Depressão pós-sexo: 1 em cada 3 mulheres sofrem desse problema

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Depressão pós-sexo: 1 em cada 3 mulheres sofrem desse problema

Como todo mundo sabe, o sexo é uma das melhores coisas do mundo.

Sabe quando uma coisa é tão boa, mas tão boa, que quando acaba, você fica triste, melancólica, parece que tem um vazio dentro de você? Lembra aquela sensação de quando a gente vai fazer a viagem dos sonhos e de repente acaba, finalmente você volta pra casa e tudo está do mesmo jeito e você sente um vazio no peito.

Pois é, essas sensações são muito mais comuns do que a gente imagina e você deve estar aí cheia de dúvidas, se perguntando o que é isso, por que acontece, se é falta de interesse no parceiro. Não se preocupe, nesse post eu vou explicar tudo direitinho.

depressao-pos-sexo

● O que é depressão pós-sexo?

Esse fenômeno conhecido como depressão pós-sexo ou depressão pós-coito é mais comum em mulheres. De acordo com uma pesquisa feita com 200 mulheres pela Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, o problema atinge 1 em cada 3 mulheres (publicada no “International Journal of Sexual Health), mas isso não significa que homens não sofram do mesmo problema.

A pessoa tem o sentimento de tristeza, ansiedade, sensação de inquietação, melancolia, irritabilidade e até mesmo de vazio – como se tivesse faltando algo – e pode aparecer logo depois da relação sexual durando, dependendo do caso, vários dias.

Disforia é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, tais como sentimentos de tristeza, pena, angústia. É um mal-estar psíquico acompanhado por sentimentos depressivos, tristeza, melancolia e pessimismo. No termo de enfermagem, disforia é uma sensação subjetiva, vaga e indeterminada de mal-estar.

 ● Por que isso acontece?

Os pesquisadores não sabem explicar a razão de tanta tristeza e desta depressão pós-sexo. Afinal, depois do sexo, o corpo libera uma quantidade extra de substâncias químicas ligadas à sensação de prazer, como serotonina e endorfina.

Em condições normais, a fase final do sexo, logo depois do fim da relação, gera uma sensação de bem-estar, junto com um relaxamento físico e psicológico.

Segundo os pesquisadores, isso sugere que outros fatores, como predisposição biológica, que podem ser mais importantes. O próximo passo do estudo é observar as características emocionais das mulheres, e como elas vêem a si mesmas, para checar se a personalidade contribui para a depressão entre quatro paredes.

● Isso significa falta de interesse no meu parceiro?

Não se preocupe, não tem nada a ver! Sentir-se triste, melancólica, irritada após o sexo não são fatores ligados aos seus sentimentos de amor e afeto por seu parceiro.

● O que devo fazer?

O legal a se fazer é conversar com seu parceiro e explicar o que está acontecendo. Eu também acho que é muito válido procurar a ajuda de um especialista como um psicólogo, pois o problema está muito mais direcionado a questões emocionais do que físicas.

● Seja feliz!

Seja sempre feliz! Você não pode deixar isso de lado e fingir que está tudo bem, pois no fundo você sabe que não está! Você tem que estar feliz, se sentindo bem. O sexo é uma coisa gostosa, que faz bem para saúde. O sexo não pode de jeito nenhum te deixar pra baixo, triste e irritada, muito pelo ao contrario, o sexo está ai para nos deixar feliz.

Gostou do post de hoje? Ficou alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência com a gente? Fique a vontade para comentar, eu quero saber sua opinião.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)