Terminar um relacionamento é uma das coisas mais difíceis do mundo. Há muitos aspectos emocionais envolvidos no processo e certamente alguém sairá machucado.

Apesar de tudo, há maneiras de terminar a relação de forma amigável, de modo que o dano na outra pessoa seja menor. Se você tem certeza de que a sua relação não vai a lugar nenhum e que não vale mais a pena lutar, é hora de agir.

Veja estas 8 dicas de como terminar um relacionamento de forma saudável.

Não importa se você está no limite da sua paciência ou simplesmente já não está contente com a sua relação, tente seguir essas dicas de como terminar o relacionamento da melhor forma, com paciência e sabedoria, e eu tenho certeza de que o rompimento não será tão doloroso.

Além de tudo, não é porque vocês irão terminar que precisam virar inimigos, não é mesmo? Como terminar um relacionamento pode ser um pouco mais fácil quando fazemos isso de forma consciente.

No post de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Você tem certeza de que quer terminar? 
  • Coloque um prazo para o sofrimento
  • Não ignore a questão
  • Não termine pelas redes sociais
  • Não dê falsas esperanças
  • Afaste-se
  • Não utilize os filhos para chantagear seu ex 
  • Como terminar um relacionamento e ser feliz

Você tem certeza de que quer terminar?

Antes de decidir algo tão importante sobre como terminar um relacionamento, você tem que pensar.

Veja alguns pontos que você precisa ponderar:

  • Todos os casais passam por fases de crise, e alguns são fortalecidos nesses momentos de tempestade. Pense em conversar com o seu parceiro sobre os problemas do relacionamento para tentar  encontrar uma solução.
  • Quando conversar, fale sobre como você se sentiu em relação a alguns fatos ou situações específicas, ao invés de falar somente do problema no geral. Tente ouvir o que o seu parceiro tem a dizer sem pensar sobre o que você vai responder enquanto você estiver ouvindo. Tente se colocar no lugar da outra pessoa.
  • Já pensou em terapia de casal? Às vezes ela pode ajudar a melhorar a comunicação e superar os conflitos.
  • Tente identificar o que você deseja em um parceiro e veja se você pode encontrar isso em seu atual namorado/marido.
  • Tenha em mente que o período de paixão explosiva sempre termina, e quando isso acontece você começa a ver falhas e os defeitos na outra pessoa, com isso surgem os problemas, mas após essa fase também pode surgir um amor profundo e maduro.
  • Não tome a decisão de terminar um relacionamento quando você sentir raiva. Deve ser uma decisão pensada por um tempo, sem ser dominada por emoções como raiva ou rancor.

Finalmente, se você pensou bem, se tiverem esgotado os recursos para salvar a relação e os problemas continuam, se você está realmente determinada a pôr fim ao relacionamento, então não há nada mais em que pensar.

Agora o desafio será determinar como terminar o relacionamento da melhor forma. Porém, fique preparada porque poderá haver tristeza e dor em ambos os lados.

Coloque um prazo para o sofrimento

como terminar um relacionamento

Não prolongue essa agonia. Se realmente quer terminar com essa situação, então é hora de por um fim definitivamente. Deixar passar um tempo e adiar o término é muito comum, mas no final é pior. Se você deixa o término pra depois, você acaba boicotando seu relacionamento. Com isso, você e seu parceiro sofrem ainda mais.

Um término machuca, mas continuar uma relação que não funciona dói mais. Então como terminar um relacionamento nesse caso? Escolha um momento em que a pessoa tenha um tempo para encarar o ocorrido antes de enfrentar a família e amigos.

Depois do término, mesmo que tenha sido você que terminou, você provavelmente irá sentir alguma tristeza, falta da rotina, mas é muito importante também colocar um prazo para sofrer. Tenha seu tempo de luto, mas não sofra para sempre!

Chegue com a explicação, seja clara e objetiva

Dizer claramente a outra pessoa que o relacionamento chegou ao fim, embora soe como algo muito negativo, é a melhor escolha. A mensagem é mais facilmente interiorizada pela outra pessoa devido a sua clareza e sinceridade.

Quando você transmite sua intenção de terminar seu relacionamento, você deve ser muito clara e sincera sobre seus desejos. Expressar-se com respeito, sem censura, sem culpar a si mesma ou a outra pessoa pelo término.

Ao mesmo tempo, deve haver firmeza em suas palavras e não deve voltar atrás por sentimentos de culpa ou compaixão. Certamente, a outra pessoa ficará com raiva ou irá chorar muito, e você deve estar preparada para estas reações.

Evite enumerar uma longa lista de razões pelas quais você acha que o relacionamento deve terminar. Basta ir direto ao ponto, dizer a razão geral pela qual você acha que ambos chegaram a esta situação em que não podem continuar sendo um casal, e isso é tudo.

como terminar um relacionamento

Não termine por WhatsApp

O WhatsApp é um grande aliado do nosso dia a dia porque nos poupa tempo de telefonemas e mensagens, porém, nesse caso, esqueça o aplicativo de mensagens. Terminar um relacionamento pelo WhatsApp seria um ato de covardia, principalmente se a relação de vocês tiver durado muito tempo. Além disso, uma mensagem pode indicar que você não tem coragem de enfrentar uma conversa cara a cara.

Imagine se fosse o contrário: você gostaria de ser avisada que querem terminar com você por mensagem? Provavelmente não.

Você vai ter que dizer tudo a ele pessoalmente (a menos que você tema uma reação violenta do seu parceiro) e em um local adequado. É uma situação desconfortável, mas é a única maneira de fazê-lo. Também não é uma boa ideia falar em casa porque ele poderia montar uma cena desagradável.

O melhor seria um lugar público, mas não muito ocupado, onde vocês possam conversar em paz, sem ruídos ou interrupções.

Não dê falsas esperanças

Pode acontecer do seu parceiro tentar pedir uma nova chance, dizendo que não é necessário terminar tudo de uma vez, que vocês podem dar um tempo para pensar no relacionamento de vocês. Isso não é uma boa ideia!

Você só prolongará a sua infelicidade e ainda dará falsas esperanças para o seu parceiro, porque ele passará a achar que você não está muito decidida a terminar.

Por isso, a melhor forma de como terminar um relacionamento nesse caso é estar muito segura da sua decisão e não retroceder, ainda que você sinta pena da outra pessoa. Não permita que a pena prolongue uma situação que só traz infelicidade e insatisfação. Você deve continuar com seu plano original, terminar com esta relação e começar a se preparar para uma nova etapa.

Afaste-se

Uma vez que o relacionamento acabou, você precisa manter uma certa distância. Nada de mensagens ou telefonemas, a não ser que sejam realmente necessários. Devolva os pertences que vocês deixaram na casa um do outro o mais cedo possível para realmente começar com o processo de luto após o fim de um relacionamento. Respeite esse período, ele será necessário para o processo de cura.

Não fique interessada nas atividades que ele realiza, nem permita que ele saiba os detalhes do seu dia a dia. Se vocês tem amigos em comum ou vão para a mesma academia, por exemplo, tente coordenar os horários para que você não tenha chance de se encontrar com ele. Deixe que ele viva a sua própria vida.

Ser amiga do seu ex não é impossível, mas não tente fazer isso da noite para o dia, já que isso poderia prolongar a dor do término. Deixe que cada um viva sua própria vida e o tempo dirá se estão prontos para iniciar uma amizade.

afastar namorado

Não utilize os filhos para chantagear seu ex

Terminar um relacionamento onde filhos estão envolvidos sempre é mais difícil, e dependendo de como foi a relação com o ex, a ideia de afastar as crianças da presença dele é muito tentadora. Afinal, um companheiro que te fez mal em um relacionamento não poderia ser um bom pai, não é mesmo?

E aí, sem querer, você começa a usar seus filhos como forma de punir seu ex. Não faça isso! Independente da sua relação com seu ex, ele continua o pai dos seus filhos.

Eu posso dizer isso por experiência própria. Eu me casei muito nova, tive dois filhos muito cedo, não tinha nenhuma experiência e meu relacionamento começou a se desgastar.

Me separei logo depois do nascimento do meu segundo filho e posso dizer com toda sinceridade que eu detestava meu ex. Eu achava que afastando os dois do convívio do pai estava sendo uma boa mãe. Brigava, fazia chantagens emocionais e colocava meus filhos contra ele, transformando-o em vilão. É claro, a nossa separação foi péssima, mas eu percebi logo depois que, além de estar fazendo mal a mim mesma, estava fazendo mal aos meus filhos.

Eu entendi que apesar de não ter sido um bom marido, ele poderia ser um bom pai. São duas coisas distintas. E que poderíamos ter uma relação civilizada. Depois que eu me dei conta disso, nosso relacionamento melhorou muito. E eu pude seguir em frente.

Como terminar um relacionamento de forma saudável e ser feliz

Terminar de maneira saudável permitirá que ambas as partes aprendam com a experiência e que, uma vez terminado o processo de recuperação, continuem acreditando no amor.

como terminar um relacionamento

Mesmo tendo seguido todos esses passos, você provavelmente se sentirá mal depois de alguns dias, o que é normal. Você irá passar por uma grande mudança emocional e deve tirar um tempo para se recuperar. Dê a você mesma a oportunidade de liberar esses sentimentos através do pranto e após alguns dias, você se sentirá melhor. Quando se recuperar, você já estará pronta para curtir sua nova liberdade e, quem sabe, se apaixonar de novo.

E você? Como fez quando terminou um relacionamento? Conte sua história de como terminar um relacionamento nos comentários. Vou ficar muito feliz em conversar com você.

Super beijo!

Desenvolva uma personalidade atraente, cuide da sua autoestima e aprenda com os erros para seguir em frente e ir em busca do próximo relacionamento!

Descubra como criar uma personalidade envolvente e conquiste o homem que você quiser!

Se você acha que está pronta para aprender mais sobre os princípios da atração, aqui está sua chance!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.