Conhecer o próprio corpo, sentir e dar prazer é algo que toda mulher deve saber para ter uma vida sexual mais feliz. E tudo começa pela masturbação, mas algumas podem sentir desconforto nessa hora, é o seu caso? Então confira mais sobre esse assunto e as minhas 10 dicas de masturbação para pessoas com clitóris sensível!

Neste post, você vai entender:

  • O que é clitóris?
  • Quando pode ocorrer a sensibilidade no clitóris?
  • Quais são as causas do clitóris sensível?
  • 10 dicas de masturbação para pessoas com clitóris sensível

O que é clitóris?

O clitóris é um pequeno órgão localizado na região íntima, localizado em frente a uretra. O clitóris possui diversas terminações nervosas, e é um órgão que tem a função de dar prazer, quando estimulado, seja durante o sexo ou na masturbação. Essa é a região mais erógena no corpo da mulher. 

Quando pode ocorrer a sensibilidade no clitóris?

O clitóris é um órgão que possui muita sensibilidade normalmente, porém algumas mulheres ou devido a algumas situações, o clitóris pode ficar ainda mais sensível. E em alguns casos, como na masturbação, a mulher pode sentir desconforto na região.

Dessa forma, algumas mulheres podem até evitar a masturbação, porém, com algumas técnicas, o desconforto do clitóris com maior sensibilidade pode ser minimizado.

Quais são as causas do clitóris sensível?

A maior sensibilidade no clitóris pode ocorrer por algumas causas, como orgasmo, após o primeiro durante o sexo ou masturbação, a mulher tende a sentir maior sensibilidade no clitóris.

Além de outras causas que podem até deixar o clitóris com sensibilidade e inchaço, como:

Alergias: uma das causas mais comuns para o clitóris sensível e inchado são as alergias e dermatites, que podem surgir na região por diversos motivos, como uso de produtos cosméticos que irritam a região, higiene inadequada e até depilação.

Inflamação: as infecções vaginais são as principais causas da inflamação no clitóris. Uma das mais comuns é a candidíase, que além da sensibilidade na região, também causa outros desconfortos, como coceira e corrimento vaginal.

Ao apresentar sinais de infecções vaginais, é necessário ficar atenta e procurar um médico para verificar as causas e tratamento correto para o desconforto.

Contato sexual excessivo: quando há o contato sexual em excesso, o clitóris pode ficar inchado e com maior sensibilidade.

Falta de lubrificação: a lubrificação na região íntima é essencial para a prática do sexo e da masturbação, na falta dela, a mulher pode ficar com inchaço e maior sensibilidade no clitóris, causando desconforto e dor nessa área.

Em caso de desconforto frequente, é necessário consultar um ginecologista, que pode avaliar o caso e até solicitar exames, se for preciso.

Afinal, quais são as minhas dicas de masturbação para pessoas com clitóris sensível?

As causas do desconforto e sensibilidade no clitóris, como você já percebeu, tem causas diversas, mas caso você tenha clitóris sensível, mesmo estando saudável, algumas técnicas podem te ajudar a evitar a dor na região durante a masturbação.

Agora que você já entende um pouco melhor sobre o assunto, chegou a hora de conhecer as minhas dicas de masturbação para pessoas com clitóris sensível, vamos lá?!

1. Vá com calma

Ter o clitóris sensível não impede que você pratique a masturbação, mas é essencial ter mais paciência e ir com calma para não se machucar.

Com um clitóris sensível, não são os movimentos bruscos que ajudam, por óbvio, não é? Então saiba que é necessário ir com calma na masturbação.

Muitas mulheres acreditam que parar ter prazer durante a masturbação, é necessário colocar muita força e fazer movimentos rápidos, mas é possível ter uma masturbação prazerosa com toques suaves.

Mesmo que algumas pessoas falam que deve ter um ritmo e movimentos mais fortes para sentir mais prazer na masturbação, quem tem clitóris mais sensível, não pode seguir isso, pois é inevitável sentir desconforto e dor, caso faça esses movimentos.

Ao iniciar a masturbação, tente fazer movimentos leves, caso sinta dor ou desconforto, pare por alguns instantes e reinicie a prática, se estiver confortável. Além de fazer movimentos mais delicados, as pequenas pausas durante a masturbação, também ajudam a evitar a dor, sendo muito aconselhável para quem tem clitóris com maior sensibilidade.

O essencial é evitar insistir quando ocorre a dor, pois você pode ficar receosa de tentar outras vezes, então vá com calma até se acostumar com os toques e ritmo mais apropriado para você.

2. Experimente toque com tecidos

O contato direto com a vulva é uma das principais causas do desconforto durante a masturbação. O toque com os dedos na região pode ser muito incômodo para pessoas com clitóris sensível.

Quando o clitóris possui maior sensibilidade, o toque na hora da masturbação pode ser feito com tecidos, ou seja, roupas que evitam o contato direto com o local, diminuindo o desconforto.

Lembre-se de testar antes de usar qualquer tipo de tecido para diminuir o atrito na masturbação, descartando aqueles que causem dor ou irritação no local. Ao menor sinal de irritação, troque o tecido utilizado.

Nesse momento, o ideal é usar tecidos naturais, como calcinha de algodão, por exemplo, que tendem a criar menos atrito durante a masturbação e contato com o clitóris.

3. Varie suas técnicas de estimulação

É comum ficar apegada a uma técnica de estimulação na masturbação, porém, pra quem tem clitóris sensível, pode ser ruim, além de monótono. Então é preciso inovar, não é?

Variar suas técnicas de estimulação, além de dar mais prazer, também evita causar dor e atrito na região da vulva, e, consequentemente, machucar o clitóris.

O toque por meio de contato direto com o clitóris tende a causar mais dor, assim utilize técnicas como o contato indireto e pressão no local. Assim, com o tempo, você já vai variar as técnicas e deixar de fazer o toque focalizado, que causa mais desconforto.

4. Experimente novas posições

Outra dica para usar na masturbação e diminuir e evitar a sensibilidade no clitóris, é experimentar novas posições.

Na masturbação, assim como no sexo, é comum ter uma posição preferida, não é? Mas variar de posição, torna o ato ainda mais prazeroso. Por isso, ao se masturbar, tente variar as posições, se você gosta ou está acostumada a se masturbar de costas, por exemplo, tente mudar de posição, a de bruços ou outra posição que te deixar mais confortável durante os movimentos.

5. Experimente usar um travesseiro

Nos sex shops existem diversos acessórios para usar no sexo e até na masturbação, mas um deles nem precisa ir nessas lojas especializadas. O travesseiro pode ser um bom acessório para ser usado na masturbação, ainda mais se você tem clitóris sensível.

Uma almofada ou travesseiro macio é ótimo para estimular a região íntima durante a masturbação de forma delicada. Bem diferente de outros acessórios que podem causar incomodo na mulher com clitóris sensível.

Ao usar a pressão para estimular a vulva, você não precisa fazer movimentos direto no clitóris, o que dificulta causar dor na região. Além da pressão pontual ser bem mais prazerosa nesses casos.

6. Experimente o uso de brinquedos

No sex shop há diversos brinquedos sexuais que podem ser usados tanto na hora do sexo quanto da masturbação, se você não gosta de ficar muito tempo fazendo os movimentos com as mãos, o uso do vibrador pode ser uma boa escolha.

Escolha um modelo que você consiga controlar a intensidade, assim, mesmo tendo o clitóris sensível, você pode utilizar o vibrador em velocidade lenta, sem deixar de aproveitar o prazer que esse acessório oferece.

7. Facilite a masturbação com lubrificantes

Muito utilizados no sexo vaginal e anal, os lubrificantes podem ser uma ótima opção para a masturbação, pois esse tipo de produto deixa a região íntima mais lubrificada, deixando os movimentos mais fáceis e delicados, não causando tanto atrito na região, o que permite deixar a experiência mais prazerosa e com menos chances de ocorrer dor.

8. Fique relaxada

Se a masturbação já tem algum aspecto ruim pra você devido à dor, é imprescindível ficar relaxada antes de começar a prática, afinal, a tensão aumenta o desconforto, seja na hora do sexo ou da masturbação, sendo ainda pior no caso de clitóris sensível.

Tente escolher uma hora e lugar mais agradável para se masturbar, nada de pouco tempo, reserve um bom tempo para você se tocar e aproveitar esse momento de prazer.

9. Tente no banho

Quem disse que a masturbação não pode ser feita no banho? Você já tentou? Então saiba que essa prática também é recomendada para quem tem clitóris sensível. No banho, o momento é de relaxamento, assim os toques podem ser mais suaves e causar muito mais prazer.

10. Use os dedos

Se você se masturba com apenas um dedo, comece a usar 4 dedos para estimular a região. Com isso, você pode fazer círculos maiores com os dedos, estimulando não só o clitóris, mas também a vulva e os lábios vaginais.

Gostou de descobrir as minhas 10 dicas de masturbação para pessoas com clitóris sensível?

Então aproveite e assine a newsletter do MBR e não perca mais nenhuma dica e conteúdo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.