Se você acha que depois dos 60 o que a vida reserva de melhor é uma cadeira de balanço e muitas agulhas de crochê, está na hora de rever seus conceitos.

Hoje em dia, as pessoas chegam a essa idade ativas, produtivas e dispostas a viver novas experiências e — por que não? — prontas para desfrutar os prazeres do sexo na terceira idade!

Ficou surpresa?

Então, não perca este post!

Vamos falar sobre o que acontece com a libido com o passar dos anos, de que forma manter esse desejo sexual sempre vivo e como aproveitar cada vez melhor os momentos de prazer. Confira!

Sexo na terceira idade - vamos falar sobre o que acontece com a libido com o passar dos anos, de que forma manter esse desejo sexual sempre vivo e como aproveitar cada vez melhor os momentos de prazer.

Sexo na terceira idade: um tabu que (felizmente está caindo)!

Primeiramente, até pouco tempo atrás, as pessoas viam a terceira idade como uma fase da vida praticamente assexuada.

A verdade é que pouco se falava sobre o assunto — aliás, sobre sexo em geral — e pouca gente imaginava seus avós sexualmente ativos e interessados em sentir prazer.

Porém, independentemente da idade, uma vida sexual satisfatória é sempre ótima para a saúde. Ela proporciona bem-estar, aumenta a cumplicidade do casal, contribui para a felicidade e para a autoestima. Então, por que os idosos não poderiam desfrutar desses benefícios?

Devido a todos esses tabus, precisamos admitir que realmente não sabíamos tanto sobre o sexo na terceira idade algumas décadas atrás. Porém, o que hoje percebemos é que a população, de uma forma geral, vive mais e melhor.

Mesmo depois dos 60, os idosos têm uma rotina ativa, praticam atividades físicas, são bastante independentes e enxergam seu passado e futuro com otimismo.

Por isso, esqueça aquela ideia pré-concebida de que os velhinhos se conformam com o “inverno” na vida e estão apenas esperando o inevitável.

Hoje em dia, eles querem aproveitar cada momento, o que inclui manter o sexo na terceira idade.

O próprio conceito de idoso está mudando. Antes, o que chamamos de terceira idade — após os 60 ou 65 anos — parecia ser a etapa final da vida. Atualmente, a conversa é diferente.

Entre os 60 e os 80 anos está um grupo que desfruta de boa saúde, não depende dos filhos e ainda têm muita lenha para queimar!

É uma turma tão animada que já está recebendo um outro nome: sexalescentes, ou seja, sexagenários adolescentes. Imagina o babado!

Sexo na terceira idade: o que acontece com a libido? 

Independentemente dessa mudança de comportamento, talvez você esteja pensando: mas será que a libido não cai a partir dessa idade?

Afinal, após a menopausa (nas mulheres) e andropausa (nos homens), nós sabemos que existe uma enorme alteração hormonal.

Apesar dessas possíveis alterações, não existe nenhum estudo científico que mostra que o desejo sexual acaba depois dos 60.

Pelo contrário!

As pesquisas mostram que o sexo na terceira idade é uma experiência intrínseca do ser humano. Portanto, esse impulso existe até a morte. E não é só isso: manter-se em atividade traz um impacto positivo na qualidade de vida.

Além disso, não podemos nos esquecer de que na nossa cultura a vida sexual está muito atrelada à vivência dos relacionamentos amorosos.

Assim, enquanto a pessoa ama  — o que acontece ao longo de toda sua jornada — ela tem o direito de vivenciar o amor e o sexo em suas diversas formas.

E quanto à queda da libido: ela é verdade ou um mito?

Nada melhor que os números para comprovarem se as crenças sobre o sexo na terceira idade são verdadeiras ou não. Então, vamos analisar o resultado de alguns estudos:

  • No Brasil, um estudo feito com homens e mulheres com mais de 61 anos mostrou que 87% deles declaram ter vida sexual ativa, enquanto entre elas a porcentagem é de 51%;
  • Na Suécia, a quantidade e qualidade de experiências sexuais de pessoas com mais de 70 anos aumentou nas últimas 3 décadas;
  • A maior parte dos ingleses pratica sexo até os 70 anos;
  • As pesquisas mostram que muitas mulheres viúvas reencontraram o amor após a morte do parceiro, e algumas assumem até que sentem mais prazer hoje do que no relacionamento anterior.

Como você pode ver, essa história de que as pessoas de mais idade perdem a libido é uma lenda.

Na vida real, quem tem sexo bem feito continua gostando dessa atividade ao longo do tempo, e consegue até mesmo sentir mais prazer, já que a liberdade que existe hoje na sociedade permite que as pessoas se expressem com uma naturalidade maior.

A queda nos hormônios, que afeta inevitavelmente o desejo sexual, também deixou de ser um problema.

A terapia hormonal, feita por um número grande de mulheres, combate uma série de efeitos da menopausa, inclusive aqueles que se relacionam à perda de libido e redução da atividade.

Os homens também ganharam alguns reforços importantes nos últimos anos, e nem sempre precisam de medicamentos para combater a impotência.

Assim como as mulheres, eles estão aprendendo a exercitar os músculos pélvicos e combater a disfunção erétil com alternativas naturais e acessíveis a todos. Então, têm mais é que aproveitar, mesmo!

Sexo na terceira idade - o primeiro passo para continuar aproveitando o sexo na terceira idade é o cuidado com a saúde geral.

Sexo na terceira idade: como manter a chama acesa? 

Agora que você já entendeu que é possível manter uma vida sexual ativa na terceira idade, deve estar se perguntando: como manter essa chama acesa?

Então, separamos algumas dicas para ajudá-la a chegar lá com energia, vitalidade e muita disposição para o sexo. Vamos lá?

Cuide bem da sua saúde

O primeiro passo para continuar aproveitando o sexo na terceira idade é o cuidado com a saúde geral.

Afinal, quando algo no corpo não está bem, realmente é mais difícil considerar a atividade sexual como uma atividade importante.

O cuidado com a alimentação, a prática de exercícios, controle de outros fatores de saúde (pressão, nível glicêmico, índices de colesterol e triglicérides) favorecem uma boa vida sexual.

Então, cuide bem desses requisitos para ficar com o corpo em dia e ter disposição, energia e condições de desfrutar do sexo na terceira idade.

Entenda as transformações do seu corpo

É inevitável que o corpo mude com o passar do tempo. Assim, o tempo da ereção do homem tende a mudar.

É natural que ele não aguente mais uma grande maratona sexual, e a atividade do casal precisa se ajustar a essa nova realidade.

Porém, há muitas formas de contornar essa situação. O casal pode aumentar o tempo dedicado a práticas como massagem corporal, masturbação mútua ou sexo oral. Tudo o que hoje é considerado uma preliminar pode ocupar um tempo maior da relação sexual.

Nas mulheres, também acontecem mudanças. A principal e mais comentada é a ocorrência de ressecamento vaginal após a menopausa. Mas esse é um problema simples, que o uso de um lubrificante íntimo soluciona facilmente.

Então, prepare-se para o sexo na terceira idade e não abra mão de produtos que tornem a relação mais confortável e prazerosa.

Aproveite os acessórios

Alguns acessórios vendidos em sex shops também ajudam a ter mais prazer após os 60 anos.

A mulher, por exemplo, pode recorrer a vibradores, principalmente se ela não tiver um parceiro. Mas mesmo a dois, dá para explorar bem o brinquedinho e compensar o tempo menor de ereção. 

Os homens também costumam se beneficiar de alguns acessórios.

Um deles é o anel peniano, que ajuda a manter a ereção por um período maior, já que retém o sangue no pênis. Alguns modelos ainda têm uma vibração, o que garante um agradinho extra para ela também.

Sexo na terceira idade - como as pessoas hoje em dia se sentem mais livres, também há idosos tendo relações casuais.

Proteja-se

Como as pessoas hoje em dia se sentem mais livres, também há idosos tendo relações casuais.

Ou seja, mesmo quem não tem um parceiro fixo, devido à viuvez ou divórcio, pode encontrar outra pessoa disposta a proporcionar momentos de prazer.

Porém, o sexo na terceira idade não está isento de perigos.

Por isso, a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis é essencial. Use camisinha mesmo sabendo que não existe mais o risco de gravidez.

Usar preservativo é uma medida de saúde!

O assunto é sério. Entre 2014 e 2015, o número de casos de HIV (vírus que causa a AIDS) aumentou cerca de 50% entre idosos. Muitos homens, nessa idade, não querem usar camisinha porque, segundo eles, perdem a ereção na hora de colocar a proteção.

Se isso realmente acontece, a parceira também pode dar uma ajudinha, né?

Uma alternativa é comprar a camisinha feminina. Ela é colocada antes mesmo do início das preliminares e não interfere em nada na ereção do homem.

Mesmo assim, em algum momento da vida de um homem, ele pode ter dificuldade em alcançar ou manter a ereção. 
Clique aqui e saiba como seu parceiro pode sair dessa!

Mantenha seu assoalho pélvico firme e forte!

Para ter muito mais prazer com o sexo na terceira idade, é fundamental cuidar do assoalho pélvico.

A lei da gravidade, os efeitos da idade, mudanças de peso e gestações (no caso delas) têm um efeito cruel sobre homens e mulheres: eles deixam essa musculatura frouxa. 

E qual é o resultado dessa perda do tônus do músculo pubococcígeo?

As mulheres se sentem “largas” e muitas vezes não consegue sentir tanto prazer no ato sexual. Já o homem tem uma dificuldade maior para manter uma ereção duradoura e satisfazer sua parceira.

Ao longo dos anos, muitas pessoas não percebem essa mudança, mas notam o problema quando não conseguem ter sexo na terceira idade da forma como gostariam.

Então, a melhor alternativa é realmente investir no fortalecimento do assoalho pélvico.

Há exercícios para o períneo muito simples, que você pode fazer em casa, para reverter essa ação do tempo.

Além do mais, também existe exercícios para o seu parceiro! Saiba mais

Isso vai garantir mais prazer a ambos, já que o canal vaginal fica apertadinho e, no caso do homem, ele consegue reter sangue no pênis e ter ereções mais firmes e prolongadas.

O fortalecimento do assoalho pélvico tem ainda outros benefícios para a saúde de homens e mulheres. Ele aumenta a lubrificação natural do canal vaginal, além de prevenir a incontinência urinária, entre outros problemas. 

Conclusão

Como você viu, é possível sim manter o sexo na terceira idade e aproveitar esse momento da vida com muita intimidade, cumplicidade e companheirismo.

Começar a se cuidar desde agora vai deixar seu corpo em condições de responder bem aos estímulos físicos e ter uma sexolescência extraordinária!

E então, gostou do post? Quer saber mais sobre os exercícios para o períneo e quais os benefícios deles para o seu organismo e para sua vida sexual? Continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre esse assunto. Você vai gostar!

Beijo

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.