Tabu para alguns, sinônimo de satisfação para outros. Querendo ou não, o fato é que os sonhos eróticos fazem parte do nosso cotidiano e já foram responsáveis por alguns momentos de prazer. No entanto, em pleno 2017, muitas mulheres ainda não sabem exatamente o que é esse fenômeno e muito menos o que tem a ver com sexualidade. Você também é uma dessas que nunca pensou sobre o assunto? Então o artigo de hoje é para você. Saiba o que  são sonhos eróticos e como eles podem estar ligados a sua vida sexual.

sonhos eróticos

Vale ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas assumem, ter sonhos eróticos não significa que você é uma pessoa problemática ou pervertida. Na verdade, eles podem ajudá-la a prestar atenção a qualquer aspecto que, inconscientemente, te preocupa mais do que você imagina.

No texto de hoje vamos abordar:

  • Nossos desejos e necessidades sexuais
  • Sonhos mais comuns
  • Idade
  • Irreais, eróticos, sensuais e não estruturados
  • Mudanças em nossos corpos ao acordar
  • Sonhos homossexuais
  • Posturas
  • Comportamento
  • É natural?

Nossos desejos e necessidades sexuais

Isso não significa que você quer que aconteça o que sonhou, mas sim que você anseia certos sentimentos que ainda está explorando. Por exemplo, um indivíduo se sente atraído por uma situação que não é “apropriada” e reprime seus impulsos de começar uma relação. No entanto, em seus sonhos não existe tal restrição.

Os sonhos eróticos satisfazem o impulso sexual, mas para cada personalidade a sexualidade significa algo diferente. Assim, o mesmo sonho pode ter diferentes interpretações, dependendo do indivíduo.

Sonhos mais comuns

De acordo com algumas pesquisas, os homens sonham com personagens imaginários e mulheres com parceiros sexuais reais. Os mais comuns são: sonhar que é infiel ou que seu parceiro é infiel; ter relações sexuais com o ex; ter relações sexuais em locais públicos ou meios de transporte; sexo oral; encontros homossexuais; encontro com o chefe ou com algum famoso.

Idade

Apesar de não ser exclusivo para determinado período de desenvolvimento pessoal, sabe-se que geralmente os sonhos eróticos começam na puberdade. Nesta fase os impulsos  sexuais tornam-se mais intensos, a masturbação é comum e os jovens começam a experimentar seus primeiros sonhos molhados, com forte conteúdo erótico.

A partir daí, os sonhos eróticos ocorrem durante toda a vida e pode acontecer ainda que tenha um companheiro, e as relações sexuais são constantes entre o casal.

No entanto, sabe-se que os sonhos eróticos geralmente diminuem quando há mais atividade sexual na vida real.

Irreais, eróticos, sensuais e não estruturados

Raras são as vezes que a estrutura de nossos sonhos segue um padrão da realidade. Nós nem sequer nos comportamos como fazemos na vida real. Portanto, é bastante comum sonhar com as práticas sexuais selvagens, violentas, agressivas ou engraçadas.

Isso pode confundir e preocupar, por isso é importante saber que é perfeitamente natural e não reflete, necessariamente, em problemas emocionais.

Mudanças em nosso corpo ao acordar

Às vezes, os sonhos eróticos são tão emocionantes que ao acordar é possível observar sinais de excitação sexual (ereção, ejaculação, lubrificação vaginal ou movimentos pélvicos), inclusive pode até provocar o orgasmo. Os chamados orgasmos noturnos são orgasmos espontâneos que, sem qualquer necessidade de contato físico, mostram o poder que nossa mente tem sobre o nosso corpo.

sonhos eróticos

Sonhos eróticos homossexuais

Ter sonhos homossexuais ou heterossexuais não reflete a nossa opção sexual. Simplesmente é a filtração das possibilidades da sexualidade em nossos sonhos, ainda que não tenhamos nenhum deles na nossa vida cotidiana. Todos nós temos fantasias e desejos que se alinham com a nossa orientação em algum ponto.

Posturas

Algumas posições na hora de dormir podem gerar mais sonhos eróticos e orgasmos, acredita? Estudos mostram que dormir de barriga para baixo está relacionado a ter sonhos mais vívidos. Certamente isso acontece porque a postura proporciona mais contato entre a cama e nossas áreas genitais, o que poderia causar maior excitação.

Comportamento

Raramente expressamos situações similares ao comportamento sexual que temos quando estamos acordados, e neles se permite toda a série de situações escandalosas, violentas, engraçadas ou dramáticas, sempre com a mistura peculiar de irrealidade e sensualidade. Nos sonhos, não se controla nada do que acontece.

Não é necessário preocupar-se com nada do que se sonha, seria como querer controlar o inconsciente.

sonhos eróticos

Nada mais natural

Portanto, se você tem esse tipo de sonhos, saiba que é uma resposta natural da mente para a sua sexualidade, a qual te ajuda a ter uma vida saudável. No entanto, se os sonhos acontecem com muita frequencia e estão se tornando um obstáculo para o seu descanso noturno, não hesite em procurar ajuda especializada. Ela vai  te permitir entender se eles estão refletindo questões não resolvidas importantes em sua vida e, ao mesmo tempo, dar conselhos de como dormir bem.

E você, costuma ter sonhos eróticos? Conte aqui nos comentários como foi. Vou ficar feliz em conversar com você.

Super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.