O sexo oral foi considerado como preliminar durante muito tempo. Mas, já que neste texto eu vou te ensinar exatamente o que é sexo oral, começarei te dizendo que faz parte do sexo e que, não, não é apenas o começo dele.

Não se preocupe se você ainda tem vergonha, quase não faz sexo oral, ou também praticamente não recebe, é importante você saber que essa realidade pode ser mudada a partir de você mesma, mas fique tranquila que eu vou te dizer como.

O que é sexo oral?

Olha, se a gente vai falar de sexo oral, é bom deixar bem claro: esse é o tipo de carinho que envolve muito mais que só “mão na massa”, é preciso entrega, vontade e sintonia. Sexo oral é basicamente o ato de usar a boca, língua e até os lábios para dar prazer ao parceiro ou parceira, seja estimulando a vagina (cunilíngua) ou o pênis (boquete). É uma forma poderosa de explorar as sensações do corpo, com contato direto nas partes mais sensíveis e cheias de terminações nervosas.

E não adianta vir com pressa, viu? Caprichar nos movimentos, usar a língua com criatividade e prestar atenção nas reações do outro são dicas de ouro! Tem gente que gosta de mais intensidade, outros preferem que seja mais suave e está tudo certo! A comunicação é a chave para acertar e deixar a experiência ainda mais gostosa para os dois lados.

Ah, e uma dica importantíssima: lubrificação é tudo nesse momento. Manter a boca bem molhadinha faz o trabalho fluir melhor e ajuda a evitar qualquer desconforto. Não tem mistério, o segredo é se soltar e se divertir, sem preconceito e sem pressa.

Mitos e verdades do sexo oral

Quando o assunto é sexo oral, não faltam mitos e verdades que deixam muita gente confusa! Vamos acabar de vez com essas dúvidas e descomplicar o que rola por aí.

Sexo oral transmite doenças: verdade

Verdade. Gente, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) não escolhem forma de sexo! Sexo oral sem proteção pode, sim, transmitir HPV, herpes, gonorreia, sífilis e outras ISTs. Então, se você não tem um parceiro fixo, use camisinha ou protetor bucal. Nada de arriscar a saúde!

É impossível ter orgasmo só com sexo oral: mito

Mito. Miga, dá para ter, sim! Algumas mulheres e homens atingem orgasmos poderosíssimos com sexo oral bem feito. Para muitas mulheres, o estímulo do clitóris durante o oral é o caminho mais fácil para o clímax. Ou seja, o oral não só pode levar ao orgasmo, como, em muitos casos, é a forma mais intensa de chegar lá!

Engolir esperma faz bem para pele: mito

Mito. Está aí uma lenda que circula! O esperma contém zinco e proteínas, sim, mas em quantidades tão mínimas que não faz milagre na pele, não. Então, se você engolir, é porque quis, e não porque vai te dar aquele glow radiante, tá? Faz mais efeito passar um bom creme!

Só homem sente prazer com sexo oral: mito

Mito. Mulheres também amam! E, na real, muitas preferem o oral à penetração. O clitóris tem milhares de terminações nervosas e o sexo oral é uma forma incrível de estimular essa área, oferecendo um prazer intenso.

O gosto do esperma muda: verdade

Verdade. Muda, sim! O sabor do esperma pode ser influenciado pela alimentação. Frutas como abacaxi e cítricos podem deixar o gosto mais suave, enquanto álcool, cigarro e carne vermelha podem deixar o esperma com um sabor mais forte. Quer mudar o sabor? Aposte em suquinhos e frutas antes da nhanhação!

Se você não engolir o sêmen, não vai contrair doenças: mito

Mito. Esse é um dos mitos mais difundidos e, ao mesmo tempo, mais perigosos. Muitas mulheres acreditam que, se não engolirem o sêmen (ou secreções vaginais), estão salvas de contrair DSTs. Porém, o líquido pré-ejaculatório — que lubrifica o pênis durante a excitação — e as secreções vaginais podem conter carga viral. Com isso, esses líquidos poderiam desencadear uma infecção na boca de quem pratica o sexo oral. Isso pode acontecer, principalmente, se a pessoa possuir uma ferida imperceptível.

O homem pode urinar durante o ato: mito

Mito. Isso não tem como acontecer e eu te explico o porquê. Segundo uma pesquisa do Psychology Today, a “válvula no pênis permite que a urina flua quando o pênis está flácido. Já o sêmen flui quando ele está ereto”. Então, não se preocupe mais com isso, porque pelo mesmo canal que o homem faz xixi é aquele pelo qual ele goza.

Reduz o risco de pré-eclâmpsia: verdade

Verdade. Um estudo publicado no Journal of Reproductive Immunology revelou que quando o sêmen entra em contato com a boca de uma mulher, diminui diretamente o risco de contrair pré-eclâmpsia, um quadro comum de hipertensão na gravidez. Os especialistas consideraram que esse efeito ocorre porque a ingestão de sêmen faz com que as mulheres desenvolvam mais tolerância imunológica.

Ajuda a melhorar o humor: verdade

Verdade. Os componentes do sêmen ajudam a melhorar o humor, aumentam o senso de empatia e protegem da depressão. Um estudo da Universidade Estadual de Nova York descobriu que o cortisol, a estrona e a ocitocina no sêmen são responsáveis por mudanças de humor. A oxitocina libera a tirotropina, a melatonina e a serotonina, três substâncias antidepressivas.

Blowjob é um sinônimo de sexo oral. Mas você sabe exatamente o que é?

Vamos falar de blowjob, também conhecido como sexo oral masculino. Esse é aquele momento de prazer onde a mulher usa a boca, língua e mãos para estimular o pênis do parceiro. Basicamente, é uma combinação de movimentos que podem ir de beijos suaves até a famosa “chupadinha” mais intensa. Ah, e a ideia é não só estimular, mas fazer a coisa toda ser gostosa, envolvente e cheia de tesão!

Agora, blowjob é uma arte, viu? Não é só sair ali “fazendo qualquer coisa”. Cada pessoa tem suas preferências, então o segredo está na comunicação e, claro, no jogo de observar as reações do boy. Quer arrasar? Use bastante saliva, mantenha um ritmo que combine intensidade e suavidade, e não se esqueça das mãos! Sim, é legal intercalar, uma mão pode segurar a base do pênis enquanto a outra dá aquele carinho no corpo dele.

Ah, e se você quer levar a coisa para outro nível, invista em géis beijáveis ou explore diferentes posições. Importante: tudo dentro dos limites do prazer mútuo! Nada de fazer algo que não te deixa confortável só para agradar, hein? O lance é fazer o boy pirar, mas você também tem que curtir!

Curso Tudo Sobre Sexualidade vai fazer você mudar o jeito que faz sexo. Para melhor!

Quer aprender tudo sobre sexualidade de um jeito leve, divertido e com muito conteúdo valioso? Então, não perde tempo e se inscreve agora no Curso Tudo Sobre Sexualidade! Você vai descobrir como entender melhor o seu corpo, melhorar a sua vida sexual e ganhar ainda mais confiança na cama. Desde técnicas para aumentar o prazer até dicas para melhorar o relacionamento, esse curso vai transformar sua forma de encarar a sexualidade!

E o melhor de tudo? O curso é online, você faz no seu ritmo e com o meu suporte. Bora mergulhar nesse universo e virar uma mulher bem resolvida, tanto na cama quanto fora dela?

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.