O que é episiotomia e como ela pode afetar sua vida sexual?

Se você gostou desse Blog clique no +1:

O que é episiotomia e como ela pode afetar sua vida sexual?

A episiotomia arruinou sua vida sexual? Descubra como reverter esse quadro!

A temida interferência feita durante o parto pode ser considerada um terror para várias mulheres, mas é possível sentir prazer novamente durante o sexo. Se você foi vítima desse procedimento e está sem sensibilidade, ou até mesmo sem apetite sexual na hora “H”, não se desespere. Para tudo há solução, inclusive para isso! Existem algumas maneiras de reverter esse quadro e garantir a sua satisfação e prazer de volta.

episiotomia

Se você não sabe o que é, me acompanhe que eu vou explicar, até para que você não seja vítima dessa violência também. Vamos lá! Pois tudo começa com a chegada de um bebê, que é um momento de muita alegria na vida de uma família.

Mas, junto com ele, algumas complicações na hora do parto podem alterar drasticamente a sensibilidade feminina e afetar diretamente a vida sexual do casal. Uma dessas complicações ocorre após um procedimento bastante comum em partos normais, chamado episiotomia.

A episiotomia nada mais é que um corte feito na lateral da vagina que supostamente facilita a chegada do bebê. Todavia, o que poucas sabem é que a técnica, que é realizada em cerca de 90% dos partos normais em hospitais públicos, é classificada como violência obstétrica e pode afetar em diversos aspectos as vida sexual de várias de nós.

Um dos maiores problemas da episiotomia é que esse procedimento corta diversos músculos, nervos e vasos sanguíneos que são responsáveis pela contração vaginal. O que afetam?

  • A ereção do clitóris

  • A eliminação da secreção que garante a lubrificação durante o sexo

  • Como a episiotomia afeta a autoestima da mulher

episiotomia

Para quase tudo na vida há solução e nós vamos falar disso agora mesmo. Eu trago algumas dicas para reverter esse quadro. Ao final, você saberá exatamente por onde começar caso isso tenha acontecido ou aconteça com você ou uma amiga sua.

Exercite o músculo vaginal

Como disse anteriormente, a falta de sensibilidade ocorre porque os músculos que garantem a contração vaginal são, literalmente, cortados. Por isso, o exercício dessa membrana é imprescindível para garantir a sua vida sexual de volta.

O pompoarismo, como sempre defendo, é a técnica mais indicada para exercitar essa região do seu corpo e devolver todo prazer que você sentia antes da episiotomia e um pouco mais!

Isso porque o pompoarismo também trabalha em toda estrutura do períneo, estreitando o canal vaginal e tornando a relação sexual ainda mais prazerosa. Um verdadeiro milagre ao alcance de todas nós!

Ao tempo que você vai se sentindo mais confortável e vai avançando nas técnicas, como por exemplo com o uso bolas de ben-wa, a episiotomia não será nem lembrada nos momentos íntimos com o seu parceiro. Um arraso!

O pompoarismo também irá a recuperar o tónus muscular após o parto, por isso é indicado até mesmo por mulheres que não sofreram a temida episiotomia.

pompoarismo

Cuide da região do corte

Aliado à técnica do pompoarismo, as mulheres que foram vítimas de episiotomia devem ficar atentas à região que foi cortada.

Compressas geladas no local, assim como banhos de assento com ervas naturais, podem reduzir significativamente o desconforto e evitar uma má cicatrização. Você também pode pedir ao seu ginecologista a indicação de alguma pomada que acelere a cicatrização.

Suas roupas interferem

Evite roupas justas, que esquentem e causem a proliferação de bactérias. Isso por dificultar ainda mais a cicatrização e causar problemas ainda piores para você. Opte por roupas frescas, ventiladas e que garantam o seu conforto.

Cicatrização

A cicatriz da episiotomia demora, em média, 30 dias para completa recuperação. Caso a dor e o desconforto permaneçam após esse período, isso pode ser sinal de fibrose, que é uma aderência que não permite a pele deslizar.

Não hesite em procurar um profissional nesses casos. A maternidade deve ser vista como um privilégio e não como uma tortura. Eu tenho certeza de que com todas as dicas que te passei acima e com o devido acompanhamento médico, em pouco tempo você irá recuperar a plenitude e felicidade na sua relação sexual.

episiotomia

Já se inscreveu na Semana da Mulher Bem Resolvida? Milhares de mulheres que me seguem  sabem que eu criei a Semana da Mulher Bem Resolvida, uma semana que nós discutimos todos os assuntos do universo feminino (sensualidade, sexualidade, pompoarismo, relacionamento, autoestima…) para ter um contato direto e passar o melhor do meu conteúdo para vocês. É uma semana incrível, cheia de exercícios e que você vai poder falar comigo e tirar todas as suas dúvidas! Para participar, é só se inscrever no link abaixo. O evento é 100% online e gratuito. Não fique de fora!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)