Você já ouviu falar de ejaculação retardada? É um problema masculino pouco discutido, mas que vem aumentando nas últimas décadas. Consiste na ausência ou atraso persistente e recorrente do orgasmo masculino, depois de uma fase de excitação sexual. Muitas pessoas, de forma errada, acreditam que o parceiro ter o orgasmo retardado pode ser uma coisa boa, porém essa visão está errada. A ejaculação retardada pode causar, a longo prazo, graves problemas na autoestima do homem e na relação do casal. Para você entender esse problema, eu preparei um texto explicando as causas, sintomas e tratamentos para a ejaculação retardada.

ejaculação retardada

Estudos indicam que 5,3% dos homens  já experimentaram dificuldades para ejacular, mas só 2,9% tiveram o problema por mais de seis meses. Apesar de não representar riscos graves para a saúde, a ejaculação retardada prejudica a qualidade de vida masculina e do casal, além de ser uma constante fonte de estresse.

O que é a ejaculação retardada?

A ejaculação retardada é uma condição médica mais comum do que se imagina. Ela ocorre quando é necessário um período de tempo muito prolongado de estimulação sexual para que um homem  possa ejacular. Em alguns casos, a ejaculação nem acontece.

A maioria dos homens experimentam ejaculação retardada ocasionalmente, mas para outros pode ser um problema que se arrasta ao longo de uma vida.

Quais são os sintomas?

A ejaculação retardada ocorre quando um homem precisa de mais de 30 minutos de estimulação sexual para atingir o orgasmo e ejaculação. A ejaculação é quando o sêmen é expelido através do pênis. Alguns homens só conseguem ejacular com estimulação manual ou oral. Alguns não conseguem ejacular de forma nenhuma.

Alguns homens têm um problema generalizado em que isso ocorre em todas as situações sexuais. Para outros homens, isso só ocorre com certas pessoas ou em determinadas circunstâncias. Apesar das diferenças, ela muitas vezes tem a mesma raiz do problema.

Causas

As causas para esse problema podem ser orgânicas ou psicológicas, sendo essas últimas mais frequentes. Veja algumas dessas causas:

Causas psicológicas

  • Ansiedade: Aparece em quase todos os distúrbios sexuais. Quando o homem tem pensamentos negativos e está tendo muito cuidado para não desagradar a parceira. Isso cria tensão e pode resultar na ejaculação retardada.
  • Masturbação excessiva: é possível que um homem possa ser condicionado pelo hábito de masturbar-se constantemente e comece a se sentir mais confortável com isso do que o sexo com sua parceira.
  • Traumas: alguns homens com ejaculação retardada sofreram eventos traumáticos no passado que acabaram causando esse transtorno.
  • Contexto religioso: a religião pode ser outra causa de ejaculação retardada. Algumas religiões veem o sexo como pecado, portanto o homem não se sente totalmente confortável quando o pratica.
  • Trastorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas com a parceira
  • Medo de DST e gravidez

Causas físicas

  • Obstrução das vias seminais: pode haver um bloqueio nos tubos por onde passa o sêmen;
  • Problemas hormonais: um homem com ejaculação retardada pode ter deficiência de testosterona;
  • Cirurgias: pode acontecer que cirurgias na pélvis tenham danificado algum nervo da zona;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Doenças: patologias como um ataque cerebral ou lesão na medula;
  • Uso de álcool e drogas

Consequências do problema

A ejaculação retardada também pode causar conflitos e mal entendidos nos relacionamentos. Por exemplo,a mulher pode achar que o homem não se sente  atraído por ela, e o homem pode se  sentir frustrado ou envergonhado sobre o desejo de atingir a ejaculação e ser física ou mentalmente incapaz de fazê-lo.

Em alguns casos, o sexo é muito longo, de modo que pode ser irritante para ambos, e o homem  não consegue ejacular, ou só consegue depois de grandes esforços. Os transtornos são tantos que é muito comum que ocorra a diminuição da libido por parte de ambos. O encontro sexual passa a ser um momento estressante, já que é necessário dedicar muito tempo e esforço, às vezes sem resultados.

A ejaculação retardada pode ainda causar problemas com a autoestima e sentimentos de inadequação, fracasso e negatividade. Homens que têm esse problema podem evitar a intimidade com outras pessoas por causa de frustração e medo de falhar.

A longo prazo, também pode resultar em uma anorgasmia crônica (quando o homem não consegue atingir o orgasmo).

ejaculação retardada

Outras complicações podem incluir:

  • Diminuição do prazer sexual;
  • Incapacidade de conceber ou infertilidade masculina;
  • Baixa libido;
  • Estresse e ansiedade.

Diagnóstico

Um exame físico e explicação dos sintomas são necessários para fazer um diagnóstico inicial. Se o homem suspeitar que um problema de saúde crônica é a causa, pode ser necessário mais testes. Isso inclui análises de sangue e urina, que permitem detectar infecções, desequilíbrios hormonais, entre outros. Também poderão testar a reação do pênis com vibrador ou outro dispositivo para revelar se o problema é físico ou psicológico.

Tratamentos

É indispensável consultar um médico em caso de ejaculação retardada. Se um homem não consegue ejacular depois de qualquer estimulação, é possível que seja algo físico e deve procurar um urologista para dar um diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

Se as causas são psicológicas, será necessário procurar um terapeuta especializado em problemas de ejaculação. A terapia sexual frequentemente inclui a parceira. Na maioria dos casos, o terapeuta ensinará a respeito da resposta sexual. Vocês também poderão aprender como se comunicar e guiar o companheiro para a estimulação adequada.

Se um medicamento parece ser a causa do problema, fale com o seu médico sobre outras opções de remédios.

Nunca deixe de tomar um medicamento ou comece a tomar outro sem falar primeiro com seu médico.

full

Procure ajuda

Se o seu parceiro estiver passando por esse problema, converse com ele sobre os tratamentos disponíveis e mostre que não há nenhuma vergonha em falar sobre isso. A condição é muito comum. Ao pedir ajuda, ele poderá obter o apoio psicológico e físico necessário para resolver a questão e desfrutar de uma vida sexual mais satisfatória.

Gostou do texto? Deixe um comentário para compartilhar sua experiência. Vou ficar feliz em responder.

Super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.