Câncer de mama atinge mais 1 milhão de mulheres no mundo

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Câncer de mama atinge mais 1 milhão de mulheres no mundo

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno e é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. É mais comum entre as mulheres a partir dos 30 anos, respondendo por 22% dos casos novos por ano e segundo a pesquisa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano de 2008, 11.860 mulheres morreram no Brasil em decorrência do câncer de mama.

A medicina vem evoluindo cada vez mais para nos ajudar, mas você também tem que fazer a sua parte.

A maioria das mulheres esperam ter algum sintoma para procurar o médico e isso está totalmente errado! Vamos parar para pensar: mães sempre falam para seus filhos estudarem para provas com antecedência, pois, as chances deles terem resultados melhores são maiores e evita uma possível recuperação, certo? Aquele filho que estuda em cima da hora ou até mesmo nem estuda, não se dedica, na grande maioria dos casos, acaba tendo uma nota baixa, indo para recuperação e tem que se dedicar muito mais do que se tivesse estudado na hora certa.

A mesma coisa serve para nós com a prevenção e com o diagnóstico precoce. Se você nunca faz exames, não está nem ai para isso, você acaba colocando a sua saúde de lado, que deveria ser uma das suas prioridades, e acaba se dando mal!

Alguns fatores que aumentam o risco de câncer de mama:

  • Obesidade, principalmente após a menopausa;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;
  • Alteração genética.

Como eu posso me prevenir?

  • Varie a alimentação ao máximo. Frutas, legumes, verduras e leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e feijão branco, são alimentos de origem vegetal que ajudam a prevenir o câncer de mama. Além de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células, tais alimentos têm o poder de consertar o DNA danificado quando a agressão já estiver iniciada ou de pelo menos interromper a multiplicação desordenada, caso o conserto não seja possível;
  • Não é aconselhável que mulheres na menopausa façam reposição hormonal. Caso necessite, faça sempre sob orientação estrita de um médico;
  • Pratique uma atividade física regularmente que lhe dê prazer e saia do sedentarismo. Pessoas obesas produzem mais estrogênio, um hormônio feminino responsável pelo aparecimento do câncer de mama;
  • Faça o autoexame. O câncer de mama é silencioso, o que torna difícil a detecção de sintomas. Além de consultar um ginecologista, nunca dispense fazer o autoexame, pois é através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. 

Assista o vídeo abaixo para aprender como fazer o auto exame de mama.


Como é feito o diagnóstico?

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

Além da mamografia, outros exames serão solicitados caso o médico ache necessários, como no caso do ultrassom e da ressonância. Estes exames não substituem a mamografia, apenas auxiliam na descoberta da doença. Uma vez confirmado o câncer, serão necessários exames para ver a progressão da doença no corpo. Neste caso serão pedidos exames de sangue, raio-X de tórax, ultrassom de abdome e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico.

Muito interessante, não é mesmo? Espero que esse artigo tenha lhe mostrado a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Se já faz muito tempo que você não faz esses exames, marque médico agora mesmo! Eles recomendam fazer o exame a cada 2 anos mas eu prefiro fazer 1 vez por ano, me sinto mais segura.


Como eu sei da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, eu resolvi fazer o seguinte, 10% do total das vendas do meu curso de ginástica íntima que forem feitos por meio desse link, serão doados para o Instituto Se Toque. Esse foi o jeito que eu encontrei para apoiar a causa.


Além de você estar fazendo um bem danado para milhares de mulheres que serão impactadas pelo instituto, você vai estar fazendo um bem a si mesma com o curso de pompoarismo. Tem coisa melhor?!

Instituto Se Toque

O Instituto Se Toque foi fundado em 2005, trata-se de uma organização sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (D.O.U 09/02/2010), que atua na promoção da saúde por meio da educação, com foco no câncer de mama.

Entenda o projeto do Instituto Se Toque:


Com o aumento da expectativa de vida, os fatores ambientais e a adoção de hábitos nocivos para a saúde, o número de casos de câncer tem aumentado assustadoramente em todo o mundo. E o câncer de mama não é exceção.

Por isso o instituto busca desenvolver estratégias e metodologias com o objetivo de contribuir para a redução na incidência e mortalidade pela doença, por meio de ações de educação em saúde.

Os projetos de educação em saúde do Se Toque são realizados sempre a partir de escolas da rede pública de ensino, envolvendo também as comunidades que residem no entorno, grande parte em áreas vulneráveis da cidade, onde os modernos centros de saúde não chegam.

Espero que você tenha gostado, e se você achou interessante ou acha que algumas amigas podem gostar, compartilhe o link com elas!

E qualquer dúvida é só fazer um comentário aqui em baixo que eu respondo com o maior prazer!

Faça o download do meu ebook de Pompoarismo e aprenda um passo a passo o exercício hoje mesmo.

Neste guia que virou febre entre as mulheres e já tem mais de 200 mil downloads.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)