Quem nunca se deparou com o impasse entre conquistar a realização pessoal e profissional que atire a primeira pedra. Mas, a realidade é que todos os dias, as pessoas estão tão imersas na correria do cotidiano que nem percebem o real significado do que estão fazendo e muito menos o porquê de estarem fazendo. Não tem um propósito.

A boa notícia é que esse cenário está mudando. Mais do que ganhar dinheiro e construir uma carreira, viver com propósito é uma das grandes marcas da geração que representa a maior força de trabalho atual: os millennials.

E tudo indica que gerações mais novas estão seguindo os mesmos passos.

É o que mostra uma pesquisa recente realizada pela consultoria de recrutamento Catho. De acordo com o estudo, 92% dos profissionais entrevistados vislumbram um novo emprego ainda neste ano.

Os principais motivos para o interesse na mudança é melhorar a qualidade de vida, oportunidades de crescimento, melhor remuneração e conexão com o propósito de vida.

A cada dia, mais e mais pessoas sentem que precisam daquele “algo a mais” para se sentirem realizadas na área profissional, o que acaba refletindo, também, na vida pessoal.

Nesse sentido, o que seria esse “algo a mais”? Do que essas pessoas precisam para se sentirem realizadas?

Uma razão de ser e fazer, além do dinheiro

Ainda existe aquela velha premissa de que é impossível unir satisfação profissional e pessoal. No entanto, o que deveria ser considerado não é apenas o que a pessoa sente em relação ao que ela faz?

Trabalhar por um propósito vai muito além de encontrar um trabalho que ofereça benefícios e uma remuneração satisfatória. É preciso sentir que o seu trabalho faz a diferença e encará-lo como algo grandioso e de valor, não somente para a empresa.

Você tem a oportunidade de fazer mais pelo próximo e até pelo mundo, de transformar processos, pessoas e ambientes. É trabalhar por um algo muito maior que apenas pagar boletos e sobreviver.

O mesmo vale para quem emprega. Se há bem pouco tempo o foco das organizações era exclusivamente o lucro. Agora, a preocupação vai além.

Quem deseja se manter competitivo no mercado deve buscar gerar valor para seus colaboradores e para a sociedade de modo geral.

Isso porque, enxergar um propósito por trás do negócio em que você trabalha e o impacto positivo na vida de outras pessoas também conta para a realização profissional e, consequentemente, para a produtividade e sucesso do negócio.

Uma pesquisa recente publicada na revista Harvard Business Review revelou que empresas com um propósito maior que conquistar lucratividade tiveram seis vezes mais retornos para seus acionistas do que aquelas focadas exclusivamente no lucro.

Enquanto uns acreditam que o trabalho é um mal necessário, outros o enxergam como algo que dignifica a alma.

E você, o que te impulsiona a acordar todas as manhãs? Até quando vamos contar os minutos para o expediente acabar e para o próximo feriado ou fim de semana chegar?

Como desenvolver uma mente próspera

Existe uma maneira de desenvolver uma mente próspera com o poder do subconsciente.

Há ainda pensamentos medíocres e dominantes sobre as pessoas, com relação à prosperidade e à riqueza; ao passo que, tais pensamentos pré-concebidos são correntes que aprisionam pessoas à escassez, pobreza e limitações.

No entanto, é necessário se desprender de tais conceitos negativos em relação a uma vida próspera e abundante. Todavia, vamos começar por entender que todos podem ter uma mente próspera.

Entretanto, você pode, com toda certeza, treinar e desenvolver uma mente próspera; na arte de pensar, imaginar, planejar e construir sua vida pautada na prosperidade.

Observei ainda e notei que debaixo do sol, os velozes nem sempre vencem a corrida; os mais fortes nem sempre triunfam nas batalhas; os sábios nem sempre têm com o que se alimentar; nem a fortuna acompanha sempre os prudentes; nem os bem-instruídos e inteligentes têm garantia de prestígio e honra; pois o tempo e o acaso afetam a todos indistintamente.

Certamente, todos os seres humanos têm potencial para desenvolver uma mente próspera para o sucesso! Embora, a maioria não acredite! Além disso, o que atrasa a vida de muitas pessoas é o conceito distorcido sobre o direito à prosperidade e à riqueza.

Desenvolver uma mente próspera é a essência do sucesso. O segredo para prosperar e ter sucesso reside no “eu interno” de cada pessoa (subconsciente).

Mente Próspera

A mente próspera funciona em cima de uma certeza absoluta! Quem tem certeza absoluta que vai realizar algo construtivo, vai e realiza. Do mesmo modo, aquele que tem uma certeza absoluta de que é pobre, tem limitação, tem medo, ou porque é velho, nunca vai realizar nada.

Todavia vou classificar a certeza absoluta em duas classes:

✔ Certeza absoluta positiva = Vai tomar decisão positiva

✔ Certeza absoluta negativa = Vai tomar decisão negativa.

Mente Pobre

Posto que, a mente pobre funciona em cima da certeza absoluta negativa! Certeza essa, que nunca conseguirão sair da linha da pobreza.

Pessoas com uma mentalidade de pobreza passeiam pela vida com ações negativas, decisões negativas; e colhem resultados pobres e negativos.

Afinal, se acomodaram, se conformaram com a tal situação; talvez pensem que é melhor aceitar a pobreza, a escassez, do que reagir à situação.

  • Mente pobre: reclama, acusa e dá desculpas.
  • Aceita e não reage aos condicionamentos que lhe foram imputados.
  • Despreza: ler, estudar, planejar, organizar.
  • Adora preencher seu tempo com coisas fúteis.
  • Preferem a balada do que treinar sua mente para o sucesso.
  • São influenciados pelos ambientes.
  • Amam a mediocridade.
  • Falam mal do governo, da economia, dos políticos, da infração.
  • Suas conversas são sempre negativas.

Mente Medíocre

Uma pessoa que se permite permanecer na mediocridade simplesmente não alcança seu máximo potencial porque não se esforça para ir além de seu conformismo.

Afinal, a mente medíocre se permite ao mínimo aceitável. Escolhe não acreditar, não se arriscar, não descobrir, não tentar, não se enganar, não ver e não encontrar.

Quando você escolhe ficar na mediocridade, também escolhe esconder suas habilidades, seus talentos, e deixa muitas oportunidades passarem.

Escolher ficar na mediocridade pode ser mais fácil do que treinar sua mente para ser próspera, sair e ir atrás do que você sonha.

Essa última atitude leva a um esforço que não lhe dará resultados positivos de imediato. Porém, é muito melhor sair e se arriscar do que ter uma vida que não satisfaz.

O mundo está cheio de pessoas que desistem facilmente. Ficam sentadas de braços cruzados, carrancudas, com o olhar de dúvida.

Suas palavras favoritas são: “pra que tentar?”, “vamos desistir”, “não podemos fazer isso”, “ninguém consegue sair da pobreza a menos que ganhe na loteria, ou que roube um carro forte, ou ainda se torne um político”.

Compreende agora o que é ter uma mente medíocre? Viver sem sentido e deixar a vida te levar.

Quebre o condicionamento

Certamente, o pior erro que uma pessoa pode cometer na vida é ela se adaptar ao ambiente onde vive! Portanto, entenda, não é porque você nasceu no meio da mediocridade, que você tem que ser medíocre; não é porque nasceu no meio da pobreza, que você tem que aceitar a pobreza.

Não é porque nasceu no meio de gente fraca, que você tem que ser fraco. Dentro de você tem que haver um espírito de vencedor!

Origem da Mente Próspera

  • A verdadeira origem da mente próspera está no poder do subconsciente!
  • O subconsciente vai lhe dar a ideia que procura!
  • Seu subconsciente existia antes mesmo de você nascer ou antes de qualquer igreja existir!
  • As grandes verdades eternas e os princípios da vida são anteriores a todas religiões!

Contudo, aprender a dominar esse poder maravilhoso oculto no subconsciente fará toda a diferença em sua vida. Acima de tudo, o subconsciente é uma mina de ouro.

Você pode retirar tudo do que necessitar para viver ricamente uma vida gloriosa, alegre, feliz. Em conclusão: no subconsciente você encontra imensa sabedoria, poder infinito e suprimento incalculável de tudo que necessita.

Antes de mais nada, você tem que abrir a mente para essa mais pura verdade e ser receptivo à inteligência infinita que é una com o seu subconsciente.

Todas as suas experiências, acontecimentos, condições e atos são produzidos pela mente subconsciente em congruência (concordância, harmonia) ao que você pensa. Assim sendo, não é aquilo que você acredita, mas o pensamento dominante que está em sua mente próspera que traz o resultado.

Assim também, deixe de aceitar as falsas crenças limitantes, as opiniões, as superstições e os medos que assolam a humanidade. Entretanto, acredite na certeza e nas verdades eternas da vida que jamais mudam.

Nesse ponto você se moverá para frente em rumo ao seu direito de ser próspero, de ter um propósito que valha a pena. Aquilo que você semeia na mente subconsciente é o que você vai colher no corpo e no ambiente externo, pois o subconsciente reage à natureza de seus pensamentos.

Referências

https://www.creditas.com/exponencial/opiniao/o-poder-do-proposito-no-trabalho/

https://administradores.com.br/artigos/como-desenvolver-uma-mente-prospera

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.