X

Segurança no sexo anal: mitos e verdades

O sexo anal ainda causa insegurança em muitas mulheres. Por ser um tema tabu, muitas têm vergonha de perguntar sobre o assunto e a desinformação traz incertezas que podem assustar bastante gente. Para que você fique bem informada, vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre o sexo anal e te dar algumas dicas de como fazer sexo anal seguro e gostoso.

Nesse post você vai ver:

  • Mitos e preocupações sobre o sexo anal
  • O que é importante saber (e fazer)?
  • Segurança no sexo anal
  • Melhores posições para fazer sexo anal
  • Orgasmo no sexo anal

Mitos e preocupações sobre o sexo anal

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer algumas preocupações que você pode ter:

Sexo anal não é prazeroso para a mulher

Mentira! O ânus é cheio de terminações nervosas, ou seja, pode sentir dor e prazer. O sexo anal pode ser tão prazeroso para a mulher quanto para o homem, mas precisa ser praticado com cuidado. Os dois precisam estar relaxados e com vontade. Se não está sendo bom, vocês devem estar fazendo alguma coisa errada.

Sexo anal dói sempre

Não! Nas primeiras vezes ele pode ser um pouco incômodo até os musculos da região (e você) se acostumarem, mas existem várias coisas que podem te ajudar a não sentir dor durante o sexo anal e deixar tudo mais gostoso e mais divertido. O mais importante é estar com vontade, ir devagar, usar bastante lubrificante e conversar com o parceiro até se sentir confortável. Se você está fazendo tudo certinho e ainda sente dor, é necessário consultar um médico especializado e verificar se existe alguma inflamação ou infecção no local.

Sangramento após o sexo anal é normal

Mito! Não é normal sangrar depois do sexo anal. Se acontecer, pode ser devido a alguma lesão, causada pela falta de lubrificação ou cuidado com a penetração. Higienize bem a área e, se o incômodo continuar, visite um médico.

Sexo anal pode causar hemorróidas

Não! O sexo anal não causa o problema, mas se a pessoa já tiver hemorróidas é melhor evitar fazer sexo anal para evitar mais ferimentos.

Sexo anal pode causar câncer

Uma das histórias que se espalham é de que o sexo anal pode causar câncer no reto ou no intestino, mas é mentira! Mas atenção: se o sexo anal for feito sem a proteção de um preservativo ele pode acontecer a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e estas sim podem ser cancerigenas, como o HPV.

Usar pomada anestésica ajuda no sexo anal

Mito! O uso de pomadas anestésicas é completamente contraindicado para o sexo anal. Além de tirar todos os sentidos da região aplicada (inclusive o prazer), o anestésico, ao impedir de sentir a dor, atrapalha na hora de perceber se a penetração está machucando o ânus, o que pode resultar em lesões. Existem produtos específicos, chamados géis facilitadores que são feitos para ajudar durante a penetração sem tirar o prazer.

Não precisa usar preservativo

Mentira! Muita gente acha que, como não dá pra engravidar com sexo anal, a camisinha pode ser dispensada, mas preservativo é sempre importante durante a relação sexual e no sexo anal não é diferente. Ainda é possível contrair ISTs no sexo anal despotregido, então tem que tomar cuidado sim!

Tem que fazer “chuveirinho” antes

Não. É preciso fazer a higienização do ânus antes e depois do sexo anal (e sem sexo anal também pra deixar tudo bem limpinho), mas a lavagem com ducha não precisa ser feita. O ideal é só evacuar algumas horas antes do sexo e fazer a higiene do espaço com água e sabão. Caso você queira uma limpeza maior, existem  enemas e duchas anais, específicos para a higienização da área, que podem ser adquiridos em farmácias.

O que é importante saber (e fazer)?

Lubrificação

Diferente da vagina, o ânus não possui lubrificação natural, por isso precisa de uma ajudinha nesse quesito. Para não correr o risco de se machucar, não dá para fazer sexo anal sem usar lubrificante.

Qualquer gel lubrificante a base de água ou de silicone serve para uso durante o sexo anal. Lembre-se de usar produtos específicos para o uso no sexo. Nada de usar creme hidratante, vaselina e outros produtos que não são destinados para o uso nas regiões íntimas, para não ter reações adversas às substâncias.

Risco de Infecções

A região anal é a região por onde passam as nossas fezes, assim, por mais bem higienizada que esteja, ainda é propensa a contração de ISTs e outras doenças. Por isso é tão necessário o uso do preservativo.

E é muito importante não usar a mesma camisinha para penetrar o ânus e a vagina, pois a ação pode levar bactérias de um orifício para outro e as infecções serão transmitidas mesmo assim.

A importância de relaxar

Em qualquer relação sexual estar relaxada ajuda muito na penetração, mas no sexo anal isso é ainda mais importante. Assim como na vagina (assoalho pélvico), o ânus possui uma musculatura que pode ser contraída ou relaxada. Porém, diferente da vagina, o ânus possui dois esfíncteres (anéis de contenção). O esfíncter externo é voluntário, a gente consegue controlar a contração dele relaxando e tensionando a musculatura. Já o interno é involuntário e a gente não consegue controlar. Várias coisas podem fazer o esfíncter interno se contrair, inclusive a tensão.

Por isso estar relaxado é o primeiro passo para se ter um sexo anal seguro, sem dor e gostoso. Tudo precisa acontecer com calma e com bastante lubrificante.

Segurança no sexo anal

Converse com o parceiro

Comunicação é sempre a chave de tudo. Se você ou seu parceiro querem fazer sexo anal, conversem um com o outro para ter certeza que os dois estão afim. Além do fato de que toda relação sexual precisa ser consensual, quando estamos com vontade é mais fácil de relaxar, o que, como já falei, é muito importante na penetração do ânus.

Converse durante a relação também. É importante que seu parceiro ou parceira saiba se você está se sentindo bem, se prefere mudar de posição, se quer que seja mais devagar ou mais rápido. Como a gente não lê mentes, ele (ou ela) só vai saber o que te agrada se você falar.

Higiene

Como já expliquei, a higiene do ânus antes do sexo não precisa ser tão profunda, como muitas pessoas acreditam, mas é preciso ter cuidado com a limpeza das partes íntimas no dia-a-dia. A falta de higiene pode causar inflamações e infecções e levar à sérias consequências.

Preservativo

Mais uma vez, o uso do preservativo é indispensável no sexo anal! Não deixe que ninguém te convença do contrário. Aquele papo de que preservativo atrapalha e tira o prazer não cola. Existem vários modelos de camisinha hoje em dia, alguns são bem diferentes e podem até ajudar a deixar o sexo mais divertido.

Pratique

A prática leva a perfeição. Praticar com brinquedos sexuais, como plugs anais, pode te ajudar a conhecer melhor seu corpo e aprender o que te agrada, além de preparar a região anal para a penetração. Se você quer tentar sexo anal com seu parceiro ou parceira, mas ainda tem algum receio, pratique antes. Isso vai te ajudar a entender os limites do seu corpo e a relaxar mais na hora H.

Melhores posições para fazer sexo anal

De quatro

É a posição mais conhecida para o sexo anal. Ela permite a penetração mais profunda e movimentos mais rápidos. É uma ótima posição para casais que já estão acostumados com esse tipo de sexo, mas não é recomendada para iniciantes.

Conchinha

Na posição de conchinha, a penetração acontece por traz, enquanto o casal está deitado de lado. É uma posição íntima e carinhosa, ótima para quem está começando na prática do sexo anal.

Cowgirl e/ou Amazona

Na posição de cowgirl (vaqueira em português), você vai estar por cima do parceiro, de frente para ele, e vai cavalgar. A posição da amazona é a mesma coisa, só que virada para os pés do parceiro. Essa posição vai permitir que você controle a intensidade e a velocidade da penetração.

De bruços

Como diz o nome, nesta posição você fica deitada de bruços (de barriga para baixo) enquanto é penetrada. Como o bumbum não fica muito empinado, a penetração não será tão profunda, mas isso pode ajudar quem ainda está começando.

Orgasmo no sexo anal

Não é novidade que a mulher costuma demorar mais para alcançar o orgasmo do que o homem. No sexo vaginal, muitas mulheres têm dificuldade de gozar apenas com a penetração e precisam de uma mãozinha (literalmente) para estimular o clitóris e outras zonas erógenas durante o sexo para alcançar o orgasmo com o parceiro ou parceira.

No sexo anal isso não é diferente, mas o prazer da mulher pode aumentar se você seguir as dicas que a gente deu aqui e em outros posts sobre o assunto.

Vamos recapitular:

  • Esteja afim;
  • Cuide bem da higiene das partes íntimas;
  • Use preservativo e lubrificante;
  • Faça com calma e relaxada;
  • Procure uma posição que te agrade mais;
  • Pratique e conheça seu corpo;
  • Converse com o seu parceiro durante a relação.

Gostou de aprender mais sobre o sexo anal? Eu tenho certeza que essas dicas vão te deixar mais tranquila e ajudar a ter um sexo anal mais seguro. Para mais dicas sobre sexo e relacionamento, continue acompanhando o MBR!

Artigos Relativos