Já era o tempo em que a gente se depilava só para os pelos não aparecerem na hora de usar biquini… A preferência entre as mulheres brasileiras agora é tirar tudo, apostando na depilação íntima. Afinal, ficar livre de pelos nos dá a sensação de maior higiene e, principalmente, de maior sensualidade na hora do sexo – e não é só porque os homens adoram…

Já que depilação é um dos cuidados de beleza mais praticados pelas mulheres, resolvi gravar um vídeo com as principais perguntas e respostas sobre depilação íntima. Assista e pare de acreditar em vários mitos sobre essa prática!

Para você realmente não ter mais nenhuma dúvida, também vou falar mais sobre o assunto neste post, aprofundando algumas perguntas comuns entre as leitoras!

Neste artigo vou falar sobre:

  • O que é depilação íntima
  • Vantagens em fazer depilação íntima
  • Quais são os tipos mais comuns de depilação íntima
  • Cuidados que você deve tomar ao se depilar

O que é depilação íntima

Vale a pena explicar o que é depilação íntima, porque tem muita gente que ainda confunde com a depilação da virilha, e não é a mesma coisa!

A depilação íntima fez a fama do Brasil pelo mundo inteiro, quem nunca ouviu falar em “brazilian waxing”? É a nossa depilação modelo exportação!

Ela pode ser completa, não deixando um único fio, ou então deixar uma faixa de pelos mínima na região frontal. Existem, ainda, as mulheres que fazem depilação íntima artística, em formatos como coração, letra do nome do marido…

Na depilação íntima, são removidos os pelos dos grandes lábios, externa e internamente, podendo-se também depilar os pelos do ânus, prática que tem se tornado bastante popular.

depilacao intima

Vantagens em fazer depilação íntima

Depilação é um tema totalmente pessoal, cada mulher tem a sua preferência e seus motivos para fazer. De qualquer forma, vou compartilhar minhas percepções sobre as principais vantagens em fazer depilação íntima. Você concorda com elas?

  • A região vaginal fica menos abafada com a retirada dos pelos, prevenindo o aparecimento de fungos e, até mesmo, maus odores.
  • Você se sente mais limpa, principalmente durante o período menstrual ou após a prática de esportes.
  • Não existe explicação científica para isso, mas a sensação de prazer pode aumentar durante o sexo, por você se sentir mais segura neste momento.
  • Se gosta de receber sexo oral, estar depilada é um incentivo a mais para seu parceiro, pois a maioria sente muita atração por mulheres que depilam tudo!

Já que estamos falando em sexo oral, queria indicar outro vídeo do meu canal no Youtube, no qual conto os principais erros que os homens cometem ao praticá-lo. Você já passou por alguma dessas situações?

Como fazer depilação íntima?

Assim como acontece com a depilação em outras regiões, existem diferentes métodos para depilar a parte íntima. Saiba mais sobre eles e como eles se adaptam à região vaginal:

Depilação à laser

Essa opção é definitiva, ideal para quem não quer sofrer o resto da vida com depilação íntima. Com 10 sessões você fica livre dos pelos, a não ser que tenha alguma disfunção hormonal posterior.

Enquanto dura o processo, porém, você só pode se depilar com métodos que não tirem o pelo a partir de sua raiz, como lâmina ou creme. Outros cuidados são necessários para garantir o sucesso do tratamento, como não tomar sol na região antes ou depois das sessões.

Último detalhe que você precisa saber: neste caso, a raiz do pelo precisa ser escura. Portanto, infelizmente, depilação à laser não é uma alternativa para quem é loira ou ruiva natural.

depilacao a laser

Depilação com cera

Este é um dos métodos mais populares e também mais eficazes para a depilação íntima. Se for feita com cera quente, o calor abre seus poros, tornando a saída dos pelos mais fáceis e o processo de remoção menos doloroso. Quem prefere cera fria precisa ser bastante corajosa!

Existem alguns cuidados que devem ser tomados na depilação com cera, principalmente na prevenção à foliculite (pelos encravados). Mulheres de pele muito clara também podem ficar manchadas ou com hematomas, já que esta é uma parte do corpo bastante sensível. Nesses casos, é possível usar uma pomada anestésica antes do procedimento.

Depilação com lâmina

Apesar da praticidade por poder ser feita em casa, a depilação com lâmina não é recomendada para a região vaginal. Além do risco de cortes e alergias, o pelo cresce rapidamente, sendo necessário repetir o processo frequentemente.

Outra desvantagem em fazer depilação íntima com lâmina é que a pele acaba ficando mais escura, uma vez que você raspa parte dela junto com os pelos. Só recomendo em casos de urgência!

Depilação com creme depilatório

Esta é uma opção indolor e que pode ser feita em casa, quando surgem aquelas emergências nas quais é preciso estar com a depilação em dia. Você sabe quais são, não é mesmo?

Antes de fazer depilação íntima com creme depilatório, leia bem a embalagem e faça testes em outras regiões do corpo, para saber se ela pode ser usada na região vaginal. Caso contrário, você pode ficar machucada ou com alergias.

Neste caso, assim como na depilação com lâmina, os pelos crescem rapidamente. Não é recomendado, porém, utilizar o creme com muita frequência, pois existe risco maior de alergias. Se você quer estar sempre depilada, pode não ser a melhor opção.

depilacao cera

Qual a melhor depilação íntima?

Quando o assunto é depilação, não existe regra! Cada mulher conhece seu corpo e sabe dizer qual é o tipo de depilação que funciona melhor, evitando alergias, machucados e coceiras.

É claro, os métodos mais duradouros, como cera e laser, acabam sendo mais práticos, afinal você não vai precisar remover os fios a toda hora. E estará sempre preparada para viver seus momentos de prazer com a depilação em dia!

Cuidados com depilação íntima

A virilha e a região vaginal são partes extremamente delicadas do nosso corpo. Portanto, não pense que fazer depilação íntima é a mesma coisa que remover os pelos da perna ou da axila!

São necessários cuidados especiais se você opta pela depilação íntima. Conheça os principais!

  • Se você não se garante se depilando sozinha, faça isso com uma profissional. Caso contrário, pode acabar com uma depilação mal feita ou, pior ainda, machucada!
  • A depilação íntima total pode ser prejudicial à saúde, pois os pelos funcionam como uma barreira natural à infecções e doenças vaginais. Você pode avaliar a possibilidade apenas de reduzir os pelos para preservar seu corpo. Caso contrário, os exames periódicos solicitados pelo ginecologista tornam-se ainda mais importantes para você!
  • Qualquer que seja o tipo de depilação íntima que você escolher, é fundamental estar bem limpa na região vaginal ao realizá-la. Isso vai evitar qualquer risco de infecção por cortes ou machucados.
  • Também é necessário cuidar de sua higiene íntima com bastante cuidado depois que estiver depilada, utilizando sabonetes vaginais para melhor resultado.
  • Na depilação à laser ou com cera, é quase impossível fugir da dor. Você pode, entretanto, evitar depilar-se quando estiver na TPM, período em que nós ficamos mais sensíveis.
  • Evite aplicar produtos na região vaginal depois da depilação, pelo menos por 24 horas. Não use pomadas, hidratantes e qualquer outro produto semelhante que possa entupir os poros ou causar irritação.
higiene vaginal

Depilação: faça o que seu desejo mandar!

Agora que você já conhece os principais segredos sobre a depilação íntima, vale a pena fazermos uma reflexão importante, que se aplica a várias outras situações em nossa vida.

Existem mulheres, como eu, que se sentem ainda mais poderosas fazendo depilação íntima e que não se importam em passar por esse procedimento com frequência. Pelo contrário, torna-se até um hábito de beleza!

De qualquer forma, lembre-se que você não deve fazer nada em seu corpo que seja contra sua vontade. Nada de depilar tudo só porque seu parceiro pediu, o desejo tem que partir de você!

Caso isso aconteça, não deixe de conversar com ele e chegar a um consenso sobre o que pode agradar os dois. Lembre-se que o diálogo é muito importante para qualquer relação se manter saudável. Cumplicidade e companheirismo valem mais do que tudo!


Você faz depilação íntima? Para você, quais são as principais vantagens de retirar todos os pelos da região íntima? Não esqueça de deixar seu comentário aqui, compartilhando sua opinião com as outras leitoras!

Participe também da Semana da Mulher Bem Resolvida, nela vou falar sobre vários temas importantes para a mulher moderna lidar com os desafios de sua vida! É de graça e totalmente online. Espero você!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.