X

Exercícios de autoconhecimento para atrair relacionemento mais felizes e verdadeiro

Se relacionar com as pessoas e com o mundo requer algo que poucas pessoas têm noção da importância, você sabe qual é? Se conhecer é primordial para uma vida mais feliz, tanto com você mesma quanto com outras pessoas, seja no trabalho, na amizade, família e até nos relacionamentos amorosos, é claro.

Você se respeita, leva a vida que gostaria e sabe se impor quando é preciso? Saiba que para ser mais feliz e realizada, seja em qualquer área da sua vida, é preciso respeitar as suas vontades, e como os outros irão respeitar, se você mesma não faz, pois, não se conhece o suficiente para deixar isso bem claro a todos?

Quer aprender a se conhecer melhor? Então confira minhas dicas sobre exercícios de autoconhecimento, e seja uma mulher muito mais consciente sobre você e leve uma vida muito mais feliz e equilibrada!

1. Reflita sobre a sua história e faça uma linha do tempo

Primeiramente, para começar esse que é um dos principais exercícios de autoconhecimento, você vai precisar de um caderno e de uma caneta. Nesse exercício em específico, você deve fazer uma linha do tempo e refletir sobre a sua história de vida. Assim, você evita esquecer algo, já que vai anotar tudo que for necessário no papel.

Para começar esse que é um dos exercícios de autoconhecimento, faça uma linha em uma folha do caderno, e nela coloque todos os fatos que foram marcantes em sua vida. Não deixe nada de fora, ou seja, coloque  tanto as coisas boas quanto as ruins que te aconteceram ao longo da sua vida até aqui.

O ideal é lembrar dos fatos em ordem cronológica. Assim, lembre cada um deles e coloque no papel na ordem. E quais podem ser esses fatos, depende da sua história de vida, mas a sua formatura na escola, seu primeiro beijo, quando você concluiu o ensino médio e da faculdade e a formatura de cada fase, as festas que você foi, quando começou e terminou um relacionamento, seu primeiro emprego, sua primeira desilusão amorosa, alguma cirurgia ou mudança de visual marcante.

Após anotar tudo, sua lista deve estar bem preenchida, é a hora de olhar cada item que você colocou no papel. Reserve um bom tempo para isso, olhe cada um deles e veja o que você sente com cada uma dessas situações, o que elas representam, como elas te afetaram e o que cada uma tem a ver com a sua personalidade.

Ao final desse exercício, você vai ficar surpresa em constatar que tudo que você é hoje têm relação com o que viveu no seu passado, tanto os fatos bons quanto os ruins. Ninguém pode mudar o passado, não é mesmo? Mas ter consciência de como suas experiências definiram quem você é atualmente, é um dos exercícios de autoconhecimento mais poderosos para você se conhecer e se entender melhor.

2. Exercícios de autoconhecimento: peça feedbacks e os análise

Um dos exercícios de autoconhecimento necessários durante esse processo é pedir feedbacks e, após isso, fazer a análise de cada um deles.  Nele é preciso buscar por pessoas próximas e confiáveis a você, assim elas devem dizer com sinceridade o que pensam ao seu respeito.

Algumas das perguntas que você deve fazer a cada uma dessas pessoas:

  • Como essa pessoa te enxerga?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Quais são suas virtudes?

Após fazer as perguntas e anotar todas as respostas de cada pessoa, você deve ler cada resposta, com calma para analisar bem cada uma delas. Assim, agora responda à seguinte pergunta:

  • Você se identifica com essa pessoa que eles descreveram a você? (caso se identifique, tente descobrir o porque e analisar se você realmente é daquele jeito, mas nunca teve autoconhecimento necessário para ter consciência disso.

3. Saiba quem é você

Pode parecer clichê, mas saber quem você é também é um dos exercícios de autoconhecimento essenciais. De nada adianta pedir a opinião de outras pessoas, mas não saber exatamente o que você pensa ao seu respeito, não é? Apesar da opinião de terceiros, de pessoas que amamos e que são importantes na nossa vida, saber quem você é e como se enxerga é tão importante quanto.

Primeiramente, é preciso saber que esse exercício não visa responder perguntas clássicas e básicas, como sua idade, com o que você trabalha nem onde você mora, entre outros questionamentos parecidos. Esse exercício é muito mais profundo e específico. Ao final dele, você vai entender muito melhor a percepção que tem de si mesma, sendo um processo muito revelador no processo da busca por autoconhecimento.

Não tenha pressa em responder as perguntas, faça esse exercício com toda calma e evite responder de forma precipitada ou só para terminá-lo. Se autoconhecer leva tempo, mas pode trazer inúmeros benefícios.

Agora é a sua vez de anotar tudo o que pensa saber sobre você mesma. Se eu te perguntasse agora “quem é você?” Sabe exatamente o que me responderia, ou ficaria em dúvida? Então essa é a hora de fazer um dos exercícios de autoconhecimento mais importantes e até temidos, saber quem é pra você mesma, vamos lá?

Reserve um bom tempo para fazer esse exercício de autoconhecimento, pegue um papel e uma caneta, dê início a esse processo transformador.

Agora, responda às seguintes questões sobre você:

  • Quais são as atividades que você gosta de fazer quando está sozinha?
  • Quais são as músicas que você gosta de escutar?
  • Se você tivesse que levar 3 coisas pra uma ilha deserta, o que você levaria e porque?

Lembre-se que não existe certo ou errado ao responder esses questionamentos, responda todos sendo o mais sincera possível, pois o objetivo é se conhecer e não parecer alguém perfeita para o mundo ou a mulher que você idealiza ser, certo?!

Anote todas as suas respostas, pois elas serão utilizadas em todo o processo de autoconhecimento.

4. Anote seus pensamentos e comportamentos ao longo do dia

Com uma rotina corrida, fica difícil analisar todos os pensamentos ao longo do dia, não é mesmo? Entretanto, saiba que ficar atenta a isso é algo que você deve fazer para se conhecer melhor.

O nosso pensamento influencia diretamente na vida e comportamentos que temos. Assim, nesse exercício para se conhecer melhor anote todos os pensamentos e comportamentos que você teve ao longo do dia, depois responda às seguintes questões:

  • Como eles fizeram você se sentir?
  • Como você se comportou?
  • Tente entender o motivo pelos seus pensamentos e comportamento ao longo do dia, se você ficou triste, feliz, com raiva com eles?
  • Como você reagiu?
  • De onde veio esse comportamento?

Pode até parecer que esses exercícios de autoconhecimento são simples, de verdade eles são fáceis de fazer mesmo, porém, os seus resultados são poderosos para toda a mulher que está em busca de autoconhecimento. Você pode fazer cada um deles sempre que achar necessário, afinal, o autoconhecimento é um processo que nunca tem fim, e é um fator essencial para toda a mulher que quer ser bem resolvida.

Vantagens de fazer exercícios de autoconhecimento

Atinge maior autocontrole emocional

O autocontrole emocional é muito importante para ter mais inteligência emocional, que permite lidar melhor com circunstâncias e pessoas diversas, tanto boas, quanto as que desafiam.

Somente através do autoconhecimento é possível atingir um nível maior de autocontrole emocional, característica muito procurada por empresas, por exemplo, que cada vez mais buscam pessoas que vão além de capacidade técnica e formação, mas que têm emocional para lidar com situações adversas e que exigem emocional forte.

Avança seus projetos pessoais

Se conhecer também ajuda a dar aquele avanço nos projetos pessoais, pois você consegue saber o que espera da vida, seus desejos que fazem sentido ao estilo de vida que quer ter, entre outros pontos que fazem com que a sua vida seja muito mais gratificante.

Aumenta o potencial

É normal não se dar conta do seu potencial, pois se não se conhece profundamente, às vezes pode se achar muito aquém do que realmente é. Assim, com os exercícios de autoconhecimento, além de conhecer o seu potencial, você ainda aumenta com ações mais positivas.

Identifica o que paralisa o seu crescimento

Comportamentos, pessoas e situações podem paralisar o seu crescimento, sabia? Ao se conhecer e saber o que te impede de crescer e conquistar seus sonhos, é possível parar de dar poder a todas elas e ter uma vida com mais alegria e em contínuo desenvolvimento.

Diminui a auto sabotagem

A auto sabotagem é algo que muitas mulheres lidam, às vezes por medo ou outros sentimentos que nem sabem que tem, se limitam muito na vida e desperdiçam seu potencial. Ao se conhecer melhor, é possível evitar a auto sabotagem e aproveitar melhor as oportunidades e crescer em todas as áreas da vida.

Aumenta a autoconfiança

A autoconfiança também é desenvolvida através de exercícios de autoconhecimento. Ser uma mulher com a confiança em dia, não quer dizer não evoluir e buscar melhorar em alguns pontos, mas saber que é já é boa o suficiente para ter um bom relacionamento amoroso, profissional, familiar e em outras áreas da vida.

Gostou de conhecer os meus exercícios de autoconhecimento?

Então aproveite e assine a newsletter do MBR e não perca mais nenhuma dica e conteúdo!

Artigos Relativos