), aumenta a sensibilidade na área genital, melhora o prazer sexual e até diminui dores durante a penetração.

Além disso, para quem ainda se sente insegura durante o sexo, o uso do vibrador ajuda a relaxar até o momento da próxima relação.

Fantasia

Você não precisa usar o vibrador sozinha — ele pode (e deve!) ser usado durante a relação com seu parceiro.

Mas eu não preciso dizer novamente que ele não pode usar no próprio corpo, certo?

O vibrador não compete com o parceiro. Ao contrário: ele aumenta o prazer e a intimidade entre o casal.

Alívio na menopausa

Com a chegada da menopausa, a produção de estrogênios diminui, o ressecamento vaginal aparece e as dores durante a relação aumentam. Mas você sabia que o vibrador pode ajudar você a combater esses problemas?

Acompanhado do uso de terapia hormonal, o vibrador pode melhorar o trofismo vaginal e aumentar a lubrificação.

Além disso, ele melhora a circulação sanguínea na região. Mas ele não vai resolver todos os problemas da menopausa sozinho, certo?

Viu como o vibrador traz benefícios à mulher? Já escolheu o seu modelo? Até o próximo post!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.