X

Saco de Douglas: o que é, possíveis complicações e como evitar

Nas últimas semanas você deve ter escutado muito falar sobre uma parte do corpo da mulher que muitas sequer sabiam que existia, o tal do Saco de Douglas. 

Na verdade, houve um incidente que dominou as manchetes e as redes sociais. Trata-se do trágico caso de Livia Gabriele da Silva Matos: uma jovem de 19 anos que faleceu durante um encontro com Dimas Cândido de Oliveira Filho, jogador do sub-20 do Corinthians. O atestado de óbito revelou como causa de morte uma lesão no Saco de Douglas. 

Com o destaque que esta temática ganhou, milhares de mulheres vêm lotando minhas mensagens nas redes sociais com perguntas sobre os riscos de lesionar este tecido durante a nhanhação. Algumas até desabafam dizendo que não querem mais namorar. Por isso, criei este artigo para dizer: calma mulherada!

O Saco de Douglas é sim uma estrutura importante do nosso assoalho pélvico que merece atenção, mas tomando os cuidados certos você estará segura. Vem comigo entender mais sobre o tema e descobrir como se proteger. 

Saco de Douglas – o que é e onde fica?

O Saco de Douglas é uma estrutura escondidinha que geralmente não ganha muita atenção, mas olha, ele é importante, viu? 
É uma membrana fininha cheia de vasos sanguíneos. Fica lá na região do fundo do canal vaginal, bem próxima do colo do útero – uma região extremamente sensível.



Esse é um cantinho bem especial dentro do nosso corpo, porque:

1. Fica no Ponto Mais Baixo: Como é o lugar mais fundo quando estamos em pé ou sentados, líquidos e outras coisas que não deveriam estar lá podem acabar se acumulando. Isso facilita para os médicos descobrirem problemas só de dar uma olhadinha ou fazer um exame simples.

2. Ajuda a Diagnosticar a Endometriose: A endometriose acontece quando um tecido que deveria estar dentro do útero cresce fora dele. Isso pode doer bastante e o  Saco de Douglas é um lugar comum para isso acontecer. Detectar problemas lá ajuda a entender se a endometriose é a culpada pela dor.

3. Líquido Extra: Se o fígado não está bem e não consegue segurar o líquido dentro dos vasos, esse líquido pode ir parar no saco de Douglas. Isso dá pistas para os médicos sobre doenças como a cirrose.

4. Ajuda a Diferenciar Doenças: Saber que tem algo estranho acontecendo no Saco de Douglas ajuda os médicos a separar um problema de outro, porque cada doença deixa um tipo diferente de bagunça lá.

5. Para Tratamentos: Como é fácil de chegar lá através do canal vaginal, os médicos podem usar esse caminho para tratar problemas sem precisar de cirurgias grandes.

Resumindo, a Bolsa de Douglas é como uma janela que os médicos usam para espiar e entender melhor quando há algo errado na região abdominal, especialmente em mulheres. Ela ajuda a descobrir e tratar problemas de um jeito mais fácil.

Rompimento do Saco de Douglas: Causas e Fatores de Risco

Vamos falar sobre o rompimento do Saco de Douglas, um caso sério que pode afetar a saúde íntima das mulheres. 

O rompimento dessa membrana é bem raro.  Mas, quando ocorre, pode gerar sangramento vaginal e no interior do abdômen.

Os principais casos em que a ruptura pode ocorrer são:

  • posições sexuais com maior exposição do fundo vaginal
  • relações sexuais com peneração muito forte, muito extrema 
  • penetração com objetos pontiagudos
  • momentos em que a mulher está com pouca lubrificação, como por exemplo a menopausa 

Cuidados na relação sexual

Na hora da nhanhação, naquelas posições mais intensas, você pode sentir uma pressãozinha extra ou um atrito, que podem indicar risco de rompimento dessa membrana, o que causa dor e, caso rompa, sangramento.

Ah, e tem mais, em certos momentos do mês, como na ovulação ou antes da menstruação, em que ele fica ainda mais sensível. Por isso, em qualquer desconforto na região, peça para mudar de posição e reduzir a intensidade da penetração.

Precisa de cuidado especial também nos casos das mulheres que estão nas fases de:

  • perda da virgindade
  • trabalho de parto recente
  • têm questões específicas na anatomia na vagina,  .

Por fim, trago o alerta sobre o perigo do uso de objetos inadequados na hora do prazer, principalmente os pontiagudos, como cenoura, mandioca e companhia limitada. Além disso, as unhas na hora do prazer também são perigosas, principalmente se forem unhas longas, como as alongadas com fibra e mais afiadas nas pontas. Todas essas situações podem perfurar nessa membrana sensível do saco de Douglas. 

Se você quer inovar na cama e usar uns acessórios diferentes, busque por materiais produzidos especialmente para este uso, como os dildos que você encontrará no meu sexy shop, o caixa oculta. Priorize materiais com a ponta arredondada e flexível para trazer mais conforto. 

Cuidados com o Saco de Douglas

Agora, falando de cuidados, para manter a nossa cherolaine saudável e o bem-estar lá em cima, tem que ficar esperta. Dor ou desconforto durante o rala e rola, sangramento fora  de hora, principalmente durante a relação sexual, são sinais de alerta. E nada de fazer a louca e ignorar, hein? Em caso de sangramentos com dor o indicado é ir para o pronto atendimento.

Um dos fatores que facilita a lesão no Saco de Douglas é ter a musculatura pélvica enfraquecida – principalmente lá dentro. Por isso se liga nessa dica de ouro: se joga no pompoarismo! A ginástica íntima tudo lá embaixo, fortalecendo sua musculatura e protegendo muito mais a região. Além disso, deixa a lubrificação nas alturas e ainda dá aquela turbinada na libido. É tipo aquele combo mara de saúde íntima com autoestima lá no teto e garantia de uma nhanhação muito mais delícia para você.

Artigos Relativos