Conhecer novas pessoas, amigos e até um novo amor nunca foi tão fácil por meio da internet, não é mesmo? Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de conhecer e se relacionar virtualmente com uma pessoa.

Além do mais, todos nós mantemos relacionamentos virtuais, até com quem já conhecemos pessoalmente, pois é muito mais simples e rápido manter contato pelas redes sociais e aplicativos de mensagem, não é? 

Os mais jovens já estão acostumados e adaptados aos relacionamentos virtuais, outras pessoas, independente da idade, ainda não se sentem tão bem com essa interação.

Apesar dos inúmeros benefícios da tecnologia e redes sociais na comunicação, nem tudo é positivo, sabia? Então, confira os  prós e contra dos relacionamentos virtuais!

Neste post, você vai saber mais sobre:

  • Prós dos relacionamentos virtuais
  • Reencontrar antigas amizades
  • Fazer novas amizades
  • Conhecer pessoas com perfis e interesses, semelhantes
  • Facilidade de conexão: tudo está nas pontas dos dedos
  • Contras dos relacionamentos virtuais
  • Menos interação face a face
  • Relacionamentos rasos/fúteis/ falsos
  • Os mal-entendidos
  • Status de relacionamento
  • Ciúmes
  • O número de curtidas
  • Cuidados para conhecer alguém pela internet

Prós dos relacionamentos virtuais

Manter relacionamentos virtuais pode oferecer diversas vantagens, sabia? Então confira os principais prós desse tipo de relação. 

Reencontrar antigas amizades

Se antes era difícil reencontrar antigas amizades que ficou sem contato, seja pelo tempo, mudança ou outra circunstância da vida, hoje em dia isso mudou, já que com os relacionamentos virtuais só não mantém contato quem não quer. 

Basta adicionar os amigos nas suas redes sociais, manter conversas, mensagens de texto, de voz e até de vídeos com seus amigos, mesmo que eles estão distantes. Com isso, não há mais desculpa nem empecilho para manter e reencontrar antigas amizades. 

Fazer novas amizades

Fazer novas amizades também é outra vantagem das redes sociais, você pode conseguir pessoas do mundo todo, sem sair de casa. E o melhor, pessoas que tenham a ver com a sua personalidade. 

Alguns aplicativos de namoro, amizades e grupos específicos que você consegue entrar e definir suas preferencias como localização, sexo, gostos musicais, religião, aparência física, entre outras características que deixam mais sua busca por amigos e amores muito mais assertiva, o que no mundo real não é tão simples, não é? 

Se você quer praticar esportes, como correr aos finais de semana, mas quer amigos para ir junto, só que os que já conhece não curtem corrida, você pode entrar em grupos de corrida na internet, e conhecer pessoas confiáveis e que possuem o mesmo hobby que o seu, por exemplo. 

Conhecer pessoas com perfis e interesses, semelhantes

Se mora em uma cidade pequena ou quer conhecer pessoas com perfis e interesses diferentes do que você já conhece, as redes sociais e internet possibilita isso. 

Antes da internet era mais difícil conhecer pessoas com perfis semelhantes ou que tínhamos interesse, seja para amizade ou namoro, mas atualmente isso pode ser prático e seguro, se utilizar sites confiáveis e buscar informações sobre a pessoa e ter cuidado ao se expor na internet e respeito a sua privacidade e informações pessoais. 

Facilidade de conexão: tudo está nas pontas dos dedos

Uma pessoa caseira também tem seus prós e contras, e um deles é a dificuldade em manter contato com outras pessoas. Com a internet, redes sociais e aplicativos de namoro, amizades e mensagens, a conexão é facilitada. 

Sair pra lugares, como baladas, cursos, viagens pode não ser tão simples e acessível para muitas pessoas, mas a internet já é, o que permite o contato com pessoas de diversos locais do mundo, idiomas e culturas tudo isso usando as pontas dos dedos, prático, não é mesmo?

Contras dos relacionamentos virtuais 

Os relacionamentos virtuais é uma nova e ótima forma de se relacionar e com muitos prós, porém, nem tudo é assim perfeito, não é? Esse tipo de relação também possui contras. 

Assim, confira os principais contras dos  relacionamentos virtuais e saiba se é ou não o tipo de relação que você procura. 

 Menos interação face a face

No relacionamento virtual, a interação face a face não é possível, apenas por meio de vídeo-chamadas, mas nem sempre isso supre a necessidade do casal. E esse é um dos principais contras dos relacionamentos virtuais. 

Apesar de toda a inovação tecnológica, o contato físico ainda é importante para se manter um relacionamento, por mais que o virtual possa ser levado por um tempo, uma hora ou outra o encontro face a face precisa acontecer. 

Relacionamentos falsos

É comum muitas pessoas terem medo de relacionamentos virtuais por acharem que podem conhecer pessoas rasas, fúteis e até falsos, sendo um contra desse tipo de relação. 

Essa situação é até bem comum, pois muitas pessoas acham mais fácil conseguir se relacionar pela internet. Dessa forma, aumenta as chances de encontrar pessoas não tão bem intencionadas e também superficiais. 

Entretanto, relacionamentos virtuais rasos não são regra, já que é comum mulheres e homens que encontrarem um relacionamento saudável e agregador no mundo virtual, seja ele de amizade, trabalho e até amoroso. 

Outro ponto é manter relacionamentos que com amigos e namorado(a) que você já conhece pessoalmente, mas que por diversas razões, o contato pela internet é mais comum.  

Nesse caso, o contato raso é a queixa mais frequente, já que não é toda hora que temos tempo pra receber as mensagens no mesmo momento e até da forma que a pessoa deseja, o que pode causar desentendimentos. 

 Os mal-entendidos

Na internet sempre acontece mal-entendidos, não é? Geralmente uma frase ou palavra mal colocada, uma curtida um comentário, algum esquecimento ou outro motivo podem ser causadores de brigas e desentendimentos nos relacionamentos virtuais.

Você já pode perceber que, a paciência e tolerância são imprescindíveis nos relacionamentos, ainda mais nos virtuais, já que a comunicação pessoalmente não é possível, o que pode dificultar os esclarecimentos de mal-entendidos.

Se surgir qualquer dúvida ou estresse por algo publicado, o melhor é a conversa para lidar com a situação de forma adulta e amorosa, sempre respeitando seu espaço e o do outro. 

Status de relacionamento

Um ponto bastante crítico para muitas pessoas com relacionamentos virtuais é o status dele, ou seja, definir nas redes o tipo de compromisso, se está solteiro, namorando, casado, entre outros. 

Caso esteja namorando ou pense que está em um relacionamento sério, mas a outra pessoa se negue a mudar o status do relacionamento em nas redes sociais dela, pode causar um problema entre o casal. Por isso, esse ponto também é considerado um contra em relacionamentos virtuais. 

Ciúmes

O ciúme também é outro contra dos relacionamentos virtuais, mesmo não sendo regra, esse sentimento pode ficar mais aflorado em relações que são mantidas à distância. 

Assim, se já tem tendência a sentir ciúme ou detesta que sintam você, é melhor saber se a pessoa que se relaciona online é ou não ciumenta, se for o caso, o melhor é evitar a relação, pois o desgaste emocional pode ser grande. 

O melhor é sempre manter relacionamentos saudáveis e que te deixem segura, seja no mundo virtual ou real. 

 O número de curtidas

Pode parecer irrelevante para alguns, mas até o número de curtidas pode impactar nos relacionamentos virtuais, sabia? E muitos acreditam que o seu valor é medido através dessas curtidas, o que pode ser prejudicial se você busca um relacionamento virtual.

O fato de ter pouco curtidas pode comprometer a auto estima, atrapalhando relacionamentos virtuais e interações nas redes, afinal, é comum se comparar a pessoas que tem mais curtidas e seguidores, até mesmo com as fotos e lugares que a pessoa frequenta. 

Todos esses motivos podem travar muitas pessoas que desejam conhecer um amor pela internet, mas não se sentem confiantes para isso. 

Entretanto, apesar de ser um contra dos relacionamentos virtuais, você não pode deixar que isso te impeça de conhecer pessoas legais e até mesmo um amor. 

O ideal é buscar sempre grupos, redes e plataformas que tenham pessoas que sejam mais o seu estilo, assim dificilmente elas irão pesar as curtidas ou relevância que você tem na internet. E outra, qual o tipo de relacionamento que você deseja, que seja apenas pautado em curtidas e seguidores? Provavelmente não, certo? 

Esses são alguns dos prós e contras de manter relacionamentos virtuais. Lembre-se que, assim como na vida real, é preciso buscar pessoas que tenham a ver com você, evitar confiar em qualquer pessoa e manter sempre a sua segurança pessoal, de dados, senhas e outras informações pessoais. 

Cuidados para conhecer alguém pela internet

Marcar encontros pessoalmente com pessoas que você conheceu pela internet deve ser feito com todos os cuidados para se proteger e evitar diversos problemas que podem ocorrer ao encontrar desconhecidos. 

Alguns cuidados para conhecer alguém pela internet:

  • Perguntar os dados da pessoa que vai encontrar, e posteriormente, repetir as perguntas para ver se há contradições.
  • Marcar encontro em local público, como praça de alimentação de shopping.
  • Utilize a pesquisa do Google imagens para verificar as fotos.
  • Verifique se as informações em todas as redes sociais são iguais.
  • Nunca forneça informações sobre sua rotina, endereço e bens materiais. 

Gostou de conhecer os prós e contras dos relacionamentos virtuais?

Então aproveite e assine a newsletter do MBR e não perca mais nenhuma dica e conteúdo! 

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.