Outubro chegou e junto com ele vem a campanha internacional de conscientização do câncer de mama.

Caso você não saiba, é nesse mês que as instituições de saúde se unem com a missão de abordar o tema e encorajam mulheres a realizarem seus exames de prevenção da doença.

Essa ação é importantíssima porque em seus estágios iniciais, ela pode ser assintomática.

No Brasil, por exemplo, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. Então, fique atenta aos seus exames e vá ao médico periodicamente.

Foi pensando em todas iniciativas do combate ao câncer de mama que decidimos trazer dicas para melhorar a autoestima de quem passou (ou ainda está passando) pelo tratamento. Me acompanhe, pois estou contigo nessa jornada!

Sobre o que iremos tratar neste post:

  • O câncer é um estado!
  • Autoestima e Câncer de Mama
  • Cuidados com o Corpo
  • Cuidando da Mente

O câncer é um estado!

O resultado do exame deu positivo e você está com câncer de mama. Em um primeiro momento, o choque e a tristeza podem te abalar. Mentalmente, você começa a fazer perguntas para entender a situação: O que eu fiz de errado? Minha vida vai mudar? O que vai acontecer com meu corpo? E minha autoestima? Por que isso foi acontecer comigo?

Mas, calma! Passado o turbilhão de emoções, é importante que você tenha em mente que o câncer de mama não é uma punição. É um momento da sua vida. Por mais difícil que seja enfrentar a doença, ela vai passar. Não se diminua a ponto de medir sua existência pelo câncer. Você é muito mais do que o seu diagnóstico!

Autoestima e Câncer de Mama

A luta contra o câncer de mama implica em uma série de desafios físicos e psicológicos para a mulher. As altas doses de medicação, junto a dores e enjôos fazem parte da batalha e, além disso, o combate a doença pode trazer consequências na aparência das pacientes.

Isso porque, o câncer de mama afeta um grande símbolo de feminilidade e sensualidade das mulheres: os seios. E em paralelo, o tratamento de quimioterapia pode afetar cabelos, unhas, pele e mucosas (boca). 

De forma geral, cuidar da autoestima já é complicado, sendo um trabalho diário. Muitas vezes, nos vemos presas a padrões e condutas de beleza impostos pela sociedade.

E quando se fala de um tratamento de câncer de mama, as coisas podem ficar mais difíceis. Muitas vezes, é complicado ter forças para pensar em autoestima. É difícil imaginar cuidar da aparência quando a única vontade é se curar e viver.

No entanto, ao contrário de toda negatividade que ronda nossos pensamentos, o cuidado com a autoestima se torna um poderoso aliado no combate ao câncer de mama durante e após o tratamento! 

Cuidados com o corpo

A seguir algumas dicas para cuidar do corpo. Ah! Lembre-se: qualquer alteração na saúde da sua pele, dos cabelos ou das unhas, deve ser informada ao seu médico, certo?

Cabelos

Depois da quimioterapia, o cabelo leva cerca de 2 a 3 meses para voltar a crescer. Fique atenta a alguns cuidados para melhorar a aparência e o crescimento dos fios.

  • Não use produtos químicos – Evite procedimentos que agridam o cabelo como tintura, descoloração, progressiva e afins.
  • Hidrate os cabelos – Assim que os primeiros fios começarem a nascer, faça hidratação capilar periodicamente para ajudar no fortalecimento e na melhora de textura do cabelo.
  • Diminua o estresse – Ficar estressada causa queda de cabelo, evite isso!
  • Use produtos mais suaves – Escolha shampoos e condicionadores mais leves e que não afetem tanto o cabelo.
  • Secador só em temperatura morna! Nada de usá-lo no máximo!
  • Cuide da sua alimentação – A saúde dos fios está diretamente associada com os alimentos que você consome. Fique atenta nesse quesito. Você é o que você come! 

Pele

O tratamento de radio e quimioterapia do câncer de mama também pode trazer consequências dermatológicas. Esteja atenta aos cuidados, mantenha sua pele saudável e a autoestima em alta!

  • Hidratante – Opte por hidratantes específicos para o corpo e rosto. É importante que os produtos não contenham fragrância e sejam hipoalergênicos (diminuindo a chance de alergia e irritação da pele) e não-comedogênicos (para evitar a acne). 
  • Protetor solar – Você deve ter um cuidado redobrado com a luz do Sol até um ano após o fim do tratamento do câncer de mama. Para isso, use protetores com FPS 30 e evite exposição solar entre às 10h e 15h, mesmo em dias nublados.
  • Olha a água – Beber água é um grande aliado para a hidratação natural da pele. Além disso, evite consumir álcool e cafeína pois eles aumentam a desidratação.

Mucosas

A quimioterapia também afeta as mucosas. Fique atenta as dicas.

  • Cuide da higiene bucal – Escove os dentes e as gengivas após as refeições e vá ao dentista com regularidade.
  • Não fume – Fumar, por si só, já não faz bem, né? Em um tratamento de câncer de mama, o cigarro pode prejudicar as mucosas por possuir elementos químicos em sua composição, evite!
  • Use e abuse do hidratante labial para evitar a descamação e as rachaduras que podem aparecer em decorrência dos tratamentos.

Unhas

As unhas também podem sofrer mudanças durante esse período. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para melhorar sua saúde.

  • Não use produtos à base de acetona.
  • Use apenas esmaltes hipoalergênicos.
  • Faça uso de fortalecedor de unhas.
  • Durante o tratamento do câncer de mama, não faça as cutículas. Isso ajuda a evitar a inflamação da área e possíveis infecções!

Maquiagem e Acessórios 

Além dos cuidados com o corpo, você também pode experimentar mudanças no visual e abusar dos acessórios. Aqui vão algumas dicas pra você dar um up na autoestima!

Maquiagem

Se você gosta de usar maquiagem, fique atenta para algumas dicas. Não se esqueça de conversar com seu médico para saber mais sobre o que você pode usar ou não.

  • Base – Escolha bases que atendam o seu tipo de pele. Já a cor deve ser semelhante ao seu tom natural para criar uma aparência saudável.
  • Corretivo – Opte por corretivos cremosos e não use o corretivo em pó! Além de tornar a pele mais seca, eles realçam a descamação.
  • Blush – Escolha o tom adequado para sua pele e fuja dos produtos em pó. Eles tendem a se acumular em partes do rosto e chamam a atenção para a pele seca e escamosa. Resolva o problema com blushes em creme ou bastão.
  • Bronzer – Se achar necessário, tente um blush que dê aquele efeito bronzeado. Só cuidado com os produtos com cheiros fortes.
  • Sobrancelha – Combine o tom da sobrancelha com a cor natural dos fios ou peruca. Use um lápis de sobrancelha ou sombra em pó para redesenhá-la! Ah, se ainda estiver em tratamento, NÃO FAÇA nenhum procedimento de permanente. Isso porque existe a possibilidade de infecção devido à baixa imunidade.
  • Batom –  Prefira usar batons cremosos e hidratantes. Corra das fórmulas de longa duração! Elas podem acentuar o ressecamento dos lábios.

Acessórios

Além dos seios, os cabelos também são um grande símbolo de feminilidade. Se durante o tratamento do câncer de mama, você estiver a fim de cortar ou simplesmente decidiu raspar a cabeça, existem opções para te auxiliar no novo visual. E, antes de mais nada, é importante lembrar que uma mulher careca também pode ser sensual e charmosa. Dê adeus para conceitos antiquados e invista em acessórios e produtos para aumentar sua autoestima!

  • Mergulhe no universo dos lenços e turbantes – A moda está a seu favor! Escolha estampas coloridas e aprenda amarrações diferentes.
  • Use perucas – Você pode optar por escolher algo igual ao seu antigo visual ou optar para tentar algo totalmente novo! 
  • Caso escolha as perucas, prefira as que tenham fitas adesivas hipoalergênicas!
  • No caso dos seios, existem sutiãs com prótese que auxiliam a mulher a se sentir mais confortável com a retirada da mama. Esse produto é bastante usado por mulheres que ainda não fizeram a cirurgia de implante da mama. 

Micropigmentação

Outra possibilidade que vem ganhando força nos últimos anos é a micropigmentação. Se trata de um procedimento semelhante a uma tatuagem, que redesenha aréolas e mamilos com uma tinta especial! É uma opção que vem agradando mulheres após a mastectomia pois ajuda a trazer de volta a autoestima!

Ah! A micropigmentação só é possível com autorização do médico após o final do tratamento, ok? E ainda assim, existem algumas restrições. Fique atenta! Com duração média de 1 ano, o procedimento também pode ser feito nas sobrancelhas que também são afetadas pelo tratamento.

Cuidando da Mente

Quando se fala em autoestima, a gente logo associa a aparência física e a beleza, certo? A grande realidade é que as qualidades pessoais de cada uma vão muito além de um corpo bonito ou padrões de beleza.

Tirar um momento pra fazer um spa day e se cuidar são atividades que ajudam a mulher a se sentir bem consigo mesma.

Mas é necessário muito mais do que isso pra ter uma autoestima elevada. Durante o tratamento de um câncer de mama, por exemplo, corpo e mente precisam estar em sintonia. Isso porque, a doença e os tratamentos podem mudar a aparência e o psicológico da mulher de forma totalmente inesperada.

Não por acaso, a grande preocupação dos médicos é em como o paciente vai se enxergar externamente (aparência) e internamente (psicológico). 

Aqui vão dicas de como melhorar sua mente durante o processo de câncer de mama.

O amor-próprio

Em um primeiro momento, parece difícil se amar quando sua aparência vai se tornando cada vez mais diferente do que você considera ideal. “Eu tinha o corpo perfeito”, “eu amava meus peitos e nunca iria colocar silicone” ou “meu cabelo era meu xodó” são frases que muitas mulheres em um tratamento de câncer falam ou pensam. Sim, você se amava muito com seu cabelo comprido e é triste ter que cortá-lo, mas você deve se lembrar que isso tudo vai passar. Tente enfrentar esse desafio com mais otimismo e leveza. Você é completamente capaz disso e existem opções pra te ajudar a se sentir melhor.

O ponto-chave é entender o que realmente conta: você se sentir bem consigo mesma. Você não é SÓ o seu corpo! Aprenda a amar e respeitar essa sua nova versão. Ela é temporária mas vai te ensinar lições para vida toda!

Esteja perto de quem te ama

Perceber sua importância na vida de alguém é muito mais relevante do que a beleza exterior. Lembre-se do quanto você é especial e o quanto está cercada de pessoas que te amam e se preocupam com você. Uma vez que você consiga entender isso, a estética se torna um acessório do seu amor-próprio. 

Atividades físicas são importantes!

Já é mais do que comprovado que a atividade física melhora a qualidade de vida e os sintomas relacionados à doença. Exercícios leves, como caminhadas e pilates, geralmente estão liberados! Mas sem exageros, certo? Procure a orientação do seu médico! 

Além disso, a meditação e a acupuntura também são atividades que podem entrar no auxílio do tratamento do câncer de mama. De acordo com os especialistas, elas se enquadram nas medidas não medicamentosas e são uma super dica pra quem gosta!

Você em primeiro lugar

Outra dica importante é usar esse momento para pensar em você. Tente retomar aquele hobby que você fazia e parou por falta de tempo, sabe? O diagnóstico do câncer de mama pode servir como um alerta para que você abra seus olhos e comece a olhar mais para si. Esse é o seu momento, faça o que te faz feliz!

Participe de grupos de apoio

A dor quando compartilhada se torna mais suportável. Participe dos grupos de apoio para mulheres com câncer de mama. Elas, mais do que ninguém, sabem e sentem as mesmas coisas que você. Ter alguém que te entenda nesse momento tão complicado é fundamental para se sentir acolhida. Além disso, faça terapia. Ir a um psicólogo é essencial e ajuda a manter a saúde mental em alta e longe de pensamentos negativos!

Sensualidade e a percepção da autoestima

Para muitas mulheres, a autoestima está diretamente relacionada à sensualidade. E, quando elas se vêem em um tratamento de câncer de mama, é natural que autoestima fique balançada. É necessário entender que você não deixou de ser sexy porque está sem cabelos ou fez uma mastectomia. Sensualidade é muito mais um estado de espírito do que algo relacionado a aparência. 

Caso tenha dúvidas a respeito do sexo, converse com seu médico e seu parceiro. Esteja aberta para novas possibilidades para ativar sua autoestima e câncer de mama! 

Em todo caso, passar por um tratamento de câncer de mama não é fácil. Fique tranquila que tudo dará certo. Você é uma mulher forte e é capaz de enfrentar isso. 

E ai? Gostou de saber um pouco mais sobre autoestima e câncer de mama? Então fique por dentro desse e de outros assuntos acessando mais conteúdos do MBR!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.