X

7 Dicas Práticas para Mulheres que Querem Mudar de Vida e Alcançar sua Melhor Versão

Mudar de vida e alcançar sua melhor versão: sonho de muitas, conquista de poucas. Já reparou o quanto a jornada parece ser mais difícil para nós mulheres? Jornadas duplas, ou até triplas, conciliando trabalho, estudos, cuidados com a casa, maternidade, cuidados com o marido… É tanta preocupação na nossa cabeça que às vezes parece que falta tempo até para pensar nos nossos sonhos. Imagina então se para lutar por eles uma mulher sobrecarregada e sem foco tem energia? 

Este cenário é muito comum na vida de mulheres brasileiras, mas precisa mudar urgente! Mulherada, precisamos sair do piloto automático, aprender a delegar tarefas, construir uma boa rede de apoio e, principalmente: a nos priorizarmos. O fato é que ninguém pode sonhar nossos sonhos por nós, assim como cada uma de nós tem a missão de lutar pela conquista deles! 

Se você já decidiu que quer mesmo mudar de vida, mas está se sentindo perdida e não sabe nem por onde começar, este artigo vai ajudar muito você! Confira as 7 dicas poderosas, de coisas que apliquei na minha vida e me possibilitaram alcançar a vida que levo hoje. Se eu consegui, você também consegue! Vamos juntas?

Porque é mais difícil para as mulheres mudar de vida?

Respondendo de maneira resumida, porque nós mulheres somos sobrecarregadas. Desde que nascemos já recebemos a pressão de sermos as cuidadoras da família, assumindo na íntegra responsabilidades que não são somente nossas de fato. E aqui entram na conta muito mais coisas que apenas os afazeres domésticos. Estamos falando do cuidado com os filhos, com familiares que adoecem, com a saúde da família inteira, e até com coisas extremamente particulares dos maridos, como escolher e comprar a roupa que ele irá vestir.

Além disso, ainda enfrentamos bastante desigualdade no mercado de trabalho. Além de em muitos casos recebermos salários menores que os de homens que desempenham as mesmas funções, ainda vemos eles serem priorizados em promoções e cargos de liderança. Daí, ganhando menos e com menos tempo disponível, acabamos ficando presas muitas vezes sem enxergar as oportunidades de mudar de vida e sair deste ciclo. 

Outro ponto importante nesta equação é a autoconfiança feminina. Nossa sociedade planta ideias falsas nas nossas cabeças, de que mulheres são menos capazes de liderar ou lidar com as finanças, e muitas vezes compramos esses discursos sem fundamento. Muitas de nós nem se arriscam em oportunidades de crescimento profissional por acharmos que não somos capazes. 

Por fim, muitas de nós também não têm clareza sobre os seus sonhos. Como você vai lutar pela conquista de algo que nem sabe direito o que é? Às vezes, eles estão tão escondidos sob as camadas de “deveria ser” e “o que vão pensar”, que precisamos de uma escavadeira emocional para encontrá-los. É um caminho difícil, mas inevitável. Sem mergulhar para dentro de si para se entender, se conhecer e se amar melhor, a luta para mudar de vida se torna praticamente uma batalha perdida.

Quais Super-Poderes uma Mulher Bem Resolvida Tem?

Agora que já entendemos porque é difícil chegar lá, é hora de entender o que as mulheres que mudaram de vida fizeram para alcançar seu sucesso. Levantamos as principais habilidades que uma mulher precisa desenvolver para alcançar sua versão Bem Resolvida e conquistar o sucesso em todas as áreas da sua vida. Confira!

Autoconhecimento

Saber de fato quem você é, é o primeiro passo para uma mulher se torna bem resolvida e mudar de vida. Você precisa aproveitar suas forças e talentos, bem como desenvolver habilidades para superar suas fraquezas pessoais. É bem comum nos conhecermos bem menos do que imaginamos e encontrarmos grandes surpresas quando começamos de fato a olhar para dentro!  

Autoestima

Autoestima é o famoso amor próprio. A força que nos move na busca das melhores coisas para nós e para aqueles que amamos. Quando aprendemos a nos amar de verdade, conseguimos dar limites e tirar da nossa vida pessoas e situações que nos fazem mal. Além disso, adquirimos autocompaixão, que nos permite nos perdoarmos pelos deslizes que cometemos e aprender com os erros, bem como a autoconfiança, que é fundamental para ousarmos novas conquistas.

Sexualidade Bem Desenvolvida

A sexualidade impacta nossa vida social e profissional bem mais do que imaginamos! Mulheres sem uma sexualidade bem desenvolvida podem se tornar tímidas ou inseguras, o que afeta  em todos os  tipos de relacionamentos. E é por meio das nossas conexões que conseguimos acessar muitas das oportunidades que aparecem na nossa vida.

Atração e Sedução

Encontrar o parceiro de vida certo, bem como saber nutrir e manter um relacionamento saudável, são pilares importantíssimos para mulheres que escolhem o matrimônio e a maternidade. Nós somos muito mais ativas do que imaginamos na arte da sedução. Aprender a usar corretamente essa habilidade não apenas ajuda a atrair os homens com o perfil que você deseja, mas também ajuda a manter aceso o fogo da paixão e traz vida longa para as relações.

Comunicação Eficaz

Saber expressar suas ideias e sentimentos de forma clara é como ter um passe livre para qualquer oportunidade nesta vida. Desde o tom de voz e a postura, até a escolha cuidadosa das palavras que irá usar ajuda a preservar boas relações e a dar visibilidade para você. Lembre-se: quem não entende o que você está tentando dizer não vai conseguir atender a um pedido seu.

Mentalidade de Abundância

Pense grande! A mentalidade de abundância é como um ímã que atrai as coisas boas para a sua vida. Se você realmente acreditar que vai realizar seus sonhos, independente do quão difícil pareça ser, o universo vai começar a organizar tudo para que se realizem. Tudo começa com você se vendo merecedora e capaz de alcançá-los.

Plano de Vida

Ter um plano é como ter um mapa do tesouro. Só que, em vez de buscar ouro, estamos atrás dos nossos sonhos!  Quando criamos planos, iniciamos o processo de transformar sonhos em objetivos. Ao listar as etapas para alcançar cada desafio, ativamos nosso cérebro para ficar mais focado em alcançar essas conquistas, temos melhores ideias e melhoramos nossa tomada de decisão. Afinal, fica claro o motivo pelo qual estamos abrindo mão de algo e saindo da nossa zona de conforto.

7 Dicas Práticas para Ativar sua Melhor Versão e ser Bem Resolvida

Agora que você já entendeu os super-poderes, é hora de aprender, na prática, como desenvolver eles. Mesmo que você esteja começando do zero e que algumas dessas atividades soem estranho, desafio você a experimentar colocar em prática, por pelo menos um mês, e observar as mudanças que acontecem na sua vida. Você vai se surpreender e se arrepender de não ter começado antes!

1. Aprenda a Dizer Não 

É como ter um escudo. Protege sua energia e seu tempo! Muitas vezes é difícil dizer não, principalmente quando estamos com a autoestima baixa, ou quando é um pedido de alguém que amamos. Porém, essa ausência de limites abre as portas para situações abusivas. Por isso, se para você é difícil dizer não, precisa treinar essa habilidade. Anote algumas das situações para as quais gostaria de dizer não e acaba não conseguindo, e treine para dizer não para elas em frente ao espelho. Faça o pedido em voz alta, como se fosse outra pessoa, e responda ao pedido dizendo que não e porque está dizendo não. Esse exercício é um excelente treino para fortalecer sua autoconfiança – faça mesmo que se sinta desconfortável. Com o passar do tempo o desconforto irá sumir. Lembre-se: quando você está dizendo não para o outro, muitas vezes está dizendo sim para a sua própria felicidade.

2. Pratique o Autocuidado 

Cuidar de si mesma pode ser muito desafiador para mulheres sobrecarregadas, mas você precisa abrir espaço na sua agenda para investir nas coisas que te fazem feliz. É como mimar a si mesma. Uma xícara de chá, uma boa leitura, um banho relaxante. Ah, que delícia! Assim, não ficará mais na dependência de sentir essa felicidade apenas quando alguém faz algo bom para você. Você se torna protagonista e provedora da sua própria felicidade! Anote as coisas que mais gosta de fazer e encaixe as principais para ir fazendo ao longo da semana. O ideal é dedicar um tempo de pelo menos 1 hora de autocuidado diária. Se você não conseguir tudo isso, faça o que puder. Tem dias que lavar o cabelo e passar um creme hidratante no corpo já é sua maior conquista de autocuidado. Faça mesmo que não tenha vontade e não subestime o poder desses pequenos cuidados. Coloque em prática e você vai ver uma verdadeira magia acontecendo na sua autoestima.

3. Tenha Clareza de Onde Você Quer Chegar

Seja a capitã do seu navio, mas antes defina o destino. Lembra daquele aprendizado do filme da Alice no  País das Maravilhas, de que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”? É exatamente disso que estamos falando. Se você ainda não tem clareza de quais são seus sonhos, invista um tempinho por dia para essa investigação. Ler ou assistir documentários de mulheres inspiradoras e pode ajudar muito você a encontrar suas respostas! Falando nisso, já viu o meu documentário, “Cátia Além da Sexualidade”? É uma ótima pedida para começar sua busca.

4. Tenha Clareza do Seu Momento Atual

Quando queremos mudar algo na nossa vida, é fundamental entender o cenário atual, para você conseguir traçar estratégias que realmente funcionem. Por isso, faça um check-up da sua vida, investigando como você está nas áreas que precisa desenvolver. Se a sua meta é emagrecer, por exemplo, precisa visitar a balança, fazer uma avaliação física e também exames para entender tudo sobre como está nesta área da vida. Ai sim poderá montar um plano de ação com os alimentos e atividades físicas mais adequados para você, por exemplo.

5. Determine Metas e Prazos

Sonho sem objetivo é ilusão. Objetivo sem meta é sonho. E meta sem prazo é como bolo sem fermento. Para tirar qualquer sonho do campo das ideias, primeiro você tem que transformar ele em objetivos. E depois quebrar esses objetivos em pequenas metas quantificáveis. Vamos a um exemplo prático, supondo que seu sonho seja ter um salário três vezes maior que o que você ganha hoje. O objetivo é triplicar os rendimentos. As metas podem ser: fazer um novo curso por mês, se candidatar para pelo menos 3 processos seletivos internos na sua empresa e candidatar-se pelo menos para 10 novas vagas com salário maior. Siga essa lógica para todas as áreas que deseja mudar na sua vida.

6. Crie um Plano de Ação 

Desenhar um plano é como ter um GPS emocional. Ele te guia, te ajuda a não se perder, mostra que você está no caminho certo e, o mais importante: ajuda a recalcular a rota quando as coisas saem do controle. Para cada uma das metas que você estabeleceu, crie um passo a passo do que precisa fazer para conseguir alcançá-las. Este passo a passo deve determinar o que você vai fazer, como vai fazer, quanto precisará investir (tempo e dinheiro) e que resultados pretende alcançar. Vamos voltar ao exemplo que citamos acima. O plano de ação para o alcance das metas, poderia ser:

  • Pesquisar cursos gratuitos na internet na área que você quer trabalhar;
  • Visitar diariamente o mural de vagas da empresa, ou se aproximar de alguém do RH para ficar sabendo das oportunidades
  • Atualizar seu currículo e enviar a todos os seus contatos que possam te indicar
  • Fazer cadastro nos grandes sites de recrutamento e no Linked In – rede social especialmente voltada à área profissional
  • Investir 1h por dia na busca  e candidatura para boas vagas

Assim você terá muito mais clareza do que está ao seu alcance fazer e se sentirá mais autoconfiante do resultado que vai alcançar – afinal,  a sua parte você estará fazendo. Ah, estabeleça também um dia na semana para conferir o seu progresso e traçar novas rotas, caso precise.

7. Comemore Cada Conquista!

Celebre cada vitória, por menor que seja. Dance, cante, grite. Não só porque é uma delícia comemorar, mas principalmente porque você estará educando sua mente! Quando comemoramos, liberamos dopamina, o neurotransmissor da felicidade e da motivação. Isso reforça as conexões neurais que nos levam a repetir comportamentos bem-sucedidos. Além disso, criar memórias felizes de nossas realizações nos proporciona um reservatório de motivação e confiança para enfrentar novos desafios. Cada vez que você celebra uma conquista, está na verdade incentivando seu cérebro a continuar buscando o sucesso e a satisfação. Já coloca aí na agenda as celebrações que virão pela frente: você merece!

Ative sua melhor versão: resgate a Mulher Bem Resolvida que está dentro de você!

Para mudar de vida de verdade, você precisa entender como a vida funciona e saber jogar o jogo. Precisa ser Bem Resolvida! Ou seja, aceitar sua realidade atual, sem ficar enganando a si mesma e colocando panos quentes naquilo que precisa mudar, e adquirir uma fé em si mesma capaz de mover montanhas!

Eu sei bem o quanto essa jornada pode ser difícil e desafiadora, passei por muitos perrengues na vida até conseguir, de fato, me tornar Bem Resolvida e começar a acessar a vida maravilhosa que tenho hoje.

Na minha vez não tive ninguém pra ajudar a guiar meus passos, mas hoje eu posso fazer isso por você! Por isso, criei meu primeiro evento presencial, o Encontro Bem Resolvida. Nele, vou te ensinar como resgatar sua autoestima, conquistar sua independência financeira e emocional, e também a ativar, definitivamente, sua versão Bem Resolvida que está escondida em algum lugar aí dentro de você!

Deixa eu te pegar pela mão e ajudar a guiar seu caminho? Clique no link do botão abaixo e saiba tudo sobre o evento. Tenho certeza que será a experiência mais transformadora da sua vida! Ah, e já prepara o look da nossa selfie, tá? Quero te ver bem linda!

Artigos Relativos