9 sinais que você está em um relacionamento tóxico

Se você gostou desse Blog clique no +1:

9 sinais que você está em um relacionamento tóxico

Um relacionamento pode mudar as nossas vidas, trazer amadurecimento, felicidade e uma sensação de estarmos completas. Além da paixão, a relação a dois deve incluir respeito e cordialidade de ambas as partes. No entanto, o amor é cego e muitas vezes ignoramos os sinais de que uma relação pode ser prejudicial. O seu parceiro constantemente faz você se sentir insegura ou critica suas conquistas? Você é taxada de infantil ou ciumenta, mesmo quando seu comportamento é totalmente razoável? Você está sempre se desculpando, mesmo que não tenha feito nada errado? Se a resposta a estas perguntas é sim, é um sinal de alerta. Veja agora os 9 sinais de que você está em um relacionamento tóxico e veja se você se identifica com eles.

relacionamento tóxico

No texto de hoje, vamos abordar os seguintes temas:

  • O que é uma relação tóxica?
  • Pode acontecer com qualquer um
  • 9 sinais de que você está em um relacionamento tóxico
  • Vale a pena um relacionamento desse tipo?

O que é uma relação tóxica?

Uma relação tóxica contamina sua auto-estima, sua felicidade e a maneira como você se vê e vê o mundo. Os relacionamentos podem começar saudáveis, mas os sentimentos ruins, a história ruim ou as necessidades não atendidas a longo prazo podem prejudicar, poluir o relacionamento e mudar as pessoas nele.

Os relacionamentos tóxicos podem vir em todas as formas e tamanhos. Alguns são fáceis de identificar – você reconhece os sinais e termina. Outras vezes, um relacionamento tóxico pode crescer de  forma tão constante que, antes de perceber, você estará em um relacionamento que é prejudicial para sua saúde física e mental.

Pode acontecer com qualquer um

Muitas vezes, você pode estar pensando que uma relação tóxica nunca aconteceria com você – que você saberia imediatamente o que estava errado e poderia acabar com o relacionamento. No entanto, nem sempre é tão simples. Relações tóxicas podem acontecer com qualquer um e às vezes há sinais de que o relacionamento é prejudicial.

9 sinais de que você está em um relacionamento tóxico

Ser consciente de que o relacionamento é tóxico é vital para se proteger. Estar em uma relação tóxica é manter sua mão pairando sobre o botão de autodestruição. Nem todos os relacionamentos são fáceis determinar, mas estar ciente dos sinais tornará mais fácil reivindicar sua independência e desenhar uma linha pesada em torno do que é permitido em sua vida.

1- Ele não apoia suas escolhas de vida ou metas

Ele diz que seus sonhos e metas são idiotas ou estúpidos ou que você nunca alcançará seus objetivos? Parece que ele quer ver você sempre para baixo e você sente que ele não quer ver você tendo sucesso; então ele tenta plantar uma semente em sua mente, insinuando que você vai falhar.

Por algum motivo, seu parceiro está ressentido ou mesmo com ciúmes e age dessa forma. Isso pode ser um sinal de um relacionamento tóxico. Alguém que te ama de verdade vai apoiar suas decisões, mesmo se ele concordar com elas ou não. Em um relacionamento saudável, a sua felicidade é importante para o seu parceiro. Não fique por perto de alguém que sempre tenta convencê-la de que você não pode cumprir seus objetivos.

relacionamento

2- Ele tem ciúmes de você com seus amigos

Você quase não vê seus amigos e quando você faz, você sempre traz seu parceiro. Se isso parecer familiar, pode ser um sinal de aviso. O ciúme obsessivo é uma doença. É verdade que às vezes fazemos piadas sobre isso, mas quando as piadas se tornam sérias, é melhor fugir. Se o seu parceiro não confia em você, nunca haverá estabilidade.

Você precisa entender que às vezes um relacionamento precisa de espaço para crescer. É necessário dar-se espaço para evitar afogar-se no relacionamento. Passar muito tempo juntos é como um vício e é comum naquela primeira fase do amor. Mas devemos tentar não sufocar o relacionamento desde o início ou pode se transformar em um martírio.

3- Você fica ansiosa e pisando em ovos ao lado dele

Quando vocês passam muito tempo juntos, você se sente ansiosa e com vontade de ir embora porque a qualquer momento pode começar uma briga entre os dois. Na verdade, você fica pisando em ovos porque ele pode explodir por qualquer motivo. Provavelmente, essa é uma enorme bandeira vermelha de um relacionamento tóxico.

Um parceiro que você ama deve ser alguém com quem você deseja passar algum tempo. Embora nos relacionamentos costumam ter estresse  de tempos em tempos, não deve ser sombreado pela angústia.  Amar é ser feliz, não ter medo. Seu parceiro deve ser alguém em quem você possa confiar, e não alguém com quem você tenha medo de falar.

Não tenha medo de dizer o que você pensa e tenha respeito por um ponto de vista diferente. No final, ter opiniões diferentes traz riqueza e diversidade ao relacionamento.

4- Ele te insulta

Há limites que, uma vez cruzados, não há como voltar atrás. Portanto, é melhor nunca cruzá-los. O seu parceiro repetidamente critica e insulta você?  Isso tornou-se uma situação comum? Você  não deve permitir que isso aconteça. Se você começar um relacionamento, configure regras para si mesma, como nunca insultar seu parceiro e nunca permitir ser insultada por ele. Se ele ultrapassar essa linha, tome uma atitude. Este é um dos grandes sinais de que você está em um relacionamento tóxico: quando você está  sendo constantemente desrespeitada. Isso é abuso verbal e você não deve aceitar. Você é melhor que isso.

5- Tudo é culpa sua

Na visão dele, você é a raiz de todo mal. Se alguma coisa der errado é sempre sua culpa. Ele nunca vai admitir que está errado. Ele está com ciúmes? Isso é sua culpa. Ele sente inseguro porque não ganha dinheiro suficiente? Isso porque você o deprecia e oreteve.

Ele vai culpar você por todas as inseguranças que ele tiver e a última coisa que ele fará é olhar para o seu próprio comportamento, porque isso significaria assumir a responsabilidade por sua vida e admitir o fracasso. Ele é incapaz de pedir desculpas e isso é um grande sinal de alerta para um relacionamento tóxico.

relacionamento

6- Ele sempre está ameaçando terminar com você

Esse é um movimento clássico. Seu parceiro pode ter o hábito de ameaçar romper com você quando as coisas ficam tensas ou difíceis. Isso pode parecer um jogo cruel que ninguém ganha. Sempre que ele está insatisfeito ou tem um problema, ele ameaça acabar  todo o relacionamento, sabendo que você vai implorar para que ele não vá embora. Esses tipos de homens se alimentam da carência e inconscientemente procuram mulheres a quem eles podem controlar.

7- Ele suspeita de você todo o tempo

Todo mundo merece algum nível de privacidade e em relacionamentos saudáveis, um deve confiar no outro. Se o seu parceiro quer ver constantemente seus recibos, contas de telefone, mensagens de texto, isso mostra um nível tóxico de controle. É humilhante. Você é uma adulta e não precisa de supervisão constante.

O pior é que ele fica mal humorado quando vê você mandando uma mensagem para alguém, ou quando você se atrasa por qualquer motivo bobo. De repente, você sente que precisa se desculpar e provar sua inocência mesmo que você não tenha feito nada de errado. Um dos maiores sinais de uma relação tóxica é está se sentindo culpada todo o tempo.Se isso acontece com você, saiba que é hora de sair,antes que as coisas piorem.

8- É sempre sobre ele

Você também tem sentimentos, mas a outra pessoa não vai ouvi-los. Você não consegue conversar, ter uma conversa saudável porque sua opinião não é ouvida, considerada e respeitada. Em vez de reconhecer seus sentimentos, ele luta com você até ter a última palavra.

Se você está compartilhando sua vida com alguém, é fundamental que você tenha sua opinião nas decisões que a afetarão. As opiniões e os sentimentos do seu parceiro sempre serão importantes, mas os seus também; sua voz é importante. Em um relacionamento saudável, o parceiro valorizará seus pensamentos e opiniões e não irá acreditar que a opinião dele é mais importante que a sua.

9- Ele se ressente quando você dá sinais de independência

O cara tóxico quer ter você dependente dele: talvez financeiramente, emocionalmente ou fisicamente. Ele vai detestar quando você puder cuidar de si mesma  e tentará manter seu controle sobre você, criticando suas tentativas de criar sua própria independência.

Talvez você sempre tenha acreditado que iria cursar a faculdade de direito, mas agora seu parceiro está fazendo com que você sinta que não é boa o suficiente para o curso. Talvez você costumava ter muita vontade de abrir seu próprio negócio, mas seu parceiro apontou tantos obstáculos que você perdeu a confiança… Muitas vezes, um parceiro planta sementes de dúvida sobre sua capacidade, seu talento e sua inteligência e você acaba acreditando nele. Esta é outra forma de que ele pode tirar sua autonomia, para que você sempre fique dependente dele.

relacionamento

Vale a pena um relacionamento desse tipo?

Se o seu parceiro não faz você se sentir bem com você mesma, precisa acabar com isso. Os relacionamentos não devem ser uma luta constante. Se ele faz com que você se sinta mal, mais do que ele faz você se sentir bem, então é hora de reavaliar o quanto o seu relacionamento é saudável.

É importante fazer sacrifícios nos relacionamentos, mas sua felicidade, autoestima e respeito próprio sempre devem estar na lista – sempre. Se um relacionamento é construído sobre o amor, nutre, restaura, reabastece e revive. Não diminui. Quando você está com alguém que sufoca essas partes preciosas de você, esteja atenta com o dano que ele está causando. Você não deve nada a ninguém e não merece estar em um relacionamento tóxico. Você merece prosperar e se sentir segura. Você merece ser feliz!

Você já me segue nas redes sociais? No meu Instagram eu coloco várias dicas sobre relacionamento, autoestima e sexualidade e ainda tiro dúvidas! Não deixe me seguir lá e mandar sua sugestão de artigo para o blog!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)