O segredo de praticar amor próprio todo dia e ser mais feliz!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

O segredo de praticar amor próprio todo dia e ser mais feliz!

O amor próprio é um termo muito popular hoje em dia. Quantas vezes você já escutou uma dessas frases: “você precisa se amar mais”, “por que você não se ama?”, “se você se amasse, isso não teria acontecido com você”. No entanto, apesar de parecer muito simples, na prática pode ser muito difícil. Sempre estamos dispostas a amar alguém e esquecemos de amar uma pessoa muito mais importante: nós mesmas. Por isso, hoje eu trouxe para vocês o segredo de praticar o  amor próprio todo dia. Quer saber qual? Então leia esse texto até o fim.

amor próprio

No texto de hoje vamos falar sobre:

  • O que é o amor próprio?
  • Por que o amor próprio é importante?
  • O segredo do amor próprio
  • Dicas para você exercitar o amor próprio
  • Comece agora!

O que é o amor próprio?

O amor próprio é um estado de apreciação por si mesmo que cresce a partir de ações que sustentam nosso crescimento físico, psicológico e espiritual. O amor próprio é dinâmico, cresce por ações que nos amadurecem. Quando agimos de maneiras que expandem o amor próprio em nós, começamos a aceitar muito melhor as nossas fraquezas, bem como os nossos pontos fortes. Temos menos necessidade de explicar nossos erros, temos compaixão por nós mesmas e nos reconhecemos como seres humanos lutando para encontrar um significado pessoal. Além disso, ficamos  mais centradas em nosso propósito e valores da vida, e esperamos a realização por meio de nossos próprios esforços.

Por que o amor próprio é importante?

O amor próprio nos ajuda a prosperar como seres humanos, mentalmente, fisicamente e espiritualmente. Podemos dar mais amor aos outros uma vez que nos damos amor a nós mesmos. Podemos estar em paz conosco e com nossa aparência e parar de nos compararmos com os outros.

O segredo do amor próprio

Pense em si mesma como uma árvore ou uma planta que precisa de um pouco de água todos os dias. Agora pense na água como pequenas práticas de amor próprio e como é importante regar aquela árvore todos os dias, ou então as folhas começam a ficar castanhas, as flores desaparecem. Pratique pequenos atos de amor próprio todos os dias e você se tornará ainda mais autoconfiante, poderosa e mais bonita do que você já é.

amor-proprio-catia-damasceno

Dicas para você exercitar o amor próprio

Perdoe a si mesma

Cada um de nós comete erros – em relacionamentos, finanças, decisões pessoais e assim por diante. Erros podem ser lembretes caros de que devemos pensar antes de agir, mas também podem se transformar em lições maiores. Recordar isso pode nos ajudar a perdoar nossas falhas anteriores e descobrir, no meio de todos os problemas, um propósito mais elevado. Quando nos perdoamos por nossas deficiências, podemos direcionar nossa atenção para novos esforços que produzem novos resultados.

Você tem que aceitar sua humanidade (o fato de que você não é perfeita) antes de realmente se amar. Tente ser mais flexível quando comete um erro. Lembre-se, não há falhas se você aprendeu e cresceu a partir de seus erros, só há lições aprendidas.

Coloque-se em primeiro lugar

Há uma certa beleza no sacrifício, mas, se acontece repetidamente, algo está errado. Quando você constantemente se coloca em segundo lugar, você configura um padrão vicioso de comportamento. Com o tempo, você se instala em segundo lugar em mais de uma área da vida. Reavalie o que significa se colocar em primeiro lugar: se envolver com seus reais interesses, perseguir suas ambições e garantir o seu bem-estar. Pratique esse mantra em todas as situações difíceis: se não me trouxer bem, não vale a pena o meu esforço.

Diga mais “eu me amo”

Diga essa frase para você mesma, fale com você todas as manhãs. Olhe no espelho e diga “eu amo você” em voz alta. Nós nos criticamos e culpamos automaticamente por quase tudo, raramente reconhecemos as coisas que fazemos bem ou a quem devemos orgulhar. Mostre para si mesma doses diárias de apreciação que, afinal, é merecida.

Reconheça seus pontos fortes

Reconhecer seus traços mais fortes dará a você um profundo conhecimento de si mesma. Essa é  uma ferramenta preciosa que você pode usar para cultivar suas melhores qualidades. Descubra quais são seus talentos e mostre para o mundo, com confiança. Uma vez que você reconhece seus pontos fortes, você pode aumentar seus padrões em todos os elementos da vida. No momento em que você começa a acreditar que você merece o melhor, é o momento em que você recebe o melhor.

amor-proprio-catia-damasceno

Faça algo que você ama todos os dias (ou sempre que puder)

Quando foi a última vez que você fez algo que realmente amava? Ter ambição é muito bom, mas às vezes nossas vidas ficam tão ocupadas que descartamos prazeres simples para cuidar do trabalho. Se é um passatempo, talento ou artesanato especial, tire trinta minutos do seu dia, a cada dia, para praticar o que te faz feliz. Tudo pode esperar enquanto você se entrega ao que você ama.

Corte todas as influências negativas

Faça uma lista das pessoas em sua vida que não te fazem bem. Você sabe quem elas são – aquelas que drenam você fisicamente, emocionalmente ou mentalmente, que se aproveitam de você ou causam qualquer forma de estagnação.

Traga as pessoas certas para a sua vida. Existem “amigos” que se deleitam com sua dor e sua perda, em vez de sua felicidade e sucesso. Minha sugestão para você aqui: se livre deles! Não há tempo suficiente na sua vida para desperdiçar com pessoas que querem tirar o brilho do seu rosto. Você vai se amar e se respeitar mais.

Liberte o amor pra si mesma

Nós acumulamos um amor abundante dentro de nós, como se esperássemos para liberá-lo para a pessoa certa. Na realidade, este amor deveria ser liberado para nós mesmas. Permita que seu amor próprio flua livremente eliminando críticas, inseguranças e dúvidas. Por que esperar por alguém para amá-la quando você pode (e deve) se amar primeiro?

Comemore suas pequenas vitórias

É fácil ficar distraída com grandes planos e negligenciar as pequenas vitórias passadas. Comemore seus triunfos pessoais, grandes e pequenos, e deixe todo pequeno triunfo anterior ser um fervoroso lembrete de que coisas maravilhosas podem acontecer no futuro. Não tenha medo de levantar seu copo e brindar para aquela pessoa incrível que venceu vários desafios: você.

Aproveite sua criatividade

Todas somos criativas, mas nossa originalidade pode ser atrofiada por fatores externos. Por exemplo, seu trabalho pode não permitir que você expresse sua verdadeira engenhosidade. Nossa imaginação nos permite manifestar nossas ideias mais brilhantes para a vida se pudermos abrir as portas criativas que existem dentro de nós. Incorpore suas tendências criativas na vida cotidiana: a forma como você se veste, fala, decora sua casa… Expanda seu potencial criativo para atingir seu ápice.

amor-proprio-catia-damasceno

Mova-se

Mover seu corpo é uma maneira segura de se sentir bem com você mesma. Isso não significa que você precisa se levantar no início da madrugada para se exercitar (se você gosta disso, então continue fazendo!). Poderia ser uma caminhada simples de 15 minutos durante um dia agitado no trabalho, ou dançando ao redor da sua sala de estar para suas músicas favoritas.

Faça uma pausa

Eu acredito firmemente no poder da pausa, e é uma das minhas táticas favoritas olhar para dentro de mim mesma. Quando você toma uma pausa para pensar, é possível avaliar o que você precisa naquele momento. Isso pode fazer maravilhas para se manter equilibrada e desacelerar quando as coisas ficam agitadas.

Lembre-se de como você é incrível

Todas as manhãs, comece o dia dizendo algo que você gosta sobre você ou algo que você faz bem. Ouvindo sempre algo positivo, você vai começar a acreditar nessas afirmações .Eu também gosto de usar essa tática quando ouço o meu auto-senso crítico interno aparecer (todo mundo tem um) … Paro e substituo-o por algo positivo.

Cuide-se

Você vai se amar mais quando você cuidar melhor das suas necessidades básicas. As pessoas com um grande amor próprio se alimentam diariamente através de atividades saudáveis como nutrição sonora, exercício físico, sono adequado, intimidade e interações sociais saudáveis.

Defina limites

Você se amará mais quando definir limites ou disser não às atividades que te esgotam ou fazem dano, emocional e espiritualmente, ou que expressem mal quem você é.

amor-proprio-catia-damasceno

Comece agora

Não estou aqui para te dizer que você será feliz todos os dias. Isso não é realista. Mas mesmo quando você é infeliz, isso não significa que você não possa se amar e se respeitar a cada dia. O amor próprio precisa de prática, mas quanto mais você se concentrar e deixar ele fazer parte de sua vida, mais ele se torna uma segunda natureza. Esse é o grande segredo do amor próprio.

Lembre-se: você tem que se amar primeiro antes de esperar que outros a amem em troca. Não é o trabalho de outra pessoa fazer você se sentir amada… Isso começa dentro de você. Pode ser um longo caminho até que você consiga se amar plenamente, mas não desista, você vai ver que vale a pena!

Até amanhã. Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas: