X

PERDÃO: Por que é tão difícil perdoar alguém?

Por que é tão difícil liberar o perdão quando alguém nos agride emocionalmente, quando alguém trai a nossa confiança, quando alguém quebra as nossas expectativas de uma forma muito intensa?

São vários os contextos da vida onde nos sentimos feridos, agredidos  ou onde carregamos cicatrizes emocionais que nos trazem à tona esse tipo de questionamento: por que é tão difícil perdoar?

Eu vou te dar a resposta no decorrer deste post, então fica comigo até o final!

Natureza das dores emocionais no cérebro:

As dores emocionais, mais conhecidas como dores do coração, são dores ocasionadas por términos de relacionamentos, traumas, divórcio, quebra de expectativas muito grande como a perda de um emprego, entre outras situações que acabam abalando o estado emocional de qualquer pessoa. 

Em termos mais técnicos, a síndrome do coração partido recebe o nome de Síndrome de Takotsubo, e o que pouca gente sabe é que ela pode gerar grandes consequências e apresenta alguns sintomas como:

  • Raiva, tristeza profunda ou depressão; 
  • Cansaço excessivo;
  • Perda de autoestima;
  • Sentimentos negativos ou pensamento suicida; 
  • Aperto no peito; 
  • Dificuldade para respirar; 
  • Tonturas e vômitos; 
  • Perda de apetite ou dor no estômago; 
  • Raiva, tristeza profunda ou depressão; 
  • Dificuldade para dormir.

Tratamento para a síndrome do coração partido:

Durante um tempo, a síndrome era tratada como uma doença psicológica, mas estudos mostraram que os pacientes identificados com a síndrome síndrome do coração partido, os ventrículos do coração não contraíam corretamente.

Assim, simulando um infarto do miocárdio, tendo semelhança com um coração partido.

A forma melhor forma de tratamento para esta síndrome deve ser orientada por um médico especialista geral na emergência ou um cardiologista.

Em casos mais graves, pode ser necessário internação hospitalar, tratamento medicamentoso, psicológico e em alguns casos psiquiátrico.

A dor emocional e física acaba se igualando

Os neurologistas explicam que quando alguém está sofrendo por motivos emocionais, acaba ativando uma sobreposição de circuitos cerebrais semelhantes que fazem com que a dor emocional e física se igualem de certa forma.

É por isso, que quando alguém está sofrendo por qualquer que seja o motivo, a dor se assemelha à dor física. Como se você tivesse quebrado uma perna, batido o dedo mindinho em uma quina, com o sentimento de que nada mais faz sentido.

E isso explica a questão do perdão ser algo tão difícil de ser liberado, trata-se acontecimentos que te feriram e tornam esse sentimento mais difícil de lidar.

Perdoar não é algo simples, não julgue a dor alheia.

Perdoar não é algo leviano, é algo profundamente doloroso, dói, envolve decepção, envolve um desmoronamento de expectativas em relação a uma pessoa ou situação.

Muitas das vezes envolve até o questionamento da sua própria identidade, por isso é extremamente importante que você reconheça que está passando por um processo de dor emocional para conseguir vencer essa fase tão díficil.

Muitas vezes, quem está do lado de fora da situação não entende o motivo de tanta tristeza e sofrimento e acaba julgando.

Acha que certas atitudes não passam de drama, mas a verdade é que as pessoas precisam ser mais empáticas e buscar se colocar no lugar das outras pessoas para entender melhor e poder ajudar.

Pois só quem está passando por um momento difícil sabe a dor que está carregando. Quem aí já sofreu por amor ou teve uma grande decepção vai se identificar, mas que estou te contando tudo isso?

É uma fase da vida que qualquer pessoa está sujeita a passar e como tudo na vida passa e não é o fim.

E, caso você sinta que não vai conseguir sozinha, não sofra sozinha, calada, busque ajuda profissional. Se abra com um amigo, não guarde todas essas emoções dentro de você.

5 tipos de traição, segundo a ciência

Uma das maiores dores é descobrir que foi traída e conseguir liberar o perdão diante de certas situações é extremamente difícil.

Saber que aquela pessoa em que você depositou toda a sua confiança fez algo que tem o poder de destruir um relacionamento construído por muitos anos é devastador.

Porém, será que a traição é apenas quando uma pessoa faz sexo com outra pessoa? A resposta é não. 

Existem muitos tipos de traição, eu já até escrevi um post só sobre isso, clica aqui e confira depois. As traições vão muito além do sexo e podem ser bem mais complexas do que imaginamos, assista o vídeo que eu gravei falando sobre.

O perdão exige tempo e respeito:

Para que o perdão possa ser processado, leva um certo tempo. É uma dor que deve ser RESPEITADA, e, apenas quem está na pele sabe a dor e a angústia que é.

Toda ferida, seja ela física ou emocional, precisa de tempo para que comece a ser curada e com isso que a possibilidade de perdão surge. Por isso, costumam dizer que o tempo cura todas as feridas.

Com isso, RESPEITE O SEU TEMPO, respeite o tempo da sua ferida emocional. Não tenha pressa, deixe com que ela se cicatrize e que você se liberte dessa dor.

O perdão para quem quer ser perdoado:

Agora tem o outro lado, se você pisou na bola com alguém e quer ser perdoado, esse post também é para você. Trago dicas práticas, porém, difíceis de serem colocadas em prática.

Da mesma forma que a pessoa que foi ferida precisa se dar um tempo para ingerir tudo o que aconteceu e saber como lidar com a dor emocional que lhe foi causada. 

Quem feriu precisa respeitar esse tempo. O respeito e o tempo acabam sendo a base para que o processo do perdão e cura seja iniciado.

Dica importante: não caia na ilusão de querer compensar o estrago, a dor, o problema que foi causado com ações precipitadas isso.

Não cometa atitudes precipitadas para conseguir o perdão

Como forma de conseguir o perdão, muitos no calor da emoção acabam sendo precipitados, propondo coisas grandiosas como: pedidos de casamento, filhos, presentes caros…

A gente sabe que tudo isso movido pela necessidade de se livrar da culpa, desejando que se passe uma borracha no que aconteceu.

É aí que está o problema, toda vez que você pisar na bola e tiver que compensar quem você magoou com hiper compensações vão te gerar grandes problemas no futuro.

Isso porque as feridas estão lá, o tempo de cicatrização não foi respeitado e agora vocês podem ter tido um filho, por exemplo, vocês voltam a discutir, acabam se separando e quem vai sofrer é a criança que não tinha nada ver com esse problema. 

Você entende a gravidade do problema? Por isso, o tempo e o respeito são tão necessários no processo do perdão. Não pule essa etapa, não atropele esse processo para que feridas maiores sejam evitadas.

O perdoar não é a mesma coisa que esquecer

Muitas das minhas alunas me perguntam se é possível perdoar uma traição e, eu digo que é sim possível. Se você realmente quiser, mas perdoar não é a mesma coisa que esquecer.

Toda vez que vier a dúvida se deve ou não perdoar alguém, lembre-se de que perdoar é sobre você virar essa página emocional na sua vida, não é sobre quem te machucou. 

Você pode e deve perdoar para não ficar remoendo episódios ruins na sua vida e seguir plena, mas você não precisa reatar amizades e relacionamentos, caso não queira e saber que houve uma ferida, que pode virar uma cicatriz emocional que você vai levar pra sempre consigo. 

Exercício para liberar o perdão:

1 – Compreenda;

2 – Reconheça;

3 –  Aceite o que aconteceu;

4 – Saiba como lidar.

Quando você chegar no quarto ponto, você vai decidir como lidar com o perdão. Buscará no seu tempo, a melhor estratégia para perdoar que pode ser através do diálogo com que te feriu, ou se vai optar por se afastar.

Você vai analisar se é possível restabelecer os laços e ressignificar a relação depois de tudo que aconteceu ou cortar os laços de vez, e não tem opção certa ou errada.

Se a presença da pessoa que te feriu emocionalmente mantém a ferida aberta em você, se distanciar pode ser sim a melhor solução para este caso.

Eu espero de coração que você ORGULHE-SE das suas cicatrizes, pois elas provam a nossa força e capacidade de superação mesmo diante das dores mais dolorosas dessa vida.

E, se você sentir que não está fácil lidar com essa dor sozinha, procure a ajuda de um profissional, um psicólogo que te ajudará a passar por esse processo doloroso do perdão da melhor forma possível. Para que você volte a viver em plenitude consigo mesma e vire essa página da sua vida.

Eu vou deixar aqui para você o link do meu curso ginástica íntima, para você ocupar a sua mente, trabalhar a sua autoestima e melhorar a sua saúde íntima e mental, liberando muitos hormônios do prazer e da felicidade durante a prática dos exercícios.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Um super beijo e até próximo assunto!

Artigos Relativos