"Eu não consigo superar meu ex-namorado!". Fique livre disso!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

"Eu não consigo superar meu ex-namorado!". Fique livre disso!

Nem todos os términos de relacionamentos são iguais. Alguns terminam bem e tornam possível ser amiga do nosso ex, enquanto outras circunstâncias tornam a cordialidade impossível; e o que antes era amor se transforma em rancor. Esse sentimento negativo acaba fazendo mal a nós mesmas. Detestar uma pessoa que, em algum momento, queríamos intensamente é muito cansativo e não nos deixa seguir em frente. Ou então não há raiva, mas apenas uma profunda mágoa e muita tristeza. Você está nessa situação? Disse várias vezes a si mesma “não consigo superar meu ex-namorado”? Então esse texto é para você! Veja como conseguir contornar essa situação.

No texto de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Por que não consigo superar meu ex-namorado?
  • Pense que o término foi um livramento
  • Como superar meu ex-namorado?
  • Siga em frente

Por que não consigo superar meu ex-namorado?

Imaginação perigosa

Quando não conseguimos superar um término, geralmente temos “fantasias de reconciliação”. Elas são desejos e devaneios em que a outra pessoa retorna pedindo perdão pelo mal que nos fez, percebendo o tremendo erro que ela fez ao se afastar do nosso lado e implorando por outra oportunidade.

Essas fantasias nos deixam presas em um relacionamento que já terminou e não nos deixam fechar essa história esperando um próximo capítulo. E quando percebemos isso, pensamos coisas como “não consigo superar meu ex-namorado” como se estivéssemos viciadas. É melhor parar de alimentar essas fantasias e tirar isso da sua cabeça.

Você não quer mudar sua vida

Se você continuar pensando “não consigo superar meu ex-namorado”, talvez seja hora de ser corajosa e começara mudar sua vida. Há muitas pessoas que estão aterrorizadas com as mudanças, mas após uma separação, não há nada melhor do que se reinventar, começando do zero e retirando a parte mais enérgica de si mesma. Algumas de nós gostam de mudar as coisas, mas a realidade é que tudo muda e as pessoas em nossa vida são temporárias: um dia elas sairão ou nós sairemos.

Você não tem novos estímulos

Relacionado com o item acima, também pode ser que você não possa parar de pensar sobre o seu ex porque, simplesmente, você não tem novas ilusões em sua vida. É normal que quando estamos em pares, todos os planos futuros (imediatos e distantes) sejam feitos juntos e, no final, é o que enche nossos dias e nosso relacionamento com a esperança. Quando isso acaba, podemos nos sentir desamparadas, sem saber muito bem o que fazer com o nosso futuro e sem sermos muito claras sobre o que queremos.

Vivendo no passado

Vocês tiveram ótimos momentos, você amou demais, fez tantas coisas para ele, a família dele te adorava… Todos os verbos no passado que já não são válidos hoje. O remédio: reconcilie-se com o seu passado, pois tudo que você tem é o aqui e agora.

Você ainda está apaixonada pelo seu ex

Outra razão pela qual você não pode esquecer completamente o seu ex-parceiro é que, simplesmente, você ainda está apaixonada por essa pessoa. Isso geralmente ocorre durante os primeiros meses, porque não é tão fácil esquecer uma pessoa que você amou tanto, especialmente se o término foi traumático ou inesperado. Eu posso dar um conselho: dê tempo ao tempo. Não há melhor cura do que o tempo nesses casos; então não se desespere, chore o que tiver que chorar, apoie sua família e amigos e,pouco a pouco, verá como você começará a se sentir melhor.

superar-meu-ex-namorado-catia-damascenp

Pense que o término foi um livramento

Às vezes a dificuldade de esquecer esconde uma insegurança profunda que, muitas vezes, é traduzida em uma idealização da outra pessoa. Quando a idealização aparece na sua vida, você deve enfrentar a situação real: lembre-se de que essa pessoa cometeu muitos erros durante o relacionamento (como você). Veja, por exemplo, alguns comportamentos que mostravam que ele não era para você:

Ele te diminuía

Podia ser intencionalmente ou por acidente, mas volta e meia ele te diminuía como pessoa. Em um relacionamento saudável, ambos os parceiros devem se sentir valorizados e respeitados. Um relacionamento onde isso não acontece pode acabar com sua autoestima.

Você sempre tinha que pedir desculpas pelo seu comportamento

Seu parceiro tinha o hábito de ofender seus entes queridos sem motivo. Você nunca sabia se ele fazia sem pensar ou de propósito, mas tinha que se desculpar por ele.

Ele recebia mais do que dava

Tanto dar e receber são importantes para formar um relacionamento amoroso. Infelizmente, essa dinâmica às vezes pode se tornar unilateral. Uma pessoa que não dava – mas estava feliz em tomar – provavelmente estava usando você.

Não controlava a raiva

Se durante um jantar romântico e encantador ele começava a gritar como louco com o garçom por não estar satisfeito com sua sobremesa, era um sinal ruim. Se ele era incapaz de respeitar uma pessoa, provavelmente não te respeitava.

Não cumpria as suas promessas

Ele desmarcava compromissos em cima da hora, prometia te acompanhar em vários locais, mas sempre arrumava uma desculpa para não ir. Você aprendeu a não confiar nas promessas dele. Um homem que não mantém sua palavra em pequenas coisas, não fará isso nas grandes.

superar meu ex-namorado

Como superar meu ex-namorado?

Superar o fim de um relacionamento pode ser fácil para alguns e difícil para outros. Tudo depende do grau de envolvimento e de como ocorreu a separação. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a passar por essa fase:

Aceitando

Não há melhor maneira de iniciar esse processo aceitando a realidade. É muito provável que você não goste da realidade, mas a relação acabou (por qualquer motivo). Mesmo que ele fosse o amor de sua vida, você não pode mudar o que aconteceu. Você deve evitar ficar obcecada por seu antigo parceiro porque “obsessão” não é uma qualidade atraente (e nem é bom para sua saúde mental).

Quanto mais cedo você conseguir aceitar, mais cedo você poderá seguir em frente se você tiver esse sentimento de dependência. Se você esteve com o seu parceiro há muito tempo, provavelmente irá custar-lhe um pouco mais para aceitar, mas é totalmente normal.

Faça uma lista

Ninguém é perfeito, então você certamente se lembrará de coisas negativas ou detalhes que você não gostou sobre seu ex. Faça uma lista de todas essas coisas. A lista deve incluir tudo o que seu ex fez e o que te machucou, o que a incomodou. O que é isso? Bem, serve para fazer um “jogo psicológico” para o seu cérebro.

Já que você tem essa pessoa em um pedestal e é isso que não permite que você vire a página. Com a lista você trará o negativo para a superfície, diluindo essa imagem que não permite avançar. Dessa forma, toda vez que você sentir essa dor intensa, pegue a lista e leia em voz alta. Isso te deixará melhor.

Livre-se das recordações

É muito provável que você ainda tenha objetos que lembrem do seu ex, sejam fotos, presentes ou qualquer outro detalhe.Você deve coletar todos esses objetos e  escondê-los. Se são fotos que você tem no computador, crie uma pasta com suas fotos e esconda-a entre outras pastas, oculte o mais possível. Se eles são objetos, guarde-os em algum lugar em que você nem sempre tenha acesso. É muito importante evitar tudo o que traz memórias.Quanto mais você se encontra cercada por suas coisas, mais difícil é esquecer.

Observação: não vá ao extremo de jogar coisas fora. No futuro você  poderá ver essa situação por um ângulo diferente, e poderá se arrepender de ter feito isso.Quando você superar isso, poderá ver esses objetos sem dor ou culpa, então terá a frieza para avaliar se você deve ou não jogá-los fora.

Deixe de lado a raiva e o rancor

O fato de odiar o seu ex  requer enorme energia física, emocional e mental, que acaba produzindo um tremendo desgaste e te impedindo de superar. Portanto, parar de sentir raiva do seu ex é um elemento-chave para deixar o passado para trás e abrir novas oportunidades. Ame a si mesma e trabalhe para sua própria felicidade e satisfação pessoal, ao invés de perder tempo odiando seu ex.

Apague-o da sua vida real e virtual

As redes sociais como o Facebook são grandes inimigos quando se trata de esquecer um ex. Se você o tiver como amigo, será muito difícil não ser tentada a espionar o perfil dele. Isso só alimentará  os pensamentos que te machucam tanto e que não permitem que você siga em frente. Portanto, delete-o  da sua lista de amigos. O fantasma do seu ex irá persegui-la por um tempo, mas você deve ser forte. Apague o número de telefone dele para você não se sentir tentada a chamá-lo pelo WhatsApp.

Conheça novas pessoas

Não quero dizer apenas ter encontros, mas também socializar, conhecer novas pessoas. Isso ajudará você a manter sua mente  ocupada e se concentrar em novas experiências. Você pode se sentir sozinha, e esta terapia é excelente; você verá como seu humor vai melhorar.

Distração

Saia com os seus amigos, leia, assista a filmes, mude sua aparência … Evite ficar sozinha, dessa forma você evita as lembranças dele. E se não há ninguém disponível  hoje para sair, procure o que a entretém. Certamente há muitas coisas que você gosta de fazer. Não nos diga que a única coisa que teve valor em sua vida foi estar com o ex. Se assim for, é urgente que você analise suas prioridades! Estar com um parceiro é algo muito agradável, mas lembre-se de que o relacionamento é apenas parte da vida.

Deixe o relacionamento descansar em paz

Tenha em mente que o seu ex pertence ao passado. Deixe que o relacionamento descanse na paz e se concentre no presente, que depende de você; que cada dia seja mais completo e cheio de estímulos e experiências positivas!

E uma última dica pequena: nem pense em idealizá-lo e ter aquele pensamento nefasto de “eu não encontrarei outro como ele “. Existem mais de 7 bilhões de pessoas no planeta, pelo menos uma dessas pessoas será melhor que ele.

ex

Siga em frente

Seguir os passos acima será mais fácil do que você pensa em esquecer um ex amor para sempre. Mas, como eu disse, você deve se forçar a realizá-los. Os resultados são vistos na prática, não na teoria. Pense na frase “eu vou superar meu ex” e faça de tudo para que esse pensamento se torne realidade.

Tenha em mente que seu relacionamento é uma página virada na sua vida e agora é hora de começar uma nova história. Por isso,  não se feche para novos relacionamentos, se você conhecer uma pessoa legal, não tenha medo. Sua experiência passada irá ajudá-la a iniciar essa nova etapa com o pé direito.

Gostou do artigo “Não consigo superar meu ex-namorado” ? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas: