X

Como esquecer um amor e desapegar emocionalmente?

Cara amiga leitora, se você chegou até aqui é porque terminou um relacionamento e está sofrendo por amor, buscando formas de como esquecer um amor e se desapegar emocionalmente. Estou certa?

Eu me encontro nesse barco junto com você, por isso resolvi escrever este texto baseado na experiência que estou vivendo e em pesquisas que tenho feito para esquecer e desapegar de um amor, da saudade que sinto e da vontade de procurá-lo todos os dias.

É assim que você se sente?

Eu terminei meu relacionamento há dois meses. Se eu disser que era maravilhoso vou estar mentindo. Então porque, ainda que eu saiba que a melhor coisa foi acabar, estou sofrendo?

Foi uma relação complicada desde o começo e que se arrastou por um ano. Mas eu amei, o que posso fazer? Além dos acontecimentos ruins, tivemos momentos maravilhosos com muito amor e sexo incrível, o que complica ainda mais a situação; tenho milhares de fotos, lembranças, uma orquídea que olha pra mim todos os dias e uma cueca que, para meu azar, ele esqueceu aqui.

Você acha que estou conseguindo me desapegar de tudo isso? Eu sei que são coisas materiais e memórias, só que com valor e apego altamente emocional.

Então todos os dias me faço a mesma pergunta: como esquecer desse amor e desapegar emocionalmente?

Vou te contar o que eu tenho feito. Vamos seguir juntas essa trajetória?

Como esquecer um amor que ainda existe?

A gente consegue encontrar dicas para tudo na internet e não é diferente para o tema “como esquecer um amor e desapegar emocionalmente”, por isso que desde o começo falei que vou contar como eu estou lidando com isso.

Pense que ele também está passando pelo mesmo processo só que de um jeito diferente de você. Então vamos lá:

1- Permita-se sentir e chorar

Não fique pensando no que os outros fazem, seja você mesma e permita-se sentir esse momento sem medo ou vergonha, do seu jeitinho mesmo.

Deixe doer, mas sem se vitimizar, achando que isso só acontece com você, ou porque ele fez isso com você, ambos levaram o relacionamento ao término e cada um tem a sua parcela de responsabilidade, portanto, aceite isso e não se culpe mais, nem aponte seu dedo para a outra pessoa. Aconteceu e pronto, então chore, chore muito.

No começo, talvez você chore todos os dias, mas com o tempo vai diminuindo, os dias vão passando e só de vez em quando você vai lembrar daquele momento e algumas lágrimas vão rolar no seu rosto.

2 – Permita-se olhar para as fotos e vídeos que ainda estão no seu celular

Quando a saudade bater forte no seu peito e sentir aquele apertinho no coração, permita-se olhar as fotos e vídeos que estejam na sua galeria e lembrar dos momentos que tiveram juntos.

Se tiver que rir, sorria, se tiver que chorar, chore; deixe que as memórias aflorem na sua mente e permaneça ali por algum tempo, mas só o suficiente para que a dor amenize.

3 – Tenha seus momentos sozinha

Não hesite em reservar momentos só para você quando a dor aparecer. Não sei com quem você mora, pode ser sozinha, com seus filhos, ou pais, mas se for preciso diga a eles que precisa do seu espaço e de um tempo sozinha. Mostre sua vulnerabilidade para que eles saibam que você sofre, tem momentos ruins e que passa por uma fase de adaptação.

Um abraço ou um colo nesse momento pode ser tudo que você está precisando.

4 – Saia de casa e faça algo que goste muito

Pense naquilo que você gosta de fazer e faça. Eu, por exemplo, gosto muito de dirigir, isso me traz leveza e alegria, porque saio sem rumo, cantando minhas músicas favoritas.

Então, escolha a sua distração e siga em frente e faça sempre que for necessário ter aquela sensação gostosa aquecendo seu coração.

5 – Converse com uma grande amiga e desabafe quantas vezes for necessário

Fale tudo que estiver sentindo, grite, chore, ria, xingue, desabafe verdadeiramente.

Ainda é um período delicado para você, então tudo que é falado sobre ele e sobre o relacionamento é muito difícil de assimilar, portanto compreenda isso e não se martirize com o que escutar, deixe para refletir sobre tudo em uma outra oportunidade quando você tiver esquecido desse amor e desapegada emocionalmente.

6 – Escreva sobre seus sentimentos

Coloque no papel tudo que está sentindo, tipo uma carta para ele, sabe? Converse com ele, fale sobre suas mágoas, da saudade que sente, da vontade de falar com ele, de fazer amor, de dormir juntos,  brigue com ele se quiser, enfim, abra seu coração nesse pedaço de papel.

É muito importante que você escreva no papel, à mão mesmo, ou de uma forma que possa imprimir depois.

Como não é possível enviar essa carta, depois do desabafo e discutir a relação com o papel, queime tudo e veja aquilo indo embora para sempre, ou pique em pedacinhos e jogue no lixo tendo a mesma sensação. Faça isso quantas vezes você sentir necessidade. Vai chegar o dia que não terá mais nada para dizer.

7 – Estipule um prazo para seu sofrimento

Estipule uma data certa para esquecer desse amor e desapegar emocionalmente e cumpra o seu prazo. O meu está marcado para o dia 01.12.2021. Este será o início de um novo ano para mim.

Não sei quando você vai ler esse texto, só sei que apenas você pode tomar as rédeas da sua vida e escolher quando isso vai terminar.

8 – Encontre algo para te apoiar todos os dias

Como eu sou ligadíssima em energias e terapeuta holística também, eu encontrei apoio nos cristais, Magnified Healing® e baralho cigano. Todos os dias eu converso com meu baralho e escuto seus conselhos, o que tem me feito muito bem e trazido um acalanto ao meu coração.

Encontre o seu ponto de equilíbrio com algo que te traga esse sentimento e use todos os dias.

9 – Encontre um amigo com benefícios

Se essa oportunidade pintar na sua vida, não deixe ela passar. Enfrentar esse momento sozinha é bom, mas se divertindo com alguém é melhor, ainda mais se essa pessoa te tratar como uma rainha. Você merece!

Nos primeiros encontros pode ser difícil ficar com outra pessoa, ter um encontro, se relacionar sexualmente.

No meu caso, isso me fez entender ainda mais o que eu sentia, o quanto era verdadeiro tudo que vivemos, mas também me trouxe à realidade, me fez ver quantos momentos ruins nós tivemos, e esses momentos voltaram à minha memória e eu comecei a enxergar nossa verdadeira trajetória, tudo que aconteceu e porque terminou do jeito que terminou.

Aqui você começa a distinguir o que é ilusão do que é real e passa a se valorizar e recuperar seu amor-próprio.

10 – Se arrume e fique linda todos os dias, mesmo que não tenha vontade

Não deixe nada te abalar, sempre coloque sua melhor roupa, se maquie, mesmo que for ficar em casa, aja como se estivesse indo trabalhar ou a um encontro, ou visitar alguém, não importa, se arrume para você, nada de ficar usando “roupas de casa”, esteja sempre pronta a pegar sua bolsa e sair sem precisar fazer nada. Acostume-se a isso e sinta-se cada vez mais linda porque essa é a verdade da sua alma. Turbine sua autoestima e autoconfiança

Quanto tempo demora para se esquecer um grande amor?

“Alguns estudos revelam que o tempo necessário para superar o fim de um relacionamento é de 11 semanas, ou seja, quase três meses.”

Ao ler essa informação pensei, bom estou quase lá então, mais um mês e essa dor que está no meu peito vai passar, entretanto, o tempo é algo muito subjetivo e único para cada pessoa.

Algumas respondem mais rápido e outras mais devagar. Eu confesso que sempre fui a pessoa do meio termo, nem tão rápida e nem tão devagar, então será que vou me encaixar nesses três meses e esquecer desse amor e desapegar emocionalmente?

A data que eu marquei acima vai ultrapassar esses três meses, então ainda tenho uma chance de isso finalizar antes, rs.

Porque aprender a como esquecer um amor é tão difícil?

Quando você conhece alguém, no início, é só uma expectativa de relacionamento. Depois de alguns encontros, conversas, escolhas e decisões, esse romance vai crescendo, sentimentos aflorando, com isso vem sensações, bem-estar, sorrisos sem motivos, é um período de pura alegria e amor.

A paixão cresce ao lado de muito tesão e o amor aparece. São sentimentos verdadeiros que refletem no nosso corpo físico. Quando esse relacionamento termina reflete em toda nossa estrutura física e emocional.

Geralmente nos sentimos mal fisicamente, ficamos doentes, enxaqueca, resfriado, dores por todo o corpo, perda ou aumento de apetite, e tudo isso faz sentido porque de alguma forma estamos nos acostumando a viver sem o nosso objeto de desejo (uso esse termo somente para esclarecer), porque tudo isso é como um vício, começa devagar e vai aumentando as doses, você se droga e tem que passar pela fase de abstinência, é como parar de fumar.

É por isso que é tão difícil esquecer desse amor e desapegar emocionalmente.

Como esquecer um amor praticando o desapego emocional?

Primeiro vamos esclarecer dois pontos distintos, o que é apego e o que é desapego.

Apego é uma ligação mental ou emocional a alguém, em geral, é seguida da ideia de que essa pessoa vai suprir as suas necessidades e lhe trazer a felicidade e realização e que, sem isso, você não pode mais sobreviver.

Desapego é estar desprendido das pessoas e das coisas, aproveitando de todos os momentos consciente de que eles podem acabar.

É fácil de identificar se você está apegada ou não:

Se você tem pensamentos do tipo “seu eu o perder, como vou viver?, “sem ele não consigo fazer nada” , “não sou ninguém sem ele”, “ele é meu” ou “não sei quem eu sou se não estiver com ele” são exemplos de que você se apegou demais à pessoa com quem estava se relacionando e aqui se explica porque é tão difícil esquecer desse amor e desapegar emocionalmente.

Vou dizer que o apego é como um vício do qual você tem que passar pela fase de abstinência até a completa desintoxicação que, segundo minhas pesquisas, podem durar até 12 semanas, o que nos remete ao mesmo período que se leva para esquecer alguém, portanto, caras leitoras, tenha em mente que tudo é um processo e essa fase vai passar.

  1. Seja mais independente e comece a fazer as coisas sozinha;
  2. Não vá aos mesmos lugares que ele, conheça e comece a frequentar novos lugares;
  3. Evite contato com a família dele, isso não vai te acrescentar nada nesse momento, apenas trará mais lembranças;
  4. Fique longe das redes sociais dele;
  5. Crie novas metas para você e comece a agir agora para realizá-las.

Veja, são coisas simples, mas que vão preencher o seu tempo e a sua mente e fazê-la passar pela crise de como esquecer um amor sem medo e se desapegar emocionalmente de vez.

Dica bônus:

Para você saber como esquecer um amor confira esse vídeo com a maravilhosa Cátia Damasceno, dando mais dicas para você superar um relacionamento que acabou e sair por cima.

Como esquecer um amor: considerações finais

Amiga leitora, se chegou até aqui é porque realmente está disposta a mudar e fazer o que for necessário para esquecer desse amor e se desapegar emocionalmente.

Parabéns, que orgulho de você!

Quando tudo isso passar e eu torço para que seja no prazo que você estipulou, vai chegar a hora de eliminar as fotos e vídeos do celular, seja apagando tudo, ou salvando uma pasta no computador, doar aquela “cueca”, aquela orquídea e outras coisas que existam que possa fazer com que você tenha uma recaída.

Só você sabe quais são essas “coisas” que terá que se desapegar e tenho certeza de que fará o melhor que puder a si mesma.

Esse texto reflete a minha experiência pessoal que resolvi compartilhar com você com todo meu carinho. Tenho praticado as dicas que descrevi aqui e a cada dia que passa me sinto melhor e quero que isso aconteça com você também.

Se você precisar de ajuda nessa trajetória, estou pronta para te atender. Para isso entre em contato comigo clicando no link abaixo e seja direcionada para a minha página no Portal Masterlove. Estarei te esperando.

Abraços!

Simone Gonçalves

Certificação: 5612021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Simone Gonçalves na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Artigos Relativos