5 tipos de TPM: descubra qual seu tipo e aprenda como acabar com ela!

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5 tipos de TPM: descubra qual seu tipo e aprenda como acabar com ela!

Quantas mulheres não sofrem com a temida tensão pré-menstrual, a TPM? Todo mês a gente já se prepara, porque sabemos que passaremos por uma semana bem difícil… Seja porque ficaremos irritadiças, chorosas ou com muita vontade de comer chocolate.

Eu gravei um vídeo no qual eu falo sobre os 5 tipos de TPM que existem e conto meu segredo do porquê eu não tenho. (Sim, eu não tenho TPM!)

Veja abaixo os exercícios para diminuir e saiba identificar o seu tipo.

Faça abaixo o download do resumo e do exercício prático do vídeo como prometido.

O que é?

A tensão pré-menstrual, ou síndrome pré-menstrual, é o período que antecede a menstruação. Nesse tempo, que normalmente começa 7 dias antes da menstruação, podem aparecer alguns sintomas psicológicos e físicos que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM termina somente no final do período menstrual.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Os níveis de endorfina (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina, ficam alterados, já que o corpo da mulher passa por transformações durante o período fértil e depois passa por outra mudança quando o óvulo não é fecundado.

Tipos de TPM

Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas. São tantas sensações que a medicina separou a tensão pré-menstrual em cinco tipos diferentes, que podem acontecer separadamente ou ao mesmo tempo nas mulheres. Conheça todos eles:

  • TPM A

O tipo A está relacionada com a ansiedade. Algumas mulheres têm uma queda do hormônio estrogênio, responsável por diminuir o estresse, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os principais sintomas são:

Tipos de TPM
  • Ansiedade
  • Tensão
  • Dificuldade para dormir
  • Irritabilidade
  • Alterações de humor
  • Desatenção
  • TPM C

O tipo C está relacionada principalmente à compulsão alimentar. O nome vem da inglês, craving, que quer dizer desejo. As mulheres que têm esta TPM normalmente têm desejo de comidas gordurosas e chocolate.

A explicação para este desejo “descontrolado” é que quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas no seu cérebro são ativadas, aumentando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior.

Os sintomas da C são:

  • Compulsão por doces ou salgados
  • Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes
  • Dores de cabeça
  • TPM D

A tensão pré-menstrual do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos. Estes sintomas são causados geralmente pela redução de serotonina. Os principais sinais dessa TPM são:

  • Raiva sem razão
  • Pouca concentração
  • Lapsos de memória
  • Baixa autoestima
  • Sentimentos violentos
  • TPM H

A TPM tipo H tem esse nome porque está relacionada à palavra “hidratação”. A TPM H está relacionada principalmente com a retenção de líquidos e suas consequências.

inchaço menstrual
  • Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)
  • Inchaço abdominal
  • Sensibilidade e inchaço em mamas
  • Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés
  • TPM O

Existem outros sintomas que também podem estar relacionados à TPM. Esses sintomas foram agrupados e classificados como tipo O – referente a “outros” sintomas. Entre eles estão:

  • Alteração nos hábitos intestinais
  • Aumento da frequência urinar
  • Calores repentinos (fogachos) ou sudorese fria
  • Dores generalizadas, incluindo cólicas
  • Náuseas
  • Acne e pele oleosa
  • Reações alérgicas
  • Infecções do trato respiratório

Alimentos que ajudam a diminuir os sintomas

Cereais integrais (milho, cevada, aveia, centeio, trigo-sarraceno e arroz integral): são carboidratos complexos capazes de estabilizar a glicemia e eliminar a compulsão pré-menstrual por doces. Eles são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas B e E e sais minerais.

Leguminosas (lentilhas, feijões de todos os tipos, grão-de-bico, feijão azuki, ervilhas verdes): possuem alto teor de carboidratos complexos e proteínas que ajudam a regular a glicemia, estabilizando oscilações de humor, ansiedade. A soja é um alimento excelente para mulheres com TPM por ser fonte de estrogênio vegetal, ajuda a normalizar os níveis de estrogênio, reduzindo os sintomas.

Sementes e frutos oleaginosos (nozes, amendoim, amêndoas, pistache): são excelentes fontes de proteína. Devem ser consumidos crus e sem sal. Não consuma aqueles torrados e salgados, pois apenas piorarão os sintomas.

Hortaliças verdes (folhas verdes como couve e mostarda, hortaliças com raiz como cenoura e nabos, crucíferas como brócolis e couve de bruxelas): possuem alto teor de vitamina A, magnésio, cálcio e outros nutrientes que aliviam os sintomas da TPM.

Hortaliças vermelhas, alaranjadas e amarelas (cenoura, pimentão, batata doce, abóbora): possuem alto teor de carboidratos complexos e fibras que ajudam a reduzir a hipoglicemia ligada à TPM e as oscilações de humor. O alto teor de vitamina A ajuda a regular o sangramento menstrual intenso e a acne pré-menstrual.

Como acabar com a TPM?

Esta não é uma tarefa simples, afinal, a mudança hormonal é algo natural que vai acontecer todo mês que você menstruar.

Se sua TPM é algo que a incomoda, e que você acha que deve ser controlada por ser algo que foge ao normal, o ideal é conversar com sua ginecologista, pois juntas vocês podem encontrar um anticoncepcional que funcione.

Mas se você não quer ter que tomar remédios, regular sua alimentação e praticar esportes são atitudes que com certeza irão fazer com que sua tensão diminua neste período.

Além disso, eu falei sobre o pompoarismo no vídeo. Ele é o responsável por eu não ter TPM, pois os exercícios da ginástica íntima estimulam a área do baixo ventre com maior irrigação de sangue no local, o que proporciona diversos benefícios, como a redução do período e do fluxo menstrual e a diminuição das cólicas.

exercícios para diminuir a tpm

Faça abaixo o download do resumo e do exercício prático do vídeo como prometido.

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  • Annnie

    amei esse vídeo da TPM,para mim,e um sintoma desse cada mês,meu Pai do céu,esse mês mesmo foi de lascar,tive um mal estar terrível e uma diarreia triste.

  • Jacqueline Leandro

    Cátia amei o vídeo e quando vc tem todos o sintomas? Sinto praticamente tudo isso todos os meses…. Isso me preocupa muito pq parece está piorando cada vez mais…. O que fazer?

  • Dhri

    Ótimo!! E eu tenho reações de um pouquinho de cada tipo.kkkkkkkkkkkk

  • Camila Rocha

    Acho que eu tenho uma diferente em cada mês kkkkkkkkkkkkkkk