Curiosidades sobre o clitóris: eu aposto que você não sabia destas coisas!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Curiosidades sobre o clitóris: eu aposto que você não sabia destas coisas!

Quando conversamos sobre sexo, um assunto que sempre é citado é o clitóris. Mas apesar de muito comentado, poucas pessoas sabem alguns detalhes sobre esse pequeno órgão que dá muito prazer para nós mulheres. Eu, por exemplo, recebo muitas dúvidas sobre o tema, de mulheres que ainda não conhecem o seu corpo e não sabem o potencial desse “botãozinho de prazer”. E como conhecimento nunca é demais, no post de hoje eu trouxe algumas curiosidades sobre o clitóris!

Clitóris vem do  grego kleitoris, que significa “chave”. E o ponto interessante é que a palavra é praticamente universal, conhecida em todos os países. Algo muito interessante caso você tenha uma aventura sexual com um estrangeiro, não é mesmo?

Como tudo na natureza, há variedades. Há clitóris grandes, pequenos, mais ou menos escondidos. Alguns aumentam de tamanho quando a mulher está excitada, alguns são muito sensíveis e outros precisam de muita pressão. Portanto, é importante que as mulheres conheçam seu próprio corpo para saber a melhor maneira de receber prazer.

No texto de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é o clitóris?
  • Terminações nervosas
  • Afinal, ele serve pra quê?
  • Onde ele fica?
  • Qual a relação com o orgasmo?
  • Tamanhos e formatos
  • O clitóris em diferentes culturas
  • O clitóris nunca envelhece
  • Exercícios práticos

O que é o clitóris?

O clitóris é um pequeno órgão alongado e erétil, que está localizado na junção superior dos pequenos lábios vaginais. Ele é composto por 18 partes diferenciadas, sendo uma mistura de tecido erétil, muscular e nervos. Todas essas partes trabalham em conjunto, ligadas ao nosso cérebro, para nos oferecer sensações surpreendentes.

Terminações nervosas

Só a ponta do clitóris, aquela parte que nós podemos ver, é muito mais sensível do que um pênis ou língua. E pasmem, esse pequeno botãozinho, como é chamado por muitos, tem 8 mil terminações nervosas! É justamente o contrário da vagina, que quase não tem sensibilidade por uma questão biológica. Imagine como seria o parto normal se a vagina fosse sensível como o clitóris. Melhor nem pensar…

Com tantas terminações nervosas, o clitóris é uma fonte de prazer, porém como tudo tem um lado ruim, com ele também não poderia ser diferente. A sensibilidade nesse ponto é tanta, que uma pressão mais forte, um arranhão, uma batida, podem ser dolorosos e acabar com todo o clima do momento.

Afinal, ele serve pra quê?

Algumas de vocês devem estar se perguntando: “afinal, para que serve o clitóris?”. A resposta é bem simples: para dar prazer! Sim, minhas amigas, o clitóris é o único órgão do nosso corpo que tem essa única função. Não é sensacional? É claro, as mulheres tem vários pontos de prazer, mas muitos deles têm outras funções, enquanto o clitóris não. Por isso, vamos aproveitar o presente que a natureza nos deu!

Onde ele fica?

O que nós vemos do clitóris é parcialmente visível a olho nu, ou seja, vemos uma pequena parte dele. Podemos comparar com um iceberg: o que nós conseguimos ver (a ponta do iceberg) é apenas ¼ dele. O resto está escondido da nossa vista e se estende internamente ao longo da abertura vaginal até o períneo. A parte que podemos ver é uma pequena glândula ou glande, sendo coberto por um prepúcio e é extremamente sensível.

clitóris

Qual a relação com o orgasmo?

O clitóris é a chave do prazer feminino, a maneira mais fácil de obter um orgasmo rápido e intenso. Não há erro, estimular o clitóris de forma correta dá às mulheres uma série de sensações prazerosas.

Muitas mulheres não sentem prazer com penetrações vaginais, então, para chegar ao orgasmo é necessária uma estimulação indireta do clitóris. Por essas e outras razões, muitos cientistas afirmam que não existe “orgasmo vaginal” e “orgasmo clitoriano”, já que todo clímax da mulher estaria ligado à estimulação desse botãozinho. Se é verdade ou não, o que temos certeza é de que ele está diretamente ligado ao orgasmo feminino.

Tamanhos e formatos

Cada mulher tem um clitóris único e existem diversas cores, tamanhos e formas, da mesma forma que acontece com o pênis masculino. Ele tem o formato de uma pirâmide, a parte visível tem em média uma largura de 0,2 cm a 2,5 cm, e a altura de 0,4 a 4 cm, com média de 1,6 cm. Mas além da cabeça, há uma parte escondida que mede de  7 a 12 centímetros. Não há nenhum estudo que comprove que um clitóris grande ou pequeno tem alguma influência no prazer da mulher. Isso equivaleria a dizer que o homem que tem o pênis pequeno tem menos prazer que o que tem um pênis grande. Ou seja, sem neuras com o tamanho dele, ok? Seja grande ou pequeno, ele está aí para te dar prazer!

Cirurgia

Em algumas situações, o clitóris da mulher pode sofrer alterações e aumentar de tamanho, resultando em uma hipertrofia. Isso pode acontecer devido a gravidez, idade ou ingestão de esteróides. Também há casos de pessoas que já nasceram com o órgão maior. Isso pode causar problemas na autoestima e consequentemente, afetar a vida sexual.

Por isso, muitas mulheres estão recorrendo à clitoroplastia, a cirurgia de redução de tamanho. O principal objetivo desta cirurgia é fazer com que a região seja elevada e se torne mais exposta.

Com a anestesia que pode ser local ou peridural, a cirurgia tem duração média de vinte minutos e, se tudo correr bem, a paciente recebe alta no mesmo dia da internação. Durante a cirurgia, a base é cirurgicamente reduzida, preservando o nervo sensitivo. Com isso, o ele é reposicionado e o seu tamanho é reduzido.

O clitóris em diferentes culturas

Ablação ou mutilação do clitóris é, infelizmente, uma prática comum em alguns países. Em alguns casos, a vulta também é costurada e fechada, deixando um único orifício para que saia a urina e a menstruação. A “cirurgia” normalmente é feita por pessoas leigas, em condições insalubres e muitas vezes resultam em lesões e infecções e, em alguns casos, morte. Isso é feito para eliminar a possibilidade das mulheres sentirem prazer, já que acreditam que é algo impuro.

O clitóris nunca envelhece

Uma boa notícia: o clitóris pode oferecer “uma boa experiência” independente da idade. Ou seja, ele não envelhece. Não é incrível? O clitóris de uma jovem funciona exatamente igual ao de uma anciã. A única diferença é que no último caso, ele será um pouco maior. Taí uma vantagem sobre os homens!

Exercícios práticos

Caminhando diariamente você irá aumentar a sua capacidade de atingir o orgasmo através da estimulação do clitóris. Portanto, não há desculpa para não fazer algum exercício. Além de melhorar sua vida sexual, você também irá cuidar da sua saúde.

clitóris

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)