Uma dúvida recorrente entre as mulheres é sobre a libido. Você sabe me dizer o que é libido e quais são os efeitos da baixa libido na vida de uma mulher?

Para quem não sabe o que é libido, é nada mais que o desejo, o apetite sexual. Ele pode diminuir ou aumentar dependendo da influência de diversos fatores orgânicos e psicológicos. 

E falta desse desejo dentro de um relacionamento pode trazer sérios problemas para um casal. É sobre isso o nosso post de hoje.

Então, fique atenta que vou te dar algumas dicas para que você consiga manter o desejo sexual e te dar dicas para aumentar a sua libido te deixando com muita disposição, te permitindo viver muitos momentos de prazer, só ou acompanhada.

Um bate papo sobre o que é libido:

Conheças os exercícios que fazem o desejo aumentar. Clique aqui

É totalmente normal que o desejo se amenize com o avançar da idade, principalmente nas mulheres que estão na fase do climatério, que é marcado pela última menstruarão da mulher, a menopausa.

Hormônio responsável pela libido: testosterona

O hormônio responsável pelo desejo sexual é a testosterona, ele é produzido nos ovários e glândulas suprarrenais, auxiliado pelo estrogênio, fabricado nos ovários e tecido gorduroso. São eles que causam a excitação natural física da mulher.

Com o passar dos anos, a testosterona começa a ser produzida em menor quantidade, naturalmente, no corpo da mulher. Se mantendo em nível estável no período do climatério.

Muitas vezes, sendo necessária a reposição hormonal quando identificado pelo seu medico ginecologista a necessidade.

Fatores que fazem a libido desaparecer:

  1. Uso da pílula anticoncepcional;
  2. Traumas emocionais;
  3. Doenças, como anemia, cirrose e hipotireoidismo;
  4. A impotência sexual sexual do parceiro;
  5. Dores durante o sexo;
  6. Falta de preliminares;
  7. Falta de conhecimento corporal;
  8. Problemas no relacionamento;
  9. Ansiedade,;
  10. Depressão;
  11. Menopausa,
  12. Estresse.
Baixa libido, falta de libido - O que é libido?

Importante: qualquer disfunção sexual, tem que ser avaliada com atenção por um profissional. Se você se identificar com algum dos fatores mencionados acima, procure pelo seu médico ginecologista para que ele te avalie.

Ele vai pedir os exames necessários para verificar a fundo a causa real da sua falta de desejo e te ajudar, indicando a melhor forma de tratamento.

Não espere ficar doente para procurar ajuda, se consulte com um gineco pelo menos uma vez ao ano para verificar se está tudo certo com o seu corpo, te prevenindo de doenças.

Mito ou verdade? Durante a menstruação a libido da mulher aumenta?

Não é mito! A mulher durante a menstruação acaba ficando, SIM, com mais vontade de se relacionar sexualmente. Isso acontece justamente porque há um aumento natural na produção de testosterona no corpo da mulher.

Eu como especialista no assunto, ainda não vi nenhum estudo que desaprove a prática de sexo durante os dias vermelhos, muito pelo contrário.

Se você se sentir confortável em manter relações sexuais durante a menstruação, tudo certo. É uma prática positiva, pois ajuda a aliviar o estresse, ameniza as cólicas e o sangue querendo ou não acaba se tornando um lubrificante natural, só não esqueça de usar camisinha.

o que é libido? a libido aumenta durante o ciclo menstrual sim

Importante: uma outra prática que ajuda a amenizar os sintomas da menstruação e aumenta a sua libido são os exercícios de ginástica íntima.

Os exercícios de ginástica íntima ajudam a aumentar a libido?

Sim, é verdade. Os exercícios de ginástica íntima ajudam a aumentar a libido da mulher, independente da idade.

Pois, durante os exercícios é trabalhado a musculatura vaginal, melhorando a saúde íntima de quem prática pompoarismo, aumentando a irrigação local, fazendo com que você fique mais lubrificada e com mais apetite sexual.

Os exercícios acabam te proporcionando mais desenvoltura na cama, consequentemente, te deixa mais confiante, ele a sua autoestima. Porque você acaba adquirindo maior consciência corporal e tudo começa a fluir de forma mais prazerosa de forma natural.

Eu vou deixar aqui o meu e-book gratuito para você começar a praticar e depois você me conta os seus resultados.

Não enviamos SPAM. Ao se cadastrar você autoriza receber newsletters e informações da Cátia Damasceno.

Libido durante e após a gravidez 

Eu faço parto do grupo Mães de Águas Claras (afinal de contas, sou mãe de quatro meninos e na época que gravei o vídeo abaixo eram apenas três anjinhos), fato é, que lá no grupo me enviam várias perguntas que resolvi gravar esse vídeo especial com o objetivo de responder às dúvidas das mães que sofrem com a queda da libido durante ou após a gravidez e querem resolver esse probleminha.

05 dicas para aumentar a sua libido:

Agora que você já sabe o que é libido e como ela interfere na sua vida, sabe até os fatores que podem estar afetando a sua vontade de se relacionar sexualmente. Chegou a hora de te ajudar com dicas práticas para aumentar o seu desejo.

1. Conversar ajuda a solucionar

Podemos dizer que nada substitui a velha e boa conversa a dois. Toda conversa pode estar ligada a mudanças no estilo de vida.

Através da conversa podemos conhecer o outro melhor e descobrir se o que era importante no sexo ontem, ainda permanece importante hoje. Conversando podemos solucionar eventuais atritos decorrentes das diferenças de desejo e de expectativas.

2. Menos estresse e mais calma

Manter a tranquilidade também é uma forma de trazer a libido de volta. Quando estamos estressadas, ficamos menos propicias ao sexo e nos envolvemos menos na relação, tornando-a menos prazerosa. Esse estresse pode vir devido à correria do dia a dia acarretados pelo trabalho ou trânsito. Isso tudo também tem consequências físicas indesejáveis, aumenta na circulação a quantidade de adrenalina, substância que faz os vasos se contraírem, dificultando a lubrificação vaginal. Arranjar meios de desacelerar e relaxar, portanto, essas são boas dicas para aumentar a libido melhorar as coisas na cama.

3. Preliminares

Uma dica para ir entrando no clima é ler e falar sobre sexo, eu explico melhor sobre isso nesse post, tenho vídeos maravilhosos no meu canal do Youtube com contos eróticos.

Experimente assistir junto com o seu parceiro, aposto que vai ajudar a esquentar as suas preliminares.

Desfrute das preliminares sem pressa, é nesse processo que obtemos estímulos para lubrificação e dilatação ideal da vagina, através dos estímulos. O toque, o beijo, a leitura, as carícias que você mais curtir.

Conforme os anos passam, mais demorado pode ficar esse processo, já que a concentração de hormônios muda e as respostas do corpo tornam-se mais lentas. É por essa razão que eu indico e os demais especialista também indicam explorar o próprio corpo para descobrir o que te faz sentir prazer.

4. Mente e corpo saudáveis

Podemos dizer que o cérebro é o principal órgão sexual do nosso corpo. Porque a vontade de praticar sexo não aparece do nada.

Nós precisamos pensar em sexo para despertar esse desejo, e, é por isso que estimular o cérebro com filmes mais quentes, livros eróticos, conversar com as amigas, descobrir fetiches dentre essas e tantas outras opções servem como estimulo ideal para a mente e para aumentar o seu desejo.

5. Entenda que cada corpo é de uma forma

Cada uma tem um nível de libido diferente, afinal, não existem padrões normais e ficar comparando o seu com de outra pessoa só prejudica as coisas.

Então, antes de ir direto ao médico, procure saber se o problema pela falta de desejo sexual não tem a ver com o seu relacionamento.

Sinais que a sua libido está muito em alta. Confira!

Por último e não menos importante, temos as mulheres que se queixam de serem muito fogosas e os parceiros, muitas vezes, passam mal para tentar acompanhar o ritmo. Assiste o vídeo abaixo e confira se a sua libido está muito alta.

A gente brinca que é muito fogo, que é muito desejo, mas sexo em excesso as vezes pode se tratar de um transtorno.

A mulher ser fogosa e possuir um desejo sexual intenso, não é um problema, desde que não ocupe excessivamente os seus pensamentos, atrapalhando que outras tarefas do seu dia a dia sejam realizadas. Tudo na vida requer equilíbrio, para que seja saudável, o sexo também.

Nada de mais e nada de menos. Se esse for o seu caso, procure ajuda profissional para saber como lidar da melhor forma possível com essa situação.

Caso ainda tiver dúvidas sobre o assunto, fique a vontade em enviar sua pergunta no meu Instagram com a hashtag #catiaresponde. Vai ser um prazer te ajudar.

Super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.