20 mitos e verdades sobre a menstruação: tudo que todos precisam saber!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

20 mitos e verdades sobre a menstruação: tudo que todos precisam saber!

Existem muitos mitos e verdades sobre a menstruação e sobre o funcionamento do corpo feminino que foram disseminados durante anos. Embora seja um processo natural que as mulheres passam durante sua vida reprodutiva, estreitamente ligada a saúde da mulher, ao longo da história tem havido muitos mitos sobre a menstruação que ainda sobrevivem. Quem nunca ouviu falar que lavar a cabeça faz mal durante esse período? Ou recebeu uma bronca por andar descalça? No texto de hoje, separei algumas dessas crenças mais comuns, além de fatos verdadeiros sobre a menstruação. Veja agora 20 mitos e verdades sobre a menstruação!

mitos e verdades sobre a menstruação
  • De onde vêm os mitos e verdades sobre a menstruação?
  • 20 mitos e verdade sobre a menstruação feminina
  • Desmistificando a menstruação

De onde vêm os mitos e verdades sobre a menstruação?

Antes da ciência e da medicina, a religião era a autoridade para explicar ocorrências naturais. Como você explicaria por que as mulheres sangram todos os meses quando não estão grávidas? A maioria das principais religiões dava um toque negativo na menstruação, afirmando que era um período de impureza nas mulheres. O conceito de uma mulher menstruada sendo impura, ou mesmo potencialmente má, conduziu a práticas culturais que as isolaram e excluíram. Essas visões estreitas e punitivas da menstruação desapareceram na maioria das culturas, mas a sociedade ainda atribui um tabu à menstruação e muitos mitos e verdades sobre a menstruação ainda permanecem.

Informações na rede

Ser capaz de encontrar facilmente informações online sobre seu período é um conceito relativamente novo. Nas décadas passadas, muita desinformação era propagada e a menstruação raramente era discutida, exceto às escondidas. As aulas de saúde na escola tentaram preencher a lacuna de informação, mas geralmente ficaram aquém das expectativas. Normalmente, qualquer informação que você recebeu foi da sua mãe ou parentes. Muitas destas informações foram baseadas nos restos de crenças religiosas misturadas com algumas observações práticas de nossas ancestrais. Vamos dar uma olhada em alguns mitos e verdades sobre a menstruação:

20 Mitos e verdades sobre a menstruação

1. Você não pode engravidar durante a menstruação

MITO – Se você pensou que estar menstruada é um passe VIP para fazer sexo sem proteção, pode tirar essa ideia da cabeça. Ter uma relação sexual sem camisinha durante o período menstrual pode sim resultar em uma gravidez. Tudo depende do momento em que acontece a transa.

É quase impossível engravidar durante os primeiros dias de menstruação, mas a situação muda quando a relação ocorre durante os últimos dias do período menstrual. Os espermatozóides são capazes de sobreviver no corpo da mulher até três dias, ou seja, eles podem “durar” até a mulher estar no período fértil, o que vai possibilitar uma fecundação.

2. Você não pode ter relações sexuais durante o período

MITO – Talvez algumas mulheres não se sintam confortáveis ​​em ter relações sexuais devido ao sangramento, mas fazer sexo menstruada não é prejudicial a saúde. Muitas inclusive acham que é excitante. Apenas lembre-se de tomar métodos de controle de natalidade se você não quiser engravidar.

3. Você precisa menstruar todo mês para que seu corpo desintoxique

MITO – É um dos mitos mais difundidos: a mulher deve menstruar todo mês para a saúde e desintoxicação do corpo. Na verdade, a menstruação consiste em tecido do endométrio (o revestimento do útero para promover a gravidez) e de sangue do mesmo, e isso é completamente livre de toxinas. É um processo que ocorre apenas para acomodar uma gravidez, e esse material é simplesmente eliminado se a fertilização não ocorre. É por isso que a menstruação não é um processo de desintoxicação.

Este mito começou a ser propagado devido ao surgimento de métodos contraceptivos que permitem a mulher ter períodos mais espaçados ou simplesmente cessar o período. Esses anticoncepcionais podem ajudar a diminuir os sintomas da síndrome pré-menstrual, diminuir o volume de sangramento, bem como melhorar a endometriose e reduzir ovário e câncer endometrial.

4. A Menstruação é igual para todas

MITO – Embora seja normal que a menstruação dure de três a cinco dias, a cada 28 dias, a verdade é que há um grande número de mulheres que possuem períodos menstruais fora dessa regra. Meninas mais jovens muitas vezes têm períodos irregulares, com ciclos de até 7 dias e com intervalos de 30 ou 32 dias. A medida que vão ficando mais velhas, é normal que essa frequência diminua para 25 ou 26 dias. Mas tudo depende de cada mulher, então não se preocupe se o seu período não for igual a de suas amigas mais próximas. Mulheres em controle de natalidade muitas vezes experimentam períodos mais leves, ou às vezes nenhum período.

5. É proibido praticar atividades físicas

MITO – A menos que você tenha cólicas severas (dismenorreia) ou fluxo sanguíneo excessivo (menorragia) que interfira na sua capacidade de participar de atividades físicas, não há razão para se abster de exercícios ou atividades físicas regulares quando você está menstruada. Seu período é uma função normal do seu corpo; não é uma desvantagem. De fato, muitos especialistas recomendam o exercício durante a menstruação para ajudar a reduzir as cólicas, já que a atividade aeróbica, como caminhar, correr, andar de bicicleta, dançar ou nadar, produz substâncias químicas que ajudam a bloquear a dor.

atividade física menstruação

6. Meninas virgens não podem usar absorventes internos

MITO – Não há razão para evitar o uso de absorventes internos durante os primeiros períodos. O hímen, que é uma membrana fina e elástica na entrada da vagina, já tem uma abertura natural que é por onde sai o sangue. O que acontece quando se fala de “rompimento do hímen” é que essa membrana é um pouco mais alargada quando há penetração.

Em geral, absorventes cujo tamanho é menor, quando colocados da maneira correta, não rompem o hímen da mulher. No entanto, ele pode ser rompido mais facilmente com o uso do coletor menstrual, por isso é importante levar isso em consideração antes de comprá-lo. É melhor conversar com o ginecologista para avaliar qual é a melhor escolha para cada mulher. Mas lembre-se: na verdade, uma mulher só perde a virgindade quando tem um contato íntimo real.

7. As mulheres que moram juntas ou próximas podem ter o período em sincronia

MITO – Isso é um pouco controverso. Pesquisas iniciais na década de 1970 sugeriram que os compostos químicos do corpo chamados feromônios sincronizavam os ciclos de mulheres que viviam juntas. A produção desses hormônios depende de fatores de rotina como alimentação e estresse. As mulheres que passam muito tempo juntas tendem a passar pelos mesmos fatores externos que influenciam o ciclo menstrual. Isso acaba fazendo com que a produção de hormônios e o tempo da menstruação seja semelhante uma das outras. No entanto, outros estudos falharam em apoiar esses achados e afirmaram que a sincronização era mais um evento aleatório.

9. Andar descalça piora a dor da cólica?

MITO – O que causa a cólica é um hormônio chamado prostaglandina, que em excesso provoca as contrações. A cólica é definida em dois tipos: a primária, que é o tipo comum, que a maioria das mulheres tem e a secundária, que provém de outra doença como a endometriose e os miomas.

Embora seja incômodo, andar descalça no chão frio não piora a dor da cólica. Provavelmente, o que acontece é que seja mais um aborrecimento para aquelas que têm dor, dando a impressão de que as cólicas menstruais pioram devido ao frio.

9. Fazer sexo com a menstruação aumenta o risco de contrair e disseminar doenças

VERDADE – Isso acontece porque sangue funciona como uma espécie de alimento para os microorganismos e isso proporciona a eles o ambiente perfeito para a proliferação e, claro, o desenvolvimento de doenças.

Então, se o homem tem uma DST, as mulheres são mais propensas a contrair a doença; e se a mulher menstruada está doente, também pode mais facilmente espalhar a doença. Isso ocorre porque o número de micro-organismos no sangue pode ser maior, sendo mais fácil infectar o homem.

10. TPM não existe, é apenas uma desculpa das mulheres

MITO – A TPM  é real e ocorre devido às grandes oscilações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual. Ela é caracterizada por uma variedade de sintomas que geralmente começam uma semana ou duas antes da menstruação e desaparecem no momento em que o período começa. Aproximadamente três em cada quatro mulheres menstruadas experimentam os sintomas físicos e/ou emocionais da TPM, de acordo com especialistas da Mayo Clinic. Os sintomas da TPM comumente incluem sensibilidade nos seios, acne, inchaço ou ganho de peso, dores de cabeça, dor nas articulações, fadiga, desejo por comida, alterações de humor, depressão, ansiedade, irritabilidade e outros. Muitas mulheres e meninas encontram alívio da TPM através de mudanças de estilo de vida, medicamentos e suplementos vitamínicos ou de ervas.

tpm

11. Tomar contraceptivos seguidos para não menstruar faz mal para minha saúde

MITO – Evitar a menstruação não prejudica a saúde, pois apenas representa que o óvulo não foi fertilizado e que o útero precisa se preparar novamente para uma possível gravidez.

No entanto, é importante lembrar que a ausência de menstruação quando você não toma contraceptivos pode sinalizar um problema. Além disso, as mulheres que tomam contraceptivos para não menstruar devem procurar o ginecologista pelo menos uma vez por ano.

12. Fazer sexo com a menstruação não causa problemas para as mulheres

VERDADE – Se o contato íntimo é seguro e com preservativo, não causa nenhum problema para a mulher. Além disso, já existem absorventes especiais para usar durante esse período que facilitam o tempo de sexo, não trazem o cordão e funcionam como uma esponja interna, absorvendo tudo sem atrapalhar a mulher ou o casal.

13. Ter um fluxo menstrual muito intenso causa anemia

MITO – Em geral, o fluxo forte não é causa de anemia, uma vez que normalmente só ocorre quando as perdas menstruais são muito elevadas. Sangramentos abundantes geralmente são causados por problemas como fibróides uterinos e no caso de uma gravidez ectópica.

Assim, a mulher só deve se preocupar quando o período menstrual durar mais de 7 dias ou se o ciclo menstrual for inferior a 21 dias.

14. As mulheres ficam mais cansadas

VERDADE – Muitas mulheres funcionam normalmente, no entanto, a maioria fica com o nível de energia baixo e com muito sono. Isso não é invenção, nosso corpo realmente pede mais descanso nesse período. Além disso, segundo o Estudo Dismenorreia & Absenteísmo no Brasil (DISAB), desenvolvido por ginecologistas e publicado na Revista Brasileira de Medicina, a cólica diminui em até 67% a capacidade de produção das mulheres no trabalho.

15. Chocolate ajuda na TPM

VERDADE – Embora muito se diga que os laticínios durante o período inflamam a barriga ou nos enchem de gás e causam cólicas, comer um pouco de chocolate acalma essa ansiedade e nos encoraja diante da depressão que nos oprime devido às mudanças hormonais.

Durante a TPM, há uma ligeira queda nos níveis de magnésio, o que faz com que o organismo sinta necessidade de consumir alimentos que reponham ou estimulem a produção desse mineral, e é aí que entra o chocolate. Além de compensar a redução dos níveis de magnésio, ele também possui substâncias de efeito estimulante e antidepressivo (serotonina). Ou seja, comê-lo traz uma sensação de prazer e conforto que ameniza esses sintomas.

tpm chocolate

16. Menstruações muito intensas são motivo de preocupação

DEPENDE – A quantidade do fluxo sanguíneo varia de mulher para mulher e também pode variar em diferentes pontos do ciclo menstrual; alguns dias o fluxo é mais pesado que outros, e isso é normal. Mas o sangramento menstrual anormalmente intenso, conhecido como menorragia, é definitivamente um motivo de preocupação, uma vez que pode levar a complicações como anemia por deficiência de ferro ou dismenorreia (cólicas menstruais gravemente dolorosas). Sem mencionar que isso pode “prejudicar” o seu estilo de vida, limitando o seu desejo – ou capacidade física – de se engajar em atividades cotidianas, causar fraqueza, fadiga e dores de cabeça, e fazer você se sentir autoconsciente.

O sangramento menstrual intenso também pode ser um sinal de outra condição, como pólipos ou infecção. Se a menstruação intensa afeta sua vida todos os meses, procure um médico para um diagnóstico e opções de tratamento.

17. Acne aumenta durante o período

VERDADE – Nesse período há um aumento dos níveis de progesterona e isso também eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele. Esse cenário resulta no entupimento dos poros e no aparecimento ou agravamento da acne e de cravos. A TPM também contribui para que as espinhas aumentem.

18. As mulheres sentem mais dores durante o período menstrual

VERDADE – Especialistas afirmam que essa época do mês pode deixar as mulheres mais sensíveis à dor. Nos dias que antecedem a menstruação, o nível de progesterona e estrogênio diminui o que causa dor e irritação. Isso é especialmente verdadeiro para a maioria das pessoas que sofrem de enxaqueca, que relatam notar um aumento da dor só de um lado da cabeça no período da menstruação.

Além disso, também há aumento dos níveis da prostaglandina, substância produzida para contrair o útero e expulsar o endométrio. Isso resulta em cólica e dores na região pélvica e lombar.

19. Mulheres engordam durante o período

MITO – A mulher não engorda durante a menstruação. O que ocorre é que o período provoca inchaço da mama e do abdômen e, em alguns casos, retenção de líquidos. É por isso que é conveniente evitar alimentos ricos em sódio e bebidas alcoólicas. Ou seja, o aumento de peso não é real e some depois da menstruação.

20. Mulheres não podem nadar ou ir em piscinas

MITO – Essa crença também não tem fundamento, além do desconforto que pode ser para algumas mulheres. Além disso, com o uso de absorventes internos essa limitação desapareceu, mas obviamente depende das preferências de cada pessoa. Há mulheres que nos primeiros dias de seu ciclo menstrual não se sentem confortáveis na piscina. Também não é proibido lavar a cabeça nesse período, ok?

nadar menstruada

Desmistificando a menstruação

Passamos um bom tempo de nossas vidas menstruadas, por isso é importante saber os mitos e verdades sobre a menstruação. Na maioria das vezes, o desconhecimento sobre o próprio corpo acaba incentivando alguns absurdos, que são disseminados por anos. O importante é você saber que a menstruação é algo normal e na maioria dos casos não te impede de continuar sua rotina. Caso você acredite que há algo errado com os seus ciclos, procure um médico para tirar suas dúvidas.

Gostou do artigo de hoje? Sempre que você quiser que eu fale sobre algum tema ou responda alguma pergunta você pode me enviar por aqui, na minha página no Facebook ou no meu Instagram que eu terei o maior prazer em responder! Falando nisso, você sabia que toda semana eu gravo um vídeo tirando as dúvidas que vocês me mandam? É só entrar nas minhas redes sociais, mandar sua dúvida e marcar a hashtag #catiaresponde.

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)