Se você está perdida e sem saber direito o que vai fazer agora que ficou sem seu amor,  não se desespere, porque eu vou te ajudar a esquecê-lo. Terminar um relacionamento é difícil por vários motivos, entre eles a rotina com a qual você se acostumou a ter e que agora irá se desfazer. Neste texto, vou te ensinar como esquecer o seu ex.

Mas nenhuma dor é para sempre, e por mais que suas expectativas dentro desse relacionamento tenham sido frustradas, agora você vai ter a oportunidade de colocar novas expectativas em outro relacionamento que pode e será melhor do que o de antes. 

Saia das mídias sociais por um tempo 

É difícil não stalkear aquela pessoa que você gosta. Principalmente, se for uma que você está acostumada a conviver todos os dias, dividir momentos bons e ruins. Talvez, um dos momentos que mais sentimos a falta de alguém é no final de semana, onde toda a sua rotina estava voltada e planejada para passar com alguém.

Por isso, é interessante que quando você terminar um relacionamento, entenda que alguns hábitos que você tinha, terão de ser abandonados. 

Faça um compromisso consigo mesma de não checar mais as redes sociais dele, porque dessa forma a lembrança dele não vai ser alimentada continuamente pelos estímulos visuais que você, hoje, concede aos seus pensamentos.

Pense também nos amigos em comum que vocês têm e se previna de ver algo dele sem querer. 

Se livre do que te faz lembrar do ex

Há várias coisas que podem te fazer lembrar daquele seu ex-amor: cartas, lembranças, roupas daquele seu ex que podem estar no seu guarda-roupa ainda, qualquer presente que ele tenha te dado recentemente. 

Essas memórias vão trazer à tona tudo aquilo que ele significou para você. 

Agora imagine este cenário: você está há alguns dias sem nem pensar naquele homem, e aí você vai abrir seu armário para procurar um vestido e dá de cara com aquele casaco que ele te deu, como você vai estar em relação a isso? 

É importante fazer um exame mesmo em todo o seu quarto, toda a sua casa para saber como você pode se livrar de todas as coisas dele. Se preciso, chame aquela amiga que você confia e peça a companhia dela para fazer isso ao seu, você tem pessoas que confia na sua vida.

Evite encontrar seu ex “acidentalmente”

Sei que isso pode parecer um pouco tonto e até bobo. Mas, preste bem atenção: às vezes, você mesmo sem perceber guia seu corpo para locais que talvez encontraria aquele alguém que já esteve ao seu lado.

A melhor maneira de seguir em frente é eliminar todas as formas de contato, incluindo encontros pessoas. 

Se você vai ao shopping que vocês sempre iam, e que, por acaso, fica perto da casa dele, quais são as chances de encontrá-lo? 

Pior é quando você já vai com a intenção, né? Não faça isso! Para você esquecê-lo, é necessário tirar ele da sua memória, e ir aos lugares que provavelmente ele vai estar lá e onde vocês iam muito não é a melhor fórmula. Para saber como esquecer seu ex, fuja desses locais.

Visualize seu futuro sem ele 

Algo que faz total diferença é você fazer uma lista de coisas que planeja para o futuro. Por exemplo, o que você pode aprender de novo? Uma aula de jazz, sapateado, inglês ou um curso de jardinagem?

Quais são os seus objetivos profissionais? Anote eles em um papel. Além deles, pense também para quais locais você gostaria muito de viajar e entenda que apesar do sofrimento que você está sentindo agora ele não vai durar para sempre. 

Porque em algum momento você vai seguir em frente, e essas coisas que são o seu futuro serão, lá na frente, o seu presente.

É importante também que você enxergue o passado, aquele momento que ele não fazia parte da sua vida. Você já viveu sem ele, portanto é plenamente capaz de não tê-lo mais.

Não entre em contato com ele

Peraí, né? Você quer ou não quer saber como esquecer o ex? Se você precisa muito esquecer alguém, não é conversando com ele que isso vai acontecer. Vocês podem ser amigos? Sim, mas se o seu objetivo é ser amigo dele, você sinceramente não quer esquecê-lo.

Uma boa opção é colocar alguém no lugar dele. Nem precisa ser outro homem. Se sentir vontade de mandar mensagem, de ligar, mande mensagem para uma amiga sua, ligue para a sua mãe ou algum parente.

Esse lugar que ele não ocupa mais pode ser preenchido por várias pessoas e não necessariamente uma só. Ninguém é insubstituível.

Lembre-se disso quando quiser responder um storie dele, ou interagir em qualquer rede social.

Ocupe sua cabeça com outras coisas

Uma pessoa ocupada não tem tempo para pensar em coisas bobas e que não fazem bem. A lei da física já diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar. E eu, agora, te digo que dois pensamentos não ocupam o mesmo espaço.

Imagine uma situação. Você sai para um dia no clube com suas amigas, chega lá bem cedo, toma sol até o meio dia, quando chega a hora do almoço você come um churrasco delicioso. Mais tarde chega um grupo de caras, e vocês se tornam amigos, conhece um cara super legal e marca um date.

Agora me diga se isso aconteceria se você tivesse pensando naquele seu ex? Quando você dá espaço para as coisas acontecerem, elas acontecem. Mas para esse espaço ser ocupado ele precisa estar vazio.

Procure um psicólogo

Nem sempre você vai conseguir lidar com tudo sozinha, e tá tudo bem, porque ninguém é capaz de tudo, nem de se curar sozinho, tudo isso acontece por meio de um processo que vai levar tempo.

Pense que para vivermos em sociedade é natural que existam pessoas com funções diferentes. A mesma coisa acontece para os seus relacionamentos: cada pessoa cumpre um papel e por isso é tão importante que você entenda que não irá sempre conseguir se curar sozinha.

Pedir ajuda é muito difícil, porque somos seres egoístas que gostamos de resolver tudo sozinhos. Mas é importante reconhecer o momento que você precisa de ajuda. Um psicólogo vai te dar outra visão daquilo que aconteceu e te ajudar a lidar com coisas que você não entende, ou não consegue sozinha.

Faça coisas por você mesma

Ficamos tão imersos um no outro dentro de um relacionamento que é bem possível esquecer quem somos, e a partir daí fica bem mais difícil saber como esquecer o ex. Faça esse resgate, porque este é o momento para que isso aconteça, você terá tempo de sobra para entender o que pode fazer por si mesma.

Comece pelos seus interesses. Se você é uma mulher que adora confeitaria, procure sobre livros de culinária, cursos os quais você possa fazer, pessoas para conhecer que te ensine alguma coisa sobre algo que já te interessa. Aplique essa fórmula para aquele interesse que pode se desenvolver e de fato tornar-se algo.

E aquele dia no spa que você sempre achou caro e dizia que “não valia a pena pagar” por esse motivo? Essa é a oportunidade para você conseguir fazer algo por si mesma, você tem todo esse tempo disponível e merece usá-lo com você mesma. Desse jeito você vai ser mais fácil saber como esquecer o ex.

Faça as pazes com o passado

É melhor que você saiba que o que está lá não causa mais nenhuma emoção em você. Nem raiva, nem tristeza, nem mágoa. Se você tem alguma dessas três coisas significa que você ainda não superou, e se você ainda não superou não tem como esquecer o ex.

Pensar no passado é reviver todos os dias aquilo que já não é mais, aquilo que passou, e aquilo que não tem a menor intenção de voltar a existir. Percebe não perdoar seu passado, deixá-lo para trás e ficar revivendo só traz mais a memória de quem você quer esquecer?

O contrário de amor não é ódio ou raiva — sentimentos que você alimenta a medida em que pensa no que já aconteceu. O contrário de amor é indiferença, aquilo que por fim acontece quando você não alimenta mais o que já acabou.

Saiba que é normal ainda amá-lo

No processo de superação, você não vai esquecê-lo de uma hora para a outra, pelo contrário, esse sentimento faz parte do processo que você cultivou enquanto estava com ele, e não vai se desfazer de uma hora para outra.

É normal que você ainda o ame, mesmo sem pensar nele, conversar com ele, fuja das lembranças físicas dele. Não se culpe por ainda estar amando ele, mas o processo de como esquecer o ex vai acontecer. 

Pense comigo, o relacionamento acabou, mas você vai demorar para superar o vínculo criado entre vocês dois. O que vocês tinham ficou para trás no momento em que vocês romperam, mas seu corpo vai levar um tempo até entender que aquela pessoa não estava ali, quando o relacionamento acaba o sentimento não acaba também.

Eu sei que pode parecer muito difícil não estar mais num relacionamento, e não contar com aquilo que você tinha todos os dias. Mas, ao final deste túnel que parece sem saída você vai encontrar uma luz.

No meu curso Mulheres Bem Resolvidas, eu ensino às mulheres como lidar melhor com sua própria vida e com seus relacionamentos. Nele, você vai encontrar lições como essa que eu acabei de compartilhar com você. Te espero lá!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.