Você sabe ter um relacionamento aberto? Saiba as regras para funcionar!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Você sabe ter um relacionamento aberto? Saiba as regras para funcionar!

Existem diversas maneiras de viver um relacionamento. Romper com a monogamia e decidir fazer sexo com outras pessoas é algo que está se tornando cada vez mais comum entre muitos casais. Pode parecer estranho que duas pessoas que se amam decidam ter relações sexuais com terceiros, mas acredite, isso dá certo para muita gente e pode até salvar uma relação. Se você e seu parceiro estão pensando em começar um relacionamento aberto, é bom avaliar cuidadosamente a questão. Você está pronta para fazer isso? Será que você sabe viver um relacionamento aberto? Leia esse texto e descubra.

relacionamento aberto

Neste texto de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é um relacionamento aberto?
  • É mais comum do que a gente imagina
  • Por que ter um relacionamento aberto?
  • Não é  para todos
  • Não é uma terapia
  • Prós e contras de um relacionamento aberto
  • Dicas para iniciar um relacionamento aberto
  • Você está pronta?

O que é um relacionamento aberto?

Os relacionamentos abertos são aqueles em que ambos os lados do casal concordam em ter relações com outras pessoas.  Ao contrário da infidelidade, no relacionamento aberto ambos estão conscientes das atividades de cada um e concordam com isso. Mas esse estilo de vida não é tão simples quanto parece. Nem todos estão preparados para um relacionamento aberto. Vamos ver o que você deve saber antes de iniciar uma relação aberta.

É mais comum do que a gente imagina

Nesse tipo de relacionamento, os limites da fidelidade são acordados: quando e onde pode ser feito e o que deve ser compartilhado com o parceiro. Pode parecer estranho para muita gente, mas essas relações funcionam! Apesar de ser um assunto tabu, um estudo nos EUA, que entrevistou 1000 adultos com a participação do Huffington Post, confirma que 13% deles tiveram, em algum momento, um relacionamento desse tipo. Já 14% confessaram que iriam propor ao seu parceiro atual.  

Por que ter um relacionamento aberto?

Embora a maioria das pessoas tenha a ideia de que são os jovens que apostam mais nesse tipo de relacionamento, também há muitos casais que depois de muitos anos juntos decidem tentar experiências novas com terceiros.

Os motivos para experimentarem esse tipo de relacionamento são vários. Pode ser que o casal perceba que eles não são capazes de atender às necessidades do outro; que querem ter experiências sexuais com outras pessoas; que eles vivem em países diferentes ou distantes e decidem ter esse tipo de relacionamento por um tempo; que eles têm problemas pessoais e usam essas relações sexuais como um meio de escapar; estão em um relacionamento de convivência baseado mais em razões econômicas e sociais do que em amor; ou a necessidade de mais liberdade, companheirismo, diversão e desafio.  

Não é para todos

Algumas pessoas estão mais inclinadas para relacionamentos abertos, outras para a monogamia. Considerando os possíveis resultados de um relacionamento aberto, os prós e contras, nem sempre eles serão aceitos e assumidos integralmente por qualquer um dos parceiros.

Se o seu histórico aponta que você é uma pessoa ciumenta, então é provável que você não sirva para esse tipo de relacionamento. Lembre-se de que não só você pode sair com muitos ao mesmo tempo … a outra pessoa estará fazendo o mesmo. Você está pronta para se deparar com ele em qualquer uma desses encontros?

Não é uma terapia

Se você está saindo de um relacionamento tumultuado e ainda não pode esquecer, não pense que a solução é iniciar uma relação aberta. Dê-se algum tempo antes, se você acha que não está preparada emocionalmente.

relacionamento-aberto-catia-damasceno

Prós e contras de um relacionamento aberto

Prós

  • Relação sexual é mais variada
  • O que você experimenta com terceiros, mais tarde pode levar para a sua vida sexual com o seu parceiro
  • Proporciona a segurança de não se sentir ameaçada pela intervenção de uma terceira pessoa, uma vez  que será pontual
  • Boa opção para as pessoas que estão sobrecarregadas de se sentir amarradas a um relacionamento, mesmo que não terminar
  • Também é indicado para aqueles casais que caíram na rotina depois de um longo tempo juntos ou que o relacionamento está desgastado por algum motivo e precisa se divertir e experimentar novas coisas

Contras

  • Pode criar um espírito de competitividade no casal para ver quem dorme com mais pessoas
  • Desejo de introduzir a variedade acaba por se tornar uma rotina e se tornar algo forçado
  • Um dos dois pode começar a sentir ciúmes
  • Pode acontecer que uma terceira pessoa seja conhecida com quem um dos dois se envolva sentimentalmente e acabe se apaixonando por ela

Dicas para iniciar um relacionamento aberto

Se você está convencida de que deseja experimentar esse tipo de relacionamento, deixamos algumas dicas para isso. Não esqueça de que cada relacionamento é único e que os padrões da sociedade nem sempre se adequam a todos. Essas dicas são um guia, mas o mais importante é que você e seu parceiro se sintam à vontade com a situação.

Cartas na mesa

Se a curiosidade ganhou e você quer tentar um relacionamento aberto, o primeiro e mais importante passo é comunicar a situação ao seu parceiro. Sente-se com ele no momento apropriado. Fale sobre sua  curiosidade, mas seja honesta sobre suas emoções e pensamentos. Explique que é algo que você gostaria de tentar e se os dois concordarem, você pode dar o próximo passo. Caso contrário, procure uma maneira de ajudar sua relação monogâmica a evoluir. Se é ele que deu a ideia, escute-o e fale o que você pensa sobre o assunto.

Compreender o que é um relacionamento aberto

Há uma grande confusão sobre o que é um relacionamento aberto. Por exemplo, algumas pessoas que estão em relacionamentos a distância dizem que estão em um relacionamento aberto, no entanto, ambos dormem com quem quiserem, mas escondem um do outro. A palavra “aberta” significa honestidade e esconder coisas um do outro é o oposto disso. Se você concorda em estar nesse tipo de relacionamento, por que manter um segredo?

As razões certas

Você está interessada em um relacionamento aberto apenas porque quer estar com outra pessoa? Ou você realmente quer apenas dormir com outros, mas quer ter alguém para lhe contar o seu dia a dia? Em um verdadeiro relacionamento aberto, seu parceiro “inicial” é aquele que você ama, o resto é físico. Não é que você não se importe com quem você se relaciona, mas seu relacionamento primário sempre deve estar acima dos outros. Se você quer ser capaz de estar com muitas pessoas em todos os sentidos da palavra, parece que você está mais interessada em “poliamor” (tendo vários parceiros sexuais).

relacionamento-aberto-catia-damasceno

Regras básicas

Obviamente, as regras de um relacionamento aberto variam de casal para casal, mas todas são muito importantes. Depois de decidir tentar, sente-se e faça uma lista dos limites com os quais ambos se sentem confortáveis. Anote-os e conversem antes de dar o próximo passo. Esse é um estágio onde você deve ouvir as necessidades do outro, sem esquecer das suas. Essas são algumas das regras mais comuns das pessoas que estão em um relacionamento aberto. Lembre-se de que você deve encontrar aquelas que atendem às suas necessidades e a do seu parceiro.  

  • Sempre pratique sexo seguro
  • Não há sexo com amigos em comum
  • Os encontros sexuais não devem interferir com os hábitos ou planos do casal
  • O sexo só é permitido quando um de vocês está fora da cidade
  • O sexo com outra pessoa só é permitido quando o seu parceiro aceitou antecipadamente
  • O sexo só é permitido se ambos estiverem envolvidos
  • Você não tem permissão para fazer sexo com alguém, fora do casal, em casa
  • O sexo é permitido na casa, mas não na sala

Se você definir regras que não funcionam ou com as quais você não se sente confortável, certifique-se de ter um espaço para ajustá-las. Não há nenhuma lei que diga que as regras devem ser para sempre. Obviamente, algumas delas não funcionarão no início, então seja paciente.

Limites

Você sente que tem que falar sobre cada um de seus encontros sexuais, mas seu parceiro preferiria que você o mantivesse para si mesma (ou vice-versa)? Então você definitivamente deve falar sobre os limites que cada um se sente confortável. É importante que, antes de pedir qualquer coisa, você tenha certeza de querer saber a resposta. Talvez você esteja interessada em saber com quem ele teve relações,  mas não precisa saber detalhes.

Limites 2

Nesse caso, não quero dizer “regras que não devem ser quebradas”, mas sim definir as coisas que você NÃO quer que entre nesse relacionamento. Todo mundo é governado por diferentes crenças, mas você sempre deve pensar em algumas coisas antes de entrar em uma relação aberta. Considere o seguinte: você precisa estar em um “relacionamento” para desfrutar o sexo com outras pessoas? Você quer fazer sexo com alguém do mesmo sexo? Considera algum ato sexual inadequado? É importante que você discuta todas essas questões com o seu parceiro antes de pular na cama com outra pessoa.

relacionamento-aberto-catia-damasceno

Terceira pessoa

A introdução de uma terceira pessoa é um tema delicado. Alguns casais com relações abertas preferem que os terceiros sejam desconhecidos para que não surjam sentimentos entre eles e não haja ciúmes. Outros, no entanto, não gostam de entrar em contato com estranhos e suas relações são com pessoas conhecidas. Isso pode ser perigoso, já que há chances de um envolvimento emocional e, no final, acabar com o relacionamento e a amizade.

Sempre diga a verdade

Quem se relaciona com você (a terceiras pessoa) merece saber que você está em um relacionamento aberto. Tente abordar o assunto com uma frase como: “Eu gosto muito de você, mas você deve saber que estou em um relacionamento aberto, então há alguém na minha vida”.

Mantenha-se saudável.

Se você decidir seguir em frente em seu relacionamento aberto, não ignore a mensagem popular escrita nas caixas de preservativo: sexo seguro. A aparência de um relacionamento aberto é importante não só no aspecto emocional, mas também na perspectiva da saúde sexual. Você e seu parceiro devem ser extremamente honestos sobre como se protegeram quando tiveram relações com outras pessoas. Faça exames médicos regulares, verifique a sua saúde pelo menos a cada seis meses e peça ao seu parceiro que faça o mesmo.

relacionamento-aberto-catia-damasceno

Você está pronta?

Manter um relacionamento aberto não é fácil. Você nunca pode esperar que o que funcionou no início funcione para sempre. As necessidades físicas e emocionais evoluem (e isso se aplica a qualquer relacionamento). Muitos casais vivem muito bem, mas você não sabe como isso pode afetar seu relacionamento. Seu parceiro e você devem conversar, pensar com cuidado e ter certeza do que querem fazer. Se ambos estiverem dispostos, joguem os receios de lado e embarquem nessa nova aventura.

Você conhece o meu ebook sobre pompoarismo? Eu busquei as melhores referências e profissionais para criarem o livro digital mais completo do país sobre pompoarismo. Eu incluí ainda muitas outras coisas, como os depoimentos de algumas alunas minhas, como o pompoarismo funciona no seu corpo, uma rápida explicação sobre a anatomia feminina e  um cronograma de 7 dias de exercícios para você começar a praticar e sentir todos os benefícios o quanto antes! Baixe gratuitamente e não deixe de comentar o que você achou!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas: