X

Ansiedade: descubra os seus segredos e saiba como combatê-la!

Qual será o segredo para diminuir a ansiedade? Quem conhece esses segredos, com certeza deve viver um vida mais leve.

Você deve estar se perguntando o que deve ser, mas já te adianto que são coisas simples que talvez você já saiba, mas não coloca em prática e vamos conversar bastante sobre isso hoje.

O que é ansiedade? 

Ansiedade é uma preocupação com o futuro, com o que pode ou vai acontecer.  Onde você acaba se perdendo nas múltiplas possibilidades que essas imagens podem criar na sua cabeça. 

Lembre-se que quando a ansiedade se torna uma doença, somente um médico pode te ajudar, pois neste estágio elas podem causar transtornos como falta de sono, irritação, cansaço constante, dificuldade de concentração, taquicardia, entre outros. 

Dito isso, vamos as dicas como podemos diminuir esse sofrimento: 

Foco no agora:

Quando se tem pensamentos acelerados, você desenvolve uma tarefa pensando nas milhares de coisas que precisam ser feitas e assim começa o gatilho da ansiedade. 

É necessário você começar a desenvolver o hábito de MOMENTO PRESENTE, onde a sua atenção e foco está única e exclusivamente voltada a tarefa que você está executando naquele momento. 

Acabe com a ansiedade trabalhando sua respiração:

Em momentos de tensão, quando tudo está dando errado, a primeira coisa que muda no seu corpo é a respiração.

É assim que seu corpo entende que estamos sobre ataque e aciona hormônios como adrenalina, cortisol e norepinefrina, que nos dá foco e energia.

Tem casos em que esses hormônios apresentam níveis elevados por longos períodos no nosso corpo (o que acontece com frequência, diga-se de passagem), aí eles podem ser o causadores de mau humor, insônia, dor de cabeça, baixa no libido e queda na imunidade do corpo. 

Dica: você pode ajudar o seu corpo sair desse ciclo simplesmente respirando de forma longa e pausada, na seguinte maneira:  

Puxe o ar pelo nariz contanto mentalmente até 4, depois segure o ar e conta até 6, depois solte pelas narinas e conta até 8. 

Faça essa sequência por 5 vezes seguidas e você vai ver a mágica acontecer, mas faça com calma.

Muitas vezes, o seu corpo não está acostumado com essa quantidade de oxigênio e pode te dar uma tontura, neste caso você PRECISA fazer com uma frequência maior.

Dê uma mordida de cada vez:

Assim como uma lasanha, as suas tarefas precisam ser divididas em porções menores, para que você crie uma sequência e principalmente que tenha um “PRA QUE?” bem claro. 

Isso evita a procrastinação e você consegue se auto motivar a cada etapa finalizada, te dando um senso de realização e te mantendo conectada ao presente. 

Conversa interna:

Sabe aquela vozinha chata que fica na sua cabeça, então você pode não saber, mas precisa trabalhá-la para que pelo menos 80% das vezes o seu diálogo seja positivo. 

Pensa comigo, se você tem um parente e ele só reclama, põem defeito em você, vai chegar um momento que você vai dar um basta e silenciá-lo. Certo? E me diz por que você aceita que a vozinha chata da sua mente te trate mal? 

Está na hora de perceber que nem sempre ela tem razão, e mudar a visão que você tem sobre você. Além de fazer um bem danado para sua autoimagem, vai te deixar muito menos ansiosa. 

Essas são algumas dicas que podem parecer bobas, mas que fazem uma grande diferença se você implementar na sua vida! 

Se o texto te ajudou, deixe um comentário para eu saber!!!

Tatiana Chaves

Certificação: 5912021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Tatiana Chaves na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Artigos Relativos