X

Cônjuge: você já pensou em tirar férias do seu?

Um certo  dia li sobre o tema deste artigo e fiquei impressionada, achei inacreditável que acontecesse algo do tipo: férias do cônjuge. Para mim, foi e ainda é uma grande novidade. 

Ao buscar mais informações sobre o assunto férias conjugais, percebi  que era algo mais comum do  que eu imaginava, mas me responde uma coisa, você já pensou em tirar férias do seu cônjuge, namorado, parceiro?

Tópicos que vou abordar hoje: 

  • Férias do cônjuge: por que alguém pensaria nisso?
  • Férias do cônjuge: casal que convive e trabalha juntos
  • A arte de fazer acordos
  • “O combinado não sai caro”
  • Filhos de outros relacionamentos 
  • A importância da negociação dentro do relacionamento
  • Relacionamento desgastado

Férias do cônjuge: por que alguém pensaria nisso?

Imagine este momento da vida a dois: o casal convive diariamente e compartilha  alegrias, amor e estresses. E bem sabemos que existem diferenças que aprendemos a aceitar no outro, para uma boa  convivência. 

Maaas, pensa comigo, qual é a mulher que não sonha  com aquele momento de ter um tempo só pra si? De dormir e acordar na hora que quiser, não  ter que fazer comida ou arrumar a casa no tempo do outro e sim no seu tempo, de sua própria vontade e disposição, ou qualquer rotina que envolva o seu  dia-a-dia junto à pessoa amada?  

Pode admitir, a ideia de tirar férias do cônjuge se passa na cabeça de muitas mulheres. Apenas alguns dias já seriam o suficiente para revigorar as energias e sentir a sensação de liberdade. 

Férias do cônjuge: casal que convive e trabalha juntos

Eu vou contar a história da Francisca para você: Uma mulher casada, independente, empresária, que para manter a sua empresa funcionando, um pequeno ponto comercial  administrado  por ela e  seu esposo  João, fez com que ela se anulasse por muito tempo, por não conseguir tirar férias com o seu cônjuge, pois iria deixar a empresa sozinha sem administração. 

O que o casal  fez? De comum acordo, após uma boa negociação entre eles através de muito diálogo e compreensão, Francisca conseguiu tirar uns dias de férias conjugais para relaxar, isso mesmo, férias do cônjuge.

Ela desenvolveu esse acordo para poder descansar e  visitar seus parentes distantes, para poder sair com  suas amigas, cuidar da saúde e beleza.

Quando isso ocorre, João administra sozinho o comando  da empresa do casal, um  bar muito movimentado, principalmente aos finais de semana, pois trabalham com  delivery de bebidas.

Quando Francisca retorna mais renovada e feliz, é a sua vez de assumir o  bar, enquanto João tira seus dias para relaxar, estar com os amigos, parentes, descansar, enfim: fazer o que gosta, desligando-se da rotina estressante do trabalho e claro, inclusive, de sua contribuição em  casa nos serviços domésticos junto com a esposa.

A arte de fazer acordos

Foi através dessa parceria profissional que a renda do casal melhorou, permitindo que organizassem sua vida financeira com  investimentos e cuidando da reserva de emergência, o que  lhes trouxe mais conforto, mais dinheiro, para usufruírem momentos felizes, inclusive em relação às suas férias conjugais. 

João, ao retornar de suas férias conjugais, também  mais renovado e feliz, assume novamente a rotina diária do bar e do lar com sua amada esposa. 

A saudade entre eles é imensa, e não perdem a oportunidade de se agarrarem  aos  beijos e abraços , ou até mesmo fazerem amor ali mesmo, no seu “cantinho do amor do bar”, só deles, nas vezes em que o movimento  do bar diminui. 

E assim, vivem sua intensa rotina de trabalho, na maior parte do tempo trabalhando  juntos.

Quando querem viajar um na companhia do outro, para curtirem as férias do casal,  programam com  antecedência uma viagem a dois, reservando passagens e hospedagens.

Neste período, contratam um profissional de sua confiança para administrar o  bar durante sua ausência e comunicam à clientela. Dessa forma, não precisam fechar o estabelecimento. Na maioria das vezes, poucos  dias de afastamento já  faz o  casal se  sentir mais  feliz e fortalecido em seu  amor.

“O combinado não sai caro”

Mas porque eu te contei essa história? Foi justamente, para mostrar que é importante desenvolver o hábito de negociação no relacionamento através do diálogo. Botando na mesa as insatisfações de ambas as partes para poder buscar uma solução que seja boa para ambas as partes.

Tem pessoas que de forma alguma vão achar aceitável a ideia de férias do cônjuge, por inúmeros motivos, a falta de confiança, inseguranças… Por achar que a viagem de férias deve ser feita apenas com os dois juntos, o momento do casal é sim, extremamente importante, é onde conecta as energias do relacionamento. 

Mas também é preciso que o casal tenha o seu momento de individualidade e saiba respeitar que nem sempre o casal vai gostar de fazer as mesmas coisas juntos. 

Respeitar a individualidade do outro é um sinal de maturidade e de querer bem a pessoa amada. Obrigar a sua parceira a assistir jogos de futebol sendo que ela não gosta é algo que pode ser desagradável, fazer o seu cônjuge te acompanhar nas idas ao salão de beleza ou em saídas com as suas amigas também pode ser situações desagradáveis e que podem ser evitadas através de simples acordos. 

Isso não significa que cada um deve fazer o que bem entende, afinal, na construção de um relacionamento, há adaptações que devem ser realizadas, flexibilizadas, para que haja harmonia entre ambos. Os acordos, como a própria Cátia Damasceno diz, são necessários. 

Descubra o segredo dos relacionamentos duradouros

Filhos de outros relacionamentos 

Filhos de outros relacionamentos que moram com o ex, como manter a proximidade sem gerar desconfortos com o cônjuge atual? Esse tipo de situação é bastante complicada e os acordos são extremamente importantes para o bem do relacionamento. 

Como o pai ou uma mãe se sentirá se não puder visitar seus filhos porque o cônjuge não está de acordo? É o que mais acontece – isso me remete a outra história…

A Luiza chegou ao ponto de se separar de seu marido Jorge, pois ele não  concordava que ela viajasse sem ele.  E, um  dos filhos dela, de seu  casamento  anterior, morava  em  outro país. O que  aconteceu? Eles se separaram e Luiza viajou com sua filha para visitá-lo.

Após retornarem de viagem, pouco tempo depois, ela e seu marido Jorge acabaram retomando o relacionamento. Jorge e Luiza conversaram, trataram todas as inseguranças existentes e deram mais uma chance ao amor. 

A importância da negociação dentro do relacionamento

O casal podia ter conversado francamente sem ter que terminar para que essa viagem acontecesse, concorda comigo?  

Por isso é importante  que o  casal  aprenda a negociar e busque entender o lado do parceiro.  Para que isso aconteça e funcione, o casal deve confiar um no outro, tratar suas inseguranças juntos e enfrentar os problemas que surgem como um casal.

Saber que você está dentro de um relacionamento para ser feliz e não refém de uma relação que não te permite satisfazer suas vontades de uma forma sadia.

O importante é que ambos aprendam a respeitar a liberdade do  outro – um ótimo ingrediente do amor para manter a paixão  acesa ou acendê-la.

Relacionamento desgastado

Há casos em que o relacionamento está bem desgastado pela rotina e estresse e o casal acaba não sabendo como resolver os problemas,  pois ambas as partes já estão cansadas da presença do outro, dos conflitos e afins.

Dentre as várias alternativas para solucionar este problema, você pode contratar uma profissional MasterLove, inclusive eu, para resgatar esse relacionamento com a ajuda de uma profissional. 

Você pode marcar um atendimento comigo para entender como este processo funciona, através do telefone 021 98396-0054. 

Esse casal pode negociar e optar pelas férias conjugais. Fica a pergunta: neste caso, representa uma  solução? Pois permitirá ao casal refletir sobre sua união, sua convivência, seus grandes momentos de felicidade juntos, companheirismo, amor, sem esquecer de ver sua relação com os pés no chão, avaliando os prós e os contras por estarem juntos. 

Esta pode  ser uma grande possibilidade de renovação  desse relacionamento, ou até mesmo o seu  fim.

Férias do cônjuge: como isso acontecia décadas atrás

Por fim, temos o caso do Coronel Jurandir. Homem de muitas posses, casado, com três filhos pequenos, morador da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, Ipanema.

Com casa na Serra, um dia ele resolveu, por conta própria, tirar suas férias da parceira. Despachou sua esposa e filhos para a casa da Serra. Ela, relutante, pois adorava os banhos de mar matinais, seguiu a contragosto, após deixar tudo organizado para seu esposo.

Ela deixou comida preparada, roupa limpa e passada, tudo pronto para o conforto do marido. E levou a empregada com ela. Coronel Jurandir, muito satisfeito com este momento de liberdade, sem preocupações com os filhos e livre das chatices da mulher, aproveitou. 

Não fazia nada, só consumia a comida dia a dia, deixando as louças sujas se acumulando.  Foi usando todas as suas roupas, deixando-as largadas pelo chão. 

Ahhh!! Que coisa boa, nada de preocupação! Nada de aporrinhação. Passou um tempo, a comida foi acabando, o armário com suas roupas limpas foi esvaziando, não tinha mais louça limpa, pois só usou, usou, e usou.

A casa virou um caos e aí ele foi sentindo  falta da esposa, de sua habilidade em deixar  tudo  organizado e limpo, desesperado ele pediu para que ela retornasse. O Coronel  Jurandir nunca mais pensou em férias conjugais, passando  a valorizar muito  mais as qualidades de sua  esposa. 

O seu lema mudou para: Férias Conjugais? Nunca mais, férias agora, só juntos!  

Para finalizar, eu te contei mais essa história, para você entender que os acordos e negociações variam de casal para casal. Nenhum relacionamento é igual e tudo deve ser adaptado de acordo com a realidade de cada um.

Maria Leticia

Certificação: 38122021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Maria Leticia na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Artigos Relativos