Como acabar com a candidíase rápido é o nosso tema  da vez! Mas só entre nós, você sabe o que é candidíase? Já teve? Tratou? Você sabia que os homens também podem desenvolver a candidíase?

Se você não sabe, vai ficar sabendo hoje todas as respostas para essas perguntinhas e muito mais. Vem comigo! 

  • Mas o que é a candidíase?
  • Como acabar com a candidíase rápido: conheça as causas e sintomas
  • Causas da candidíase
  • Candidíase masculina
  • Como acabar com a candidíase rápido com 10 dicas
  • Como acabar com a candidíase rápido praticando pompoarismo

Mas o que é a candidíase?

A candidíase nada mais é do que uma infecção causada pelo aumento em excesso de um fungo denominado: Candida Albicans, que fica situado na região genital. 

Pode ficar tranquilinha que tem cura e diferente do que muitos pensam, não é uma doença sexualmente transmissível, está mais associada a uma doença causada pela queda da imunidade corporal, tornando o organismo mais propício à infecções.

A candidíase em si, é um tipo de infecção que é mais comum de ser encontrada nas mulheres, mas também pode surgir nos homens. 

Esse fungo se desenvolve em excesso devido ao enfraquecimento do nosso sistema imunológico, ocorre também por conta de doenças autoimunes, alterações no pH ou da flora bacteriana da região vaginal e devido ao uso prolongado de remédios que alteram a microbiota genital, exemplos desse tipo de medicamento são os antibióticos e antifúngicos.

Você deve procurar a ajuda profissional de um ginecologista ou urologista se for o caso do seu parceiro. Ele vai acabar te direcionando para o melhor tratamento, que geralmente são à base de pomadas ou remédios que eliminam os fungos que estão provocando a doença, ajudando no alívio dos sintomas.

Como acabar com a candidíase rápido: conheça as causas e os sintomas

Para você identificar se tem ou não essa doença e saber como acabar com a candidíase rápido, é preciso se atentar aos sintomas. Conheça os sinais mais evidentes da Candidíase:

  • Dor;
  • Vermelhidão local;
  • Coceira;
  • Leve inchaço na região genital;
  • Corrimento esbranquiçado com textura semelhante a nata ou leite talhado ;
  • Dor ou desconforto durante as relações sexuais.
Mulher de calcinha com flores em volta dela

Causas da candidíase:

Doenças endócrinas como a diabetes por exemplo, a utilização de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos, situações clínicas de estado geral e imunitário deficitário (baixa imunidade), a gravidez, alguns tipos de contracepção hormonal (pílula).

Você deve prestar bastante atenção na sua pepeca, pois recebo muitas perguntas relacionadas à corrimento vaginal e, essa é forma mais comum de identificar se você tem algo de errado acontecendo com sua flora vaginal.

Você por acaso, já notou que no decorrer do mês a sua secreção natural vai mudando de aspecto? 

Se ainda não notou, comece a reparar porque ela é variável. A secreção saudável pode mudar de consistência sendo mais espessa, pastosa ou fina. Já a cor deve ser clara, turva, branca, amarela ou verde e o cheiro é normal, sem odor ou sem cheiro ruim.

Quando os níveis de estrogênio estão altos na mulher, a secreção acaba ficando mais forte e isso ocorre durante o ciclo menstrual e quando a mulher está ovulando.

Importante: Você deve se atentar a presença de cheiro forte juntamente com os  sintomas que listei aqui para você, anteriormente. Porque se a sua secreção mudar de cor, de odor ou de consistência em algum momento, pode ser um sinal de infecção. 

Converse com o seu médico, pois esses são sinais de que algo não está indo bem em seu organismo. Sabendo disso, a ida ao ginecologista é essencial para iniciar o tratamento.

Candidíase masculina: 

Os sintomas da candidíase nos homens são bem semelhantes aos sintomas nas mulheres. Também apresenta vermelhidão na genitália, coceira, inchaço na glande, placas esbranquiçadas na cabeça do pênis, dor ao urinar e desconforto durante as relações sexuais. Por isso é recomendado que detectado alguns desses sintomas a ajuda médica seja procurada. Assim, você saberá como acabar com a candidíase rápido!

Como acabar com a candidíase rápido em 10 passos:

Já separei aqui para você algumas dicas de como acabar com a candidíase rápido, mas nada disso aqui substitui a orientação de um médico especialista, então se os sintomas persistirem você deve procurar ajuda profissional, combinado?

 1. Evite ao máximo ficar com roupas molhadas

Tomar um banho de mar, piscina, se divertir na água de modo geral é uma delícia, mas evite ficar com roupas molhadas por muito tempo, leve sempre uma calcinha contigo nesses passeios e quando for se trocar, seque bem as suas partes íntimas. Isso é uma forma simples de evitar o crescimento do fungo da candidíase.

2. Use calcinhas adequadas

As calcinhas de algodão são as mais recomendadas pelos ginecologistas, além de serem bem mais confortáveis. Calcinhas muito apertadas, de renda, elastano, lycra, ou microfibra podem ser lindas, mas devem ser evitadas. Pois esse tipo de material aumenta a transpiração e abafa a região, tornando a região íntima ainda mais úmida e quente propícia a infecções. 

Dica: deixe as lingeries com tecidos sintéticos para os momentos especiais com o seu parceiro e garanta a saúde da sua ppk. 

3. Mantenha a higiene íntima de forma adequada

Como acabar com a candidíase rápido e preveni-la também, é necessário que se tenha uma higiene íntima adequada para manter o bom funcionamento da sua flora vaginal.

Dica: use sabonete de pH neutro durante o banho, eles são ótimos e busque lavar com água apenas a parte externa da vagina com os dedos realizando com movimentos suaves.

4. Dormir sem calcinha

Essa dica é maravilhosa, porque dormir sem calcinha traz benefícios maras! 

  • Ajuda a controlar o pH vaginal;
  • Reduz o corrimento e o excesso de suor;
  • Melhora a circulação sanguínea vaginal;
  • Ajuda a prevenir a candidíase por conta da região íntima ficar menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase

5. Evitar o uso de desodorante íntimo

Alguns desodorantes íntimos podem causar irritações, alergias, alterando a flora e o pH da vagina, com isso aumentando o risco de desenvolver candidíase.

6. Evitar duchas íntimas

As duchas íntimas são vistas como aliadas na higiene pessoal, mas o que muitas mulheres não sabem é que a ducha íntima destrói a flora vaginal, gerando o desequilíbrio de fungos e bactérias que vivem naturalmente na vagina, aumentando as chances do surgimento da candidíase.

7. Evitar protetores diários

O uso de protetores diários podem abafar a região íntima tornando-a mais úmida e abafada. Você já sabe o que isso pode gerar, né? 

8. Evitar lenço umedecido

Esse utensílio é realmente uma mão na roda na vida das mulheres, mas você também tem que se atentar ao seu uso nas partes íntimas, pois ele pode irritar ou dar alergia, levando ao descontrole do pH vaginal e da flora bacteriana, o que pode causar: a multiplicação do fungo da candidíase.

9. Lavar a roupa íntima corretamente

Deu para notar que muitos produtos podem gerar irritações e alergias nas partes íntimas, então fique atenta e não deixe de verificar os produtos que você usa para as lavar suas roupas. Muitos sabões com corantes e/ou perfumes possuem substâncias químicas que contribuem para o surgimento da candidíase. 

10. Beber chás que fortalecem o sistema imune

Você pode  buscar fortalecer o seu sistema imunológico aderindo  o uso de plantas medicinais. A  equinácea ou alcaçuz, por exemplo, são utilizadas na forma de chás e você pode tomar regularmente. Sistema imunológico forte ajuda a prevenir a candidíase.

Como acabar com a candidíase rápido praticando pompoarismo:

Eu não me canso de falar sobre os benefícios que a prática de pompoarismo oferece à saúde da mulher e sua vida sexual. Inclusive, a ginástica íntima pode ajudar a prevenir infecções vaginais, e a candidíase também está inclusa.

Benefícios do pompoarismo listados - como acabar com a candidíase rápido

Tenha em mente que as infecções vaginais não são anormais, muito pelo contrário. Toda mulher é propícia a ter em algum momento da sua vida.

Isso, por conta da nossa flora vaginal, que é bastante úmida e abriga um conjunto de microrganismos, bactérias e fungos, sem causar doenças ou sintomas, por viverem em plena harmonia no nosso corpo para proteger a nossa região íntima de organismos nocivos. 

Então, para que tudo continue em perfeito funcionamento, eu recomendo a ginástica íntima. Ela não precisa e nem deve ser um monstro na sua rotina!

Foi pensando nisso que eu criei a minha metodologia: simples e prática, quando as minhas alunas se comprometem com as aulas, elas sempre têm bons resultados. Baixe meu e-book grátis e comece a praticar, mas depois me conta sobre os resultados que eu tenho certeza que você vai ter!

Espero que tenha gostado do conteúdo. Um super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.