O perdão é uma habilidade muito valorizada, porque ao perdoar, a pessoa sente uma experiência de transformação, pois é algo profundo e que muitas vezes leva tempo, além de ser um aprendizado.

Aqui você vai entender o que é perdão, o que não é perdão e como fazer para perdoar e como o perdão é importante na vida e no relacionamento.

O que é perdão?

De acordo com Enright, Freedamn e Rique, perdão é uma atitude moral na qual uma pessoa considera abdicar do direito ao ressentimento, julgamentos, afetos e comportamentos negativos para com uma pessoa que a ofendeu injustamente. E ao mesmo tempo, nutrir a compaixão, a misericórdia e possivelmente o amor para com o outro que ofendeu.

Bonita definição não é mesmo? E como colocar tudo isso em prática? Parece desafiador, impossível ou inimaginável?

Mas sim, é possível perdoar. Pode ser um processo curto ou longo, mas é possível e sim, é um pouco desafiador principalmente dependendo do que foi feito. 

Perdão é assumir a responsabilidade pelo que sente, recuperar seu poder e ter mais controle sobre seus sentimentos. 

É uma escolha, um processo, um caminho a percorrer, é libertar a si mesma do sofrimento. 

Perdão - frase

Desejo de vingança

Quando se é traído, ofendido ou julgado injustamente, o desejo imediato ou é de vingança, de fuga ou de evitar a pessoa e nunca mais ver a cara dela.

De querer machucar a pessoa e fazer com que ela sinta a mesma dor que ela fez você sentir. 

De acordo com o estudo de Evertt Northington, da Universidade da Virgínia, as pessoas que mostram uma alta motivação para a vingança tem menos satisfação no relacionamento. Já as que tendem a perdoar relatam maior qualidade no relacionamento e também maior comprometimento. 

Ou seja, quanto mais motivado a pessoa está de se vingar, retaliar ou evitar a outra pessoa, maior a sua capacidade de não perdoar. 

Imagem com frase de perdão, para não persistir na raiva.

O que o perdão não é?

  • Negar seu sofrimento;
  • Fingir que nada aconteceu;
  • Agir como se algo doloroso não aconteceu;
  • Concordar com o acontecido ou desculpar o mau comportamento;
  • Não é aceitar passivamente o que aconteceu;
  • Desistir de obter justiça, mas lembre-se que justiça não é vingança;
  • Se reconciliar por conta de pressão dos outros ou dele mesmo.

É importante ressaltar que o perdão não é aceitar o que a outra pessoa te fez, como se você desse licença ou permissão para que ela fizesse novamente. O perdão é algo para você mesma voltar a se sentir bem e sem este peso nas costas, se sentir em paz.

É se livrar da dor que está devorando você por dentro, roubando sua alegria e paralisando sua capacidade de amar e confiar.

frase sobre perdão. Perdão não é esquecer...

E por que o perdão é tão importante?

O perdão é tão importante porque quando a pessoa perdoa, ela se liberta de sentimentos negativos, da dor que está a devorando por dentro, ela ESCOLHE se libertar disso, ou seja, é uma decisão que ela toma. 

E segundo Michaell McCullough, da Universidade de Miami, assim como a vingança é uma característica inata da natureza humana, o perdão também é. Ou seja, é uma questão de escolha, um processo, um caminho a ser percorrido. 

O perdão é sempre para você mesma, para que possa se sentir melhor, com menos ou nenhum sentimento negativo. 

Quais os benefícios do perdão?

Quem perdoa temQuem não perdoa tem
Menos chance de se sentir com ódio, raivoso, deprimido, hostil, zangado e neurótico
Mais chance de ser mais feliz, mais saudável, mais agradável, mais serena
Mais chance de se sentir com com ódio, raivoso, deprimido, hostil, zangado e neurótico
Menos chance de ser feliz, saudável, agradável, serena
Ruminação persistente e insistência na vingança

Fonte: Revisão feita por McCullough, (2000)

Como é perdoar de verdade?

  • Parar de ficar evitando a pessoa a qualquer custo;
  • Sentir menos ou nenhum desejo de prejudicar ou buscar vingança;
  • Vontade de agir positivamente em relação a pessoa;
  • Reduzir ou eliminar o ressentimento e as motivações para vingança;

Evitar a pessoa não vai te libertar da mágoa, a diferença é que você não quer mais partir para cima da pessoa para descontar nela, mas você continua com a mágoa, ressentimento, raiva, ou seja, com todos esses sentimentos negativos, o que faz com que você mesma sofra e dependendo do quanto tempo e da intensidade que está remoendo este sentimento, pode refletir diretamente no seu corpo também. 

O perdão não acontece do dia para a noite, não necessariamente é algo fácil de se fazer, principalmente dependendo do tipo e grau de injustiça/traição que foi feita com você. 

Existem 2 tipos de perdão:

  1. O perdão mais racional

Neste você toma a decisão racionalmente de perdoar, fazendo com que você mude de atitude em relação a quem te traiu/ofendeu, como por exemplo abrir mão da vingança. E essa forma pode ser mais rápida.

  1. O perdão mais emocional

Neste caso, a mudança é mais lenta e pode até chegar a não acontecer. Neste tipo de perdão, as emoções negativas são substituídas pelas positivas, como empatia, simpatia, compaixão.

Lembrando que isso é um processo e leva tempo, então não se cobre tanto. 

Eu preciso me reconciliar para perdoar?

Não. O perdão não gera uma relação. Uma coisa não está relacionada a outra. Você pode perdoar a pessoa e decidir se separar dela ou não ter mais contato ou ainda pode perdoar a pessoa e decidir dar uma segunda chance a ela, ao relacionamento de vocês. 

Porém lembre-se que não tem como haver uma reconciliação sem perdão no relacionamento.

Perdoar também não significa que ela precise te pedir desculpas. Muitas vezes uma pessoa que te magoou já faleceu. O importante é deixar de carregar os sentimentos e emoções negativas e buscar sentimentos positivos. 

Condições para o perdão, você faz isso?

Quando você coloca uma condição para perdoar, por exemplo, só vai perdoar se a pessoa te pedir desculpas ou fizer algo para mostrar que está arrependido, você deixa o poder na mão da outra pessoa, o que falsamente te dá uma sensação de controle. 

Infelizmente não é possível esquecer o que a pessoa te fez, apagar da memória. É algo que sempre estará ali. Porém é possível que você se lembre do acontecido sem sentir as emoções negativas, como raiva e ressentimento. Este é o segredo. 

De nada adianta também dizer que perdoou a pessoa e ficar jogando o acontecido toda hora na cara dela, lembrando disso o tempo todo, acusando e julgando sempre que tiver uma chance.

Isso só mostra que você disse que perdoou da boca para fora, mas isso ainda te incomoda profundamente e te gera sentimentos negativos. 

Agora que você já sabe o que é perdão, o que não é perdão, os benefícios que ele gera e como perdoar, qual será o seu próximo passo?

Ajuda profissional:

Se você acredita que precisa de ajuda de uma profissional Master Love para dar o próximo passo, para te ajudar a dar mais clareza sobre a situação que está vivendo, ou se decidiu perdoar mas está com dificuldade de fazer isso, pode contar com minha ajuda através do atendimento Master Love.

Durante o processo Master Love vamos trabalhar com exercícios de perdão, identificar melhor a situação e como e por que perdoar de maneira mais aprofundada e usando várias outras técnicas, tudo isso de maneira personalizada e com o meu acompanhamento.

Se você quiser marcar um atendimento comigo e entender melhor como tudo isso funciona clique no botão que vai estar logo abaixo ou me chama pelo meu instagram @danusahl.

Danusa Hansmann

Certificação: 1912021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Danusa Hansmann na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Texto de MasterLove

O Portal Master Love tem o objetivo de reunir profissionais certificadas para atender suas demandas relacionadas a questões amorosas e sexuais. Hormônios, questões emocionais, rotinas, questões fisiológicas, culturais e vários outros desafios podem gerar conflitos na sua vida amorosa e sexual. Todo mundo enfrenta dificuldade quando o assunto é amor ou sexo. Lidar com cada um desses problemas sem ajuda profissional é muito mais difícil. O trabalho de uma Master Love é te apresentar um caminho mais assertivo para te ajudar a lidar com suas questões.