Durante o orgasmo e após ele são liberados uma série de hormônios no seu corpo, entre eles a ocitocina e a dopamina, que são responsáveis, entre outras sensações, pelas de prazer, afeto e satisfação. Neste texto eu vou te contar o segredo do orgasmo feminino e masculino. 

Para cada mulher, o orgasmo acontece de um jeito. Então é muito errado que você se compare a outras mulheres, ou pense que por atingir o auge do prazer de um jeito diferente da sua amiga você está errada.

Não existe forma errada de gozar, existe aquela que você gosta, mas isso não te impede de experimentar outros tipos, beleza?

Para te mostrar detalhadamente todos os segredos do orgasmo eu vou te explicar tudo que você precisa saber.

O que você vai ver neste texto:
O que é um orgasmo?
Orgasmo e ejaculação são a mesma coisa para os homens?
Como chegar ao ápice?
Quais os tipos de orgasmo?
Orgasmos múltiplos existem?
Qual a duração de um orgasmo feminino?
Uma pequena morte
Como alcançar o orgasmo sem estimulação sexual?
Quais são os benefícios do orgasmo?
Como atingir o orgasmo?
Passo a passo para atingir o ápice
Não se preocupe com o tempo que leva

O que é um orgasmo?

Quando você experimenta um orgasmo sua frequência cardíaca aumenta, além da sua respiração que fica mais descompassada, e sua pressão arterial que fica alterada.

Todo nosso corpo é estimulado durante esse prazer supremo que faz as mulheres enlouquecerem. Esses sentimentos são normais porque o orgasmo leva de produção de endorfina à molécula de felicidade, que proporciona uma sensação única de bem-estar.

Orgasmo e ejaculação são a mesma coisa para os homens?

Ejaculação e orgasmo não são a mesma coisa. Nem pra mulher e nem para o homem. É possível experimentar o orgasmo sem ejacular. O ritmo cardíaco, a respiração e a pressão sanguínea são aceleradas ao máximo. Há também contrações musculares na região, na área pélvica, na próstata e nas vesículas seminais que fazem com que o sêmen seja expelido.

A fase de resolução do corpo é a que acontece depois do orgasmo, é o relaxamento por inteiro do corpo. Nesse momento o fluxo sanguíneo se normaliza e a respiração também. O homem e a mulher, após esse período, experimentam um sentimento de paz, sonolência e cansaço.

Como chegar ao ápice?

A mulher e o homem podem atingir o orgasmo somente com carícias e preliminares. Mas também podem com sexo oral, masturbação ou penetração. Mas a melhor maneira de atingir o ápice é conhecer o nosso próprio corpo. Temos diferentes zonas erógenas que são capazes de nos fazer sentir no sétimo céu, mas é necessário encontrá-las!

Comece a descobrir o seu corpo, sozinha ou com um parceiro, com ou sem brinquedos sexuais para entender o que você gosta.

Quais os tipos de orgasmo?

O vaginal é atingido através da estimulação do ponto G, seja na masturbação ou com penetração. 

O ponto G tem uma forma de bolinha, com menos um centímetro e aumenta de tamanho com a estimulação. Ele está localizado ao lado da bexiga, por isso não é surpreendente que depois de um orgasmo vaginal nos sentimos com vontade de ir ao banheiro. 

Para alguns cientistas, o orgasmo vaginal é um mito e só existiria o clitoriano, que vamos falar a seguir.

Quando o clitóris é incitado e estimulado é possível que se atinja o orgasmo clitoriano. O clitóris é acessado com muita facilidade e é muito sensível. É o famoso “ botãozinho do prazer”.

Orgasmos múltiplos existem?

Embora para alguns seja apenas uma fantasia, a verdade é que os orgasmos múltiplos não só são extremamente reais, como podem ser alcançados por mulher que ainda não tiveram. É mais fácil de alcançar do que parece. A chave é conhecer o seu próprio corpo, saber que é possível, e deixar sua mente treinada para acreditar nisso. 

Você também pode prolongar o clímax sexual, acontece que muitas vezes não conseguimos fazer isso porque o nosso parceiro alcança o auge antes do que gostaríamos. Além disso, tente mudar de estímulos e zonas erógenas, e faça isso em posições diferentes das que você está acostumada. 

Alguma parte da ciência acredita que os homens também são capazes de alcançar esse privilégio que parece ser só feminino. Para o orgasmo múltiplo acontecer nos homens, é necessário ter controle sobre a ejaculação seca.

Qual a duração de um orgasmo feminino?

Talvez o orgasmo feminino leve mais tempo para chegar em comparação com o masculino. Mas tem uma grande vantagem: ele dura mais. O tempo médio de orgasmo em uma mulher é de seis a dez segundos, mas pode durar 20 segundos em alguns casos. Enquanto nos homens, dura de quatro a cinco segundos

Uma pequena morte

O termo francês la petit mort, ou pequena morte, é utilizado para se referir ao período refratário que as mulheres experimentam após o orgasmo feminino. 

Em alguns casos, as mulheres sofrem desmaios ou perda de consciência. A palavra “morte” também faz relação à energia gasta pelo homem ao ejacular, o que poderia ser equivalente a uma pequena e muito prazerosa morte, já que marca o encerramento do “ciclo sexual”. De qualquer forma, é um termo que se encaixa perfeitamente na situação.

Como alcançar o orgasmo sem estimulação sexual?

Algumas mulheres podem atingir o orgasmo em situações cotidianas, fazendo ginástica ou recebendo uma massagem, por exemplo. 

Estranho, sim, mas isso acontece e especialistas confirmam. 

Eles são chamados orgasmos espontâneos. Isso acontece quando certas atividades estimulam o fluxo de sangue por todo o corpo (incluindo os órgãos genitais) com um certo estímulo e vibração no clitóris, e ainda mais se estivermos relaxadas, como no caso da massagem.

Quais são os benefícios do orgasmo?

De acordo com alguns especialistas, o orgasmo é uma das melhores experiências que o ser humano pode experimentar por causa do prazer gerado. Ele também tem algumas qualidades que beneficiam a saúde. Vou te dizer algumas delas.

  1. Melhora o fluxo sanguíneo: o clímax aumenta o ritmo cardíaco, taxa de respiração, tensão arterial e circulação sanguínea, o que contribui para oxigenar as células corporais.
  2. Levanta o ânimo: o orgasmo libera endorfina, dopamina e ocitocina, hormônios que ajudam a aumentar a felicidade.
  3. Favorece o sono: graças à liberação de endorfina, se torna um sedativo natural porque promove um sono reparador e elimina completamente a insônia.
  4. Mantém o cérebro saudável: este órgão é alimentado com oxigênio gerado durante a relação sexual.
  5. Analgésico natural: o clímax alivia dores de cabeça e menstrual. Alguns estudos mostram que as mulheres podem tolerar até 110% de dor a mais, após a estimulação do ponto G. Além disso, a liberação de endorfina desconecta as terminações nervosas por alguns minutos.
  6. Reduz o estresse: os hormônios liberados durante o orgasmo ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e tensão.
  7. Melhora a saúde emocional: desfrutar de uma relação sexual completa  reflete no seu humor, por isso sua autoestima cresce e a confiança emocional é fortalecida.

Como atingir o orgasmo?

Em um mundo ideal nós iríamos atingir o orgasmo cada vez que tivéssemos relações sexuais, mas o mundo real é bem diferente daquilo que fantasiamos e queremos.

Muitos fatores podem nos impedir de alcançar o clímax. Lembre-se de que o segredo do orgasmo, além de você estar relaxada, é você saber curtir o momento e não ficar ansiosa para que alcance logo. Espero o tempo do seu corpo, isso é importantíssimo.

Para ajudar você a atingir um orgasmo, confira essas dicas.

Passo a passo para atingir o ápice

1. Relaxe

Se você ficar pensando no que tem que fazer amanhã, nas suas contas para pagar e nos problemas do cotidiano, dificilmente você vai atingir o orgasmo. Relaxe e aproveite o momento, esse é um grande segredo.

 2. Mude de posição

Se você sente que o orgasmo não vai vir para você hoje à noite, não desista! Quando nós ficamos muito tempo na mesma posição, o nosso corpo pode “se acostumar” ao movimento e isso impede você de atingir o clímax. Por isso, mude de posição! Você pode adicionar um estímulo, uma carícia diferente, que pode ajudá-la a recuperar a excitação do momento.

3. Use os dedos

Lembre-se de que a maioria das mulheres não atingem o orgasmo apenas com a penetração. Por isso, você e o seu parceiro podem usar os dedos para estimular seu clitóris. Isso lhe dará o impulso que você precisa para alcançar o orgasmo. Além disso, você também pode utilizar as mãos para acariciar a próstata e o períneo do seu parceiro, se ele curtir.

4. Lubrificante

O lubrificante é uma das melhores invenções quando se trata de prazer a dois. Mesmo se você acha que não precisa dele, experimente pelo menos uma vez. Utilize para estimular seu próprio clitóris durante o sexo ou utilizar no pênis do seu parceiro. Você vai ver como faz diferença.

5. Preliminares

Apesar dos homens pensarem que a penetração é o principal ponto do ato sexual, nós mulheres damos muito valor às preliminares. Elas são fundamentais para que nós, principalmente, possamos entrar no clima.

Além disso, elas ajudam na lubrificação íntima e excitação. Quando a relação sexual começa com preliminares, é muito mais fácil as mulheres chegarem ao orgasmo.

6. O vibrador

Muitas mulheres não se atrevem a usar um vibrador quando estão na cama com seu parceiro (ou mesmo sozinhas). Quer saber como atingir o orgasmo cada vez, sem falta, sem hesitação? Aí vai mais um segredo do orgasmo: toque seu clitóris com um vibrador.

Ele pode te ajudar naqueles dias em que você está sem inspiração e coloca na cabeça que não vai conseguir ter um orgasmo.

Não se preocupe com o tempo que levar

Agora que você já conhece o segredo do orgasmo, por que não aproveita o dia para praticar com o seu parceiro? Tenho certeza de que vocês vão se divertir nessa tarefa. E se não conseguirem, sempre podem tentar de novo. O importante é que vocês consigam se divertir sem cobranças maiores.

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.